domingo, 20 de julho de 2014

20/07/2014
                                                           


     Você tem que ser o espelho da mudança que está propondo. Se eu quero mudar o mundo, tenho de começar por mim.

MAHATMA GANDHI: Nova Déli, Índia (1869-1948).  Grande Líder Pacifista . Pregou e  viveu a sua  filosofia denominada SATYAGRAHA (princípio da não agressão, forma não violenta de protesto como meio de revolução). Seu significado é "caminho da verdade" ou "busca da verdade".  Foi inspirada nos princípios do Bhagavad Gîta, crenças hindus da religião jainista (*) . O "Sermão da Montanha", dos Evangelhos Cristãos, também lhe foi de muita influência. É amplamente explicada por ele na sua autobiografia intitulada  "A História de meus Experimentos com a Verdade".  O seu verdadeiro nome era Mohandas Karamchand Gandhi, tratando-se "Mahatma" de um título de honraria que lhe foi concedido pelo povo, significando, em sânscrito,  "Grande Alma", como é, também, mundialmente reconhecido.
 
Gandhi conseguiu, liderando o seu povo,  através da desobediência civil,  sempre  utilizando o "princípio da não agressão" em suas ações contra  o domínio do Império inglês sobre a Índia, padecendo muitos e sofridos jejuns pessoais, a  libertação do seu País, em uma ação que durou mais de uma década de muita luta e dedicação. E, além disso, foi o idealizador e o fundador do moderno Estado Indiano. Sobre ele nos diz  Albert Einstein, seu contemporâneo : "as gerações por vir terão dificuldade em acreditar que um homem como este realmente existiu e caminhou sobre a  Terra". Influenciou várias gerações de ativistas de direitos civis e  antirracistas, dentre eles Nelson Mandela e Martin Luther King Jr.
____

(*)O jainismo ou jinismo é uma das religiões mais antigas da Índia, juntamente com o hinduísmo e o budismo, compartilhando com este último a ausência da necessidade de Deus como criador ou figura central. Considera-se que a sua origem antecede o Bramanismo, embora seja mais provável que tenha surgido na sua forma atual no século V a.C., em resultado da ação religiosa do Mahavira.
Vista durante algum tempo pelos investigadores ocidentais como uma seita do hinduísmo ou uma heresia do budismo, devido à partilha de elementos comuns com estas religiões, o jainismo é contudo um fenômeno original. Ao contrário do budismo, o jainismo nunca teve um espírito missionário, tendo permanecido na Índia, onde os jainas constituem hoje cerca de quatro milhões de crentes. Pequenas comunidades jainas existem também na América do Norte e na Europa, em resultado de movimentos migratórios. A palavra jainismo tem as suas origens no verbo sânscrito jin que significa "conquistador". Os seus adeptos devem combater, através de uma série de estágios, as paixões de modo a alcançar a libertação do mundo.
Sua visão básica é dualista. A matéria e a mônada vital ou jiva são de naturezas distintas, e durante sua vida o ser vivente (seja humano ou animal) tinge sua mônada como resultado de suas ações. Para se purificar, esta religião propõe um extremo ascetismo e o colocar em prática da doutrina da não-violência ou ahimsa. ( In   http://pt.wikipedia.org/wiki/Jainismo )

Nenhum comentário:

Postar um comentário