É utópico? Talvez. Mas sem utopia ninguém muda o mundo.
FERNANDO HENRIQUE CARDOSO : Brasil (1931, contemporâneo). Sociólogo, Cientista Político, Filósofo, Professor Universitário, Escritor e Político. Presidente do Brasil , tendo sido o primeiro a ser eleito para dois períodos consecutivos ( 1995-1998 e 1999-2002). Imortal da Academia Brasileira de Letras, a partir de 2013.
Alguns de seus mais importantes livros : "Pensadores que Inventaram o Brasil"; "A Arte da Política - A História que Vivi", uma autobiografia; "O Presidente Segundo o Sociólogo"; "Dependência e Desenvolvimento na América Latina".
Prêmios, condecorações e honrarias : "Prêmio Príncipe das Astúrias, de Cooperação Internacional" - 2000; "Prêmio Mahbub ul Haq das Nações Unidas para o Desenvolvimento", como Notável Contribuição ao Desenvolvimento Humano - 2002; "Prêmio J. William Fulbright para o Entendimento Internacional" - 2003; "Prêmio John W. Kluge" - 2012; "Doutor Honoris Causa pela Universidade de Montreal"; "Doutor Honoris Causa da Faculdade de Economia de Universidade de Coimbra"; "Doutor Honoris Causa da Faculdade de Economia da Universidade do Porto"; "Grã-Cruz da Ordem do Mérito de Portugal"; "Grande-Colar da Ordem da Liberdade de Portugal"; "Grande-Colar da Ordem militar de Sant'Iago da Espada de Portugal"; "Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique de Portugal"; "Grã-Cruz da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito de Portugal".
Sua grande obra durante o seu governo : colocou fim à inflação no Brasil, criando o "Plano Real" e mudando a moeda para o "Real", com significativa valorização no mercado internacional, vigente nos dias de hoje.
Organismos de que participa ativamente : "Instituto Fernando Henrique Cardoso", fundação sem fins lucrativos, com a finalidade de reunir sua obra e realizar estudos e discussões sobre o Brasil e a América Latina; Co-Presidente do Inter-American Dialogue"; Membro dos Conselhos Consultivos do "Institute for Advanced Study", da Universidade de Princeton, e da "Fundação Rockefeller", em Nova Iorque; Presidente da "OSESP - Orquestra Sinfônica de São Paulo"; Membro do Conselho Consultivo do "Clinton Global Initiative", do "Brown University" e da "United Nations Foundation"; ocupa a cadeira nº. 36, da "ABL - Academia Brasileira de Letras", com a morte do jornalista João de Scantimburgo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário