sábado, 21 de junho de 2014


04/06/2014
                                                  


É um cientista bem medíocre aquele que pretende poder passar sem fé ou sem Deus.

WERNHER VON BRAUN :    Alemanha - Naturalizado estadunidense (1912-1977). Cientista e Engenheiro Mecânico, com PhD em Física. Nome Completo: Wernher Magnus Maximilian von Braun, membro de uma família aristocrata, por parte de ambos os pais. Foi o cientista chefe do desenvolvimento dos foguetes na Alemanha Nazista, tendo idealizado e chefiado a equipe que construiu o primeiro foguete a combustível líquido produzido em série, o Aggregat 4, que depois ficou conhecido como o V2.
 
Com o término da 2a. Grande Guerra e derrota dos Nazistas, von Braun e seus 500 cientistas foram feitos prisioneiros dos Estados Unidos da América do Norte, para onde foram conduzidos e, chegando lá, acolhidos e engajados em projetos de construção de mísseis, a partir do foguete V2 , sendo que  ele, pessoalmente, dedicou-se ao projeto espacial estadunidense.  Naquele país liderou a equipe que desenvolveu o foguete Saturno V, que levou o homem à Lua, construído a partir de um projeto seu.
 
Foi o primeiro Diretor da Marshal Space Flight Center, da NASA, encarregado do Programa Espacial dos EEUU. Entre 1950 e 1956 : liderou a equipe de foguetes do Exército - Redstone Arsenal , construindo o "foguete Redstone", que conduziu o primeiro míssil balístico nuclear daquele país. Desenvolvendo uma modificação  desse foguete, chegou ao "Júpiter-C", quando Diretor da Divisão de Operação e Desenvolvimento da Army Ballistic Missile Agency (ABMA),  o qual foi utilizado para lançamento do primeiro satélite artificial norte-americano (o Explorer I).
 
Em 1955 naturalizou-se norte-americano e em 1977 recebeu a Medalha Nacional de Ciência.
 
Deixou a NASA, em 1972, descontente com severos cortes de verbas, o que não  permitiria mais  realização de programas espaciais como  antes.  Além de palestras e aulas em ginásios e universidades, procurando incentivar a juventude  à conquista espacial e ao estudo do Cosmos,  exerceu as seguintes  atividades, após a saída da NASA :
 
1972 - Vice-Presidente de Engenharia e Desenvolvimento da Fairchild Industries (Germantown, Maryland)); 1975 - Ajudou a criar e a promover o National Space Institute, precursor do atual National Space Society, e foi seu primeiro Presidente; 1976 - Foi consultor científico de Lutz Kayser, dono da OTRAG e membro da diretoria da Daimler-Benz.
 
Veio a falecer com câncer no pâncreas em 1977, diagnosticado já em 1973.

Nenhum comentário:

Postar um comentário