sábado, 19 de abril de 2014

20/04/2014




                     
                                     UMA ÓTIMA PÁSCOA!
19/04/2014  
     


Homenagem a  Faraday  que descobriu a  indução eletromagnética  

         Os vários aspectos sob os quais as formas da matéria se manifestam têm uma origem comum: em outras palavras, são tão diretamente relacionadas e naturalmente dependentes, que são conversíveis como tais entre si, possuindo uma equivalência de potência em todas as suas ações.
 
MICHAEL FARADAY  :  Inglaterra (1791-1867). Físico e Químico. É considerado um dos cientistas mais influentes de todos os tempos. Contribuiu para o desenvolvimento do mundo moderno, tendo feito inúmeras  descobertas em várias áreas das ciências. Era o típico  cientista experimentalista, aquele que  não  produz objetos a serem patenteados e comercializados ou industrializados para uso pelas pessoas, mas que  descobre e  trabalha para a demonstração da viabilidade de elementos e máquinas capazes de realizar tais empreendimentos e que, eventualmente, podem ser, também máquinas. A propósito desse tipo de trabalho científico, contam seus biógrafos que a Rainha da Inglaterra foi visitar o seu famoso laboratório e, lá chegando, não tendo visto máquinas que pudesse manejar e obter resultados visíveis a uma pessoa  não cientista, indagou-lhe para que servia tudo aquilo. E, então, para que ela entendesse, ele lhe teria respondido: "Majestade, para que servem os bebês?".
 
Era um dos quatro filhos de uma família muito pobre, sendo o seu pai um ferreiro. Por esse motivo, foi obrigado, aos  13 anos, a começar a trabalhar, como "aprendiz" na loja do encadernador e vendedor de livros do  imigrante francês George Riebau e foi ali que, nas horas vagas, passou a ler os livros, sendo que lhe interessaram imensamente obras científicas. Notadamente três :  "Conversations of Chemistry"(Palestras sobre Química), de Jane Marcet, de 1805, "A Melhoria da Mente", de Isaac Watts, e a "Enciclopédia Britânica" (um exemplar que ele estava encadernando), tendo ficado encantado especialmente com um artigo sobre eletricidade.  Passou a ler todos os livros de ciência que encontrava e   a frequentar aulas e conferências, de professores do Royal Institute  e da Royal Society, anotando-as, comentando-as  com os conferencistas , que ficavam impressionados com seus conhecimentos, tendo sido, por esse motivo , aos  20 anos(1810) , convidado para  assistir a 4  conferências de Sir Humphry Davy, Presidente da Royal Society. Tomou notas e acrescentou comentários que depois sistematizou e organizou e os enviou ao professor,  a quem muito admirava, em 1812 - este, então, ficou impressionado com a ótima qualidade do trabalho e o recomendou para o laboratório Royal Institute , onde foi contratado como ajudante e, em 1815, passou a integrar o seu corpo de  cientistas, como conferencista ocasional. Daí para a frente a sua carreira e o seu reconhecimento como um dos maiores cientistas de todos os tempos  foi acontecendo passo a passo, ao mesmo tempo que construía uma vida particular sólida com um feliz  casamento com  Sarah Barnard, não tendo tido filhos. 
 
Dentre as  suas inúmeras contribuições para a Ciência Moderna, destacamos, aqui, algumas relativas aos campos  da eletricidade, da eletroquímica , do magnetismo (indução eletromagnética), do eletromagnetismo, e da química. As suas descobertas sobre a eletricidade é que permitiram que Edison  e  Tesla pudessem  chegar às correntes  única e alternada de eletricidade e iluminassem nossas cidades e casas e  fornecessem força a nossas indústrias e automóveis;   e a Medicina chegasse, através do magnetismo, aos aparelhos de ressonância magnética que permitem fazer os exames detalhados em terceira dimensão em nossos corpos, nos mais modernos laboratórios do mundo civilizado; e, ainda, que nossos cientistas descobrissem e estudassem  o campo magnético da Terra  e daí para  inúmeras  outras descobertas sobre o nosso Planeta, sua Natureza e corpos celestes .
 
Na Química,  são especialmente  conhecidas suas descobertas:
-  descobriu o elemento Benzeno e produziu os primeiros Cloretos de Carbono conhecidos (C Cl6 ; C Cl4);
- liquefez gazes nunca antes liquefeitos (Dióxido de Carbono  - CO2, Cloro - Cl , e outros) tornando possível a refrigeração, com a construção de refrigeradores (geladeiras, aparelhos de ar condicionado, etc.).
 
Fundou a Eletroquímica e introduziu termos como eletrólito, ânodo, cátodo, eletrodo e íon.
 
Estabeleceu os fundamentos da Metalurgia e da Metalografia.
 
Prêmios : Bakerian Lecture (1829 , 1832, 1849, 1851 e 1857); Medalha Copley (1832 e 1838); Medalha Real (1835 e 1846); Medalha Rumford (1846).
 
Assuntos científicos relacionados a  Faraday e muito conhecidos:
- Gaiola de Faraday; - Constante de Faraday-Neumann-Lenz; - Linha de Força; - Farad (símbolo F) ,   que é a unidade da  Capacitância ou capacidade elétrica, assim denominada em sua homenagem, pelo Sistema Internacional de Unidades. 
 

quinta-feira, 17 de abril de 2014

17/04/2014


  


É melhor tentar e falhar, que preocupar-se e ver a vida passar.
É melhor tentar, ainda que em vão, que sentar-se, fazendo nada até o final.
Eu prefiro na chuva caminhar, que em dias frios em casa me esconder.
Prefiro ser feliz embora louco, que em conformidade viver.
 
MARTIN LUTHER KING JR : Estados Unidos da América do Norte (1929-1968). Pastor Protestante e Ativista Político. Um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e no Mundo. Adepto da filosofia de Gandhi  sobre a "desobediência civil" e a "não violência" , organizou e participou de inúmeras marchas em favor dos ideais que apoiava. Notável orador com um carisma extraordinário, tinha um caráter reto e era admirado por todos  em seu país e em todo o nosso Planeta. Seus discursos eram maravilhosos, tanto do ponto de vista das emoções humanas superiores, quanto da  parte dialética e de estrutura linguística. O mais famoso foi o de 1963, intitulado "Eu Tenho Um Sonho!".
Recebeu o Prêmio Nobel da Paz em  1964. E, postumamente, a Medalha Presidencial da Liberdade, em 1977; a Medalha de Ouro do Congresso Nacional dos EEUU, em 2004; e, em 1968, foi instituído um feriado nacional naquele país do seu nascimento, intitulado "O Dia de Martin Luther King Jr". Centenas de ruas, por todo aquele País, foram renomeadas em seu nome, para homenageá-lo.
Foi assassinado  em 4 de abril de 1968, na cidade de Memphis, no Tennessee, nos Estados Unidos da América.
(Ver também o Pensamento do Dia 24/11/2013)

quarta-feira, 16 de abril de 2014

16/04/2014

 



Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos.



CONFÚCIO :  Chinês (seu nascimento é tradicionalmente considerado em 27 de agosto de 551 a.C. e morte em 479 a.C.).  Um dos maiores pensadores e filósofos da Humanidade, viveu na China no "Período das Primaveras e Outonos", uma era da evolução daquela Nação, que vai de 722 a.C. a  481 a.C., caracterizada pela descentralização do poder imperial, por intensas batalhas de anexação de territórios, pelo  aumento de alfabetização da população em geral, que elevou o nível intelectual das pessoas,...

(Ver também os Pensamentos dos Dias  27/03/2014, 15/10/2013 e 03/09/2013)

terça-feira, 15 de abril de 2014


15/04/2014




 
          O ontem do homem talvez jamais seja como o seu amanhã: nada perdura, a não ser a instabilidade.
 
PERCY BYSSHE SHELLEY :Inglaterra ( Reino Unido ) (1792-1822). Poeta.  Um dos maiores poetas românticos ingleses, cuja genialidade  é comparada à de John Keats. Idealista liberal e romântico, pacifista e vegetariano. Advogado da Justiça Social para as  "lower classes", defensor das criaturas  tratadas com injustiça, inclusive os animais. Desaprovou com veemência o autoritarismo do poder absoluto do Rei e a corrupção dos políticos. Suas críticas eram  cáusticas, mas colocadas em belíssimos e inspirados poemas, que  atingiam corações e mentes . Foi  muito perseguido pelo monarquismo inglês e de todos os países da Europa por onde passava, tendo tido uma vida errante, que lhe proporcionou, por outro lado, contato com as mentes mais brilhantes europeias  do humanismo e do iluminismo, tendo sido um dos seus  mais proeminentes membros...
 
