segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

04/12/2013



A essência da administração é o ser humano. Seu alvo é tornar as pessoas capazes do desempenho em conjunto, tornar suas  forças eficazes e suas fraquezas irrelevantes. Isso é organização, e a administração é o fator  relevante.

PETER DRUCKER : Áustria (1909-2005). Seu nome completo : Peter Ferdinand Drucker.  Escritor, Professor e Consultor Administrativo. É considerado  por muitos como o "pai da administração moderna" , entendida como a ciência que trata sobre pessoas nas organizações , e o "criador da gestão". É um dos mais importantes pensadores sobre os fenômeno da globalização na economia em geral e nas organizações. Sua previsão para o futuro é de que todas as empresas estarão, em  breve, utilizando-se da força de trabalho de jovens e de pessoas além dos cinquenta anos de idade, sendo que, no primeiro caso, haverá sempre um vínculo permanente e de horário integral e, no segundo, um vínculo  temporário, mas não poderão prescindir da força jovem e inexperiente sustentando  a concretização das ideias  da gestão e da força da experiência orientando-a e apresentando novas metas a serem conquistadas.
 
Em seu mais recente livro, intitulado  "Management in the Next Society" ( " Administração na Nova Sociedade"), apresenta  as modificações a se realizarem nas empresas no futuro, dentre as quais :
 
"Enfim, os pilares de uma empresa serão modificados:
  1. o significado da produção é o conhecimento, que é propriedade dos trabalhadores do conhecimento e é facilmente transportável;
  2. há cada vez mais trabalhadores externos, temporários ou com dedicação parcial;
  3. a concentração do negócio inteiro dentro da empresa não funciona mais, pois o conhecimento necessário para uma atividade é altamente especializado e sai muito caro contratar todos os funcionários que têm um dos conhecimentos necessários;
  4. agora o cliente possui a informação; e
  5. restam poucas tecnologias únicas; as indústrias precisam dominar muitas tecnologias diferentes, com as quais nem sempre estão familiarizadas.
Peter Drucker iniciou com o conceito de "(re)privatizações", que significa a privatização dos serviços públicos, como forma de reduzir a burocracia. O seu segundo conceito pode ser a "gestão por objetivos", ou seja, é um tipo de gestão caracterizada como um método de planejamento e avaliação, baseado em fatores quantitativos. Já o terceiro conceito é a "descentralização das empresas" que ele podia explicar como sendo a divisão de trabalho."
(Trecho  da biografia de Drucker, in  http://pt.wikipedia.org/wiki/Peter_Drucker)

Alguns de seus outros livros mais famosos : "The End of Economic Man: The Origins of Totalitarianism" ("O fim do Homem Econômico : As Origens do Totalitarismo); "The Future of Industrial Man" ("O Futuro do Homem Industrial"); "The New Society" ("A Nova Sociedade") Landmarks of Tomorrow: A Report on the New 'Post-Modern' World ("Os Marcos de Amanhã: Um Relato sobre o Novo Mundo 'Pós-|Moderno' ); "The New Realities" ("As Novas Realidades"); "Management Challenges for the 21st Century" ( Desafios da Administração para o 21º. Século" ):" Leading in a Time of Change: What it Will Take to Lead Tomorrow" ,with Peter Senge ; ("Liderando em um tempo de Mudanças : O que será necessário para liderara amanhã",  em conjunto com Peter Senge) ; "A Functioning Society" ("Uma Sociedade Funcional") .

Nenhum comentário:

Postar um comentário