quinta-feira, 29 de agosto de 2013

29/08/2013                                                                    

Entendo por razão, não a faculdade de raciocinar, que pode ser bem ou mal utilizada, mas o encadeamento das verdades que só pode produzir verdades, e uma verdade não pode ser contrária a outra.

Gottfried  Wilhelm Leibniz - Alemão (1646-1716) .Grande gênio polímata (em várias áreas do conhecimento humano). Foi filósofo, matemático, diplomata e bibliotecário; sua genialidade se demonstrou principalmente  nos campos da Filosofia, da Matemática, da Lei, da Religião, da Política, da História, da Literatura, da Lógica, da Metafísica e da Engenharia. Foi contemporâneo de Isaac Newton e uma vez acusado por este de plágio, quando Leibniz apresentou sua teoria sobre o desenvolvimento do Cálculo Moderno, o "Teorema Fundamental do Cálculo", o qual era similar ao dele. Mas ficou provado que houve apenas coincidência, pois ambos trabalhavam no mesmo assunto separada e simultaneamente, sem qualquer comunicação e sem que um tivesse contato com as teorias do outro. Assim, foi acusado pelo outro gênio da Matemática porque sua descoberta foi em 1676 e publicada em 11 de julho de  1677, onze anos depois  da mesma descoberta por Newton, que não a publicou. Mas foi provado que os cálculos iniciais direcionados a essa descoberta final  por  Leibniz já vinham sendo feitos há vários anos, através de  elaboração de  várias fórmulas fundamentais, até  chegar a essa descoberta final e principal. Por isso ela é creditada a ambos.
 
Tendo vivido nos séculos XVII e XVIII, suas ideias e descobertas, em todas as áreas em que se destacou , foram consideradas duzentos anos adiantadas, por seu aspecto universalista ,  e  seus métodos e preocupações , em grande parte, anteciparam  a lógica e a analítica, a filosofia e a linguagem do século XX. É célebre, na sua Filosofia, a série de causas  eficientes e causas finais que influenciam no comportamento humano, paralelamente. Para ele, a ação pode ser livre se for, ao mesmo tempo, contingente, espontânea e refletida. Em Metafísica, a sua contribuição principal foi a Teoria das Mônadas , que equivalem, nessa área, ao que os átomos equivalem para os fenômenos físicos.
 
Dentre suas invenções e descobertas na área científica, além das já citadas, temos : invenção de  uma máquina de calcular mais completa (com 4 operações) do que a criada anteriormente por Pascal;  no livro  de sua autoria "De Arte Combinatória" incluiu um modelo formulado por ele, que é o precursor teórico da computação moderna (que usa análise combinatória no trabalho dos computadores), seguindo a sua teoria   de que "todo raciocínio, toda descoberta, verbal, ou não, é redutível a uma combinação ordenada tais como números, palavras, sons ou cores".

Nenhum comentário:

Postar um comentário