Nenhuma verdade me parece mais evidente que os animais serem dotados de pensamento e razão total como os homens. Os argumentos neste caso são tão óbvios que nunca escapam aos mais estúpidos e ignorantes.
DAVID HUME: Escócia- Inglaterra ( 1711-1776) , Filósofo, Ensaísta e Historiador Escocês. Era versado também em várias outras áreas do conhecimento humano : Teoria do Conhecimento, Epistemologia, Ética, Estética, Teologia, Política, História, Economia. Constituiu , com John Locke e George Berkeley, o trio inglês para compor os maiores expoentes do iluminismo europeu, tendo influenciado grandes pensadores ocidentais, como Immanuel Kant e, até mesmo, constituintes da primeira constituição dos Estados Unidos da América do Norte, através de James Madison:
- opunha-se à ideia de Montesquieu, de que uma grande nação estaria condenada a ser ingovernável e corrupta pela dispersão da governança e, em contrário, apoiou a ideia que fundamentou o federalismo das várias antigas colônias em um Estado norte-americano, assim resumida no seu livro "Essays, Moral, Political and Literary", ideia essa resumida na sua seguinte expressão:
" Apesar de as pessoas como um órgão serem incapazes de governar, caso elas se dispersarem em pequenas unidades (tais como colônias individuais ou estados) elas são mais susceptíveis de se submeter à razão e à ordem; a força das correntes populares (populismo) e marés e´, em grande medida, quebrada"... " Ao mesmo tempo, as partes estão tão distantes e remotas que é muito difícil, seja por intriga ou paixão, leva-las a tomar medidas contra o interesse público ."
Principais temas abordados: Refutou o Princípio da Causalidade e do Livre-arbítrio, Adotou o Ceticismo Radical, o Princípio do Utilitarismo, Analisou o Problema da Indução no Raciocínio Humano e Analisou os Milagres (ocorrências e apreciações), adotando a Teoria da Oscilação, em que estabeleceu princípios de idas e vindas do homem em torno da adoção do politeísmo e do monoteísmo alternadamente.
Magnum Opus : "Tratado da Natureza Humana".

Nenhum comentário:
Postar um comentário