Zele por este momento. Mergulhe em suas particularidades. Seja sensível ao que você é, ao seu desafio, à sua realidade. Livre-se dos subterfúgios. Pare de criar problemas desnecessários para si mesmo. Este é o tempo de realmente viver; de se entregar por completo à situação em que você está agora.
EPITETO: Grécia antiga (55-1350). Seu nome era Musônio Epicteto. Grande filósofo estoico, que teve a infelicidade de viver à época em que Roma conquistou a Grécia. Viveu a maior parte naquela cidade, como escravo. E, sendo assim, tornou-se escravo de Epafrodito, secretário de Nero, que, segundo estórias que chegam até nós chegou a ataca-lo, quebrando-lhe uma das pernas. Mas, assim mesmo nessa situação, desenvolveu seu sistema filosófico que , durante quase dois mil anos, influenciou muitas gerações. Possuía vários discípulos, sendo um deles Lúcio Flávio Arriano.
Suas principais obras, que chegaram até nós : "Encheiridion de Epicteto" ("Manual de Epicteto") e "Diatribes" ("Discursos").
Sobre ele :
"Musónio Epicteto busca em seus pensamentos destacar o lado prático da filosofia para desenvolver a moral. O filósofo é que vai educar e tratar os homens que sofrem com as paixões e ele busca fazer isso através da virtude.
Para Epicteto Deus está dentro de nós através da alma, Deus é a alma que está em nós e portanto nunca estamos sós, pois Deus está conosco. Deus é nosso pai e como tal devemos obediência a Ele. Foi Ele que nos deu a dádiva de existirmos e devemos a ele o reconhecimento dessa dádiva. Mas não precisamos para isso da religião, pois dependemos de Deus e não de outros homens. Podemos e devemos atingir a moral e a virtude através da razão em uma busca independente, pois podemos nos governar por nossas próprias leis.
Deus é sabedoria, inteligência e como tal segue a razão, a razão é um bem. Deus cuida de todas as coisas e de cada pessoa em particular. Obedecer Deus significa obedecer a sabedoria pois nela está o bem. Fazer a vontade de Deus é seguir a razão. Quando nos submetermos à vontade de Deus, ou seja, à razão, encontraremos a liberdade."
(Texto compilado da Internet, de autoria do site :
http://www.filosofia.com.br/historia_show.php?id=36)

Nenhum comentário:
Postar um comentário