(Ver também o Pensamento do Dia 05/11/2013)

14/04/2014   
 




      Há duas maneiras de ser louco. Uma é acreditar no que não é verdade; a outra é recusar-se a aceitar a verdade.
 
 
 
SØREN  KIERKEGAARD :Dinamarca (1813-1855). Nome completo: Søren Aabye Kierkegaard. Filósofo e Teólogo . Era crítico da filosofia de Hegel e, ao mesmo tempo, de instituições da Igreja católica de seu país, que entendia vazias. Possui uma extensa obra filosófica que se mescla com as conotações de sua visão teológica dos princípios religiosos fincados nas escolhas pessoais das formas de existência das pessoas  , cujas escolhas de comprometimento pessoal, segundo seu entendimento, devem estar  ...
 
(Ver também Pensamento do Dia 13/04/2014)
13/04/2014




Sofrer, é  só uma vez; vencer é  para sempre.


SØREN  KIERKEGAARD :Dinamarca (1813-1855). Nome completo: Søren Aabye Kierkegaard. Filósofo e Teólogo . Era crítico da filosofia de Hegel e, ao mesmo tempo, de instituições da Igreja católica de seu país, que entendia vazias. Possui uma extensa obra filosófica que se mescla com as conotações de sua visão teológica dos princípios religiosos fincados nas escolhas pessoais das formas de existência das pessoas  , cujas escolhas de comprometimento pessoal, segundo seu entendimento, devem estar acima do que determina o pensamento abstrato, dando, assim, prioridade à realidade concreta do ser humano. Estuda as emoções e sentimentos humanos quando confrontados com as escolhas a que são obrigados frente às escolhas que a vida lhes oferece. Discípulo da escola socrática,  escreveu em forma de diálogos de  Sócrates, muitas vezes sob forma de pseudônimos, no princípio de sua carreira.  Estuda os assuntos sob vários aspectos, indo a fundo  em cada análise, às vezes ocupando mais de um livro  em cada uma delas e, mais tarde, sob outro pseudônimo, analisa , em igual profundidade, o argumento contrário, de uma forma tal que nem de longe parece ter saído de uma mesma mente a colocação das ideias. Muito conceituado entre os críticos, ultrapassou as fronteiras da Filosofia, da Teologia, da Psicologia e da Literatura, tornando-se figura de grande influência entre os pensadores e escritores modernos.

Obras mais conhecidas entre nós , dentre muitas outras : "Enten-Eller"("Ou Isso ou Aquilo"); "Dois Discursos Edificantes"; "Migalhas Filosóficas"; "Estádios nos Caminhos da Vida"; "O Desespero Humano"; "As Obras do Amor". 

sábado, 12 de abril de 2014

12/04/2014





Verdade e clareza são complementares.

NIELS BOHR : Dinamarca (1885-1962). Niels Henrick David Bohr. Físico. De origem judaica, por parte de mãe, era descendente de uma família notável por seus componentes dedicados aos estudos da Ciência e da Teologia. Notável pelas descobertas em Física Quântica.  Um dos maiores físicos  do mundo, e um dos "Pais Fundadores do  CERN - Conselho Europeu para Pesquisa Nuclear", atualmente  "Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear". Nobel de Física em 1922. Desde  muito cedo  iniciou uma notável carreira científica, tendo, ainda como estudante, recebido o prêmio máximo da Academia de Ciência de Copenhague  por  seu trabalho "investigação teórica e experimental sobre a tensão da superfície causada pela oscilação de jatos fluidos", realizada no laboratório de seu pai e que foi publicada em 1908 na "Transactions of the Royal Society". Devido à invasão da Dinamarca pelos nazistas, refugiou-se  na Inglaterra e depois  nos Estados Unidos, onde chefiou pesquisas no Laboratório de Los Álamos, tendo voltado para a Dinamarca após a guerra, ...
 
(Ver também o Pensamento do Dia de 25/02/2014)

sexta-feira, 11 de abril de 2014

11/04/2014





Volta teu rosto sempre na direção do sol, e então, as sombras ficarão para trás.

PROVÉRBIO ORIENTAL

quinta-feira, 10 de abril de 2014

10/04/2014


                                                    





Nós somos o  que fazemos repetidas vezes. Portanto, a excelência não é um ato, mas um hábito.



 
ARISTÓTELES :  Grécia Antiga (384 a.C.-322 a.C.). Ainda mais de  2.300 anos depois de sua morte,  é considerado pela maioria de todos os estudiosos de todos os tempos a pessoa mais influente que viveu neste mundo, e ainda exerce muita influência em nossos conceitos filosóficos e sociais. Filósofo, juntamente com Platão e Sócrates , é considerado  o fundador da filosofia ocidental. Também exerceu notável influência na Filosofia Oriental, de onde  suas obras chegaram ao Ocidente, pois foram conhecidas ali antes de o  serem  entre nós, trazidas pelos Cruzados, traduzidas para o árabe, estudadas e interpretadas pelos grandes filósofos e gênios  orientais Averrois e Avicena. Foi através das traduções das obras de Aristóteles,  feitas por esses dois grandes filósofos, que Tomás de Aquino primeiro tomou conhecimento da filosofia Aristotélica, à qual se filiou e, mais tarde, conseguindo  as obras em grego original, traduziu-as , leu-as e sobre elas construiu toda a sua filosofia e teologia que até hoje  influenciam  a teologia  cristã  e grandes filósofos de nossa época.
 
                      Gênio polímata, seus vastíssimos e profundos conhecimentos abrangem várias áreas do conhecimento humano, algumas das quais inaugurou , dentre elas as seguintes :  a Física, a Metafísica, as Leis,  as leis da Poesia e do Drama, a Música, a Lógica, a Retórica, o Governo, a Zoologia, a Ótica, a Química, a Astronomia.
 
                     Foi aluno de Platão, que por sua vez foi aluno de Sócrates.  Foi tutor e professor de Alexandre, o Grande, até  335 a. C. , quando este assumiu o reino da Macedônia. Mudou-se, então, para Atenas, ali fundando, no mesmo ano,  a sua própria academia, o LICEU, onde teve inúmeros discípulos e  desenvolveu seus estudos, escritos e ensinamentos.
 
                   A sua obra mais conhecida entre nós é a "Metafísica". Outras bem conhecidas são, também, a "Poética"; a "Política"; a "Arte Retórica"; "Da Alma", em que introduz o termo "psyquê", característica que ele reconhece aos  animais superiores, que os estudiosos  costumam associar à "alma". Foi  justamente da palavra "psyquê",  em grego, utilizada por Aristóteles,  que derivou  a palavra "psicologia" , de uso moderno. Todas essas obras estão traduzidas em quase todas a línguas humanas atuais , em modernas edições.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

09/04/2014

                                         Shaw                               Churchill                           Políbio                                                   

                                             Três meditações sobre a Democracia

 
              A Democracia muitas vezes significa o poder nas mãos de uma maioria incompetente. (Bernard Shaw)
 

            Ninguém pretende que a Democracia seja perfeita ou sem defeito. Tem-se dito que a democracia é a pior forma de governo, salvo todas as demais formas que têm sido experimentadas de tempos em tempos. (Winston Churchill)

 
                  A monarquia degenera em tirania, a aristocracia em oligarquia e a democracia em anarquia. (Políbio)
 
 
BERNARD SHAW : Irlanda (1856-1950).  Nome completo: George Bernard Shaw. Dramaturgo, Romancista, Contista, Ensaísta e Jornalista. Dono de uma grande inteligência irônica foi autor de frases de espírito e comédias e sátiras de humor irreverente e inconformista. Foi Co-Fundador da London School of Economics. Sua obra mais conhecida : "Pigmaleão" Peça teatral - Recebeu o Prêmio Nobel de Literatura de 1925. Recebeu também um Oscar em 1938, pelas suas contribuições para a Literatura e para o Cinema, com a adaptação que fez de sua peça para o filme Pygmalion .
 
 
WINSTON CHURCHILL : Inglaterra (1874-1965) . Nome completo : Winston Leonard Spencer Churchill. Político Conservador e famoso estadista britânico. Teve atuação muito produtiva e importante como Primeiro-Ministro da Inglaterra durante a 2a. Guerra Mundial , tendo ocupado esse cargo por duas vezes. Recebeu o Prêmio Nobel de Literatura de 1953  por sua obra , em cinco volumes, sobre memórias da guerra. Em 2002 foi eleito o  maior britânico de todos os tempos.
 
 
POLÍBIO : Grécia Antiga ( 203 a.C. - 120 a.C.) . Geógrafo e Historiador, é famoso pela sua obra intitulada "Histórias", em que  narra toda a História do mundo  mediterrâneo antigo  no período de 220 a.C. a 146 a.C.

08/04/2014
                                                      


Somos uma sociedade  de pessoas com notória infelicidade: solidão, ansiedade, depressão, destruição, dependência; pessoas que ficam felizes quando matam o tempo  que foi tão difícil conquistar.

ERICH FROMM :  Alemanha (1900-1980). Psicanalista, Filósofo e Sociólogo. Grande pensador dos tempos modernos. Sobre a situação do homem frente à sociedade cita-se o seguinte trecho de seu livro :

"A situação humana

                  Os animais vivem em harmonia total com a natureza. Eles vivem em condições que aceitam como dadas e com as quais eles podem lidar. Em contraposição com os animais, desenvolveu-se no homem a capacidade de transcender seu ambiente, através da razão que lhe foi dada e com isso extrapolar a realidade que o cerca. Ele se elevou sobre a natureza e pode em certa medida recriá-la e dominá-la. Este seu dom dos mais elevados é ao mesmo tempo sua danação. Em palavras bem claras, ele deixa-se descrever como anomalia da natureza, pois no ser humano “a vida (...) tomou consciência de si”. Ele passa não somente a saber da aleatoriedade de sua existência, mas também da limitação de sua vida. Apesar de ainda ser parte da natureza, ele é igualmente saído dela e a harmonia entre ambos está para sempre perdida. ...

(Ver também os Pensamentos dos Dias  13//2/2014 e 08/11/2013)
 
 

segunda-feira, 7 de abril de 2014


07/04/2014   

                                       





A violência destrói o que ela pretende defender: a dignidade da vida, a liberdade do ser humano.




PAPA JOÃO PAULO II : Polônia (1920-2005). Nascido Karol Júzef Wojtyla, seu papado, que durou 30 anos, foi o 3º. mais longo da História do Cristianismo, ficando atrás apenas do de São Pedro, de  34 anos e de Pio X, de 31. Foi considerado um dos maiores líderes mundiais do século XX e teve admiradores por sua atuação no apoio ao "Solidariedade" para afinal terminar o regime  comunista  na Polônia, sendo que alguns estendem essa atuação ao nível mundial, até a derrubada da União Soviética e do regime ali instalado. Mas recebeu muitas críticas por sua oposição à contracepção e à ordenação de mulheres como sacerdotes. Falava 12 línguas, dentre as quais o polonês (materna), italiano, francês, alemão, inglês, espanhol, português, ucraniano, russo, servo-croata, esperanto, grego clássico e latim. Era, também, exímio desportista...

(Ver também o Pensamento do Dia 09/01/2014)


06/04/2014

                                                        




         Todo efeito tem uma causa. Todo efeito inteligente tem uma causa inteligente. O poder da causa inteligente está na razão da grandeza do efeito.



ALLAN KARDEC : França (1804-1869). Sistematizador da Doutrina Espírita. Seu verdadeiro nome era  Hippolyte Léon Denizard Rivail . Escolheu esse pseudônimo para diferenciar   seus trabalhos sobre o estudo e a sistematização da doutrina espírita, dos seus  trabalhos pedagógicos anteriores. Algumas fontes atribuem  essa escolha  por ter sido revelado a ele por um espírito que esse seria o seu nome, quando, juntamente com ele vivia entre os druidas, na Gália, em tempos antigos.
 
Bacharel em Ciências e Letras, era Membro da Real Academia de Ciências Naturais da França, pelos seus trabalhos  em prol da educação, dedicou-se, durante sua vida, ao estudo  profundo das religiões ocidentais... 
 
(Ver também o Pensamento do Dia  20/10/2013)


sábado, 5 de abril de 2014

05/04/2014

 


Enquanto o homem continuar a ser o destruidor dos seres animados dos planos inferiores, não conhecerá a saúde nem a paz. Enquanto os homens massacrarem os animais, eles se matarão uns aos outros. Aquele que semeia a morte e o sofrimento não pode colher a alegria e o amor.
 
 
PITÁGORAS DE SAMOS- Grécia Antiga ( Nascimento  entre 580 a.C. e 572a.C. na Cidade de Samos - Morte  entre 500 a.C. e 490 a.C., na cidade de Metaponto ).Foi um ser extraordinário, um gênio polivalente. Um dos maiores filósofos da Grécia antiga, foi também grande Matemático ( em Geometria, dentre outras descobertas, o Teorema de Pitágoras, a Proporção Áurea); Músico ( dentre outras descobertas, a  dos intervalos musicais, dividindo-os em proporções aritméticas, e a  influência dos sons na psique humana); grandes trabalhos no terreno da Ética e da Política; Astrônomo. Possuía ainda grandes conhecimentos em Misticismo, Ciências e Religião. Na área jurídica, foi o primeiro filósofo a apontar uma definição quantitativa  para o Direito : a "justiça quantitativa" ou aplicação aritmética da punição, na aplicação da Justiça. Fundou uma escola de pensamento grego, a "Escola Pitagórica", cujos  participantes, através dos séculos, com seus trabalhos e suas descobertas,  exerceram grande influência na Sociedade Ocidental . 

(Ver também os Pensamentos dos Dias 27/10/2013 e 10/08/2013)
04/04/2014
                                                        
Cachoeira Cummins, no Tennessee, Estados Unidos da América do Norte



      Busque  oportunidade e não segurança. Um barco no porto está seguro, mas , com o tempo, o fundo vai apodrecer.





NEILL S. BROWN :  Estados Unidos da América do Norte (1810-1886). Político atuante do século XIX. 12º. Governador do Tennessee,  e Ministro de Estado  para a Rússia, entre 1850 e 1853.
 
Inicialmente a favor da União, à Época da Guerra da Secessão, nos Estados Unidos, após uma discussão com vários políticos do Estado que havia governado,  que fica no Sul,  retirou seu apoio e participou de uma passeata  em Nashville, em favor dos Estados Confederados da América. Quando as forças da União entraram na cidade, sua casa foi incendiada e ele foi preso. Mas, depois dessa ocorrência, ainda continuou a ser um político com forte influência  no seu Estado e também junto à União, dadas as suas qualidades de caráter, de competência e espírito de união entre os povos. Fez campanha e conseguiu eleger seu irmão mais novo,  John C. Brown governador do Tennessee, para o período de
1871- 1875.

quinta-feira, 3 de abril de 2014


03/04/2014
                                                               



Seja humilde e oponha-se à dissipação. Até mesmo uma espada fina não consegue cortar a seda macia.


SAADI : Pérsia (1213-1291). Seu nome completo é Musharrif al-Din ibn Muslih al-Din , sendo conhecido no Ocidente como Saadi ou  Sa'di. Foi um dos principais poetas persas do período medieval, reconhecido pela imensa  qualidade de sua escrita, beleza de sua obra e pela sua profunda sensibilidade social. ...

(Veja também o Pensamento do Dia 01/04/2014)
 

quarta-feira, 2 de abril de 2014

 02/04/2014
                                              











         A qualidade da vida é mais 
importante do que a sua duração.        



AVICENA : Pérsia (980-1037). Um dos maiores gênios da Pérsia medieval -  Gênio polímata  (em várias áreas do conhecimento humano)
 
(Veja mais no Pensamento do Dia  22/08/2013)


 

terça-feira, 1 de abril de 2014

01/04/2014


 


             Um rei injusto perguntou a um santo homem: "O que é melhor do que uma prece?" O santo homem respondeu: "Vossa Majestade ficar dormindo até o meio-dia, para que nesse intervalo não possa afligir os homens".
 
 
SAADI : Pérsia (1213-1291). Seu nome completo é Musharrif al-Din ibn Muslih al-Din , sendo conhecido no Ocidente como Saadi ou  Sa'di. Foi um dos principais poetas persas do período medieval, reconhecido pela imensa  qualidade de sua escrita, beleza de sua obra e pela sua profunda sensibilidade social.
 
Obras mais conhecidas no Ocidente : "Bostan" (O Jardim das Frutas), inteiramente em verso - rima épica - , constante de histórias  ilustrando as virtudes recomendadas aos praticantes da religião islâmica, e que  são a justiça, a caridade, a modéstia  e  a satisfação, assim, com faz reflexões sobre  as práticas "dervixes" , conhecidas como "extáticas".  "Gulistan" (O Jardim das Rosas)  , em verso e, na maior parte em prosa, contento histórias e observações irônicas  de acontecimentos da época.