O destino dos animais é muito mais importante para mim do que o medo de parecer ridículo.
ÉMILE ZOLA : França (1840-1902) . Escritor e Jornalista, com ações de ativismo político (libertárias). Foi o iniciador e uma das maiores figuras do "Naturalismo", escola literária que faz uma análise científica e experimental do ser humano através dos personagens das obras dos seus autores). Nome completo: Émile-Édouard-Charles-Antoine Zola.
Incidente mais famoso: a carta ao Presidente da França, publicada no Jornal L'Aurore, em 13 de janeiro de 1898, em artigo intitulado "J'ACCUSE", apontando os responsáveis pelo processo fraudulento contra o capitão Dreyfus, acusado de traição, indicando ter havido um fundamento de perseguição antissemita - em razão da grande respeitabilidade de Zola na França e dos argumentos incisivos trazidos por ele, houve a revisão e, ao final, ficou provada a inocência do oficial. O grande escritor faleceu em 1902 em circunstâncias estranhas, que levam muitas pessoas a imaginarem uma ação de pessoas descontentes com essa sua atitude.
Outras grandes obras : "A Comédia Humana"; "Thérèse Raquin" ; a série "Les Rougon-Macquart", a saga de uma família por várias gerações, em 20 romances, dos quais os mais conhecidos são : "O Ventre de Paris", "A Terra", "Nana", "Germinal". Este último é considerado sua obra prima - para compor esse romance, que se passa em uma mina de carvão, o autor ficou trabalhando dois meses como mineiro em uma mina de carvão na França, convivendo com os trabalhadores, tanto no trabalho quanto nos demais aspectos de suas vidas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário