17/12/2013
A chave do sucesso não adianta muito até que se descubra a fechadura certa para inseri-la.
TEHYI HSIEH: China (1884-1972). É pouco conhecido no Brasil, não havendo biografias traduzidas. Por essa razão, para divulgarmos a sua obra, traduzimos o que nos traz o site http://sdrc.lib.uiowa.edu/traveling-culture/chau1/pdf/hsieh/2/brochure.pdf . E, ao final, colocamos uma relação de alguns de seus livros, não traduzidos em português.
Pequena biografia traduzida do site indicado acima :
Tehyi Hsieh , o Chinês patriota e orador, foi chamado pela imprensa norte-americana de "o Teddy Roosevelt da China". É também conhecido como "o intérprete nacional das aspirações, da filosofia e das esperanças chinesas".
Dr. Tehyi Hsieh é um brilhante orador, um mestre da língua inglesa e um estudioso dos assuntos mundiais. Na primeira hora e um quarto de sua palestra intitulada "China Despertada" ele explica aos seus ouvintes mais sobre a atualidade do Oriente do que eles poderiam ter aprendido em meses de leitura e de estudos.
Wu Ting Fang disse uma vez sobre Hsieh: "se ele continuar o seu ótimo trabalho, ele, algum dia, será lembrado como um dos imortais trabalhadores do rejuvenescimento da China". Qualquer homem que tenha tido um chamado tão elevado teria respondido com tudo o que possuísse, de inteligência, de força, de dinheiro e de vontade. Tehyi Hsieh respondeu a esse chamado do seu país com tudo isso e com mais ainda - com uma abrasadora eloquência que não poderá jamais ser igualada. Ele tem sido uma real sensação nas avaliações das pessoas das cidades nas quais ele tem aparecido e em todo o circuito "Redpath Chautauqua". ( Texto escrito no Redpath News, White Plains, N.Y.).
Não somente suas impressões e opiniões são firmes e ressonantes, mas ele usou magistralmente a língua inglesa de uma forma tal que a facilidade e a claridade com que se expressava nela eram surpreendentes. Seus métodos de oratória se aproximavam um pouco de um método teatral, mas ele conduz seus pontos principais de maneira a ficarem marcados nas mentes das pessoas, uma arte que falta a muitos oradores públicos. (Texto fornecido pelo Onconta, N.Y. Herald. Chinese Trade and Labor Bureau - 247 St. Boston, Mass. Phone Congress 6420)
Principais livros escritos em inglês, sem tradução para o português : "Confucius Said It First" ("Confúcio Falou Primeiro"); "Selected Pearls of Wisdom and Buddhism" ("Pérolas Selecionadas de Sabedoria e do Budismo"); "Chinese Village Folk Tales" ("Contos Folclóricos das Vilas Chinesas"); "Chinese Picked Tales For Children" ("Contos Chineses Escolhidos Para Crianças").

Nenhum comentário:
Postar um comentário