quarta-feira, 9 de abril de 2014


08/04/2014
                                                      


Somos uma sociedade  de pessoas com notória infelicidade: solidão, ansiedade, depressão, destruição, dependência; pessoas que ficam felizes quando matam o tempo  que foi tão difícil conquistar.

ERICH FROMM :  Alemanha (1900-1980). Psicanalista, Filósofo e Sociólogo. Grande pensador dos tempos modernos. Sobre a situação do homem frente à sociedade cita-se o seguinte trecho de seu livro :

"A situação humana

                  Os animais vivem em harmonia total com a natureza. Eles vivem em condições que aceitam como dadas e com as quais eles podem lidar. Em contraposição com os animais, desenvolveu-se no homem a capacidade de transcender seu ambiente, através da razão que lhe foi dada e com isso extrapolar a realidade que o cerca. Ele se elevou sobre a natureza e pode em certa medida recriá-la e dominá-la. Este seu dom dos mais elevados é ao mesmo tempo sua danação. Em palavras bem claras, ele deixa-se descrever como anomalia da natureza, pois no ser humano “a vida (...) tomou consciência de si”. Ele passa não somente a saber da aleatoriedade de sua existência, mas também da limitação de sua vida. Apesar de ainda ser parte da natureza, ele é igualmente saído dela e a harmonia entre ambos está para sempre perdida. ...

(Ver também os Pensamentos dos Dias  13//2/2014 e 08/11/2013)
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário