sábado, 21 de junho de 2014


08/06/2014   

                                                       
 

O desejo de rezar já é a oração.

GEORGES BERNANOS: França ( 1888-1948) . Escritor e Jornalista. Um dos maiores escritores do Ocidente, conhecido como o "Dostoievski Francês" e "Anatomista de Almas".  Atuou intensamente nos movimentos políticos de sua época : na França, foi soldado de trincheira  na  1a. Grande Guerra e, durante a segunda, quando seu país assinou o armistício após a derrota para a Alemanha de Hitler, não concordando, asilou-se no Brasil de 1938 a 1945, passado a atuar ativamente na Resistência Francesa, escrevendo uma série de artigos em jornais; na Espanha, onde residia na ocasião, colocou-se frontalmente contra o General Franco durante a  Guerra Civil. Retornando à França, recusou um cargo no governo oferecido pelo General De Gaulle e recusou, por três vezes, a Legião de  Honra e uma vez uma cadeira na Academia Francesa.
 
Católico, sua obra explora a batalha espiritual do bem contra o mal no ser humano, com a visão trágico-pessimista do cristianismo na relação do homem com o mundo. De todas as suas obras, onde mais se encontra aprofundado esse tema é em "Diário de um Pároco de Aldeia", de 1938, uma de suas obras-primas, ao lado de "Sob o Sol de Satã", de 1926.
 
Outras importantes obras dentre inúmeras :  "Nova História de Mouchette", de 1937, "Diálogos das Carmelitas", "A Alegria, A Revista Universal" e as escritas e publicadas no Brasil: "As Crianças Humilhadas",  "Carta aos Ingleses", "O Caminho da Cruz-das-Almas", e " França Contra os Robôs". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário