quinta-feira, 10 de abril de 2014

10/04/2014


                                                    





Nós somos o  que fazemos repetidas vezes. Portanto, a excelência não é um ato, mas um hábito.



 
ARISTÓTELES :  Grécia Antiga (384 a.C.-322 a.C.). Ainda mais de  2.300 anos depois de sua morte,  é considerado pela maioria de todos os estudiosos de todos os tempos a pessoa mais influente que viveu neste mundo, e ainda exerce muita influência em nossos conceitos filosóficos e sociais. Filósofo, juntamente com Platão e Sócrates , é considerado  o fundador da filosofia ocidental. Também exerceu notável influência na Filosofia Oriental, de onde  suas obras chegaram ao Ocidente, pois foram conhecidas ali antes de o  serem  entre nós, trazidas pelos Cruzados, traduzidas para o árabe, estudadas e interpretadas pelos grandes filósofos e gênios  orientais Averrois e Avicena. Foi através das traduções das obras de Aristóteles,  feitas por esses dois grandes filósofos, que Tomás de Aquino primeiro tomou conhecimento da filosofia Aristotélica, à qual se filiou e, mais tarde, conseguindo  as obras em grego original, traduziu-as , leu-as e sobre elas construiu toda a sua filosofia e teologia que até hoje  influenciam  a teologia  cristã  e grandes filósofos de nossa época.
 
                      Gênio polímata, seus vastíssimos e profundos conhecimentos abrangem várias áreas do conhecimento humano, algumas das quais inaugurou , dentre elas as seguintes :  a Física, a Metafísica, as Leis,  as leis da Poesia e do Drama, a Música, a Lógica, a Retórica, o Governo, a Zoologia, a Ótica, a Química, a Astronomia.
 
                     Foi aluno de Platão, que por sua vez foi aluno de Sócrates.  Foi tutor e professor de Alexandre, o Grande, até  335 a. C. , quando este assumiu o reino da Macedônia. Mudou-se, então, para Atenas, ali fundando, no mesmo ano,  a sua própria academia, o LICEU, onde teve inúmeros discípulos e  desenvolveu seus estudos, escritos e ensinamentos.
 
                   A sua obra mais conhecida entre nós é a "Metafísica". Outras bem conhecidas são, também, a "Poética"; a "Política"; a "Arte Retórica"; "Da Alma", em que introduz o termo "psyquê", característica que ele reconhece aos  animais superiores, que os estudiosos  costumam associar à "alma". Foi  justamente da palavra "psyquê",  em grego, utilizada por Aristóteles,  que derivou  a palavra "psicologia" , de uso moderno. Todas essas obras estão traduzidas em quase todas a línguas humanas atuais , em modernas edições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário