03/11/2013
O presente é a sombra que se move separando o ontem do amanhã. Nela repousa a esperança.
FRANK LLOYD WRIGHT : Estados Unidos da América do Norte (1867-1959). Arquiteto, Escritor e Educador, desenvolveu a Arquitetura Orgânica. Em 1949 recebeu a medalha de ouro da AIA (Instituto Americano de Arquitetos)
Principais projetos arquitetônicos : "Robie House"; "Casa da Cascata"; Johnson Wax Building"; "Solomon R. Guggenheim Museum" "Westcott House" ; "Florida Southern Collège".
Resumo do conteúdo de suas ideias sobre arquitetura:
"Os projetos residenciais realizados por Wright entre 1900 e 1917 são conhecidos como Prairie Houses, em português casas-pradaria, assim denominadas porque sua conformação é considerada complementar à paisagem ao redor de Chicago. Estas casas eram estruturas horizontalizadas, baixas, com telhados inclinados, silhueta simples e limpa, com chaminés disfarçadas, saliências e terraços, utilizando-se materiais rústicos. Aparentemente estas casas são as primeiras a apresentarem o sistema de planta aberta, ou seja a estrutura é livre das paredes, permitindo múltiplas opções de divisões internas.
A maneira como Wright organizava o espaço interior nos edifícios residenciais e públicos é uma das características únicas de seu estilo, visível e reconhecível na escolha dos materiais estruturais e de acabamento, bem como na disposição das aberturas. Um bom exemplo é o Unity Temple, sede da congregação Universalista Unitária em Oak Park. Unitariano durante toda sua vida, e membro do Unity Temple, Wright ofereceu seus serviços à assembleia depois que sua igreja se incendiara em 1904. A comunidade concordou em contratá-lo e ele trabalhou no edifício entre 1905 e 1908. Wright acreditava que a escala humana deveria ser considerada a parte mais importante na concepção de todo projeto."

Nenhum comentário:
Postar um comentário