09/12/2013
É fácil apagar as pegadas; difícil, porém, é caminhar sem pisar o chão.
LAO TZU : China (século 6 ou 4 a.C.). É o nome ocidentalizado do chinês 老子, que, em mandarim, é Lǎozi, pronunciado como Láu-tz. Outras ocidentalizações do seu nome são Lao Tze, Laozi, Lao-tse. Seu verdadeiro nome é Li Erh ou Lao Dan. Trata-se de um personagem misterioso, cuja história chega a ser mítica, quase lendária. Filósofo e Alquimista, foi o criador da Filosofia Taoísta (*), tendo escrito o "Tao Te Ching : Livro do Caminho e da Virtude", que, juntamente com a Bíblia cristã, é um dos mais traduzidos do mundo. Geralmente é retratado montado em um búfalo, significando que conseguiu domá-lo, pois, na filosofia oriental, domar um búfalo (muito difícil de acontecer) equivale a atingir a iluminação - o búfalo seria a alma do indivíduo.
Muitos autores afirmam que Lao Tzu nasceu no século 6 a.C., outros que foi no século 4 a.C., no período filosófico chinês denominado "Cem Escolas do Pensamento". Outros tantos chegam a negar mesmo a sua existência física, tendo-o como personagem criado pelos fundadores da daojia (escola filosófica de tradição religiosa) . Dentre estes encontramos Russell Kirkland.
Deixando de lado a discussão sobre a veracidade ou não da sua existência física, a verdade é que os ensinamentos de Lao Tzu disseminaram-se no mundo inteiro : foram além das fronteiras da China, atingiram toda a Ásia e , nos anos 1900, através de uma tradução do "Tao Te Ching" para o latim, chegaram à Europa e, daí, para todo o Ocidente, sendo, também, esse livro, um guia de vida para os políticos e, mesmo, para os que duvidam da realidade de sua vida como ser humano.
Sobre sua biografia nos conta a página da internet http://pt.wikipedia.org/wiki/Lao_Zi :
Na introdução de sua tradução do "Tao Te Ching: O Livro do Caminho e da Virtude", Wu Jyh Cherng comenta a biografia de Lao-Tsé. Conforme os registros do cânon religioso taoísta, "Lao Tse teria nascido na província de Na Hue, na cidade de Guo Yang, no 25º dia da segunda lua do ano Ken-Tzen da era Wu-Tin (no período entre 1324 a.C. – 1408 a.C.)." Segundo a mesma fonte, seu pai seria um famoso alquimista da dinastia San que viveu mais de cem anos. Sua mãe e mestra o teria concebido ao engolir uma pérola de luz, e sua gestação teria demorado 81 anos. "Lao Tse nasceu do lado esquerdo das costelas da sagrada mãe, no jardim da família, sob uma árvore de nome Li (ameixeira), com cabelos brancos e orelhas grandes. Por isso, recebeu o nome de Lao Tse (filho velho) e Li Er (orelha grande da ameixeira)." A união dos termos chineses para 'velho' e 'criança' em seu nome justificam seu título de 'Senhor do Fim e do Princípio'.
Foi convidado pelo rei Wen para ser o responsável pela biblioteca real e assumiu o cargo de historiador real até o 19º dia da quinta lua do 25º ano da era do rei Zhao, ano em que "iniciou sua grande viagem para o ocidente, com intuito de chegar aos reinos da atual Índia, Afeganistão e Itália. Durante a viagem, permaneceu algum tempo na fronteira de Yü Men e aceitou o oficial-chefe da fronteira como discípulo. Ditou-lhe vários escritos, entre eles o Tao Te Ching." Até este ponto, temos a história mais divulgada sobre a vida do autor do Tao Te Ching. A continuação desta história registrada no cânon taoista não é tão conhecida.
Ainda segundo o texto de Wu Jyh Cherng:
"Muitos anos depois, teve sua ascensão no deserto de Gobi, durante a qual emanou raios de luz em cinco cores, transformando-se em corpo de luz dourada e desaparecendo no céu."
Lao Tzu representado como divindade taoísta
_______________
(*) O taoísmo , também chamado daoísmo e tauísmo , é uma tradição filosófica e religiosa originária da China que enfatiza a vida em harmonia com o Tao (romanizado atualmente como "Dao"). O termo chinês tao significa "caminho", "via" ou "princípio", e também pode ser encontrado em outras filosofias e religiões chinesas. No taoísmo, especificamente, o termo designa a fonte, a dinâmica e a força motriz por trás de tudo que existe.
É, basicamente, indefinível: "O Tao do qual se pode discorrer não é o eterno Tao." A principal obra do taoismo é o Tao Te Ching, um livro conciso e ambíguo que contém os ensinamentos atribuídos a Lao Zi (chinês: 老子, pinyin: Lǎozi, Wade-Giles: Lao Tzu). Juntamente com os escritos de Zhuangzi, estes textos formam os alicerces filosóficos do taoismo. Este taoismo filosófico, individualista por natureza, não foi institucionalizado.

Nenhum comentário:
Postar um comentário