domingo, 9 de março de 2014

09/03/2014


                                            
                        

       Para que os homens possam viver a vida comum sem oprimir-se mutuamente, não necessitam das  instituições sustentadas pela força, mas, sim, de um estado moral dos homens, no qual, por convicção interior, e não por força, procedam com os outros como querem que os outros procedam com eles. (*)

LÉON TOLSTOI -  Rússia(1828-1910)seu nome é   Lev Nikolayevich Tolstoii e em português é traduzido por Liev Tolstói, sendo Léon Tolstoi a tradução francesa. Foi um dos grandes mestres da literatura russa e do mundo do século XIX . Suas obras mais conhecidas são "Anna Karenina", uma crítica social , cuja heroína se tornou  um dos retratos femininos mais marcantes da literatura mundial,  e  "Guerra e Paz", sobre as guerras napoleônicas.  Outro importante livro, não ficcional, é "O Reino de Deus Está em Vós". Na velhice tornou-se um pacifista, admirado por Gandhi,  e vegetariano. Ainda em vida renunciou aos seus direitos autorais, exceto para um caso especial em que os destinou totalmente como  ajuda a um grupo de camponeses perseguidos pelo Czar, financiando-lhes a  emigração  para o Canadá.
 
Filho de uma família nobre da Rússia dos Czares, teve os seus pais prematuramente mortos, tendo sido educado por preceptores, possuindo, por isso, um vazio existencial  que o levou a alistar-se na guerra. Tal experiência, que lhe foi muito angustiosa, deu-lhe muita experiência emocional ...
 
(Ver também os Pensamentos dos Dias 22/8/2013 e 18/10/2013)
 
__________________
 
(*) In " A Insubmissão e Outros Escritos - Aos Políticos",  tradução de Plínio Augusto Coêlho, página 62, São Paulo, Ateliê  Editorial e Editora Imaginário, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário