quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

09/01/2014

                        
         
O futuro da humanidade está nas mãos daqueles que são capazes de transmitir às gerações do amanhã razões de vida e de esperança.


PAPA JOÃO PAULO II : Polônia (1920-2005). Nascido Karol Júzef Wojtyla, seu papado, que durou 30 anos, foi o 3º. mais longo da História do Cristianismo, ficando atrás apenas do de São Pedro, de  34 anos e de Pio X, de 31. Foi considerado um dos maiores líderes mundiais do século XX e teve admiradores por sua atuação no apoio ao "Solidariedade" para afinal terminar o regime  comunista  na Polônia, sendo que alguns estendem essa atuação ao nível mundial, até a derrubada da União Soviética e do regime ali instalado. Mas recebeu muitas críticas por sua oposição à contracepção e à ordenação de mulheres como sacerdotes. Falava 12 línguas, dentre as quais o polonês (materna), italiano, francês, alemão, inglês, espanhol, português, ucraniano, russo, servo-croata, esperanto, grego clássico e latim. Era, também, exímio desportista.
 
Durante a ocupação da Polônia pelos nazistas, para não ser deportado para a Alemanha, foi obrigado a trabalhar como operário em minas de calcário e na indústria química Solvay , apesar de ter nível superior de instrução. Com toda a   sua família morta  antes de completar 20 anos, não tendo assistido à morte de nenhum deles (os pais e dois irmãos mais velhos), passou, então, a pensar seriamente em se dedicar à vida sacerdotal, tendo obtido entrada no Seminário de Cracóvia, na Polônia, em 1942, que funcionou clandestinamente durante a ocupação nazista, até 1945, quando voltou a funcionar oficialmente .
 
Escreveu vários livros religiosos , dentre os quais o conhecido "Amor e Responsabilidade". Já ordenado padre, escrevia e publicava, também, peças teatrais e poesias, sob dois pseudônimos: Andrzej Jawien  e Stanislaw Andrzej Gruda.
 
Foi Doutorado em Teologia, pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino, com a tese "A doutrina da Fé Segundo São João da Cruz" e, em Filosofia, com uma tese sobre a "viabilidade de uma ética católica baseada no sistema ético do fenomenalista Max Scheler".
 
Sofreu dois atentados : um em Roma, em 13 de maio de 1981, a bala, por Mehmet Ali Agca, que  o feriu gravemente. Devoto de Nossa Senhora de Fátima, atribuiu à mesma intervenção para desviar as balas dos órgãos vitais, sendo coincidência que  esse fato ocorreu no dia em que se celebra a aparição da Virgem Maria a três pastorinhos na cidade de Fátima. O outro foi na própria cidade de Fátima, em Portugal, em 12/05/1982, do qual não decorreu ferimento de gravidade.
 
Em 2009 - foi proclamado Venerável.
Em 2011 - foi proclamado Beato.
Em  27/04/2014  deverá ser  canonizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário