Os homens alcançam sucesso quando eles percebem que seus fracassos são uma preparação para suas vitórias.
RALPH WALDO EMERSON : Estados Unidos da América do Norte (1803-1882). Famoso Escritor, Conferencista, Ensaísta, Filósofo e Poeta, Professor e Pastor na Segunda Igreja de Boston . Desenvolveu a "filosofia transcendentalista" (*), que explica nas suas obras "Nature" ("Natureza"), "Essays : First Series" ("Ensaios : Primeiras Séries"), de 1841, que inclui "Compensation " e "Self-Reliance". Era conhecido por ter uma mente clara e aberta, sendo, também, abolicionista. Foi um forte crítico da sociedade industrializada e massificada pouco respeitadora da cultura e da individualidade.
Casado em 1829 com a jovem Ellen Tucker, esta, com graves problemas de saúde, veio a falecer um ano e meio depois do casamento, o que abalou muito Emerson, que teve uma crise existencial e renunciou ao cargo de Pastor, por não mais acreditar em algumas teses religiosas, após esse imenso abalo emocional, tornando-se livre para adotar suas próprias ideias filosóficas. Viajou logo depois para a Inglaterra, onde conheceu vários intelectuais, tendo-se tornado amigo íntimo de Carlyle. De volta aos Estados Unidos, estava revigorado emocional e intelectualmente, tornando-se um renomado conferencista, tanto nos Estados Unidos quanto na Europa, com o intuito de divulgar esse novo pensamento. Após um discurso na "Harvard Divinity School", no qual criticou o cristianismo por transformar Jesus em um "semideus", foi acusado de ser ateu e de corromper a juventude com suas ideias. Contudo isso não abalou o seu elevado conceito frente à sociedade de Boston. Casou-se pela segunda vez e continuou suas atividades , inclusive de conferencista, até a data de sua morte, tendo feito inúmeras viagens , já na velhice, à Europa e ao Egito.
Algumas de suas obras : "Nature"; "The American Scholar"; "The Transcendentalist"; "The Conduct of Life"; poemas : "Poems"; "Selected Poems"; "Uriel".
______________________
(*) Transcendentalismo é o nome do grupo de novas ideias na literatura, religião, cultura e filosofia que prega a existência de um estado espiritual ideal que "transcende" do físico e o empírico somente perceptivo por meio de uma sábia consciência intuitiva. O conceito surgiu na Nova Inglaterra, na metade do século XIX. Às vezes é chamado de "Transcendentalismo Estadunidense" para distingui-lo dos outros usos da palavra transcendental. Começou como um protesto contra o estado em que a cultura e a sociedade se encontravam na época, e, em particular, ao estado do intelectualismo de Harvard e a doutrina da Igreja Unitária ensinada na Harvard Divinity School.
Transcendentalistas conhecidos incluem Ralph Waldo Emerson, Henry David Thoreau, Margaret Fuller, assim como Amos Bronson Alcott, Orestes Brownson, William Ellery Channing, Frederick Henry Hedge, Theodore Parker, and George Putnam.
A publicação do artigo Nature, de Ralph Emerson torna-se o divisor de águas do momento em que o Transcendentalismo se torna um grande movimento cultural. Emerson escreveu: "Nós andaremos com nossas próprias pernas; trabalharemos com nossas próprias mãos; falaremos com nossas próprias mentes... Uma nação de homens finalmente existirá, porque cada um de nós inspira a Alma Divina." Emerson terminou o artigo chamando a todos para uma revolução do pensamento humano a surgir de uma nova filosofia idealista:
- Então, vamos todos olhar para o mundo com nossos próprios olhos. Será a resposta para a infinita pergunta de nosso intelecto — O que é a verdade? O que é bom? —. Construí vosso próprio mundo. Vossa mente adotará enormes proporções quando se desabrochar. Uma revolução nas coisas irá determinar o fluxo dos espíritos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário