quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

20/02/2014

                                              Por quem os sinos dobram?
                                                 Hoje eles dobram por Kiev e por todos nós.
  
                                                    

  
     Nenhum homem é uma ilha, completo em si próprio; cada ser humano é uma parte de um  continente, uma parte de um todo. A morte de cada homem diminui-me, porque eu faço parte da Humanidade. Portanto, nunca indagues  por quem os sinos dobram, eles dobram por ti. 

 JOHN DONNE : Inglaterra (1572-1631). Poeta, Pregador, Advogado.
 
" ...foi um poeta jacobino inglês, pregador e o maior representante dos poetas metafísicos da época. Sua obra é notável por seu estilo sensual e realista, incluindo-se sonetos, poesia amorosa, poemas religiosos, traduções do latim, epigramas, elegias, canções, sátiras e sermões. Sua poesia é célebre por sua linguagem vibrante e metáfora engenhosa, especialmente quando comparada à poesia de seus contemporâneos.
 
Apesar de sua boa educação e seu talento para a poesia, viveu na pobreza por muitos anos, contando demasiadamente com amigos mais ricos. Em 1615, tornou-se um pastor anglicano e, em 1621, foi nomeado decano da St. Paul Cathedral, em Londres. Alguns estudiosos acreditam que as obras literárias de Donne refletem as seguintes tendências: poesia amorosa e sátiras quando era mais jovem e sermões religiosos em sua velhice. Outros estudiosos, tais como Helen Gardner, questiona a validade desta periodização, pois muitos de seus poemas foram publicados postumamente (1633). Exceção feita a Anniversaries, que foi publicado em 1612 e Devotions upon Emergent Occasions, publicado em 1623. Seus sermãos também são datados, algumas vezes de forma específica, informando dia, mês e ano."  (In http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Donne)
 
Retrato de Donne em sua juventude, por artista desconhecido, localizado na National Gallery, em Londres 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário