30/12/2013
Os jovens adoram desobedecer. Mas, atualmente, não há mais ninguém para lhes dar ordens.
JEAN COCTEAU: França (1889-1963). Nome completo : Jean Maurice Eugène Clément Cocteau . Poeta, Romancistas, Cineasta, Designer, Dramaturgo, Ator , Pintor, Escultor e Encenador de teatro. Foi um dos mais prolíferos e versáteis intelectuais do mundo moderno, com reconhecimento internacional. Criou uma "avant-garde" clássica (*), que imprimiu a todas as suas obras. Teve influência na formação da "nouvelle vague" no cinema francês.
Na Primeira Guerra Mundial prestou serviço voluntário na Cruz Vermelha, conduzindo ambulâncias, ocasião em que conheceu várias personalidades da intelectualidade europeia do início do século passado, tendo mantido com as mesmas duradouro relacionamento, tais como o poeta Guillaume Apollinaire, Pablo Picasso e Amedeo Modigliani, vários escritores e artistas e o empresário russo de ballet, Sergei Diaghilev, para quem criou e instalou um cenário para a peça de ballet intitulada "Parade", que o mestre russo produziu em 1917, com cenário de Picasso e música de Erik Satie.
Em vida , ainda, recebeu as seguintes honrarias : eleito membro da Académie Française e da Académie Royale de Belgique. Recebeu o grau de comandante da Legião de Honra (França); foi eleito membro da Academia Mallarmé, da Academia alemã (Berlim) e da Academia americana Mark Twain; presidente honorário do Festival de Cinema de Cannes e da Associação de Amizade França-Hungria, e presidente da Academia de Jazz e da Academia do Disco.
__________
(*)Ir para: Vanguarda derivado do francês avant-garde, significa literalmente a guarda avançada ou parte frontal de um exército. Seu uso metafórico data de inícios do século XX, o uso anglo-americano é reservado a assuntos políticos (como "partido de vanguarda"), e o francês avant-garde, no sentido de liderança cultural e artística.1
O termo vanguarda foi deslocado para as artes pelos seus seguidores e aplicado aos movimentos artísticos que produzem ruptura de modelos pré-estabelecidos, é a relação entre formas antitradicionais de arte ou o novo nas fronteiras do experimentalismo.
In
In

Nenhum comentário:
Postar um comentário