segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

24/02/2014



Não é amigo quem sempre busca a utilidade, nem quem jamais a relaciona com a amizade, porque um trafica para conseguir a recompensa pelo benefício e o outro destrói a confiada esperança para o futuro.

EPICURO : Atenas, Grécia Antiga ( 341 a.C. - 271 ou 270 d. C.). Epicuro de Samos. Grande filósofo grego do período helenístico. Na infância estudou com o  plantonista Pânfilo , mas depois fundou sua própria escola em Atenas,  denominada "O Jardim", onde morava com  vários outros  filósofos, tendo ali lecionado até falecer.

Principais pontos de sua filosofia :  a finalidade do ser humano é atingir a felicidade e, para tanto,  deveria buscar a apônia ou ausência de dor (física) e a ataraxia ou imperturbalidade da alma.  Procurou seus fundamentos  observando a Natureza. A morte física  seria o fim do corpo, que se constituía do somatório de carne e alma, havendo a destruição do indivíduo, o que fazia liberar todos os seus átomos, os quais ficariam, então,  livres na Natureza, formando entre si outros indivíduos. Os átomos ficariam, assim,  sempre  se movimentando  em liberdade, eternamente,  até que colidissem entre si, formando-se a matéria a partir do choque dessa colisão (ou entrelaçamento, como explicava). A formação da matéria seria o efeito natural cíclico.

Dante Alighieri,  em razão da ideia de destruição de carne e alma o considerou herege e o colocou, em seu livro "A Divina Comédia", no Inferno, no local destinado aos hereges.

Epicuro estava muito à frente de seu tempo, tendo estabelecido uma 'Teoria Atômica", assim como  Demócrito. Ambos entendiam  que a matéria se formava do choque entre átomos. A diferença entre as duas teorias é no sentido de que Demócrito entendia  o encontro dos átomos para formar a matéria acontecimento fortuito, em razão de uma leve inclinação em sua trajetória, enquanto Demócrito entendia que esse choque era necessário (para ele o átomo se desviaria do seu curso por vontade, desejo ou afinidade com outro átomo).

Uma das principais obras de Epicuro traduzida para o português : "Carta sobre a felicidade (a Meneceu)".  Principais filósofos influenciados por ele : Adriano,  Hermano, Lucrécio, Metródoro de Lâmpsaco (o jovem), Filodemo, Amáfini, Cátio, Thomas Hobbes, Jeremy Bentham, John Stuart Mill, Thomas Jefferson, Friedrich Nietzsche, Karl Marx, Michel Onfray.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário