1. Só entrei para a sociedade humana porque não fui previamente consultado.
2. A História do Brasil dá a ideia de uma casa edificada na areia.
CAPISTRANO DE ABREU :Brasil - Ceará ( 1853-1927). Nome completo: João Capistrano Honório de Abreu. Historiador, Etnógrafo e Linguista. Foi um dos primeiros grandes historiadores brasileiros, sendo o seu trabalho realizado com um extremo rigor científico : tanto no que se refere à parte investigativa, quanto à visão crítica muito aguçada impressa aos fatos históricos. E, em conjunto com as apreciações de Francisco Adolfo Varnhagen , sobre o mesmo período analisado por ambos , pode-se obter um ótimo contraponto para uma investigação atual e profunda dos fatos que levaram à atual situação da sociedade brasileira
Membro da Academia Brasileira de Letras eleito, recusou-se a tomar posse. É patrono da Cadeira nº 15 da Academia Cearense de Letras e da Cadeira nº 23 da Academia Brasileira de Literatura de Cordel.
Dedicou-se à história colonial brasileira, criando uma teoria nacional , aproveitando os conceitos de clima, terra e raça que se inscreviam nos clichês europeus sobre os trópicos, mas apresentando uma conclusão inversa, que derrubou o mito pré-romântico colocado por eles do "bom-selvagem".
Homenagens Póstumas: Em 1953 o Correio Brasileiro emitiu um selo em homenagem ao centenário do seu nascimento e, em 2003, outro, em homenagem aos 150 anos do seu nascimento.
Algumas de suas principais obras escritas : "A Língua dos Bacaeris"; "Os Caminhos Antigos e o Povoamento do Brasil"; "O Descobrimento do Brasil" ; "Ensaios e Estudos"; "Capítulos de História Colonial".



Nenhum comentário:
Postar um comentário