quarta-feira, 25 de dezembro de 2013


24/12/2013 
                                   


 
 
Não procures esconder nada; o tempo vê, escuta e revela.
 
SÓFOCLES : Grécia Antiga (496 ou 497 a.C. - 405 a 406 a.C.). Dramaturgo. Filho de um rico mercador,  foi ordenado sacerdote de Asclépio, deus grego da Medicina; dedicou-se também à Política e à Administração de Atenas, cidade onde viveu, durante o governo de Péricles, o apogeu da cultura da célebre Cidade-Estado, onde exerceu 2 vezes o cargo de componente da Junta dos Generais, que administrava os negócios civis e militares de Atenas, e  dirigiu o Departamento do Tesouro, que controlava os fundos da Confederação de Delos (*). É  um dos maiores  dramaturgos da Grécia antiga,  cujas obras ainda são admiradas e levadas à cena teatral nos dias de hoje, com muito sucesso, bem como os livros respectivos.  Também foi ator no teatro grego.
 
Suas peças são tragédias, geralmente mostrando dois tipos de sofrimento humano: o que decorre do excesso de paixão, como em "Antígona" , ou de um acontecimento acidental, como em "Édipo Rei". Ambas são muito representados hoje pelos maiores atores do teatro internacional, inclusive no Brasil.
 
Dentre aqueles grandes autores teatrais,  cuja obra chegou aos nossos dias, da sua, constante de 123 peças, algumas fragmentadas,  nem todas foram conservadas, não havendo nem  cópias nem originais. Sófocles é um dos três maiores dramaturgos  da Grécia  clássica, dentre aqueles cuja obra se conservou,  colocados, ao seu lado, somente  Ésquilo e Eurípedes.
 
Algumas de suas outras obras:   "Ájax" ,  "As Tarquíneas",   "Electra", "Filoctetes",
"Édipo em Colono", integrais, e  "Poimenes" ("Os Pastores"), "Polyxene", "Syndeipnoi" ( "Os Comensais"), fragmentadas -  dentre muitas outras.
___________________________
(*)
A Liga de Delos foi uma liga militar organizada por Atenas durante as Guerras Médicas. Tinha como principal objetivo a defesa das cidades gregas de um ataque persa. Sua sede era na cidade de Delos. O ateniense Aristides, o Justo, organizou a força marítima da liga em 476 a.C..
 
Esparta e suas aliadas do Peloponeso no primeiro momento entraram na liga, mas depois consideraram que o perigo havia passado e abandonaram a liga.
 
As grandes cidades forneceram tropas e navios, enquanto as menores pagaram uma contribuição (phoros) ao tesouro de Delos. Depois da vitória contra os persas, Atenas forçou as cidades-estado aliadas a continuarem na liga, e transformou a contribuição de dinheiro em impostos (syntaxes)
 
Em 450 a.C., o tesouro da liga foi transferido de Delos para Atenas. Parte do dinheiro da liga foi gasto na reconstrução de Atenas, que atingiu seu máximo esplendor e transformou-se num império marítimo e comercial durante o governo de Péricles, que também foi responsável pela construção do Partenon.

In : http://pt.wikipedia.org/wiki/Confedera%C3%A7%C3%A3o_de_Delos

Nenhum comentário:

Postar um comentário