domingo, 15 de dezembro de 2013

15/12/2013




Só existem dois dias no ano em  que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e, principalmente, viver.
 
DALAI LAMA TENZIN GYATSO:  Tibete, China (nascido em 1935, vivo). Seu nome completo : Jetsun Jamphel Ngwang Lobsang Yeshe Tenzin Gyatso. É o 14º Dalai Lama, tendo sido precedido por Thubten Gyatso. Foi reconhecido como o sucessor do 13º Dalai Lama em 1937, aos dois anos de idade e entronizado  em 1940, aos cinco anos de idade. Monge e Doutor em Filosofia Budista, é o líder espiritual do budismo tibetano.
 
Em 1959, quando a China invadiu o Tibete, conseguiu retirar-se de lá,  com familiares, evitando a prisão, atravessando  a fronteira para a Índia com uma roupa de  oficial do exército. Lá, a convite do governo de  Jawaharlau Nehru,  passou a residir permanentemente em Dharamsala, onde instalou o "Governo Tibetano no Exílio". Passou a lutar pela liberdade do Tibete, utilizando a  mesma doutrina da Mahatma Gandhi, da "não violência". Mais tarde, havendo a certeza de que a China jamais  atenderia a essa luta,  o que  se constatou pelas suas negativas a todas as intervenções das outras Nações do Mundo e da ONU,  o Dalai Lama optou por pleitear que o Tibete fosse reconhecido como "Região Autônoma da China", com autorização do seu povo  conservar a sua cultura. Sua luta continua e cada vez mais adeptos se engajam na mesma, dentre os quais o famoso ator Richard Gere, que se converteu ao budismo e  tem feito muitas  palestras e pronunciamentos a favor da autonomia tibetana.
 
Até  1967 ,  Tenzin Gyatso não saiu da Índia. Nessa data foi ao Japão e depois à Tailândia. Passou, então,  a percorrer o mundo, sempre pregando o estabelecimento de um diálogo internacional para a paz e a compaixão entre as pessoas. Esteve no Brasil, onde  levou a efeito palestras, muito concorridas, tendo conversado com o público presente, respondendo a questionamentos sobre política e espiritualidade.
 
Muito interessado também em ciências, levou a efeito, em 1987, a abertura para  a união entre a ciência e a espiritualidade, reunindo-se, por uma semana, com cientistas  de vários países ocidentais, para estudar os pontos de encontro entre o budismo e as ciências cognitivas. A partir de então fizeram-se vários fóruns internacionais  onde se estuda a espiritualidade como uma necessidade do ser humano por novas formas de conhecimento e de expressão.
 
 Foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz de  1989. E possui inúmeros títulos honoris causa  em inúmeras  Universidades dos diversos Países Ocidentais. Possui muitos livros escritos, dos quais os mais conhecidos entre nós são : "A Arte da Felicidade", "O Sentido da Vida", "O Livro da Felicidade", "Iluminando o Caminho", e "Consciência Emocional", dentre muitos outros traduzidos para o português.
 
Em 2007 a China se declarou muito incomodada porque o Presidente dos Estados Unidos da América do Norte, George W. Bush concedeu ao Dalai Lama a "Medalha de Ouro do Congresso", a maior honraria civil do país norte-americano, havendo sérias reclamações daquele  governo por vias diplomáticas.
 
Site Oficial do Dalai Lama:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário