domingo, 24 de novembro de 2013

22/11/2013



Os homens alcançam sucesso quando eles percebem que seus  fracassos são uma preparação para suas vitórias.

RALPH WALDO EMERSON : Estados Unidos da América do Norte (1803-1882). Famoso Escritor, Conferencista, Ensaísta, Filósofo e Poeta, Professor e Pastor na  Segunda Igreja de Boston . Desenvolveu a "filosofia transcendentalista" (*), que explica nas suas obras  "Nature" ("Natureza"),  "Essays : First Series" ("Ensaios : Primeiras Séries"), de  1841, que inclui "Compensation " e  "Self-Reliance". Era conhecido por ter uma mente clara e aberta, sendo, também, abolicionista.  Foi  um forte crítico da sociedade industrializada e massificada pouco respeitadora da cultura e da individualidade.
 
Casado em  1829 com a jovem Ellen Tucker, esta, com graves problemas de saúde, veio a falecer um ano e meio depois do casamento, o que abalou muito Emerson, que teve uma crise existencial e renunciou ao cargo de  Pastor, por não mais acreditar em algumas teses religiosas, após esse imenso abalo emocional, tornando-se livre para adotar suas próprias ideias filosóficas. Viajou logo depois para a Inglaterra, onde conheceu vários intelectuais, tendo-se tornado amigo íntimo de Carlyle. De volta aos Estados Unidos, estava revigorado emocional e intelectualmente, tornando-se um renomado conferencista, tanto nos Estados Unidos quanto na Europa, com o intuito de  divulgar esse novo pensamento. Após um discurso na "Harvard Divinity School", no qual criticou o cristianismo por transformar Jesus em um "semideus", foi acusado de ser ateu e de corromper a juventude com suas ideias. Contudo isso não abalou o seu elevado conceito frente à sociedade de Boston.  Casou-se pela segunda vez e continuou suas atividades , inclusive de conferencista, até a data de sua morte, tendo feito inúmeras viagens , já na velhice, à Europa e ao Egito.
 
Algumas de suas obras : "Nature"; "The American Scholar"; "The Transcendentalist"; "The Conduct of Life"; poemas : "Poems"; "Selected Poems"; "Uriel".
______________________

(*)  Transcendentalismo é o nome do grupo de novas ideias na literatura, religião, cultura e filosofia que prega a existência de um estado espiritual ideal que "transcende" do físico e o empírico somente perceptivo por meio de uma sábia consciência intuitiva. O conceito surgiu na Nova Inglaterra, na metade do século XIX. Às vezes é chamado de "Transcendentalismo Estadunidense" para distingui-lo dos outros usos da palavra transcendental. Começou como um protesto contra o estado em que a cultura e a sociedade se encontravam na época, e, em particular, ao estado do intelectualismo de Harvard e a doutrina da Igreja Unitária ensinada na Harvard Divinity School.
 
 
A publicação do artigo Nature, de Ralph Emerson torna-se o divisor de águas do momento em que o Transcendentalismo se torna um grande movimento cultural. Emerson escreveu: "Nós andaremos com nossas próprias pernas; trabalharemos com nossas próprias mãos; falaremos com nossas próprias mentes... Uma nação de homens finalmente existirá, porque cada um de nós inspira a Alma Divina." Emerson terminou o artigo chamando a todos para uma revolução do pensamento humano a surgir de uma nova filosofia idealista:
Então, vamos todos olhar para o mundo com nossos próprios olhos. Será a resposta para a infinita pergunta de nosso intelecto — O que é a verdade? O que é bom? —. Construí vosso próprio mundo. Vossa mente adotará enormes proporções quando se desabrochar. Uma revolução nas coisas irá determinar o fluxo dos espíritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário