sexta-feira, 30 de agosto de 2013

30/08/2013
                             

O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.
 
Albert Einstein -  Grande gênio da Humanidade, que modificou para sempre a nossa forma de ver o Universo, através da Teoria da Relatividade  Geral que  apresentou. Físico Teórico , foi laureado com o  prêmio Nobel de Física em  1921, não por essa extraordinária proposição, mas  "por seus serviços à física teórica e, especialmente, por sua descoberta da lei do efeito fotoelétrico", que foi fundamental para o estabelecimento da teoria quântica. Era um cientista com grande dose de intuição e possuidor de uma religiosidade cósmica, em que sua ideia de Deus transcendia a figura personificada e atingia um todo  de cosmo-plenitude , o Uno da causa dos efeitos no Universo.
 
Nota da autora : Einstein foi tido como ateu,  à sua época, porque, então, a visão  não personificada de Deus ainda era alguma coisa incompreensível para as religiões dominantes. Mas, pela leitura de seus textos, nota-se que era um homem imensamente espiritualizado. Segundo eu mesma entendo, a ideia que cada um faz da Divindade Suprema é correspondente ao  seu grau de evolução e desenvolvimento  - mas essa diversidade de  conceitos é sobre uma mesma realidade e  não desfaz  a  unicidade da  verdade de Sua existência ; ao contrário, passo a passo o homem compreende um pouco mais de toda a grandeza desse Ser Primeiro, da natureza do qual estamos tão distantes que não podemos identifica-la, e, por isso, vamos, de tempos em tempos, comparando-o ao que achamos de melhor : no tempo presente, ao ser humano (com o qualificativo de "imagem e semelhança"), segundo a visão antropocentrista que vigora desde o final da Idade Média. Tratando-se Einstein de uma mente privilegiada, enxergando muitos séculos adiante, não era de se supor que, nesse ponto, pudesse regredir a uma inteligência inferior como a de sua época e ter um conceito ultrapassado por ele sobre a realidade univérsica e colocar como seu Criador um mero fazedor de destinos - é por isso que disse, de certa feita, que "Deus não joga dados com o Universo".  Até mesmo a sua Teoria Geral da Relatividade, quando demonstrada, segundo afirmou o cientista Planck, não foi entendida senão por meia dúzia dos grandes cientistas da época, tal a sua complexidade e  extraordinária novidade em nosso âmbito humano. E ainda hoje é de difícil apreensão por grande parte das pessoas, mesmo dentre as mais cultas. Mas os seus pressupostos e seus teoremas  foram provados, e continuam a sê-lo hoje em dia -  falta apenas  a experimentação no espaço sideral. Santo Agostinho, um dos grandes doutores da Igreja, já afirmara, entre os séculos IV e V, que o cérebro humano não tem capacidade para compreender o que é Deus e, em cada época, de acordo com os conhecimentos que os humanos alcançam, vão sendo dadas as interpretações correspondentes a esses conhecimentos.
 
Trabalhos mais conhecidos de Einstein :  Relatividade Geral, Relatividade Restrita, Movimento Browniano, Efeito Fotoelétrico, E=mc² , Equações de campo de Einstein, Estatística de Bose-Einstein, Paradoxo EPR, Cosmologia, Teoria do Campo Unificado, Dualidade onda-corpúsculo, Buraco de Minhoca, Teoria de Einstein-Cartan, Equações de Movimento, Fótons e Quantum de Energia, Vibração Atômica Quantizada, Artigos no "Annus Mirabilis", dentre muitos outros.
 
Consideram-se os dois grandes Gênios da Física  Teórica, que foram capazes de revolucionar o mundo,  Einstein, no século XX e Isaac Newton no século  XVII.E ambos estudaram e estabeleceram leis gerais  dominantes no nosso planeta e no Universo. A principal diferença da visão do Universo entre os dois é que o de Newton  é uma imensa máquina que funciona com precisão  cronométrica, é imutável; e, o de  Einstein,  é  instável onde nada é fixo, tudo é móvel, nada é absoluto, tudo é relativo, tempo e espaço  são algo dinâmico, indefinido,  e não têm duração estática.
 
Nacionalidade : vários países reivindicaram o direito de conceder-lhe não somente  residência e abrigo contra perseguições por causa da origem judaica, mas também nacionalidade, em reconhecimento ao seu extraordinário valor para a Humanidade. Era, pois, um Cidadão do Mundo, não pertencendo a espaços e fronteiras. Assim, onde  ele residia, era-lhe concedida a nacionalidade.  Inicialmente nascido na Alemanha, manteve essa nacionalidade de 1879(data de seu nascimento) a 1896, tendo ficado sem nacionalidade entre 1896 a 1901. Em 1901-1955  obteve a nacionalidade Suíça, tendo recuperado a alemã em  1914, até 1933, quando teve de se refugiar do nazismo.  Entre 1911 e 1912 teve dupla nacionalidade, a Suíça e a Austríaca .  Em 1940 adotou a nacionalidade Estadunidense, que  cumulou com a Suíça até 1955, ano de sua morte, nos Estados Unidos.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

29/08/2013                                                                    

Entendo por razão, não a faculdade de raciocinar, que pode ser bem ou mal utilizada, mas o encadeamento das verdades que só pode produzir verdades, e uma verdade não pode ser contrária a outra.

Gottfried  Wilhelm Leibniz - Alemão (1646-1716) .Grande gênio polímata (em várias áreas do conhecimento humano). Foi filósofo, matemático, diplomata e bibliotecário; sua genialidade se demonstrou principalmente  nos campos da Filosofia, da Matemática, da Lei, da Religião, da Política, da História, da Literatura, da Lógica, da Metafísica e da Engenharia. Foi contemporâneo de Isaac Newton e uma vez acusado por este de plágio, quando Leibniz apresentou sua teoria sobre o desenvolvimento do Cálculo Moderno, o "Teorema Fundamental do Cálculo", o qual era similar ao dele. Mas ficou provado que houve apenas coincidência, pois ambos trabalhavam no mesmo assunto separada e simultaneamente, sem qualquer comunicação e sem que um tivesse contato com as teorias do outro. Assim, foi acusado pelo outro gênio da Matemática porque sua descoberta foi em 1676 e publicada em 11 de julho de  1677, onze anos depois  da mesma descoberta por Newton, que não a publicou. Mas foi provado que os cálculos iniciais direcionados a essa descoberta final  por  Leibniz já vinham sendo feitos há vários anos, através de  elaboração de  várias fórmulas fundamentais, até  chegar a essa descoberta final e principal. Por isso ela é creditada a ambos.
 
Tendo vivido nos séculos XVII e XVIII, suas ideias e descobertas, em todas as áreas em que se destacou , foram consideradas duzentos anos adiantadas, por seu aspecto universalista ,  e  seus métodos e preocupações , em grande parte, anteciparam  a lógica e a analítica, a filosofia e a linguagem do século XX. É célebre, na sua Filosofia, a série de causas  eficientes e causas finais que influenciam no comportamento humano, paralelamente. Para ele, a ação pode ser livre se for, ao mesmo tempo, contingente, espontânea e refletida. Em Metafísica, a sua contribuição principal foi a Teoria das Mônadas , que equivalem, nessa área, ao que os átomos equivalem para os fenômenos físicos.
 
Dentre suas invenções e descobertas na área científica, além das já citadas, temos : invenção de  uma máquina de calcular mais completa (com 4 operações) do que a criada anteriormente por Pascal;  no livro  de sua autoria "De Arte Combinatória" incluiu um modelo formulado por ele, que é o precursor teórico da computação moderna (que usa análise combinatória no trabalho dos computadores), seguindo a sua teoria   de que "todo raciocínio, toda descoberta, verbal, ou não, é redutível a uma combinação ordenada tais como números, palavras, sons ou cores".

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

28/08/2013
                                                     

 Preste atenção não em quem diz, mas no que de bom se diga e guarde na memória.

Tomás de Aquino - padre dominicano, um dos maiores doutores da Igreja Católica (Doctor Angelicus) e foi  proclamado Santo pelo Papa João XXII. Teólogo e Filósofo. Foi ele quem fez  a "síntese do cristianismo", dando uma base sólida para a teologia cristã. Traduziu as obras de Aristóteles a partir do grego e se baseou nele para criar a sua filosofia , partindo desta para a teologia.  Das ideias de Aristóteles soube retirar o materialismo, introduzindo nelas  a base espiritual e transcendental  da fé cristã.  Na "Summae Theologiae" e na "Summae contra Gentiles" expôs todo o seu pensamento assim alcançado, sendo célebres as "Cinco Vias" com que demonstra filosófica e teologicamente a existência de Deus. A Teologia, fundada na revelação e, a Filosofia, baseada no exercício da razão humana . 1a. via : Primeiro Motor Imóvel (tudo que se move é movido por algo ou alguém, mas o primeiro, não, porque não há nada ou ninguém antes dele); 2a. via : Causa Primeira (todo efeito requer uma causa, mas existe uma causa para iniciar a  progressão, que não surgiu como efeito de outra causa); 3a. via: Ser Necessário (há seres que podem sê-lo  e outros não); 4a. via: Ser Perfeito (há vários graus de perfeição nos seres); 5a. Via : Inteligência ordenadora (no Universo há uma ordem facilmente verificável e toda ordem é fruto de uma inteligência). Italiano, nascido na Sicília, atual  Lácio , membro da nobreza italiana do Sul , com vínculos de sangue com o Sacro Império Romano - Germânico- seus pais eram Condes (1225-1274).
 
Cientistas, filósofos e escritores ainda hoje são influenciados e se baseiam na teoria tomista (como é denominada a filosofia de Tomás de Aquino) para explicarem suas colocações existenciais, como  Philippa Foot, Alasdair MacIntyre, Elizabeth Ascombe, Walter Freeman, James Joyce e Umberto Eco.

terça-feira, 27 de agosto de 2013


27/08/2013
                                            

Tudo o que não existe e depois passa a existir, é criado por algo diferente de si mesmo.

Avicena  - nome latinizado de Abū ʿAlī al-Ḥusayn ibn ʿAbd Allāh ibn Sīnā (em árabe) ou Pur-e Sina, "filho de Sina"( em persa) foi um gênio polímata (em várias matérias) . Era versado principalmente em Filosofia e Medicina e, mais, em  Astronomia, Alquimia, Geografia, Psicologia,  Teologia Islâmica, Lógica, Matemática, Física, bem como Poesia. É  considerado  o mais famoso e influente polímata da "Era de Ouro Islâmica". Traduziu para o árabe as obras de Aristóteles, que, através delas, chegaram ao Ocidente, notadamente ao conhecimento de Tomás de Aquino, que o cita em várias de suas obras. Escreveu  inúmeros tratados sobre vários assuntos, sendo que 240 chegaram até nossos dias - 150 em Medicina e Filosofia e, os outros, nas demais áreas do conhecimento humano que dominava. Suas obras mais conhecidas  são "Livro da Cura", enciclopédia filosófica e científica, e "Cânone da Medicina" , que foi o livro oficial de ensino em várias Universidades Medievais do Ocidente, dentre as quais a de Montpellier e a Católica de Leuven, comprovado isso ainda em 1650, mais de seis séculos após sua morte (é um sistema completo de medicina, baseado nos princípios de Galeno e Hipócrates). Persa (980-1037).
26/08/2013                                                  

A amizade é semelhante a um bom café; uma vez frio, não se aquece sem perder bastante do primeiro sabor.

Immanuel Kant - um gênio da Humanidade e um  dos maiores filósofos do início da era moderna do mundo cristão no século XVIII, que influencia  o pensamento  filosófico até os nosso dias. Fundador da "Filosofia Crítica" (que trouxe para a área filosófica o método científico, em que os "juízos da ciência devem ser, ao mesmo tempo, a priori, quer dizer  universais e necessários, e sintéticos e objetivos, fundados na experiência"), partindo do racionalismo  filosófico  e dos princípios do empirismo inglês (David Hume) e  da ciência físico-matemática de Newton  para uma visão transcendental : formas e conceitos existentes a priori no ser  humano que os traz desde o início da sua vida  para a experiência concreta do mundo. Seu principal livro foi  "Crítica da Razão Pura" Teve grande interesse pela Ciência e chegou a propor, em 1755, uma teoria sobre a formação do sistema solar a partir de uma nuvem de gás, em que os corpos se condensaram devido à gravidade. É a chamada Hipótese Nebular, amplamente reconhecida como a primeira teoria moderna da formação do sistema solar e é a precursora das atuais teorias da formação estelar. Foi também grande mestre em Metafísica , Estética e Ética. Alemão (1724-1804).
25/08/2013
                                                                 

Se as cidades forem destruídas e os campos forem conservados, as cidades ressurgirão, mas se queimarem os campos e conservarem as cidades, estas não sobreviverão.

Benjamin Franklin -  jornalista, editor, autor, filantropo, abolicionista, funcionário público, cientista, diplomata, inventor e enxadrista. Foi um dos líderes da Revolução Americana. Calvinista, foi  uma figura representativa do Iluminismo. Estadunidense (1706-1790).

sábado, 24 de agosto de 2013

24/08/2013
                                             


Dizem que Deus criou a humanidade à sua própria imagem. Isso significa que o homem criou Deus à sua própria imagem.

Georg Lichtenberg - Alemão (1742-1799). Filósofo, Escritor e Matemático. Primeiro professor de física experimental na Alemanha. Nome completo : Georg Christoph Lichtenberg.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

23/08/2013                                                     
                                                                 
Obras de arte fazem regras, mas as regras não fazem obras de arte.

Claude Debussy  - grande compositor e músico europeu do século XIX . Sua música  bela e inovadora foi o princípio da "Música Moderna". Suas obras mais conhecidas são "Claire de Lune" ("Luz da Lua")  e "Prélude à l'après midi d'un  faune" ("Prelúdio para o entardecer de um fauno").  Influenciou Villa-Lobos, Manuel de Falla e Bela Bartók, dentre outros. Ontem foi o 151º. aniversário do seu nascimento. Francês (1862-1918).

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

22/08/2013                                                                             
                                                                
Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.

Léon Tolstoi - seu nome é   Lev Nikolayevich Tolstoii e em português é traduzido por Liev Tolstói, sendo Léon Tolstoi a tradução francesa. Foi um dos grandes mestres da literatura russa e do mundo do século XIX . Suas obras mais conhecidas são "Anna Karenina", uma crítica social , cuja heroína se tornou  um dos retratos femininos mais marcantes da literatura mundial,  e  "Guerra e Paz", sobre as guerras napoleônicas.  Na velhice tornou-se um pacifista, admirado por Gandhi,  e vegetariano. Ainda em vida renunciou aos seus direitos autorais, exceto para um caso especial em que os destinou totalmente como  ajuda a um grupo de camponeses perseguidos pelo Czar, financiando-lhes a  emigração  para o Canadá. Russo (1828-1910)

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

21/08/2013                                                                                
                                                                      
Eu minha alma enviei para o espaço sem fim para um traço aprender nos destinos do além, minha alma devagar foi retornando a mim e me disse : eu sou o céu e o inferno também.

Omar Khayyam -  Gênio  polímata (polivalente). Foi um grande matemático e geômetra, tendo  descoberto a solução das equações do 2º. grau e demonstrado a impossibilidade da solução das equações do 3º. grau com números inteiros. Desenvolveu a geometria euclidiana. Seus ensinamentos possuíam  inúmeros volumes, dos quais  somente restam dois. Também foi grande poeta e sua obra mais famosa  são as "Rubaiyat" - um livro com mais de mil "rubai" (poemas de quatro versos em que  o segundo e o quarto são rimados) -, de  beleza excepcional, que sensibilizou grandes poetas do mundo inteiro, dentre os quais Fernando Pessoa,  Manuel Bandeira e Edward Fitzgerald, estando traduzida em quase todas as línguas. Em português, o título é "As Rubáiatas de Omar Khayyam" . No cinema (1957) foi vivido por Cornel Wilde - Persa (1044-1122).

terça-feira, 20 de agosto de 2013


20/08/2013
        
                                                          


Os maiores inimigos declarados não fazem tanto mal quanto os pequenos ocultos.

Paulo Leoni Kaseff - intelectual, escritor e educador contemporâneo. Brasileiro

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

19/08/2013

                                                           


As crianças não querem coisas chatas, boazinhas, elas querem emoção, sentir as coisas.

Tatiana Belinky - uma das mais importantes escritoras infanto-juvenis contemporâneas. Possui mais de 250 livros dedicados a esse público. Nascida na Rússia, veio com a família para o Brasil aos 10 anos de idade e aqui se radicou, na Cidade de São Paulo por mais de oitenta anos, tendo recebido a cidadania brasileira - recentemente falecida. Russo-brasileira (1919-2013).
18/08/2013                                                                             

Lemos o mundo às avessas e dizemos que ele nos engana.

Rabindranath Tagore -  gênio polímata (pessoa cujo conhecimento não está restrito a uma área ), foi poeta, romancista, músico e dramaturgo. Reformulou  a literatura e a música  bengali no final do século XIX. Primeiro não europeu a receber o Prêmio Nobel de Literatura, em 1913. Suas três principais obras : Gitânjali (Ofertas de Música) , Gora (Enfrentamento Justo) e Ghare-Baire (A Casa e o Mundo). Fundador da Universidade Visva-Bharati. Bengalês-  Índia (1861-1941).

sábado, 17 de agosto de 2013

17/08/2013

                                                                                            

O amor assemelha-se à sede : uma gota de água aumenta-o.
 
Nicolas Restif de la Bretonne - escritor, filósofo reformador, admirador das ideias de Rousseau, elaborou, como ele, projetos de reformas sociais que colocava em seus livros, quando escrevia sobre o governo, a educação, o teatro, as mulheres e outros temas sociais. Suas obras principais foram "O Camponês Corrompido" e "Noites de Paris"  - francês (1734-1806).

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

16/08/2013
                                                                         

Os fatos não deixam de existir simplesmente por serem ignorados.

Aldous Huxley -  escritor, ensaísta, editor da revista  Oxford Poetry, onde publicou seus contos, poesias, literatura de viagem  e guiões de filmes -  inglês (1894-1963).

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

15/08/2013                                                           

Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito.

Machado de Assis -  nome completo : Joaquim Maria Machado de Assis - escritor, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista e crítico literário - de elevado valor (1839-1908).
14/08/2013
                                                  


Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebe, muitos transmitem e poucos possuem.

Karl Kraus - dramaturgo, ensaísta, aforista e poeta austríaco. Seu livro mais conhecido é "Os últimos dias da Humanidade" (1874-1936).

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

13/08/2013
                                    

 Como etnólogo, só posso constatar que o mundo contemporâneo perdeu a fé em seus próprios valores. Sei que este não é nem o nosso problema principal, mas todos sabemos que, no final das contas , nenhuma civilização pode se desenvolver se não possui valores aos quais se agarrar profundamente. Acredito, por sinal, que nenhuma civilização  possa sequer se manter na  situação em que a nossa se encontra.

Claude Levy Strauss -  um dos grandes intelectuais do século XX, antropólogo, professor e filósofo francês, célebre antropólogo do século XX (100 anos) - (1908 - 2009).

segunda-feira, 12 de agosto de 2013


12/08/2013                                                        
 
 
Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos de realmente nosso, de impenetravelmente e inexpugnavelmente nosso.
 
Fernando Pessoa - um dos maiores poetas da Língua Portuguesa e da  Literatura Universal, comparado a Camões. Nome completo : Fernando António Nogueira Pessoa. Heterônimos : Álvaro de Campos, Ricardo Reis, Alberto Caeiro e Bernardo Soares. Português (1888-1935).
11/08/2013                                                              

 O presente é a única coisa que nunca termina.

Erwin Schrödinger - um dos maiores físicos do século XX, deu muitas contribuições à Mecânica Quântica, ganhador  do Prêmio Nobel de Física de 1933, austríaco. (1887-1961)

sábado, 10 de agosto de 2013

10/08/2013                                                             

1. Educai as crianças e não será preciso punir os homens.
2. Purifica o teu coração antes de permitires que o amor entre nele, pois até o mel mais doce azeda em um recipiente sujo.

Pitágoras de Samos - foi um ser extraordinário, um gênio polivalente. Um dos maiores filósofos da Grécia antiga, foi também grande Matemático ( em Geometria, dentre outras descobertas, o Teorema de Pitágoras, a Proporção Áurea); Músico ( dentre outras descobertas, a  dos intervalos musicais, dividindo-os em proporções aritméticas, e a  influência dos sons na psique humana); grandes trabalhos no terreno da Ética e da Política; Astrônomo. Possuía ainda grandes conhecimentos em Misticismo, Ciências e Religião. Na área jurídica, foi o primeiro filósofo a apontar uma definição quantitativa  para o Direito : a "justiça quantitativa" ou aplicação aritmética da punição, na aplicação da Justiça. Fundou uma escola de pensamento grego, a "Escola Pitagórica", cujos  participantes, através dos séculos, com seus trabalhos e suas descobertas,  exerceram grande influência na Sociedade Ocidental  ( Nascimento  entre 580 a.C. e 572a.C. na Cidade de Samos - Morte  entre 500 a.C. e 490 a.C., na cidade de Metaponto).




sexta-feira, 9 de agosto de 2013

09/08/2013                                                           
                                                      
As maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo, aquisições que no futuro tornar-se-ão seu nível básico de ação real e moralidade.

Lev Vygotsky - cientista humano bielo-russo, pensador muito importante nessa área. Apresentou em primeiro lugar  a noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em razão das suas interações sociais e das suas condições de vida. Formado  em  Medicina e dedicou-se à Neuropsicologia, tornando-se  muito importante nessa área, tendo escrito um livro, "Psicologia Pedagógica", onde expõe sua obra. Morrendo muito novo, com 37 anos, após a sua morte foi descoberto pelos cientistas. Outra de suas importantes obras foi "A Formação Social da Mente", onde "aborda problemas da gênese dos processos psicológicos tipicamente humanos, analisando-os desde a infância à luz do seu contexto histórico-cultural" (1896-1934). Ver mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/Lev_Vygotsky  

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

08/08/2013                                                                             
                                                                            


 A Pátria não é a raça, não é o meio, não é o conjunto dos aparelhos econômicos e políticos : é o idioma criado ou herdado pelo povo.
 
Olavo Bilac -  jornalista e  grande poeta brasileiro. Ativista cívico e social, republicano e nacionalista, defensor do serviço militar obrigatório. Escreveu a letra do "Hino à Bandeira". Membro-Fundador da Academia Brasileira de Letras, criando a cadeira nº 15, cujo patrono é Gonçalves Dias (1865-1918) .

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

07/08/2013
                                                             
 
1. À medida que nos elevamos na escala dos seres, a capacidade nervosa aumenta, ou seja, a capacidade de sofrer. Sofrer e pensar seriam então a mesma coisa?
 
2. Por que nos conhecemos? Por que o acaso o quis? Foi porque através da distância, sem dúvida, como dois rios que correm a unir-se, nossas inclinações particulares nos impeliram um para o outro.
 
Gustave Flaubert - célebre escritor francês, autor de "Madame Bovary". Marcou a literatura francesa por ser um excelente prosador, com um marcante estilo, fortemente colocado  em seus romances, nos quais apresentava com profundidade análises psicológicas e analisava comportamentos sociais, com extraordinário senso de lucidez e realidade (1821-1880).
06/08/2013
                    
1. Quando um homem assume uma função pública, deve considerar-se propriedade do público.
2. Revoltarmo-nos contra a tirania é obedecer a Deus.

Thomas Jefferson - político, um dos fundadores dos Estados Unidos, do qual foi seu  2º. Presidente, no período de 1801-1809 (1743-1826).
05/08/2013                                                            

De fato, a solidão é perigosa para as inteligências que trabalham. Necessitamos, à nossa volta, de homens que pensem e que falem. Quando permanecemos muito tempo sozinhos, povoamos  o vazio de fantasmas.
 
GUY DE MAUPASSANT - França (1850-1893). Escritor, poeta, romancista do gênero naturalista, envolvendo   situações psicológicas e de  crítica  social.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

04/08/2013           

A primeira condição inerente ao chefe de uma grande empresa é a de ser bom administrador.

Jules Henry Fayol - engenheiro de minas e um dos teóricos clássicos da Ciência da Administração, fundador da "Teoria Clássica da Administração"; escreveu a célebre obra "Administração Industrial e Geral" - francês (1845-1925).
03/08/2013

O pensamento não passa de um clarão na noite; mas esse clarão representa tudo.

Jules Henri de Poincaré - grande matemático, físico e filósofo da ciência  francês (1854-1912).

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

02/08/2013                                                                             
 

Num tempo de mudanças drásticas, são os que aprendem que irão possuir o futuro. Os cultos geralmente encontram-se equipados para viver num mundo que já não existe.

Eric Hoffer - escritor estadunidense . Seu livro "The True Believer"  ("O verdadeiro Crente") é considerado um clássico mundial (1902-1983).

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

1º./08/2013
                                                            

                                      De onde, portanto, nasce a emulação que permeia todas as diferentes classes de homens, e quais são as vantagens que pretendemos com esse grande propósito da vida humana a que chamamos melhorar nossa condição? Ser notado, ser ouvido, ser tratado com simpatia e afabilidade e ser visto com aprovação são todas as vantagens que se pode pretender obter com isso. É a vaidade, e não a tranquilidade ou o prazer, que nos interessa. Mas a vaidade sempre tem por base a convicção de sermos objeto de atenção e aprovação. O homem rico deleita-se com as suas riquezas por julgar que elas naturalmente lhe atraem a atenção do mundo e que os homens estão dispostos a acompanhá-lo em todas as agradáveis emoções que as vantagens da sua situação tão prontamente inspiram a ele. Quando tal pensamento lhe ocorre, o seu coração parece crescer e dilatar-se dentro do peito, e ele aprecia a sua riqueza mais por esse motivo do que por todas as outras vantagens que ela lhe traz.
 
Adam Smith -  filósofo e economista, pai da economia moderna, considerado o mais importante teórico do liberalismo econômico, escocês (1723-1790) In  "A Teoria dos Sentimentos Morais)