sábado, 21 de junho de 2014


14/06/2014  
                                                      

      Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, mas não vai só, nem nos deixa sós; leva um pouco de nós mesmos, deixa um pouco de si mesmo.



ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY: França ( 1900-1944) . Nome completo: Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscombole de Saint-Exupéry.  Escritor, Ilustrador e Piloto. Escreveu para  jornais e revistas  e depois , mesmo exercendo a profissão de piloto, passou a escrever romances, de fundo filosófico, com um estilo  atraente e elegante , apresentando pensamentos profundos com palavras claras  e metáforas emocionantes,   de alcance e entendimento geral . Utilizava, como pano de fundo para suas histórias, ambientes de suas viagens, da aviação e das guerras de que participou, sempre de uma maneira muito delicada.
 
Apaixonado desde a infância pela mecânica, decidiu ser piloto de avião, que acabara de ser inventado, na época de sua juventude. Em 1921 obteve o brevê e se dedicou ao correio aéreo. Em 1926  ficou baseado no Marrocos, fazendo o percurso daquela região e os mouros lhe deram o cognome de "Senhor das Areias". Foi nessa época que escreveu "Courrier du Sud" ("Correio do Sul") e também negociou a libertação de pilotos que haviam sido presos por  mouros  rebelados.
 
Já vivendo nos Estados Unidos da América do Norte, retornou à Europa quando  já estava com 43 anos para participar da 2a. Grande Guerra, lutando com os Aliados, em um Esquadrão no Mediterrâneo. Sua última missão foi em 31 de julho de 1944, da qual não retornou - deveria sobrevoar o rio Ródano, para  colher informações sobre o movimento das tropas alemãs. Destroços do seu avião foram encontrados em 2004, mas o seu corpo, não.
 
Além do "Correio do Sul", dentre as suas inúmeras obras, as mais conhecidas entre nós são: "O Pequeno Príncipe", "Cidadela", "Terra dos Homens".

Nenhum comentário:

Postar um comentário