terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

25/02/2014
 
                                                 

 O oposto de uma afirmação correta é uma afirmação falsa. Mas o oposto de uma verdade profunda pode ser outra verdade profunda.

 
NIELS BOHR : Dinamarca (1885-1962). Niels Henrick David Bohr. Físico. De origem judaica, por parte de mãe, era descendente de uma família notável por seus componentes dedicados aos estudos da Ciência e da Teologia.  Um dos maiores físicos  do mundo, e um dos "Pais Fundadores do  CERN - Conselho Europeu para Pesquisa Nuclear", atualmente  "Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear". Nobel de Física em 1922. Desde  muito cedo  iniciou uma notável carreira científica, tendo, ainda como estudante, recebido o prêmio máximo da Academia de Ciência de Copenhague  por  seu trabalho "investigação teórica e experimental sobre a tensão da superfície causada pela oscilação de jatos fluidos", realizada no laboratório de seu pai e que foi publicada em 1908 na "Transactions of the Royal Society". Devido à invasão da Dinamarca pelos nazistas, refugiou-se  na Inglaterra e depois  nos Estados Unidos, onde chefiou pesquisas no Laboratório de Los Álamos, tendo voltado para a Dinamarca após a guerra, onde veio a falecer.
 
Pacifista:  Já nos Estados Unidos da América, tendo observado que alguns cientistas pretendiam fabricar a bomba atômica, envidou todos os esforços e argumentos para demover Churchill e Roosevelt da sua construção, chamando-os à responsabilidade como Chefes de Estado, pois entendeu toda a grande periculosidade da mesma para a Humanidade - em vão.  Em 1945 , voltando à Dinamarca, foi eleito Presidente da Academia de Ciências. Em 1950 escreveu a "Carta Aberta às Nações Unidas" , em que defendia a preservação da paz como condição indispensável para a liberdade do pensamento e da pesquisa.
 
Livro mais importante : "Atomic  Theory and the Description of Nature", em 1934, onde faz  uma grande apresentação  e explicação da Mecânica Quântica ( ou Física Quântica).
 
Trabalhos mais conhecidos : Grandes contribuições para o entendimento  da Teoria Atômica e da Física Quântica,   Interpretação da Copenhaga (como denominado o Efeito Bohr, em sua homenagem), Princípio da Complementaridade, Modelo Atômico de Bohr, Antiga Teoria Atômica, Aprofundamento da Teoria da Fissão Atômica -  com o  Urânio 234 como fundamental e  prevendo a existência de outra substância, descoberta logo depois, o Plutônio.
 
Principais prêmios e homenagens recebidos em vida : "Medalha Hughes"(1921); "Guthrie  Lecture" (1922);"Nobel de Física" (1922); "Medalha Matteucci"(1923);"Medalha Franklin" (1926); "Medalha Max Planck" (1938); "Prêmio Átomos para a Paz" ( 1957).
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário