A oração é inteiramente espiritual, é um encontro direto entre Deus e a alma, afastado de todas as limitações materiais.
AVICENA : Pérsia (980-1037). Nome completo: Abu Ali al Ḥusayn Ibu Sina. Grande Físico e Filósofo, unindo esses dois extraordinários conhecimentos tornou-se um dos maiores Metafísicos , criando uma interpretação pessoal da filosofia islâmica, mesclada com a filosofia grega, especialmente a neo-platônica e a aristotélica, a cujas obras teve acesso antes que chegassem ao Ocidente. Gênio polímata do antigo Oriente, considerado como Pai da Medicina. Foi Médico, Filósofo, Gramático, Poeta, Geômetra, Astrônomo, Anatomista, Fisiólogo, Cirurgião. É mais conhecido no Ocidente como Filósofo, tendo traduzido e interpretado Aristóteles, na primeira versão que nos chegou, lida por Tomás de Aquino, que concordou com várias de suas colocações. É de se notar que a medicina oriental continha elementos filosóficos e religiosos no contexto de suas curas, a exemplo do que ocorre com a atual medicina chinesa e japonesa.
Suas principais obras mais conhecidas : "Canon Medicinae" ("Al-Qanun"), o livro e enciclopédia de medicina mais famoso da História da Medicina, com cinco tomos, que compreendia : fisiologia, medicina e terapêutica, relatos dos níveis do espírito e do pensamento - forma o principal tratado de medicina utilizado nas universidades europeias bem além de 1650 - seus cânones são um sistema completo, em acordo com os cânones de Hipócrates e Galeno, tendo chegado a ser considerado mais importante do que estes; "Livro da Cura".
Em Filosofia, criou o "Avicenismo", em que se contêm de forma principal suas doutrinas sobre a "alma" e a distinção entre existência-essência, em que mesclava as filosofias de Platão e Aristóteles. Em Psicologia, apresentou uma teoria do conhecimento, que influenciou William de Auvergne e Alberto Magno e, em Metafísica, Tomás de Aquino.(*)
(Veja mais no Pensamento do Dia 25/08/2013 e de 23/09/2013)
________
(*)Assim nos fala A. J. Arberry, in "Avicenna on Theology", 1995: "Avicena foi o maior de todos os pensadores persas; como físico e metafísico foi também muito estudado na Idade Média e o seu Cânone de Medicina é considerado o livro que proporcionou o desenvolvimento da moderna medicina."

Nenhum comentário:
Postar um comentário