sexta-feira, 25 de julho de 2014

25/07/2014 

                                               

                                    A mentira nunca vive o suficiente para envelhecer.
 
SÓCRATES : Grécia Antiga - Atenas ( 469 a.C.-399 a.C.).  Um dos maiores filósofos gregos, da era clássica da Grécia Antiga.  É uma figura historicamente enigmática. Suas ideias filosóficas eram  extraordinárias e é considerado um dos fundadores da Filosofia Ocidental, mas nada há de escrito por ele. O que nos chegou foi através das obras dos seus discípulos Platão e Xenofonte.  O cerne de seu pensamento filosófico encontra-se exposto nos "Diálogos" de Platão, que descreve  os grandes encontros entre o seu Mestre e os diversos discípulos, utilizando-se do  seu próprio método, conhecido hoje como "método socrático", que consiste em  um tratamento peculiar de pedagogia  : são expostas várias  questões a várias pessoas, para que se obtenham várias respostas, sendo as mesmas analisadas e discutidas pelos demais  - o objetivo principal não são as respostas, mas, através delas, analisar-se os fatos de forma profunda e sob ...
 
 
(Veja,  também   Pensamentos  dos Dias  24/07/2014 e 22/10/2013)
 

quinta-feira, 24 de julho de 2014

24/07/2014
                                                           


        Por conseguinte, se alguém declara que a justiça significa restituir a cada um o que lhe é devido, e se por isso entende que o homem justo deve prejudicar os inimigos e ajudar os amigos, não é sábio quem expõe tais ideias. Pois a verdade é bem outra: não é lícito fazer o mal a ninguém em nenhuma ocasião. (*)


SÓCRATES : Grécia Antiga - Atenas ( 469 a.C.-399 a.C.).  Um dos maiores filósofos gregos, da era clássica da Grécia Antiga.  É uma figura historicamente enigmática. Suas ideias filosóficas eram  extraordinárias e é considerado um dos fundadores da Filosofia Ocidental, mas nada há de escrito por ele. O que nos chegou foi através das obras dos seus discípulos Platão e Xenofonte.  O cerne de seu pensamento filosófico encontra-se exposto nos "Diálogos" de Platão, que descreve  os grandes encontros entre o seu Mestre e os diversos discípulos, utilizando-se do  seu próprio método, conhecido hoje como "método socrático", que consiste em  um tratamento peculiar de pedagogia  : são expostas várias  questões a várias pessoas, para que se obtenham várias respostas, sendo as mesmas analisadas e discutidas pelos demais  - o objetivo principal não são as respostas, mas, através delas, analisar-se os fatos de forma profunda e sob todos os aspectos possíveis, para se chegar a uma compreensão clara  sobre os mesmos.  Dessa maneira  desfaziam-se preconceitos e as pessoas envolvidas aprendiam a  raciocinar e chegar a conclusões acertadas sobre determinados temas. É também conhecido como maiêutica (*) ou "dar a luz", um verdadeiro parto  intelectual : conta-se que, ...
 
(Veja,  também,  Pensamento do Dia 22/10/2013).
________

(*)  Fala de Sócrates em diálogo na "República", de Platão.

quarta-feira, 23 de julho de 2014


23/07/2014 
                                                              


                No mundo do espírito, busque clareza; no mundo material, busque utilidade.


GOTTFRIED WILHELM LEIBNIZ - Alemanha (1646-1716) .Grande gênio polímata (em várias áreas do conhecimento humano). Foi filósofo, matemático, diplomata e bibliotecário; sua genialidade se demonstrou principalmente  nos campos da Filosofia, da Matemática, da Lei, da Religião, da Política, da História, da Literatura, da Lógica, da Metafísica e da Engenharia. Foi contemporâneo de Isaac Newton e uma vez acusado por este de plágio, quando Leibniz apresentou sua teoria sobre o desenvolvimento do Cálculo Moderno, o "Teorema Fundamental do Cálculo", o qual era similar ao dele. Mas ficou provado que houve apenas coincidência, pois ambos trabalhavam no mesmo assunto separada e simultaneamente, sem qualquer comunicação e sem que um tivesse contato com as teorias do outro. Assim, foi acusado pelo outro gênio da Matemática porque sua descoberta foi em 1676 e publicada em 11 de julho de  1677, onze anos depois  da mesma descoberta por Newton, que não a publicou. Mas foi provado que os cálculos iniciais direcionados a essa descoberta final  por  Leibniz já vinham sendo feitos há vários anos, através de  elaboração de  várias fórmulas fundamentais, até  chegar a essa descoberta final e principal. Por isso ela é creditada a ambos.
 
Tendo vivido nos séculos XVII e XVIII, suas ideias e descobertas, em todas as áreas em que se destacou , foram ...
 
(Ver também Pensamento do Dia 29/08/2014)

terça-feira, 22 de julho de 2014


22/07/2014   
                                                              

       Se liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que elas não querem ouvir.


GEORGE ORWELL (pseudônimo): Inglaterra (1903-1950).  Seu nome era  Eric Arthur Blair. Escritor e Jornalista, autor de resenhas, livros de ficção, crítica literária e poesias.  Escreveu também ensaios sobre política, literatura, política e  cultura. Considerado o melhor cronista da cultura inglesa do século XX, foi  classificado, em 2008,  em 2º. lugar na lista dos  "50  Maiores  Escritores Britânicos a partir de  1945", do "The Times" . Era possuidor de uma inteligência perspicaz que imprimiu às suas obras, além de um bom-humor constante, aliados  a uma consciência profunda das injustiças sociais, opondo-se  de maneira intensa e prática ao totalitarismo - tanto assim que engajou-se como  combatente voluntário na Guerra Civil Espanhola, sobre  cuja experiência escreveu seu notável livro "Homegate to Catalonia", ("Homenagem à Catalunha"), editado em 1938.
 
 É mais conhecido pelo romance "Nineteen Eighty-Four" ("1984"), sua obra-prima, e pela novela satírica "Animal Farm",  uma crítica ao regime de governo "socialismo real", que...
 
(Ver também o Pensamento do Dia 23/12/2013) 
21/07/2014
                                                  


         A justiça sem a força é impotente, a força sem justiça é tirana.

BLAISE PASCAL: França (1623-1662). Gênio Polímata. Áreas de atuação : História, Física, Matemática, Filosofia e Teologia.
Principais Contribuições para a Ciência  de sua autoria:  Princípio de Pascal, Aposta de Pascal, Triângulo de Pascal, Teorema de Pascal. Colaborou  para a criação da Geometria Projetiva e para a Teoria das Probabilidades.
 
Principais Obras Escritas e Publicadas : "Pensamento"; ...
 
(Ver  também os Pensamentos dos Dias 21/06/2014,  25/05/2014 , 29/10/2013 e 28/11/2013).
 

domingo, 20 de julho de 2014

20/07/2014
                                                           


     Você tem que ser o espelho da mudança que está propondo. Se eu quero mudar o mundo, tenho de começar por mim.

MAHATMA GANDHI: Nova Déli, Índia (1869-1948).  Grande Líder Pacifista . Pregou e  viveu a sua  filosofia denominada SATYAGRAHA (princípio da não agressão, forma não violenta de protesto como meio de revolução). Seu significado é "caminho da verdade" ou "busca da verdade".  Foi inspirada nos princípios do Bhagavad Gîta, crenças hindus da religião jainista (*) . O "Sermão da Montanha", dos Evangelhos Cristãos, também lhe foi de muita influência. É amplamente explicada por ele na sua autobiografia intitulada  "A História de meus Experimentos com a Verdade".  O seu verdadeiro nome era Mohandas Karamchand Gandhi, tratando-se "Mahatma" de um título de honraria que lhe foi concedido pelo povo, significando, em sânscrito,  "Grande Alma", como é, também, mundialmente reconhecido.
 
Gandhi conseguiu, liderando o seu povo,  através da desobediência civil,  sempre  utilizando o "princípio da não agressão" em suas ações contra  o domínio do Império inglês sobre a Índia, padecendo muitos e sofridos jejuns pessoais, a  libertação do seu País, em uma ação que durou mais de uma década de muita luta e dedicação. E, além disso, foi o idealizador e o fundador do moderno Estado Indiano. Sobre ele nos diz  Albert Einstein, seu contemporâneo : "as gerações por vir terão dificuldade em acreditar que um homem como este realmente existiu e caminhou sobre a  Terra". Influenciou várias gerações de ativistas de direitos civis e  antirracistas, dentre eles Nelson Mandela e Martin Luther King Jr.
____

(*)O jainismo ou jinismo é uma das religiões mais antigas da Índia, juntamente com o hinduísmo e o budismo, compartilhando com este último a ausência da necessidade de Deus como criador ou figura central. Considera-se que a sua origem antecede o Bramanismo, embora seja mais provável que tenha surgido na sua forma atual no século V a.C., em resultado da ação religiosa do Mahavira.
Vista durante algum tempo pelos investigadores ocidentais como uma seita do hinduísmo ou uma heresia do budismo, devido à partilha de elementos comuns com estas religiões, o jainismo é contudo um fenômeno original. Ao contrário do budismo, o jainismo nunca teve um espírito missionário, tendo permanecido na Índia, onde os jainas constituem hoje cerca de quatro milhões de crentes. Pequenas comunidades jainas existem também na América do Norte e na Europa, em resultado de movimentos migratórios. A palavra jainismo tem as suas origens no verbo sânscrito jin que significa "conquistador". Os seus adeptos devem combater, através de uma série de estágios, as paixões de modo a alcançar a libertação do mundo.
Sua visão básica é dualista. A matéria e a mônada vital ou jiva são de naturezas distintas, e durante sua vida o ser vivente (seja humano ou animal) tinge sua mônada como resultado de suas ações. Para se purificar, esta religião propõe um extremo ascetismo e o colocar em prática da doutrina da não-violência ou ahimsa. ( In   http://pt.wikipedia.org/wiki/Jainismo )

sábado, 19 de julho de 2014

19/07/2014

                                                         


       Homens inteiramente  bons  e homens inteiramente maus são poucos, tanto uns como outros; e ... a maioria está entre uns e outros. É como se se tratasse das coisas extremamente pequenas e das  coisas extremamente grandes: acreditas haver algo de mais raro do que se encontrar, por exemplo, um homem ou um cão ou outro ser qualquer extremamente grande ou extremamente pequeno? E, do mesmo modo, coisas extremamente velozes ou extremamente lentas, extremamente belas ou extremamente feias, extremamente brancas ou extremamente negras? Não observaste que, em todas as qualidades deste gênero, os extremos, em cada lado oposto, são raros e pouco numerosos, e que, ao contrário,  as qualidades intermediárias são tão numerosas quanto se possam desejar?
 
 
SÓCRATES, citado por PLATÃO, em FÉDON - Diálogo sobre a Alma e Morte de Sócrates,  Editora Martin Claret.
 

          "O Filósofo grego, Sócrates, foi condenado pelo tribunal à pena de morte por ter sido injustamente acusado de corromper a juventude e não adorar alguns deuses da pólis (cidade). Pela tradição grega, os condenados à morte bebiam a cicuta, um veneno que paralisava todo o corpo até à asfixia. Mas só o poderiam fazer depois do pôr do sol.
           No último dia de vida, esperando que o sol se pusesse no horizonte, Sócrates põe em dia as últimas palavras com os seus discípulos e amigos que se encontraram com ele nessa tarde dramática na prisão. Este diálogo fornece-nos as crenças do filósofo na imortalidade da alma.
          Fédon é um dos quatro diálogos de Platão que se referem à condenação de Sócrates (os outros três são: Críton, Eutífron e Apologia de Sócrates).
          Fédon é o mais interessante e o mais importante deles todos pois expõe as crenças do filósofo, é uma apologia da própria filosofia e relata as últimas palavras de Sócrates ditas no último dia do cárcere, antes de beber a cicuta! Sócrates neste diálogo apresenta a sua teoria da metempsicose, a crença na reencarnação do alma! A alma em vida deve lutar contra os prazeres e vício do corpo, onde a alma está condenada a viver e donde quer libertar-se. Essa libertação dá-se na procura do conhecimento, no esforço dialético do bem e da justiça. O filósofo é aquele que cuida da sua alma porque se desprende dos bens terrenos, vive para a sabedoria e pratica o bem!    ( In http://www.universidadefalada.com.br/fedon-de-platao-mp3.html)

 

sexta-feira, 18 de julho de 2014

18/07/2014

                                                                                            


 
       A grande verdade é  que não precisamos daquilo de que parecemos precisar. O que precisamos é da percepção  de Deus e é só disso que precisamos. Atingindo  a presença de Deus, pecados, carência e doença revelam-se como não-presença. "Onde  está o Espírito do Senhor,  aí há liberdade" (II Coríntios, 3:17). Onde Deus está já há liberdade . Deus percebido é a consecução da luz, em cuja presença não há trevas e em cuja  presença há liberdade, abundância e realização. A graça de Deus é nossa suficiência em todas as coisas; não dinheiro, investimentos ou saúde, só a Sua graça.
 
       Quando reconhecemos que Deus é a Inteligência infinita deste universo, e que essa Inteligência é responsável pelo fato de os pêssegos serem oriundos de pessegueiros, e os tomates, de tomateiros; quando  compreendemos que o Sol,  a Lua e as estrelas não funcionam senão de acordo com o plano dessa divina Inteligência, então estamos em condições de abandonar nossa absurda pretensão de falar com Deus ou pedir-Lhe coisas que julgamos necessitar; só então é que podemos iniciar o estabelecimento, em nosso íntimo, de uma verdadeira atitude de oração, confiando em que Deus conhece de antemão as coisas de que necessitamos.
 
     Nós temos um sentido diferente do que seja a oração. Percebemos que qualquer bem que nos aconteça é o resultado direto da nossa própria compreensão da natureza do nosso próprio ser. Nossa compreensão da vida espiritual se desenvolve à medida da nossa receptividade à Verdade, não orando  a Deus, mas deixando que Deus Se revele e Se manifeste a nós. Este é o mais alto conceito de oração: é alcançado quando dedicamos alguns minutos, tanto de dia como de noite, à meditação, a comungar, a escutar. Na quietude, chegamos a um estado de receptividade que nos abre o caminho para sentir ou para perceber a presença real de Deus. Essa percepção, ou sentimento, é a atividade de Deus, a Verdade em nossa consciência, é o Cristo, nossa Realidade. (*)



JOEL SOLOMON GOLDSMITH: Estados Unidos da América do Norte(1892-1964). Autor Espiritualista , Professor, Curador Espiritual e Místico.  É considerado o  mais respeitado  místico ocidental do século XX . Nasceu em uma família judia não praticante. Foi fundador do movimento   espiritual "O Caminho Infinito", que expõe no livro do mesmo nome que escreveu  - o seu maior princípio é que Deus constitui o Ser individual de cada um de nós, ou seja , "Homem, conscientiza a presença infinita de Deus em ti mesmo".

 
Sua primeira experiência com a Cura Espiritual diz respeito ...
 
(Ver também os Pensamentos dos Dias  11/07/2014 e 10/07/2014)
_______________
(*) In  "Viver Agora", Ed. Ibrasa, "Setas  no Caminho do Infinito", Ed. Pensamento e "O Caminho Infinito", Ed. Martin Claret, Autor Joel S. Goldsmith 

 

quinta-feira, 17 de julho de 2014

17/07/2014


                                           
            Aquilo a que chamamos acaso não é, não pode deixar de ser, senão a causa ignorada de um efeito conhecido.

VOLTAIRE :   França (1694-778). Escritor. Ensaísta. Deísta e Filósofo. Voltaire é pseudônimo de François Marie Arouet, nascido de família rica e burguesa, tendo tido ótima educação, sendo aluno brilhante desde cedo. Um dos maiores filósofos iluministas, conhecidos especialmente pela suas perspicácia e pela espirituosidade com que fazia a defesa às liberdades civis. É considerado o homem mais importante do século XVIII, pois influenciava pessoas de todos os níveis, tendo chegado a ser  conselheiro de diversos reis.
Suas ideias influenciaram duas grandes revoluções : a Francesa e a dos Estados Unidos da América do Norte. Defendia as liberdades civis, a liberdade religiosa e a de livre comércio.  Colocava essas ideias  principalmente em obras literárias, tendo escrito em quase todos os  gêneros, especialmente para o teatro, em poesia, romances, ensaios, obras científicas, históricas, cartas e panfletos, chegando ...
 
(Ver também Pensamento do Dia 07/06/2014)

quarta-feira, 16 de julho de 2014

16/07/2014



             Todas as decepções são secundárias. O único mal irreparável é o desaparecimento físico de alguém a quem amamos.
 
ROMAIN-ROLLAND: França (1866-1944).  Brilhante  Romancista, Novelista,  Ensaísta, Humanista, Pacifista Militante, Biógrafo e Músico. Ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1915. Doutor em Artes, foi  também professor  de História das Artes na École Normale de Paris   e de História da Música na Sorbonne. Era de personalidade tímida e introspectiva, refugiando-se em uma vida solitária para a criação de suas obras literárias. Mas participava apaixonadamente de todos os acontecimentos de sua época. Profundo conhecedor da cultura europeia.  Movido por uma imperiosa necessidade de justiça , aliada ao seu grande humanismo e à influência de grandes mestres da filosofia oriental da não violência, o seu pacifismo aflorou, notadamente após a 1a. Guerra Mundial.
 
Ele aprendeu a amar a música alemã através de sua amizade com uma grande intelectual alemã que conhecera e com a qual travara amizade,  a já idosa  Malvida von Meysenbug , quando de sua estada na Itália. Ela se refugiara em Roma após a revolução de 1848 e em seus salões , que ...
 
(Ver também Pensamentos dos Dias  16/01/2014   e 21/11/2013

terça-feira, 15 de julho de 2014

15/07/2014
                                                                 

O acaso é uma palavra sem sentido. Nada pode existir sem causa.
 
VOLTAIRE :   França (1694-778). Escritor. Ensaísta. Deísta e Filósofo. Voltaire é pseudônimo de François Marie Arouet, nascido de família rica e burguesa, tendo tido ótima educação, sendo aluno brilhante desde cedo. Um dos maiores filósofos iluministas, conhecidos especialmente pela suas perspicácia e pela espirituosidade com que fazia a defesa às liberdades civis. É considerado o homem mais importante do século XVIII, pois influenciava pessoas de todos os níveis, tendo chegado a ser  conselheiro de diversos reis.
Suas ideias influenciaram duas grandes revoluções : a Francesa e a dos Estados Unidos da América do Norte. Defendia as liberdades civis, a liberdade ...


(Ver também os Pensamentos  dos  Dias   11/06/2014  e  06/06/2014)

segunda-feira, 14 de julho de 2014

14/07/2014

                                      


       O ser humano é o único ser que busca independência e, ironicamente, é , ao mesmo tempo, o único que precisa do apoio, do afeto e do carinho de alguém que o cuide bem.


AUTOR ANÔNIMO

domingo, 13 de julho de 2014

13/07/2014


                                     


        Qualquer homem pode fazer o mal facilmente, mas nem todo homem pode fazer o bem a outrem.
 
PLATÃO :  Grécia - Antiguidade Clássica  (427 a.C. - 347 a.C.) . Acredita-se que seu verdadeiro nome era  "Arístocles", e que Platão foi-lhe dado em razão da grandeza de sua inteligência e saber, eis que "Pláton",  em grego antigo, significa "Amplo" (Pláton). Grande Filósofo e Matemático  do período clássico  da Antiga Grécia, discípulo de Sócrates, ficou muito abalado com sua  morte, em 399 a.C., por  envenenamento  por "cicuta", sentenciado pelos juízes de Atenas, sob a acusação de corromper a juventude ateniense com suas ideias, principalmente de que, para se acreditar em algo, é necessário verificar sua veracidade.
 
 
Escreveu várias obras em forma de "Diálogos", em que apresentava  ...
 
(Ver também os  Pensamentos dos  Dias  de 01/03/2014 e  15/09/2013)

sábado, 12 de julho de 2014


12/07/2014   
                                           Somos todos  feitos do pó das  estrelas                                

Nuvens de poeira cósmica entrelaçadas na Nebulosa Messier 78, ao norte do Cinturão de Órion.
Imagem cedida pelo Observatório APEX (Atacama Pathfinder Experimental)
                                                     Chopra                       Shapley                             Sagan
                                                                                              
                 Somos todos viajantes de uma jornada cósmica - poeira de estrelas, girando e dançando nos torvelinhos e redemoinhos do infinito. A vida é eterna. Mas suas expressões são efêmeras, momentâneas, transitórias.
 
 Deepak Chopra :  Médico indiano nascido em Nova Déli em 1947
                 
              Somos feitos da mesma matéria que as estrelas, portanto quando estudamos Astronomia investigamos a nossa remota ancestralidade e o nosso lugar neste universo de matéria estelar.
             Os nossos corpos consistem dos mesmos elementos químicos encontrados nas mais distantes das nebulosas e as nossas atividades são guiadas pelas mesmas regras universais.
 
 Harlow Shapley:  Cientista. Astrônomo. Cosmógrafo. Escritor. Estadunidense (1885-1972)
 
             O nosso sol é uma estrela de segunda ou terceira geração. Todo este material rochoso e metálico onde assentamos, o ferro no nosso sangue, o cálcio nos nossos dentes, o carbono nos nossos genes foram produzidos há milhares de milhões de anos no interior de uma estrela gigante vermelha. Somos feitos de matéria estelar.
 
Carl Sagan: Cientista. Astrônomo. Cosmógrafo. Astrobiólogo. Astrofísico. Divulgador Científico. Escritor.  Estadunidense (1934-1996)  

sexta-feira, 11 de julho de 2014

11/07/2014

                                                       


                      A mente pode ser usada para nos ajudar, e a outros, construtivamente, como também pode ser empregada para destruir todo o mundo, destruindo-se a si mesma junto com ele.
 
                   A força da mente humana pertence ao nível tridimensional. Se  te restringires  a alimentar persistentemente pensamentos de natureza correta, amável e caritativa,  farás progresso no sentido de melhorar teu caráter.  Por outro lado, se ocupares a mente só com  pensamentos obscenos, destrutivos e carnais, sem dúvida dentro  de poucos meses tenderás a te converter em algo dessa natureza, que começará a transparecer em tua fisionomia.
 
                 Na vida tridimensional, que é mente e matéria, a mente é um instrumento que pode ser usado tanto para o bem como para o mal, por meio de bons ou maus pensamentos, construtivos ou destrutivos.
 
                   Precisas aceitar Deus em tua mente e em teu corpo. Se quiseres que Ele te  governe o corpo, lembra-te de que terá de ser através da mente. Quando entrares em  meditação, deverás estar disposto a receber Deus em tua mente. E não creias que Ele atuará sobre o teu corpo por outro meio que não seja a tua mente. A não ser através desta, isso não acontecerá.
 
                 Terás  que te entregar a Deus em tudo o que fizeres,  pondo tuas aptidões a serviço d'Ele. Não poderás ter o Seu governo sobre uma parte de tua vida com exclusão do resto. (*)
 
 
JOEL SOLOMON GOLDSMITH: Estados Unidos da América do Norte(1892-1964). Autor Espiritualista , Professor, Curador Espiritual e Místico.  É considerado o  mais respeitado  místico ocidental do século XX . Nasceu em uma família judia não praticante. Foi fundador do movimento   espiritual "O Caminho Infinito", que expõe no livro do mesmo nome que escreveu  - o seu maior princípio é que Deus constitui o Ser individual de cada um de nós, ou seja , "Homem, conscientiza a presença infinita de Deus em ti mesmo".
 
Sua primeira experiência com a Cura Espiritual diz respeito ...
 
(Ver também o Pensamento do Dia de  10/07/2014)

 _______________________

(*)  Pequeno trecho do livro de Joel S. Goldsmith, " Setas no Caminho Infinito" - Ed. Martin Claret.

                

quinta-feira, 10 de julho de 2014

10/07/2014

                                                            
                                                                                

... podemos aceitar o mal em nossa mente e fazer dele um poder em nossa vida, não que ele tenha poder por si só, mas porque permitimos que ele tenha poder pela nossa aceitação dele. 
 
 
JOEL SOLOMON GOLDSMITH: Estados Unidos da América do Norte(1892-1964). Autor Espiritualista , Professor, Curador Espiritual e Místico.  É considerado o  mais respeitado  místico ocidental do século XX . Nasceu em uma família judia não praticante. Foi fundador do movimento   espiritual "O Caminho Infinito", que expõe no livro do mesmo nome que escreveu  - o seu maior princípio é que Deus constitui o Ser individual de cada um de nós, ou seja , "Homem, conscientiza a presença infinita de Deus em ti mesmo".
 
Sua primeira experiência com a Cura Espiritual diz respeito a uma grave enfermidade de seu pai, desenganado por médicos, mas que se restabeleceu graças à interveniência de um Christian Science Practitioner  (Praticante da Ciência Cristã) muito conhecido em  Londres. Esse processo de cura é levado a efeito através das palavras da Bíblia, não havendo  nenhuma interferência de conhecimentos médicos ou científicos. Depois, já adulto, curou-se de uma pneumonia pelo mesmo método, por um Curador,  em um navio onde viajava.  Teve, também, muitas experiências espirituais e estudou profundamente as Escrituras Sagradas,  aprendendo, para tanto,  o Aramaico e o Grego, lendo-as nesses originais. Mais tarde, nas ruas de Nova York, para onde se dirigiu depois da Guerra, teve vários estranhos encontros com indivíduos que lhe pediam  para rezar e curar e ele conseguia fazê-lo. Admirado com esse fenômeno que lhe ocorria, filiou-se à  `"Christian Science Church", onde desenvolveu o seu dom e, mais tarde, em Boston ,  passou a praticar esse ofício, tendo sido solicitado para realizar suas curas na Europa e na América Latina, com grande  sucesso em todas elas, sendo conhecido no mundo inteiro.
 
Principais livros conhecidos no Brasil : "The Infinite Way", de 1948 ( "O Caminho Infinito"); "Living the Infinite Way" ("Vivendo o Caminho Infinito"); "Practing the Presence" ("Praticando a Presença"); "The Thunder of Silence" ("Trovejar do Silêncio");"The Spiritual Interpretation of Scripture" ("A Interpretação Espiritual das Escrituras"); "The Art of Meditation" ("A Arte da Meditação"); " The Art of Spiritual Healing" ("A Arte da Cura Espiritual"), dentre vários outros.

quarta-feira, 9 de julho de 2014

09/07/2104

                                                                   

 
                   A fama é girassol sem perfume, com pomposa coroa de ouro, mas a amizade é rosa viva que exala doce perfume em cada pétala.
 
OLIVER  WENDELL HOLMES, Sr. :  Estados Unidos da  América do Norte (1809-1894). Médico, Professor, Palestrante e Autor. Antes de estudar Medicina, estudou Direito.  É considerado um dos maiores escritores do século XIX,  e um dos principais reformadores da Medicina, tendo obras  científicas e literárias - ensaios, prosa e verso. 
 
Algumas  obras em ...
 
(Ver também o Pensamento do Dia 08/07/2104)

terça-feira, 8 de julho de 2014

08/07/2014
                                                           
                                                    

      A coisa mais importante da vida não é a situação em que estamos, mas a direção na qual nos movemos.

OLIVER  WENDELL HOLMES, Sr. :  Estados Unidos da  América do Norte (1809-1894). Médico, Professor, Palestrante e Autor. Antes de estudar Medicina, estudou Direito.  É considerado um dos maiores escritores do século XIX,  e um dos principais reformadores da Medicina, tendo obras  científicas e literárias - ensaios, prosa e verso. 
 
Algumas  obras em prosa mais conhecidas: "The Autocrat of the Breakfast-Table", "Old Ironsides" e "Medical Essays", este último transcrito  no  site :

http://infomotions.com/etexts/gutenberg/dirs/2/7/0/2700/2700.htm

segunda-feira, 7 de julho de 2014

07/07/2014

                                                
                                      

Os animais dividem conosco o privilégio de terem uma alma.

 

PITÁGORAS DE SAMOS- Grécia Antiga ( Nascimento  entre 580 a.C. e 572a.C. na Cidade de Samos - Morte  entre 500 a.C. e 490 a.C., na cidade de Metaponto ).Foi um ser extraordinário, um gênio polivalente. Um dos maiores filósofos da Grécia antiga, foi também grande Matemático ( em Geometria, dentre outras descobertas, o Teorema de Pitágoras, a Proporção Áurea); Músico ( dentre outras descobertas, a  dos intervalos musicais, dividindo-os em proporções aritméticas, e a  influência dos sons na psique humana); grandes trabalhos no terreno da Ética e da Política; Astrônomo. Possuía ainda ...
 
(Ver também os Pensamentos dos Dias  30/05/2014, 05/04/2014, 27/10/2013 e 10/08/2013)


domingo, 6 de julho de 2014

06/07/2014

                                                                 



Se te transformares em um foco de luz extinguirás a sombra em torno.

AUTOR ANÔNIMO

sábado, 5 de julho de 2014

05/07/2014

                                                            


      O destino dos  animais é muito mais importante para mim do que o medo de parecer ridículo.

ÉMILE ZOLA : França (1840-1902) . Escritor e Jornalista, com ações de ativismo político (libertárias). Foi o iniciador e uma das maiores figuras do "Naturalismo", escola literária que faz uma análise científica e  experimental do ser humano através  dos personagens das obras dos seus autores). Nome completo: Émile-Édouard-Charles-Antoine Zola.
 
Incidente mais famoso: a carta ao Presidente da França, publicada no Jornal L'Aurore, em 13 de janeiro de  1898, em artigo intitulado "J'ACCUSE",  apontando  os responsáveis pelo processo fraudulento contra o  capitão Dreyfus, acusado de traição,  indicando ter havido um fundamento de perseguição antissemita  - em razão da grande respeitabilidade de Zola na França  e dos argumentos incisivos trazidos por ele, houve  a revisão e, ao final, ficou provada a inocência do oficial.  O grande escritor faleceu em 1902 em circunstâncias estranhas, que levam muitas pessoas a imaginarem uma ação de pessoas descontentes com essa sua atitude.
 
Outras grandes obras : "A Comédia Humana";  "Thérèse Raquin" ; a série "Les Rougon-Macquart", a saga de uma família por várias gerações, em 20 romances, dos quais os mais conhecidos são : "O Ventre de Paris", "A Terra", "Nana", "Germinal". Este último é considerado sua obra prima - para compor esse romance, que se passa em  uma mina  de carvão, o autor ficou trabalhando dois meses como mineiro em uma mina de carvão na França, convivendo com os trabalhadores, tanto no trabalho quanto nos demais aspectos de suas vidas.

sexta-feira, 4 de julho de 2014

04/07/2014
                                                                   


    Quem não oferece sintonia para o mal não entra na frequência vibratória da desarmonia.
 
 
IRMÃO JOSÉ : Psicografado pelo médium Carlos A. Baccelli. Livro: Vigiai e Orai. Ed. Didier.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

03/07/2014
                                                              



Quando olho uma criança ela me inspira dois sentimentos: ternura pelo que é e respeito pelo que pode vir a  ser.

JEAN PIAGET: Suíça (1896-1980). Epistemólogo (*).  Nome completo :  Sir Jean William Fritz Piaget. É considerado um dos maiores pensadores do  século XX.
 
 Fundou a "Epistemologia Genética", uma teoria do conhecimento relacionada ao estudo psicológico do pensamento humano(**). 
 
 Estudou Biologia e, após o doutorado, dedicou-se à Psicologia, à Epistemologia e Educação. Sua obra foi muito impactante também na área da Computação. Pesquisador, Cientista e Professor em várias Universidades e doutor "honoris causa" em várias outras.

_______
 
(*)Epistemologia (do grego ἐπιστήμη [episteme] - ciência; λόγος [logos] - estudo de), também chamada teoria/filosofia do conhecimento, é o ramo da filosofia que trata da natureza, das origens e da validade do conhecimento. Relaciona-se com a metafísica, a lógica e a filosofia da ciência, pois, em uma de suas vertentes, avalia a consistência lógica de teorias e suas credenciais científicas. Este facto torna-a uma das principais áreas da filosofia (à medida que prescreveria "correções" à ciência). A sua problemática compreende a questão da possibilidade do conhecimento - nomeadamente, se é possível ao ser humano alcançar o conhecimento total e genuíno, dos limites do conhecimento (haveria realmente uma distinção entre o mundo cognoscível e o mundo incognoscível?) e da origem do conhecimento (Por quais faculdades atingimos o conhecimento? Haverá conhecimento certo e seguro em alguma concepção a priori?). (In http://pt.wikipedia.org/wiki/Epistem%C3%B3logo )

(**) "A teoria explica como o conhecimento é adquirido e montado em nossa psiquê, desde a primeira infância até a maturescência humana. A obra deste estudioso é reconhecida em todo mundo, pois contribui para compreensão da formação e construção do intelecto. Através desta teoria, diversas propostas de educação, diferenciadas para crianças em cada uma das fases, surgiram, todas com a pretensão de melhorar a educação através das características específicas de cada uma destas fases observadas, por Piaget, em seus estudos. Ao entender como acontece o processo de construção do conhecimento pode-se desenvolver métodos pedagógicos mais eficientes afim de aperfeiçoar ou substituir os sistemas de ensino já existentes. Como exemplo, um de seus alunos, Reuven Feuerstein, desenvolveu a Teoria da modificabilidade cognitiva estrutural. Esta afirma que a inteligência humana pode ser estimulada e que qualquer indivíduo, independente de idade e mesmo considerado inapto, pode adquirir a capacidade de aprender." . ( In http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean_Piaget)
 
 

quarta-feira, 2 de julho de 2014

02/07/2014


                                                                  



           Se não podes ser o lápis perfeito para escrever a felicidade de alguém, sê a borracha que apague suas tristezas!

AUTOR ANÔNIMO

terça-feira, 1 de julho de 2014

1º/07/2014
                                                        


            Não tenho a pretensão de que todas as pessoas de que gosto, gostem de mim,  nem que eu faça a falta que elas me fazem. O importante para mim é saber que eu, em algum momento, fui insubstituível, e que esse momento será inesquecível.
 
FERNANDO PESSOA:  Portugal ( 1888-1935). Poeta, Filósofo e  Escritor português. Seu nome completo :  Fernando Antonio Nogueira Pessoa. Embora nascido em Lisboa, foi educado na África do Sul e teve a língua inglesa com mais familiaridade do que a portuguesa, sendo que seus primeiros...
 
( Ver também os pensamentos do dia  de  23/2/2014, 12 e 24/8/2013 e 02/10/2013)