sábado, 19 de abril de 2014

19/04/2014  
     


Homenagem a  Faraday  que descobriu a  indução eletromagnética  

         Os vários aspectos sob os quais as formas da matéria se manifestam têm uma origem comum: em outras palavras, são tão diretamente relacionadas e naturalmente dependentes, que são conversíveis como tais entre si, possuindo uma equivalência de potência em todas as suas ações.
 
MICHAEL FARADAY  :  Inglaterra (1791-1867). Físico e Químico. É considerado um dos cientistas mais influentes de todos os tempos. Contribuiu para o desenvolvimento do mundo moderno, tendo feito inúmeras  descobertas em várias áreas das ciências. Era o típico  cientista experimentalista, aquele que  não  produz objetos a serem patenteados e comercializados ou industrializados para uso pelas pessoas, mas que  descobre e  trabalha para a demonstração da viabilidade de elementos e máquinas capazes de realizar tais empreendimentos e que, eventualmente, podem ser, também máquinas. A propósito desse tipo de trabalho científico, contam seus biógrafos que a Rainha da Inglaterra foi visitar o seu famoso laboratório e, lá chegando, não tendo visto máquinas que pudesse manejar e obter resultados visíveis a uma pessoa  não cientista, indagou-lhe para que servia tudo aquilo. E, então, para que ela entendesse, ele lhe teria respondido: "Majestade, para que servem os bebês?".
 
Era um dos quatro filhos de uma família muito pobre, sendo o seu pai um ferreiro. Por esse motivo, foi obrigado, aos  13 anos, a começar a trabalhar, como "aprendiz" na loja do encadernador e vendedor de livros do  imigrante francês George Riebau e foi ali que, nas horas vagas, passou a ler os livros, sendo que lhe interessaram imensamente obras científicas. Notadamente três :  "Conversations of Chemistry"(Palestras sobre Química), de Jane Marcet, de 1805, "A Melhoria da Mente", de Isaac Watts, e a "Enciclopédia Britânica" (um exemplar que ele estava encadernando), tendo ficado encantado especialmente com um artigo sobre eletricidade.  Passou a ler todos os livros de ciência que encontrava e   a frequentar aulas e conferências, de professores do Royal Institute  e da Royal Society, anotando-as, comentando-as  com os conferencistas , que ficavam impressionados com seus conhecimentos, tendo sido, por esse motivo , aos  20 anos(1810) , convidado para  assistir a 4  conferências de Sir Humphry Davy, Presidente da Royal Society. Tomou notas e acrescentou comentários que depois sistematizou e organizou e os enviou ao professor,  a quem muito admirava, em 1812 - este, então, ficou impressionado com a ótima qualidade do trabalho e o recomendou para o laboratório Royal Institute , onde foi contratado como ajudante e, em 1815, passou a integrar o seu corpo de  cientistas, como conferencista ocasional. Daí para a frente a sua carreira e o seu reconhecimento como um dos maiores cientistas de todos os tempos  foi acontecendo passo a passo, ao mesmo tempo que construía uma vida particular sólida com um feliz  casamento com  Sarah Barnard, não tendo tido filhos. 
 
Dentre as  suas inúmeras contribuições para a Ciência Moderna, destacamos, aqui, algumas relativas aos campos  da eletricidade, da eletroquímica , do magnetismo (indução eletromagnética), do eletromagnetismo, e da química. As suas descobertas sobre a eletricidade é que permitiram que Edison  e  Tesla pudessem  chegar às correntes  única e alternada de eletricidade e iluminassem nossas cidades e casas e  fornecessem força a nossas indústrias e automóveis;   e a Medicina chegasse, através do magnetismo, aos aparelhos de ressonância magnética que permitem fazer os exames detalhados em terceira dimensão em nossos corpos, nos mais modernos laboratórios do mundo civilizado; e, ainda, que nossos cientistas descobrissem e estudassem  o campo magnético da Terra  e daí para  inúmeras  outras descobertas sobre o nosso Planeta, sua Natureza e corpos celestes .
 
Na Química,  são especialmente  conhecidas suas descobertas:
-  descobriu o elemento Benzeno e produziu os primeiros Cloretos de Carbono conhecidos (C Cl6 ; C Cl4);
- liquefez gazes nunca antes liquefeitos (Dióxido de Carbono  - CO2, Cloro - Cl , e outros) tornando possível a refrigeração, com a construção de refrigeradores (geladeiras, aparelhos de ar condicionado, etc.).
 
Fundou a Eletroquímica e introduziu termos como eletrólito, ânodo, cátodo, eletrodo e íon.
 
Estabeleceu os fundamentos da Metalurgia e da Metalografia.
 
Prêmios : Bakerian Lecture (1829 , 1832, 1849, 1851 e 1857); Medalha Copley (1832 e 1838); Medalha Real (1835 e 1846); Medalha Rumford (1846).
 
Assuntos científicos relacionados a  Faraday e muito conhecidos:
- Gaiola de Faraday; - Constante de Faraday-Neumann-Lenz; - Linha de Força; - Farad (símbolo F) ,   que é a unidade da  Capacitância ou capacidade elétrica, assim denominada em sua homenagem, pelo Sistema Internacional de Unidades. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário