segunda-feira, 30 de junho de 2014

30/06/2014
                                                                  



       Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas aquilo que elas não querem ouvir.


GEORGE ORWELL (pseudônimo): Inglaterra (1903-1950).  Seu nome era  Eric Arthur Blair. Escritor e Jornalista, autor de resenhas, livros de ficção, crítica literária e poesias.  Escreveu também ensaios sobre política, literatura, política e  cultura. Considerado o melhor cronista da cultura inglesa do século XX, foi  classificado, em 2008,  em 2º. lugar na lista dos  "50  Maiores  Escritores Britânicos a partir de  1945", do "The Times" . Era possuidor de uma inteligência perspicaz que imprimiu às suas obras, além de um bom-humor constante, aliados  a uma consciência profunda das injustiças sociais, opondo-se  de maneira intensa e prática ao totalitarismo - tanto assim que engajou-se como  combatente voluntário na Guerra Civil Espanhola, sobre  cuja experiência escreveu seu notável livro "Homegate to Catalonia", ("Homenagem à Catalunha"), editado em 1938.
 
 É mais conhecido pelo romance "Nineteen Eighty-Four" ("1984"), sua obra- prima,  e pela novela satírica ...
 
(Ver também o Pensamento do Dia 23/12/2013)

domingo, 29 de junho de 2014

29/06/2014
 
                                            
                    
 
              Não digas de nenhum sentimento que é pequeno ou indigno. Não vivemos de outra coisa que dos nossos pobres, formosos e magníficos sentimentos, e contra cada um que cometermos uma injustiça é uma estrela que apagamos.
 
HERMANN HESSE :  Alemanha (1877-1962). Naturalizado suíço em  1923. Escritor. Nobel de Literatura (1946) e Prêmio Goëthe (1946). Estudou em um seminário,  mas não   seguiu a carreira de Pastor, como era desejo dos pais e, por isso, rompendo com a família, ainda adolescente, emigrou para a Suíça, em 1912. E, sendo lá,  trabalhou e passou a estudar por si próprio, adquirindo extraordinária cultura autodidata, dedicando-se, após, a escrever.
Viajando à Índia, impressionou-se com a filosofia oriental e, depois, ...
 
(Ver também o Pensamento do Dia de 27/06/2014)
 

sábado, 28 de junho de 2014

28/06/2014
                                                           
                                                           



        Neste mundo, companheiros, o pecado que paga seu percurso pode viajar livremente, mesmo sem passaporte; enquanto a virtude, como uma pobre, é detida em todas as fronteiras.

HERMAN MELVILLE: Estados Unidos da América do Norte (1819-1891). Escritor, Poeta e Ensaísta. Autor do célebre romance "Moby-Dick" . Esse livro, publicado pela primeira vez em 1851, sob o título "A Baleia",  foi um fracasso de crítica e de leitores. A carreira de Herman, vitoriosa desde o início, com livros narrando histórias  passadas   no Pacífico, local bem conhecido por ele  em suas aventuras quando trabalhava em navios e baleeiros , desde então decaiu. Somente após a sua morte é que  houve um interesse por ele e por outro, publicado postumamente,  intitulado "Billy Budd".   Ambos se tornaram grandes sucessos do século XX, sendo adaptados  para cinema, em filmes protagonizados por grandes artistas e, o último, para  uma ópera, por Benjamin Britten e para o teatro.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

27/06/2014
                                                                   
                                                          

                                        

             Nada lhe posso dar que já não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma. Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo.
 
HERMANN HESSE :  Alemanha (1877-1962). Naturalizado suíço em  1923. Escritor. Nobel de Literatura (1946) e Prêmio Goëthe (1946). Estudou em um seminário,  mas não   seguiu a carreira de Pastor, como era desejo dos pais e, por isso, rompendo com a família, ainda adolescente, emigrou para a Suíça, em 1912. E, sendo lá,  trabalhou e passou a estudar por si próprio, adquirindo extraordinária cultura autodidata, dedicando-se, após, a escrever.

Viajando à Índia, impressionou-se com a filosofia oriental e, depois,  interessou-se pela "Psicologia Analítica", de Jung, que influenciaram a sua obra. Também  procurou apresentar uma filosofia própria, notadamente nos livros "Sidarta" e "O Lobo da Estepe".

Dentre suas inúmeras  e preciosas obras, as mais conhecidas entre nós são: "Sidarta" (1922); "O Lobo da Estepe" (1927); "O Jogo de Contas de Vidro" (1943); "Demian" (1919).

quinta-feira, 26 de junho de 2014

26/06/2014



            O dinheiro representa uma nova forma de escravidão impessoal, em lugar da antiga escravidão pessoal.
 
LÉON TOLSTOI -  Rússia(1828-1910). Seu nome é   Lev Nikolayevich Tolstoii e em português é traduzido por Liev Tolstói, sendo Léon Tolstoi a tradução francesa. Foi um dos grandes mestres da literatura russa e do mundo do século XIX . Suas obras mais conhecidas são "Anna Karenina", uma crítica social , cuja heroína se tornou  um dos retratos femininos mais marcantes da literatura mundial,  e  "Guerra e Paz", sobre as guerras napoleônicas.  Outro importante livro, não ficcional, é "O Reino de Deus Está em Vós". Na velhice tornou-se um pacifista, admirado por Gandhi,  e vegetariano. Ainda em vida renunciou aos seus direitos autorais, exceto para um caso especial em que os destinou totalmente como  ajuda a um grupo de camponeses perseguidos pelo Czar, financiando-lhes a  emigração  para o Canadá.
 
Filho de uma família nobre da Rússia dos Czares, teve os seus ...
 
(Ver também os Pensamentos dos Dias 09/03/2014, 22/8/2013 e 18/10/2013)

quarta-feira, 25 de junho de 2014

25/07/2014

                                                            

  
          A Ciência sem a religião é paralítica. E a religião sem a ciência é cega.

ALBERT EINSTEIN - Alemanha (1879-1955)  Grande gênio da Humanidade, que modificou para sempre a nossa forma de ver o Universo, através da Teoria da Relatividade  Geral que  apresentou. Físico Teórico , foi laureado com o  prêmio Nobel de Física em  1921, não por essa extraordinária proposição, mas  "por seus serviços à física teórica e, especialmente, por sua descoberta da lei do efeito fotoelétrico", que foi fundamental para o estabelecimento da teoria quântica. Era um cientista com grande dose de intuição e possuidor de uma religiosidade cósmica,...
 
(Ver também os Pensamentos dos Dias   15/05/2014, 29/03/2014, 10/03/2014, 01/12/2013, 30/08/2013 e  21/10/2013 )

terça-feira, 24 de junho de 2014

24/06/2014
                                                


            Não é da benevolência do açougueiro, do cervejeiro e do padeiro que esperamos o nosso jantar, mas da consideração que eles têm pelos próprios interesses. Apelamos não à sua  humanidade, mas  ao  seu amor-próprio, e nunca falamos de nossas necessidades, mas das vantagens que eles podem obter.
 
 
ADAM SMITH-  Escócia ( 1723-1790) . Filósofo e Economista, pai da economia moderna, considerado o mais importante teórico do liberalismo econômico.
 
Livros mais conhecidos :   "A Teoria dos Sentimentos Morais " e "A Riqueza das Nações".
 
(Ver também  os Pensamentos dos Dias 11/02/2014,  1º/8/2013 e de 5/2/213)

segunda-feira, 23 de junho de 2014

23/06/2014
                                               


              Quando existe avanço tecnológico sem avanço social, surge, quase automaticamente, um aumento da miséria humana.
 
 
MICHAEL HARRINGTON: Estados Unidos da América do Norte ( 1921-1989). Ativista Político. Político Teórico. Professor de Ciência Política. Comentarista de Rádio. Fundador do Partido Democrata Socialista da América. Inventor do neologismo "Neoconservadorismo", em 1970. Nome completo : Edward Michael "Mike" Harrington.
 
Educado por Jesuítas, na sua juventude foi católico, tendo participado ativamente do grupo pacifista "Catholic Worker Movement", de Dorothy Day. Contudo, com o passar do tempo, desiludiu-se com a religião e, embora guardando uma grande afeição pela cultura  católica, tornou-se ateu. Passou a se interessar pelo marxismo e pelo socialismo secular, filiando-se depois à pequena associação "Independent Socialist League", do ativista Max Shachtman, vindo a tornar-se um conceituado líder socialista nos Estados Unidos, fundando o Partido Democrata Socialista da América , com congêneres em várias partes do mundo.
 
Nos anos 60 escreveu o livro "The Other America: Poverty in the United States" ("A Outra América: A Pobreza nos Estados Unidos"), que influenciou enormemente a administração de dois presidentes dos EEUU : o Presidente Kennedy e o Presidente Lyndon Johnson, que, baseado em sua leitura, chegou a lançar a sua política denominada "War on Poverty" ("Guerra à Pobreza").

domingo, 22 de junho de 2014


22/06/2014  
                                                                  

                        Entrar em um caminho de transformação não é estar à procura do fantástico ou do extraordinário, mas é aprender a fazer de maneira grande as coisas pequenas.


JEAN-YVES LELOUP : França ( 1950 - vivo). Escritor, Filósofo, Teólogo e Padre Ortodoxo. Embora engajado na sua tradição religiosa, ele trabalha no sentido de  uma abertura  para as outras espiritualidades, como o budismo, o hinduísmo, o judaísmo e o islam. Entende serem muito importantes  as práticas corporais, como  a meditação e a prece do coração  ("Hésychasme", em português "Hesicasmo").(**) Ele se interessa  também na mesma intensidade pelo papel do "feminino na  espiritualidade".
 
Leloup desenvolveu a Psicologia Transpessoal, que integra a  "Psicologia Iniciática", de Graf Durkein , onde se encontra também  o pensamento de Maslow  e os seus conhecimentos próprios da tradição  do Helicasmo aplicado à Psicologia. A abordagem Transpessoal , por propiciar uma interlocução maior  para o ser humano do século XXI, tem crescido em interesse ...
 
(Ver também Pensamento do Dia de 19/10/2013)

21/06/2014   
                                                 

           À medida que se tem luz, descobre-se mais grandeza e mais baixeza no homem.


BLAISE PASCAL: França (1623-1662). Gênio Polímata. Áreas de atuação : História, Física, Matemática, Filosofia e Teologia.
 Principais Contribuições para a Ciência  de sua autoria:  Princípio de Pascal, Aposta de Pascal, Triângulo de Pascal, Teorema de Pascal. Colaborou  para a criação da Geometria Projetiva e para a Teoria das Probabilidades.
 
Principais Obras Escritas e Publicadas : "Pensamento"; ...
 
(Ver também os Pensamentos dos Dias  25/05/2014 )

20/06/2014 
                                                   
Aristóteles


    Os homens são bons de um modo apenas, mas são maus de muitos modos.


ARISTÓTELES :  Grécia Antiga (384 a.C.-322 a.C.). Ainda mais de  2.300 anos depois de sua morte,  é considerado pela maioria de todos os estudiosos de todos os tempos a pessoa mais influente que viveu neste mundo, e ainda exerce muita influência em nossos conceitos filosóficos e sociais. Filósofo, juntamente com Platão e Sócrates , é considerado  o fundador da filosofia ocidental. Também exerceu notável influência na Filosofia Oriental, de onde  suas obras chegaram ao Ocidente, pois foram conhecidas ali antes de o  serem  entre nós, trazidas pelos Cruzados, traduzidas para o árabe, estudadas e interpretadas pelos grandes filósofos e gênios  orientais Averrois e Avicena. Foi através das traduções das obras de Aristóteles,  feitas por esses dois grandes filósofos, que Tomás de Aquino primeiro tomou conhecimento da filosofia Aristotélica, à qual se filiou e, mais tarde, conseguindo  as obras em grego original, traduziu-as , leu-as e sobre elas construiu toda a sua filosofia e teologia que até hoje  influenciam  a teologia  cristã  e grandes filósofos de nossa época.
 
                      Gênio polímata, seus vastíssimos e profundos conhecimentos abrangem ...
 
(Ver também  os Pensamentos  dos  dias 10/5/2014 e   10/4/2014)
 


19/06/2014  
                                                                             


    A linguagem é fonte de muitas controvérsias. A comunicação sempre teve problema para transpor impressões e pensamentos, cuja fonte é a percepção subjetiva do mundo objetivo - precisamos saltar sobre o abismo que separa cada consciência.
 
GEORGE BERKELEY Irlanda - Reino Unido, à época ( 1695-1753). Filósofo, Teólogo, Matemático, Sociólogo. Filósofo Idealista Irlandês, Ministro da Igreja Anglicana em Londres e grande Teólogo da Igreja Inglesa, constituindo , com  John Locke e David Hume , o trio inglês para compor os maiores expoentes do iluminismo europeu.
 
Sua Filosofia  é considerada espiritualista e imaterialista. Afirma que os fundamentos da Matemática não podem ser compreendidos, assim como não podemos compreender os fundamentos da Fé . Comparadas, pois,  essas ideias, pelos fundamentos, se acreditamos na Matemática sem os  compreendermos , maiores razões existem para  acreditarmos nas verdades da Fé , mesmo sem entendermos seus fundamentos.
 
Nega a existência da matéria independente da substância pensante e contesta os argumentos do ateísmo, que têm a matéria independente em si mesma como seu principal dogma: ...
 
(Ver também Pensamento do Dia  18/05/2014)

 
18/06/2014

                                                              

A razão dos céticos e dos dogmáticos são de um mesmo gênero, apesar da contrariedade de suas operações e das suas tendências.


DAVID HUME: Escócia- Inglaterra ( 1711-1776) , Filósofo, Ensaísta e Historiador Escocês. Era versado também em várias outras áreas do conhecimento humano : Teoria do Conhecimento, Epistemologia, Ética, Estética, Teologia, Política, História, Economia. Constituiu , com  John Locke e George Berkeley, o trio inglês para compor os maiores expoentes do iluminismo europeu, tendo influenciado grandes pensadores ocidentais, como Immanuel Kant e, até mesmo,  constituintes  da primeira constituição dos Estados Unidos da América do Norte, através  de James Madison:

 
                                            -  opunha-se à ideia de Montesquieu, de que uma grande nação estaria condenada a ser  ingovernável e corrupta pela dispersão da governança e, em contrário,  apoiou  ...
 
(Ver também Pensamento do Dia de  17/5/2014)


17/06/2014  

                                                                  


     Eu não me canso de repetir que não condeno o rico, mas o ladrão. Uma coisa é o opulento, outra o avarento. Distingue as coisas, e não confunde o inconfundível.
 
SÃO JOÃO CRISÓSTOMO: Turquia (antiga Antioquia , 347 - 407). Um dos santos  da Igreja Católica, um dos seus  mais importantes patronos , nos primeiros tempos,  foi arcebispo de Constantinopla. Orador eloquente, era famoso por seus sermões e homilias. O codinome Crisóstomo é o aportuguesamento do grego que significa "boca de ouro", justamente em homenagem à sua extraordinária eloquência.
 
Viveu em tempos tumultuados, de muitas rixas e  perseguições entre várias seitas cristãs, notavelmente a de Orígenes, a quem deu abrigo quando perseguido e por isso também foi perseguido. Depois a Imperatriz Eudóxia, esposa de Arcádio, imperador romano do Oriente tornou-se sua inimiga, dado que o mesmo reprovava certos comportamentos seus e, por fim, foi banido para uma terra muito distante e ali veio a morrer.

sábado, 21 de junho de 2014


16/06/2014 

                                                                           


      Ao ver alguma coisa agradável de trabalhar do ponto de vista técnico, você vai em frente, faz tudo o que tem de fazer e só discute a utilidade daquilo depois de sua experiência ser considerada um sucesso tecnológico. Foi assim com a bomba atômica.

JULIUS ROBERT OPPENHEIMER:  Estados Unidos da América do Norte (1904-1967). Físico. Ativista Político e Pai da Bomba Atômica. Filho de família judia, seus pais, alemãos, imigraram para os EEUU e lá enriqueceram. Julius  graduou-se em  Harvard e depois  mudou-se para a Inglaterra e  fez o doutorado em  Göttingen, tendo tido relacionamento com grandes físicos europeus da época. 

No início de sua carreira interessou-se por processos energéticos das partículas subatômicas e raios cósmicos. Envolveu-se  com ativismos políticos  ...

(Ver também o Pensamento do Dia  13/06/2014)

 

15/06/2014
                                                             
 
     Se a gente tivesse um jeito confiável de rotular nossos brinquedos de bons e maus, seria mais fácil usar a tecnologia sabiamente. Mas quase nunca a gente consegue enxergar longe o bastante para ver qual estrada leva à danação. Quem acha que tem conhecimento o bastante para vetar uma nova tecnologia ou avançar nela está sempre arriscando vidas humanas

FREEMAN DYSON : Inglaterra  -  naturalizado  estadunidense (  Contemporâneo, nascido em  1923) . Físico e Matemático. Na 2a. Grande Guerra trabalhou  para o British Bomber Command e depois foi Princeton, nos Estados Unidos da América, onde se radicou.
 
Trabalhou em Mecânica Quântica , inicialmente, depois , de 1957-1961  ficou no Projeto Orion, que pretendia usar combustível nuclear para enviar  foguetes ao espaço - mas a ONU proibiu o uso de explosões dessa energia no espaço e o projeto foi encerrado.
 
Dedicou-se a notáveis estudos sobre a origem da vida, propondo  diversidade de origens para o metabolismo e para a reprodução. Desde 2003 é Presidente do Space Studies  Institute.
 
Prestou muita  contribuição à Ciência  e por isso possui muitas premiação . Hoje encontra-se aposentado e  dedica-se a escrever  livros de ciência para o público em geral, dentre os quais : "O Sol, o Genoma e a Internet" (1999); "O Cientista como Rebelde (2006);
"Infinito em Todas as Direções" (2000); "Perturbando o Universo" (2001); "As Origens da  Vida"(1999); "De Eros a Gaia" (1992).

14/06/2014  
                                                      

      Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, mas não vai só, nem nos deixa sós; leva um pouco de nós mesmos, deixa um pouco de si mesmo.



ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY: França ( 1900-1944) . Nome completo: Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscombole de Saint-Exupéry.  Escritor, Ilustrador e Piloto. Escreveu para  jornais e revistas  e depois , mesmo exercendo a profissão de piloto, passou a escrever romances, de fundo filosófico, com um estilo  atraente e elegante , apresentando pensamentos profundos com palavras claras  e metáforas emocionantes,   de alcance e entendimento geral . Utilizava, como pano de fundo para suas histórias, ambientes de suas viagens, da aviação e das guerras de que participou, sempre de uma maneira muito delicada.
 
Apaixonado desde a infância pela mecânica, decidiu ser piloto de avião, que acabara de ser inventado, na época de sua juventude. Em 1921 obteve o brevê e se dedicou ao correio aéreo. Em 1926  ficou baseado no Marrocos, fazendo o percurso daquela região e os mouros lhe deram o cognome de "Senhor das Areias". Foi nessa época que escreveu "Courrier du Sud" ("Correio do Sul") e também negociou a libertação de pilotos que haviam sido presos por  mouros  rebelados.
 
Já vivendo nos Estados Unidos da América do Norte, retornou à Europa quando  já estava com 43 anos para participar da 2a. Grande Guerra, lutando com os Aliados, em um Esquadrão no Mediterrâneo. Sua última missão foi em 31 de julho de 1944, da qual não retornou - deveria sobrevoar o rio Ródano, para  colher informações sobre o movimento das tropas alemãs. Destroços do seu avião foram encontrados em 2004, mas o seu corpo, não.
 
Além do "Correio do Sul", dentre as suas inúmeras obras, as mais conhecidas entre nós são: "O Pequeno Príncipe", "Cidadela", "Terra dos Homens".
13/06/2014 
                                                                            

               Sabíamos que o mundo não seria o mesmo. Algumas   pessoas riram, algumas pessoas choraram, a maioria das pessoas ficou em silêncio. Lembrei-
me da frase do texto sagrado hindu, o Bhagavad-Gitâ. Vishnu está tentando persuadir o príncipe que ele deveria fazer o  seu dever, e para impressioná-lo, assume sua forma  multi-armada, e diz: "Agora eu me tornei a Morte, o  destruidor de mundos".  Acho que todos nós pensamos  isso, de uma maneira ou de outra.
 
 
JULIUS ROBERT OPPENHEIMER:  Estados Unidos da América do Norte (1904-1967). Físico. Ativista Político e Pai da Bomba Atômica. Filho de família judia, seus pais, alemãos, imigraram para os EEUU e lá enriqueceram. Julius  graduou-se em  Harvard e depois  mudou-se para a Inglaterra e  fez o doutorado em  Göttingen, tendo tido relacionamento com grandes físicos europeus da época. 

No início de sua carreira interessou-se por processos energéticos das partículas subatômicas e raios cósmicos. Envolveu-se  com ativismos políticos antinazistas, preocupado com a Alemanha, bem como deu apoio aos republicanos, na Guerra Civil Espanhola. Tomando posse da fortuna de seu pai, com o falecimento deste, passou ao ativismo político antifascista, financiando partidos comunistas, dos quais se afastou depois de decepcionar-se com o tratamento dado pelo regime estalinista aos cientistas.

Alertado pelo perigo dos nazistas poderem vir a desenvolver a bomba atômica, dedicou-se a pesquisas com o Urânio 235 e, logo após, engajou-se no Projeto Manhattan, no Laboratório Nacional de Los Álamos, no Novo México, para o desenvolvimento militar daquela arma, tendo chegado a ser  seu Diretor e, ali, conseguiu desenvolvê-la . Em 1945 foi feito o teste em Alamogordo, com sucesso - nessa ocasião pronunciou a frase acima, fazendo menção a um trecho do Bhagavad-Gitâ, referindo-se ao grandioso poder de morte  sobre nações que ele acabara de criar.

Os últimos anos de sua vida foram dedicados à reflexão sobre problemas surgidos entre a Ciência e a Sociedade. 

12/06/2014

                                                                            
 

O futuro é a projeção do passado, condicionada pelo presente.


GEORGES BRAQUE:  França (1882-1963). Pintor e Escultor. Fundou o cubismo, juntamente com Pablo Picasso. A primeira exposição de suas obras foi em 1906, no Salão dos Independentes.  Conheceu Picasso em 1907 e desde então viam-se diariamente, somente deixando essa regularidade em 1914, quando estourou a guerra e ele foi lutar. Em 1915, tendo sido ferido na cabeça, ficou sem pintar por dois anos. Em 1917 retornou à pintura, com naturezas mortas  e pinturas figurativas.

Foi agraciado com a Cruz de Guerra e a Legião de Honra.

11/06/2014 


                                                         


Quanto mais você pensar em seus infortúnios, mais poder terão eles  para magoá-lo.
 

VOLTAIRE :   França (1694-778). Escritor. Ensaísta. Deísta e Filósofo. Voltaire é pseudônimo de François Marie Arouet, nascido de família rica e burguesa, tendo tido ótima educação, sendo aluno brilhante desde cedo. Um dos maiores filósofos iluministas, conhecidos especialmente pela suas perspicácia e pela espirituosidade com que fazia a defesa às liberdades civis. É considerado o homem mais importante do século XVIII, pois influenciava pessoas de todos os níveis, tendo chegado a ser  conselheiro de diversos reis.


Suas ideias influenciaram duas grandes revoluções : a Francesa e a dos Estados Unidos da América do Norte. Defendia as liberdades civis, a liberdade ...


(Ver também o Pensamento do Dia  06/06/2014)





10/06/2014 

                                



A inteligência, sem amor, te faz perverso
A justiça, sem amor, te faz implacável
A diplomacia, sem amor, te faz arrogante
O êxito, sem amor, te  faz avaro
A docilidade, sem amor, te faz servil
A pobreza, sem amor, te faz orgulhoso
A beleza, sem amor, te faz ridículo
A autoridade, sem amor, te faz tirano
O trabalho ,sem amor, te faz escravo
A simplicidade, sem amor, te deprecia
A oração, sem amor,  te faz introvertido
A lei, sem amor, te escraviza
A política, sem amor, te deixa egoísta
A fé ,sem amor, te deixa fanático
A cruz, sem amor, se converte em tortura
A vida, sem amor, não tem sentido ...

AUTOR DESCONHECIDO

09/06/2014   
                                                    


             Querer colocar em oposição a ciência natural e a religião ... só pode ser coisa de gente ignorante nos dois assuntos.


PAUL  SABATIER:  França (1854-1941). Químico. Professor de Química da Universidade de Toulouse. Seus principais estudos foram na área de ações catalíticas , tendo descoberto a catálise seletiva,  através da qual, junto om Jean Baptiste Senderens, descobriu um método de hidrogenação catalítica  de óleos, que permite fabricar sabões a partir de gorduras de peixe, permitindo assim, que não mais se usassem animais para esse fim.
 
Prêmio Nobel de Química de  1912, que dividiu com Victor Grignard.
 
Medalhas recebidas: Davy, em 1915;  Royal Medal, da Royal Society, em 1933; Medalha Franklin.
 
Levam seu nome uma Universidade (Toulouse III) e um Liceu em Carcassonne).
 
Principal obra escrita : "La Catalyse em Chimie Organique" ("A Catálise em Química Orgânica", em 1913)
 

08/06/2014   

                                                       
 

O desejo de rezar já é a oração.

GEORGES BERNANOS: França ( 1888-1948) . Escritor e Jornalista. Um dos maiores escritores do Ocidente, conhecido como o "Dostoievski Francês" e "Anatomista de Almas".  Atuou intensamente nos movimentos políticos de sua época : na França, foi soldado de trincheira  na  1a. Grande Guerra e, durante a segunda, quando seu país assinou o armistício após a derrota para a Alemanha de Hitler, não concordando, asilou-se no Brasil de 1938 a 1945, passado a atuar ativamente na Resistência Francesa, escrevendo uma série de artigos em jornais; na Espanha, onde residia na ocasião, colocou-se frontalmente contra o General Franco durante a  Guerra Civil. Retornando à França, recusou um cargo no governo oferecido pelo General De Gaulle e recusou, por três vezes, a Legião de  Honra e uma vez uma cadeira na Academia Francesa.
 
Católico, sua obra explora a batalha espiritual do bem contra o mal no ser humano, com a visão trágico-pessimista do cristianismo na relação do homem com o mundo. De todas as suas obras, onde mais se encontra aprofundado esse tema é em "Diário de um Pároco de Aldeia", de 1938, uma de suas obras-primas, ao lado de "Sob o Sol de Satã", de 1926.
 
Outras importantes obras dentre inúmeras :  "Nova História de Mouchette", de 1937, "Diálogos das Carmelitas", "A Alegria, A Revista Universal" e as escritas e publicadas no Brasil: "As Crianças Humilhadas",  "Carta aos Ingleses", "O Caminho da Cruz-das-Almas", e " França Contra os Robôs". 

07/06/2014    

                                                          


        Que ingenuidade, que pobreza de espírito, dizer que os animais são máquinas privadas de conhecimento e sentimento, que procedem sempre da mesma maneira, que nada aprendem , nada aperfeiçoam! Será porque falo que julgas que tenho sentimento, memória, ideias? Pois bem, calo-me. Vês-me entrar em casa aflito, procurar um papel com inquietude, abrir a escrivaninha, onde me lembro  de tê-lo  guardado, encontrá-lo, lê-lo com alegria. Percebes que experimentei os sentimentos de aflição e prazer, que tenho memória e conhecimento. Vê com os mesmos olhos esse cão que perdeu o amo e procura-o por toda parte com ganidos dolorosos, entra em casa agitado, inquieto, desce e sobe e vai de aposento em aposento e enfim encontra no gabinete o ente amado, a quem manifesta sua alegria pela ternura dos ladridos, com saltos e carícias. Bárbaros agarram esse cão, que tão prodigiosamente vence o homem em amizade, pregam-no em cima de uma mesa e dissecam-no vivo para mostrarem-te suas veias mesentéricas. Descobres nele todos os mesmos órgãos de sentimentos de que te gabas. Responde-me, maquinista, teria a natureza entrosado nesse animal todos os órgãos do sentimento sem objetivo algum? Terá nervos para ser insensível? Não inquines à natureza tão impertinente contradição.
 
VOLTAIRE :   França (1694-778). Escritor. Ensaísta. Deísta e Filósofo. Voltaire é pseudônimo de François Marie Arouet, nascido de família rica e burguesa, tendo tido ótima educação, sendo aluno brilhante desde cedo. Um dos maiores filósofos iluministas, conhecidos especialmente pela suas perspicácia e pela espirituosidade com que fazia a defesa às liberdades civis. É considerado o homem mais importante do século XVIII, pois influenciava pessoas de todos os níveis, tendo chegado a ser  conselheiro de diversos reis.

Suas ideias influenciaram duas grandes revoluções : a Francesa e a dos Estados Unidos da América do Norte. Defendia as liberdades civis, a liberdade religiosa e a de livre comércio.  Colocava essas ideias  principalmente em obras literárias, tendo escrito em quase todos os  gêneros, especialmente para o teatro, em poesia, romances, ensaios, obras científicas, históricas, cartas e panfletos, chegando a mais de duas mil. Tornou-se muito rico. Sobre essas ideias pode-se ler :

"Voltaire foi um pensador que se opôs à intolerância religiosa e à intolerância de opinião existentes na Europa no período em que viveu. Suas ideias revolucionárias acabaram por fazer com que fosse exilado de seu país de origem, a França. O conjunto de ideias de Voltaire constitui uma tendência de pensamento conhecida como Liberalismo. Exprime na maioria dos seus textos a preocupação da defesa da liberdade, sobretudo do pensar, criticando a censura e a escolástica, como observamos na seguinte frase, escrita por Evelyn Beatrice Hall como tentativa de descrever o espírito de Voltaire: "Não concordo com nem uma das palavras que me diz, mas lutarei até com minha vida se preciso for, para que tenhas o direito de dizê-las"." (In http://pt.wikipedia.org/wiki/Voltaire)

Possui várias obras primas, mas , classificadas como   "magnum opus" existem duas :"Cândido" ou "O Otimismo"  e "Cartas Filosóficas".

Em razão das suas críticas em suas obras teve de refugiar-se longe  de Paris, em  Fernay, ali comprando um castelo onde morou e mandou fazer várias melhorias na cidade,  que o homenageou com o seu nome.  Em 1756 tornou-se membro da Academia Francesa.
06/06/2014    

                                            

          É impossível proceder ao infinito na série dos seres que se geram  sucessivamente. Deve-se admitir, por isso, que existe um ser necessário que tenha  em si toda a razão de sua existência, e do qual procedam todos os outros seres. A este chamamos de Deus.



S.TOMÁS DE AQUINO: Itália (1225-1274). Padre dominicano, um dos maiores doutores da Igreja Católica (Doctor Angelicus) e foi  proclamado Santo pelo Papa João XXII. Teólogo e Filósofo. Foi ele quem fez  a "síntese do cristianismo", dando uma base sólida para a teologia cristã. Traduziu as obras de Aristóteles a partir do grego e se baseou nele para criar a sua filosofia , partindo desta para a teologia.  Das ideias de Aristóteles soube retirar o materialismo, introduzindo nelas  a base espiritual e transcendental  da fé cristã.  Na "Summae Theologiae" e na "Summae contra Gentiles" expôs todo o seu pensamento assim alcançado, sendo célebres as "Cinco Vias" com que demonstra filosófica e teologicamente a existência de Deus. A Teologia, fundada na revelação e, a Filosofia, baseada no exercício da razão humana . 1a. via : Primeiro Motor Imóvel (tudo que se move é movido por algo ou alguém, mas o primeiro, não, porque não há nada ou ninguém antes dele); 2a. via : Causa Primeira (todo efeito requer ...

 
(Veja também os Pensamentos dos Dias    08/02/14 e 28/08/2013)

05/06/2014    

                                                        


Faz tudo como se alguém te contemplasse.

EPICURO:   Atenas, Grécia Antiga ( 341 a.C. - 271 ou 270 d. C.). Epicuro de Samos. Grande filósofo grego do período helenístico. Na infância estudou com o  plantonista Pânfilo , mas depois fundou sua própria escola em Atenas,  denominada "O Jardim", onde morava com  vários outros  filósofos, tendo ali lecionado até falecer.

Principais pontos de sua filosofia :  a finalidade do ser humano é atingir a felicidade e, para tanto,  deveria buscar a apônia ou ausência de dor (física) e a ataraxia ou imperturbalidade da alma...
 
(Ver também os Pensamentos  dos Dias  16/03/2014 e  24/02/2014   )


04/06/2014
                                                  


É um cientista bem medíocre aquele que pretende poder passar sem fé ou sem Deus.

WERNHER VON BRAUN :    Alemanha - Naturalizado estadunidense (1912-1977). Cientista e Engenheiro Mecânico, com PhD em Física. Nome Completo: Wernher Magnus Maximilian von Braun, membro de uma família aristocrata, por parte de ambos os pais. Foi o cientista chefe do desenvolvimento dos foguetes na Alemanha Nazista, tendo idealizado e chefiado a equipe que construiu o primeiro foguete a combustível líquido produzido em série, o Aggregat 4, que depois ficou conhecido como o V2.
 
Com o término da 2a. Grande Guerra e derrota dos Nazistas, von Braun e seus 500 cientistas foram feitos prisioneiros dos Estados Unidos da América do Norte, para onde foram conduzidos e, chegando lá, acolhidos e engajados em projetos de construção de mísseis, a partir do foguete V2 , sendo que  ele, pessoalmente, dedicou-se ao projeto espacial estadunidense.  Naquele país liderou a equipe que desenvolveu o foguete Saturno V, que levou o homem à Lua, construído a partir de um projeto seu.
 
Foi o primeiro Diretor da Marshal Space Flight Center, da NASA, encarregado do Programa Espacial dos EEUU. Entre 1950 e 1956 : liderou a equipe de foguetes do Exército - Redstone Arsenal , construindo o "foguete Redstone", que conduziu o primeiro míssil balístico nuclear daquele país. Desenvolvendo uma modificação  desse foguete, chegou ao "Júpiter-C", quando Diretor da Divisão de Operação e Desenvolvimento da Army Ballistic Missile Agency (ABMA),  o qual foi utilizado para lançamento do primeiro satélite artificial norte-americano (o Explorer I).
 
Em 1955 naturalizou-se norte-americano e em 1977 recebeu a Medalha Nacional de Ciência.
 
Deixou a NASA, em 1972, descontente com severos cortes de verbas, o que não  permitiria mais  realização de programas espaciais como  antes.  Além de palestras e aulas em ginásios e universidades, procurando incentivar a juventude  à conquista espacial e ao estudo do Cosmos,  exerceu as seguintes  atividades, após a saída da NASA :
 
1972 - Vice-Presidente de Engenharia e Desenvolvimento da Fairchild Industries (Germantown, Maryland)); 1975 - Ajudou a criar e a promover o National Space Institute, precursor do atual National Space Society, e foi seu primeiro Presidente; 1976 - Foi consultor científico de Lutz Kayser, dono da OTRAG e membro da diretoria da Daimler-Benz.
 
Veio a falecer com câncer no pâncreas em 1977, diagnosticado já em 1973.

sábado, 14 de junho de 2014


03/06/2014        

                                                      

    Como físico, portanto como homem que dedicou a sua vida à insípida ciência, à investigação da matéria, estou certo de não dar margens a  ser considerado um irresponsável. E, assim, após as minhas pesquisas do átomo, posso dizer o seguinte: não existe matéria isoladamente! Toda matéria consiste e  se origina somente pela força que põe em vibração as partículas atômicas, e as coliga nos minúsculos sistemas solares do átomo.  Uma vez que em todo o Universo não há uma força abstrata inteligente e eterna, devemos, consequentemente, admitir a existência de um Espírito inteligentíssimo.

 

MAX  PLANCK:  Alemanha (1858-1947).  Físico. Seu nome de batismo era Karl Ernst Ludwig Marx Planck, sendo que  passou a adotar "Max"  em substituição a "Marx", que talvez tenha sido um erro de grafia do escrivão. É considerado o "Pai da Física Quântica", sendo um dos principais físicos do século  XX. Recebeu o Prêmio Nobel de Física de 1918, por suas contribuições na área da Física Quântica. Pertencia a uma família de grande tradução intelectual e acadêmica - seu avô e seu bisavô foram professores de Teologia em Göttingen e seu pai era Professor de Direito Constitucional da Universidade de Kiel , onde nasceu. Era excelente pianista (tendo, na juventude, cogitado seguir essa profissão) e cantor lírico.  Entendia também de Astronomia, Mecânica e Matemática.   Estudou nas Universidades de Munique e Berlim, tendo recebido o doutorado aos 21 anos de idade, em 1867.

 

Quando, no final do século XIX, quase todos os Físicos entendiam ...

 

(Ver também o Pensamento do Dia 11/10/2013)

segunda-feira, 2 de junho de 2014


02/06/2014   



                Os homens que sabem as mesmas coisas não se farão companhia por muito tempo.

RALPH WALDO EMERSON : Estados Unidos da América do Norte (1803-1882). Famoso Escritor, Conferencista, Ensaísta, Filósofo e Poeta, Professor e Pastor na  Segunda Igreja de Boston . Desenvolveu a "filosofia transcendentalista" (*), que explica nas suas obras  "Nature" ("Natureza"),  "Essays : First Series" ("Ensaios : Primeiras Séries"), de  1841, que inclui "Compensation " e  "Self-Reliance". Era conhecido por ter uma mente clara e aberta, sendo, também, abolicionista.  Foi  um forte crítico ...


(veja mais nos Pensamentos dos Dias de 11/12/2013 e  22/11/2013)
01/06/2014
    
                                                     


     Um armário de livros é mais atraente do que um jardim. E um passeio por suas estantes é o mais doce  e encantador dos passeios.

Do livro 'MIL E UMA NOITES"