sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

31/01/2014




A coragem nem sempre ruge. Às vezes, ela é a voz silenciosa ao final do dia que diz : "Tentarei novamente amanhã".

ANÔNIMO
30/01/2014

Tela  surrealista de Vladimir Kush                         

Apenas na lógica as contradições não existem. A coerência muitas vezes é pura falta de imaginação. O que seria do mundo se não existissem os paradoxos?
 
ANÔNIMO

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014


29/01/2014  
                                        



A educação pode tudo: ela faz dançar os ursos.

GOTTFRIED WILHELM LEIBNIZ- Alemanha (1646-1716) .Grande gênio polímata (em várias áreas do conhecimento humano). Filósofo, Matemático, Diplomata e Bibliotecário; sua genialidade se demonstrou principalmente  nos campos da Filosofia, da Matemática, da Lei, da Religião, da Política, da História, da Literatura, da Lógica, da Metafísica e da Engenharia. Foi contemporâneo de Isaac Newton e uma vez acusado por este de plágio, quando Leibniz apresentou sua teoria sobre o desenvolvimento do Cálculo Moderno, o "Teorema Fundamental do Cálculo", o qual era similar ao dele. Mas ficou provado que houve apenas coincidência, pois ambos trabalhavam no mesmo assunto separada e simultaneamente, sem qualquer comunicação e sem que um tivesse contato com as teorias do outro. Assim, foi acusado pelo outro gênio da Matemática porque sua descoberta foi em 1676 e publicada em 11 de julho de  1677, onze anos depois  da mesma descoberta por Newton, que não a publicou. Mas foi provado que os cálculos iniciais direcionados a essa descoberta final  por  Leibniz já vinham sendo feitos há vários anos, através de  elaboração de  várias fórmulas fundamentais, até  chegar a essa descoberta final e principal. Por isso ela é creditada a ambos.
... (Veja mais no Pensamento do Dia de  29/08/2013)
28/1/2014
                                                   

 


Faz-se ciência com os fatos, como se faz uma casa com pedras; mas uma acumulação de fatos não é ciência, assim como um monte de pedras não é uma casa.

JULES HENRI DE POINCARÉ : França (1854-1912) . Matemático, Físico e Filósofo da Ciência. Um dos grandes gênios do século XX, considerado o último grande matemático universalista, isto é, que aliou a matemática a outras ciências, nas quais também  possuía grandioso conhecimento.
 
É célebre também  por dois fatos  únicos no mundo da Ciência :
 
1º) Conjectura de Poincaré : é  o problema que ofereceu aos matemáticos do mundo inteiro, desafiando-os a uma solução, relativo à Topologia Algébrica. Durante muitos anos quase todos os grandes matemáticos do mundo se propuseram a solucioná-lo, em vão. Apenas em 2003  foi resolvido pelo matemático russo Grigory Perelman e esse feito foi tão notável que toda a mídia internacional o anunciou. 
 
 
 

2º)  Problema dos Três Corpos(*) : em  1867 o Rei da  Suécia  patrocinou uma competição entre os matemáticos do mundo inteiro, com um prêmio em  dinheiro, para  provar  o quanto o sistema solar é estável , uma variação do problema dos três corpos . Poincaré demonstrou que o problema não estava bem  estabelecido e provou que a sua solução é impossível. Foi um trabalho tão extraordinário que o júri estabeleceu um prêmio especial para tanto (**).

 São notáveis suas contribuições nos seguintes ramos da Ciência Moderna : Mecânica Celestial, Mecânica dos Fluidos, Ótica, Eletricidade, Telégrafo, Capilaridade, Elasticidade, Termodinâmica, Teoria do Potencial, Mecânica Quântica, Teoria da Relatividade e Cosmologia. Também trabalhou para a popularização  da Matemática e da Física, tendo escrito vários trabalhos para o público leigo.
 
Alguns de seus livros mais conhecidos : "Os Novos Métodos da Mecânica Celeste" ("Les Méthodes Nouvelles de la Mécanique Céleste"), três volumes,  publicados entre 1892 e 1899; "Lições de Mecânica Celeste" ("Léçons de Mécanique Céleste"), de 1905.
Livros traduzidos para o português : "A Ciência e a Hipótese", tradutora Maria Auxiliadora Kneipp (Un. Brasília); "Ensaios Fundamentais", tradutora Vera Ribeiro, Editoras Contraponto e PUC-Rio) e "O Valor da Ciência", tradutora  Maria Helena Franco Martins, Editora Contraponto.
 
Recebeu vários prêmios e medalhas internacionais por seu trabalho em prol da Ciência.
 
(Ver também o Pensamento do dia de  03/08/2013)
___________
 
(*) "originado no estudo da mecânica celeste, tem por objetivo estudar as órbitas de três corpos, sujeitos apenas às atrações gravitacionais entre eles" que vem sendo estudado desde 1747, segundo d'Alembert (In  http://pt.wikipedia.org/wiki/Problema_dos_tr%C3%AAs_corpos.)
 
(**) Ele mostrou que a evolução de tal sistema é frequentemente caótica no sentido que pequenas perturbações em seu estado inicial, tais como um ligeira mudança na posição inicial do corpo, irão levar a uma mudança radical em seu estado final. Se esta sutil mudança não é percebida pelos nossos instrumentos de medição, então não seremos capazes de predizer o estado final a ser obtido. Um dos juízes, o distinto Karl Weierstrass, disse, Este trabalho não pode ser considerado realmente como fornecedor da solução completa para a questão proposta, mas aquilo que de mais importante tem esta publicação é que ela inaugura uma nova era na história da mecânica celestial.

Weierstrass não sabia o quão acurado ele foi. No trabalho de Poincaré, ele descreveu novas ideias matemáticas tais como pontos homoclínicos. Este texto bibliográfico foi publicado na Acta Mathematica quando o erro foi encontrado pelo autor. Este erro de fato levou Poincaré a futuras descobertas, as quais agora são consideradas o início da teoria do caos. A bibliografia foi publicada no final de 1980. Suas pesquisas a respeito dos Pontos de Lagrange e pontos de transferência de baixa energia não foram utilizados por mais de um século. Veja rede de transporte interplanetária. (In http://pt.wikipedia.org/wiki/Henri_Poincar%C3%A9 )    

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014


27/01/2014    





Você pode conseguir qualquer coisa que queira na vida, se você ajudar o suficiente outras pessoas a conseguirem o que elas querem.
 
ZIG ZIGLAR : Estados Unidos da América do Norte (1925-2012). Escritor, Vendedor e  "Motivational Speaker" (Orador Motivacional) . Seu nome completo : Hilary Hinton "Zig" Ziglar .
 
Sobre essa atividade de Orador Motivacional é de dizer-se não se tratar de uma técnica nova, já que Cícero , em seu livro "De Oratore", expõe sobre  "a retórica da motivação". E os modernos  oradores  muitas vezes ainda se socorrem desses ensinamentos.
 
Ziglar é  considerado uma das maiores  autoridades mundiais em "motivação". Seu curso  "I CAN" é utilizado ... (Veja mais no Pensamento do Dia  20/11/2013).
26/01/2014




 

É preciso provocar  sistematicamente confusão. Isso promove a criatividade. Tudo aquilo que é contraditório gera vida.
 
SALVADOR DALI : Espanha (1904-1989) . Pintor Surrealista com inspiração Renascentista. Seus trabalhos artísticos se dirigiram também ao cinema, à escultura e  fotografia. Sua pintura contém um misto de imagens bizarras,  com um quê de  deformação, à maneira de  figuras oníricas,  normalmente não combináveis, mas que, na genialidade de suas tintas, adquirem uma forma de combinação e comunicação de mensagens que a maior parte dos "experts" nesse gênero de arte considera "incrível", aliada a uma  qualidade plástica de excelente nível.
 
Seu trabalho mais conhecido é  " A Persistência  da Memória" (ver imagem abaixo) , concluído em 1931 e que, desde 1934, pertence à coleção do Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova York , nos Estados Unidos da América do Norte.
 
No cinema, trabalhou com Walt Disney, colaborando com a animação em curta metragem intitulada "Destino", e com Alfred Hitchcock em "Spellbound" (no Brasil exibido sob o título "Quando Fala o Coração", tendo como atores principais Ingrid Bergman e  Gregory Peck. 
 
                                              

sábado, 25 de janeiro de 2014

25/01/2014

  

Eu não podia esperar pelo sucesso, então eu fui em frente sem ele.
 
JONATHAN   WINTERS : Estados Unidos da América do Norte (1925-2013). Ator e Comediante  estadunidense. Premiado em 1991 com o Emmy pelo melhor desempenho como ator secundário no seriado  Davis Rules. Emprestou sua voz a desenhos animados (como, por exemplo, "Os Smurfs") e fez personagens no cinema, como Lennie Pike em "É um Louco, Loco, Louco, Louco Mundo" ("It's a Mad, Mad, Mad, Mad World).

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

24/01/2014



 

Fale o que você sente que está certo em seu coração - pois você será criticado de qualquer maneira. Você será condenado quer faça ou não.
 
ELEANOR ROOSEVELT : Estados Unidos da América do Norte (1884-1962). Nome completo: Anna Eleanor Roosevelt. Primeira dama dos Estados Unidos, como esposa de Franklin Delano Roosevelt , 32º. Presidente dos EEUU, entre  1933 e 1945. Diplomata. Embaixadora dos Estados Unidos da América do Norte na ONU (Organização das Nações Unidas) entre 1945 e 1952.
 
Apoiou a política do New Deal (*) do seu marido e, após a sua morte,  continuou a ser sua defensora, porta-voz e  ativista internacional .
___________
 
(*)O New Deal (cuja tradução literal em português seria "novo acordo" ou "novo trato") foi o nome dado à série de programas implementados nos Estados Unidos entre 1933 e 1937, sob o governo do Presidente Franklin Delano Roosevelt, com o objetivo de recuperar e reformar a economia norte-americana, e assistir os prejudicados pela Grande Depressão. O nome dessa série de programas foi inspirado no Square Deal, nome dado pelo anterior Presidente Theodore Roosevelt à sua política econômica. (In http://pt.wikipedia.org/wiki/New_Deal)

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014


23/01/2014  
                                  


 A crise consiste precisamente no fato de que o velho está morrendo e o novo ainda não pode nascer. Nesse interregno, uma grande variedade de sintomas mórbidos aparecem.

ANTONIO GRAMSCI: Itália (1891-1937). Filósofo, Político, Cientista Político, um dos maiores pensadores  marxistas do século XX, que esteve preso  vários anos por ordem de  Benito Mussolini, ocasião em que escreveu os seus célebres "Cadernos do Cárcere", reunidos  e publicados após sua morte, em vários volumes.
 
Algumas de suas obras : "Escritos Políticos"; "O Futurismo Italiano (Carta a Trotsky)";"Os Intelectuais e a Organização da cultura"; "Cadernos do Cárcere" (alguns de seus volumes : Hegemonia Cultural, A Ampliação da Concepção Marxista do Estado, A Distinção entre a sociedade Política e a Civil, A Crítica do Materialismo Filosófico).
 
Sobre ele foi realizado o filme italiano "Antonio Gramsci - Os dias de cárcere", uma cinebiografia, dirigido por Lino del Fra, tendo no papel principal o ator  Ricardo Cucciola, que protagonizou o filme "Sacco & Vanzetti). 

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

22/01/2014
                                                          


Um homem não está acabado quando enfrenta a derrota. Ele está acabado quando desiste.

RICHARD NIXON : Estados Unidos da América do Norte (1913-1994). 37º. Presidente dos Estados Unidos da América do Norte e único  a renunciar ao mandato.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

21/01/2014

                                        


Ser feliz não significa que  tudo está perfeito. Significa que você  decidiu ver mais além das imperfeições.

MAXWELL MALTZ : Estados Unidos da América (1899-1975). Cirurgião Plástico e Psicólogo que desenvolveu a "Psicocibernética",   uma Teoria Científica constituída de um sistema de ideias cuja área de atuação é a melhora da   autoimagem  e da autoestima das pessoas.
 
Principais obras :
"Liberte Sua Personalidade: Uma Nova Maneira de dar Mais Vida à Sua Vida" ("Psycho-Cybernetics. A New Way to Get More Living out of Life");"Como Vencer os Sentimentos Negativos".

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

20/01/2014




As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

LEONARDO DA VINCI: Itália (1452-1519). Gênio Polivalente. Seu nome completo era "Leonardo di Ser Piero da Vinci" - seu pai, do qual era filho natural, foi o notário  Piero da Vinci, região de nascimento também de Leonardo. Sua mãe, uma camponesa da região. Foi uma das figuras mais ilustres do Alto Renascimento - como todos os grandes vultos desse movimento , a sua sede de conhecimento se apresentava em todos os sentidos da vida e do conhecimento, caracterizando-se pelo humanismo característico dos gênios da época. As matérias em que mais se destacou foram Ciência, Matemática, Engenharia ,  Invenções, Anatomia, Pintura, Escultura, Arquitetura, Botânica, Cartografia, Poesia e Música. É precursor da Aviação (é notável o seu modelo de uma aeronave em parafuso, que se levantaria verticalmente, como os  atuais helicópteros) e da Balística (muitos foram os artefatos desenhados por ele, ... (Veja mais no Pensamento do Dia  de 2/09/2013)
19/01/2014



Livro mais conhecido de Goëthe em versão portuguesa

Não  basta dar os passos que nos devem levar um dia ao objetivo; cada passo deve ser ele próprio um objetivo em si mesmo, ao mesmo tempo que nos leva para diante.

JOHANN WOLFGANG VON GOËTHE- Alemão (1749-1832). Escritor, poeta, filósofo e cientista. Foi um dos maiores escritores alemães, cuja influência se exerceu na literatura de todo o mundo. Uma das figuras mais influentes da literatura alemã e do Romantismo europeu, sendo o líder do "Sturm und Drang" ( "Tempestade e Ímpeto",  "primado da expressão individual e subjetividade sobre a ordem natural do racionalismo", cujas obras se destinavam a impactar e encantar o público, com intenção de terminar a sua prisão ao classicismo que dominava a o Velho Continente no  final do século XVIII e início do XIX), juntamente com Friedrich Schiller, também alemão. Tem uma vasta e maravilhosa  produção em várias áreas do conhecimento humano (é um gênio  polímata) , destacando-se, dentre  essas obras, romances, ... (Veja mais no Pensamento do Dia de  8/9/2013 e de 25/09/2013)

sábado, 18 de janeiro de 2014

18/01/2014



O progressivo desenvolvimento do homem é virtualmente dependente da invenção. Ela é o mais importante produto do seu cérebro criativo. Sua proposta final é o completo domínio da mente sobre o mundo material. O controle das forças da natureza a favor das necessidades humanas. Esta é a difícil tarefa do inventor que, muitas vezes é mal entendido e não recompensado. Mas,  ele encontra ampla compensação nos prazerosos exercícios de seus poderes e na consciência de ser um dessa classe privilegiada sem a qual a raça humana poderia ter perecido há muito tempo na amarga luta contra as impiedosas forças da natureza.
 
NIKOLA TESLA: Áustria - nascimento-, e Estados Unidos da América do Norte - naturalização (1856-1943). Cientista e inventor nas áreas da Engenharia Mecânica  e Eletrotécnica e do Eletromagnetismo e estudos em Robótica. Sua etnia é sérvia, sendo que seu local de nascimento, atualmente  pertencente à  Croácia, era, àquela data, parte do território austríaco.  É um dos mais importantes cientistas e inventores da época moderna e também conhecido como o "homem que espalhou a eletricidade pela Terra".
 
 
 
 
 

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

17/01/2014




      
  Quem abre uma escola fecha uma prisão.


VICTOR HUGO: França ( 1802-1886). Foi um novelista, poeta, dramaturgo, ensaísta, estadista e ativista pelos direitos humanos, tendo tido grande atuação política em seu país, onde sua opinião era muito respeitada.  Os seus livros mais conhecidos são  "Les Misérables" ("Os Miseráveis"), em cinco volumes, que conta a história , até a sua morte, de  Jean Valjean, um condenado posto em liberdade e "Notre-Dame de Paris" , onde narra a história do pobre e deformado  Quasímodo, tocador dos sinos da  célebre catedral, que tem um amor altruísta pela bailarina  cigana Esmeralda. São obras admiradas desde sua primeira publicação, feita simultaneamente em vários países e línguas, encantando várias gerações até os nossos dias.  Já foram realizadas  várias reedições de seus livros até hoje, tendo sido, ambos, objeto de reproduções cinematográficas, o primeiro até  foi transformado em ... (Veja mais no Pensamento do Dia de  16/7/2013 e de  5/9/2013)

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

16/01/2014



Todo o homem que é um homem a sério tem de aprender a ficar sozinho no meio de todos, a pensar sozinho por todos - e, se necessário, contra todos.
 
ROMAIN-ROLLAND: França (1866-1944).  Brilhante  Romancista, Novelista,  Ensaísta, Humanista, Pacifista Militante, Biógrafo e Músico. Ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1915. Doutor em Artes, foi  também professor  de História das Artes na École Normale de Paris   e de História da Música na Sorbonne. Era de personalidade tímida e introspectiva, refugiando-se em uma vida solitária para a criação de suas obras literárias. Mas participava apaixonadamente de todos os acontecimentos de sua época. Profundo conhecedor da cultura europeia.  Movido por uma imperiosa necessidade de justiça , aliada ao ... (Veja mais no Pensamento do Dias 21/11/2013)

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

15/01/2014





A sorte é imprevisível. Que o teu anzol esteja, pois, sempre atirado às águas. Num açude onde menos o esperas, aparecerá um peixe.

OVÍDIO : Itália ( 43 a.C.-17 d.C.). Nome completo : Públio Ovídio Naso. Um dos três grandes poetas da Roma Antiga, colocado em igualdade com Horácio e Virgílio. Escreveu sobre amor, exílio, sedução e mitologia, nas formas de elegia, poesia épica  e drama. Exerceu grande influência em poetas da Idade Média europeia, como Dante , Shakespeare e Milton. Suas obras são  fonte  de pesquisa sobre a Mitologia Clássica.

Uma das grandes obras de Shakespeare guardam inspiração em Ovídio :


"Romeu e Julieta pertence a uma tradição de romances trágicos que remontam a antiguidade. Um desses romances é o da história de Píramo e Tisbe, da Metamorfoses de Ovídio, cujo enredo contém paralelos com a história de Shakespeare: os pais dos dois amantes detestam-se mutuamente, e Píramo acaba acreditando que Tisbe está morta.Tradutores contemporâneos deste poema narrativo muitas vezes referem-se ao enredo de Píramo e Tisbe como 'o Romeu e Julieta da antiguidade'.Os Contos Efésios de Xenofonte de Efésios, escrito em meados do século III, também possui muitos elementos semelhantes ao da peça, incluindo a separação drástica dos protagonistas, e o frasco cuja bebida induz a um estado de morte aparente."
Extraído de :
http://www.territorioscuola.com/wikipedia/pt.wikipedia.php?title=Romeu_e_Julieta
 Ao lado: Publicação da tradução de William Caxton, em 1480, do canto Píramo e Tisbe, de Ovídio.

 Nascido em família aristocrática romana,  em  Sulmona, foi educado em Roma, com grandes professores, na arte da Retórica -  destinava-se   a atuar na área jurídica, mas a sua tendência o levou às artes da inspiração poética. Iniciou seus poemas baseado no erotismo, logo passando aos outros gêneros, mas sempre com um estilo  ora irônico, ora  de crítica jocosa, o que provocou alguns ressentimentos. Levava uma vida boêmia, mas era muito  querido e admirado  nos meios romanos pela beleza de seus versos. Foi banido de Roma pelo Imperador  Augusto - embora não seja muito claro o motivo, deduz-se que foi por causa de um escândalo com a neta daquele, Júlia, e a sua vida desregrada  e versos eróticos e críticos.
 
Tendo vivido e falecido na Romênia, é considerado, naquele país, como o primeiro poeta romeno.
 
Algumas de suas principais obras : "Heroides", "Ars Amatoria", "Amores" ( poemas eróticos); "Fastos" (calendário romano) ;"Epistolae ex Ponto", "Tristia" (coletâneas e versos no exílio, no Mar Negro); "Metamorphoseon" ("Metamorfoses", onde se encontra o drama de Píramo e Tisbe), poema mitológico. Escreveu também uma tragédia intitulada "Medeia", da qual somente restam fragmentos - não confundir com a homônima de Eurípides.
14/01/2014




 Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes.
 
 
Carlos Drummond de Andrade : Brasileiro (1902-1987). Poeta, contista, cronista  e escritor em literatura infantil. Nascido em Itabira, em Minas Gerais, depois se radicou no Rio de Janeiro. Modernista :  verso livre, mostrando que este não depende de uma métrica fixa. Dentre as duas correntes do modernismo (*), Drummond pertence à mais objetiva e concreta (a outra é mais lírica e subjetiva).
 
Algumas de suas obras : "A Rosa do Povo", poesia; "A  última pedra ... (Veja mais no Pensamento do Dia 09/09/2013)

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

13/01/2014





A mente funciona como um inimigo para aqueles que não a controlam.
  
 BHAGAVAD GITA

domingo, 12 de janeiro de 2014

12/01/2014
                                                 

Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.

AUTOR DESCONHECIDO

sábado, 11 de janeiro de 2014

11/01/2014
                                                          


Se um dia tiver que escolher entre o mundo e o amor... Lembre-se. Se escolher o mundo ficará sem o amor, mas se escolher o amor com ele você conquistará o mundo.
 
 
ALBERT EINSTEIN - Alemanha (1879-1955)  Grande gênio da Humanidade, que modificou para sempre a nossa forma de ver o Universo, através da Teoria da Relatividade  Geral que  apresentou. Físico Teórico , foi laureado com o  prêmio Nobel de Física em  1921, não por essa extraordinária proposição, mas  "por seus serviços à física teórica e, especialmente, por sua descoberta da lei do efeito fotoelétrico", que foi fundamental para o estabelecimento da teoria quântica. Era um cientista com grande dose de intuição e possuidor de uma religiosidade cósmica, em que sua ideia de Deus transcendia a figura personificada e atingia um todo  de cosmo-plenitude , o Uno da causa dos efeitos no Universo.
 
Nota da autora : Einstein foi tido como ateu,  à sua época, porque, então, a visão  não personificada de Deus ainda era alguma coisa incompreensível para as religiões dominantes. Mas, pela leitura de seus textos, nota-se que era um homem imensamente espiritualizado. Segundo eu mesma entendo,...(veja mais nos Pensamentos dos Dias  30/08/2013 , 21/10/2013 e 01/12/2013)
 

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

10/01/2014
                                                


Há mais  pessoas que desistem do que pessoas que fracassam!


HENRY FORD : Estados Unidos da América (1863-1947). Um gênio empreendedor e Empresário. Fundador da "Ford Motor Company" , primeiro a aplicar a "montagem em série" e a "produção em massa do automóvel", destinada às classes menos ricas. Revolucionou a indústria e os transportes nos Estados Unidos da América. Foi um  inventor  com pelo menos 161 patentes registradas. Via o "consumismo" como ... (veja mais no Pensamento do Dia 1º./11/2012)

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

09/01/2014

                        
         
O futuro da humanidade está nas mãos daqueles que são capazes de transmitir às gerações do amanhã razões de vida e de esperança.


PAPA JOÃO PAULO II : Polônia (1920-2005). Nascido Karol Júzef Wojtyla, seu papado, que durou 30 anos, foi o 3º. mais longo da História do Cristianismo, ficando atrás apenas do de São Pedro, de  34 anos e de Pio X, de 31. Foi considerado um dos maiores líderes mundiais do século XX e teve admiradores por sua atuação no apoio ao "Solidariedade" para afinal terminar o regime  comunista  na Polônia, sendo que alguns estendem essa atuação ao nível mundial, até a derrubada da União Soviética e do regime ali instalado. Mas recebeu muitas críticas por sua oposição à contracepção e à ordenação de mulheres como sacerdotes. Falava 12 línguas, dentre as quais o polonês (materna), italiano, francês, alemão, inglês, espanhol, português, ucraniano, russo, servo-croata, esperanto, grego clássico e latim. Era, também, exímio desportista.
 
Durante a ocupação da Polônia pelos nazistas, para não ser deportado para a Alemanha, foi obrigado a trabalhar como operário em minas de calcário e na indústria química Solvay , apesar de ter nível superior de instrução. Com toda a   sua família morta  antes de completar 20 anos, não tendo assistido à morte de nenhum deles (os pais e dois irmãos mais velhos), passou, então, a pensar seriamente em se dedicar à vida sacerdotal, tendo obtido entrada no Seminário de Cracóvia, na Polônia, em 1942, que funcionou clandestinamente durante a ocupação nazista, até 1945, quando voltou a funcionar oficialmente .
 
Escreveu vários livros religiosos , dentre os quais o conhecido "Amor e Responsabilidade". Já ordenado padre, escrevia e publicava, também, peças teatrais e poesias, sob dois pseudônimos: Andrzej Jawien  e Stanislaw Andrzej Gruda.
 
Foi Doutorado em Teologia, pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino, com a tese "A doutrina da Fé Segundo São João da Cruz" e, em Filosofia, com uma tese sobre a "viabilidade de uma ética católica baseada no sistema ético do fenomenalista Max Scheler".
 
Sofreu dois atentados : um em Roma, em 13 de maio de 1981, a bala, por Mehmet Ali Agca, que  o feriu gravemente. Devoto de Nossa Senhora de Fátima, atribuiu à mesma intervenção para desviar as balas dos órgãos vitais, sendo coincidência que  esse fato ocorreu no dia em que se celebra a aparição da Virgem Maria a três pastorinhos na cidade de Fátima. O outro foi na própria cidade de Fátima, em Portugal, em 12/05/1982, do qual não decorreu ferimento de gravidade.
 
Em 2009 - foi proclamado Venerável.
Em 2011 - foi proclamado Beato.
Em  27/04/2014  deverá ser  canonizado.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

08/01/2013





O presente não é um passado em potência, ele é o momento da escolha e da ação.
 
 
SIMONE DE BEAUVOIR: França (1908-1986). Escritora, Filósofa Existencialista e Feminista . Seu nome completo :   Simone Lucie-Ernestine-Marie Bertrand de Beauvoir.  Amanhã  106º. aniversário  de seu nascimento. 

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

07/01/2014
                                             
                                               
                                      O que os  gênios da humanidade falam sobre Deus
                                           

                                                                     

A gravidade explica os movimentos dos planetas, mas não pode explicar quem colocou os planetas em movimento. Deus governa todas as coisas e sabe tudo que é ou que pode ser feito.

ISAAC NEWTON   






Deus não joga dados com o Universo.

ALBERT EINSTEIN



 
06/01/2014

                                               


Não seja escravo do passado —  mergulhe em mares grandiosos, vá bem fundo e nade até bem longe; você voltará com respeito por si mesmo, com um novo vigor, com uma experiência a mais, que vai explicar a anterior e superá-la.
 
RALPH WALDO EMERSON : Estados Unidos da América do Norte (1803-1882). Famoso Escritor, Conferencista, Ensaísta, Filósofo e Poeta, Professor e Pastor na  Segunda Igreja de Boston . Desenvolveu a "filosofia transcendentalista" (*), que explica nas suas obras  "Nature" ("Natureza"),  "Essays : First Series" ("Ensaios : Primeiras Séries"), de  1841, que inclui "Compensation " e  "Self-Reliance". Era conhecido por ter uma mente clara e aberta, sendo, também, abolicionista.  Foi  um forte crítico da sociedade industrializada e massificada pouco respeitadora da cultura e da individualidade.
 
Casado em  1829 com a jovem Ellen Tucker, esta, com graves problemas de saúde, veio ...
(veja mais no Pensamento do Dia de 22/11/2013)

05/01/2014

                        


Deus criou todos os homens iguais para a dor; pequenos ou grandes, ignorantes ou esclarecidos, sofrem pelas mesmas causas, a fim de que cada um julgue judiciosamente o mal que pode fazer.

ALLAN KARDEC : Francês (1804-1869) .Sistematizador da Doutrina Espírita. Seu verdadeiro nome era  Hippolyte Léon Denizard Rivail . Escolheu esse pseudônimo para diferenciar   seus trabalhos sobre o estudo e a sistematização da doutrina espírita, dos seus  trabalhos pedagógicos anteriores. Algumas fontes atribuem  essa escolha  por ter sido revelado a ele por um espírito que esse seria o seu nome, quando, juntamente com ele vivia entre os druidas, na Gália, em tempos antigos.
 
Bacharel em Ciências e Letras, era Membro da Real Academia de Ciências Naturais da França, ... (veja mais no Pensamento do Dia de 20/10/2013).
04/01/2014

                       


Enquanto houver um louco, um poeta e um amante haverá sonho, amor e fantasia. E enquanto houver sonho, amor e fantasia, haverá esperança.

WILLIAM  SHAKESPEARE : Inglês (1564-1616).  É também chamado de o "Bardo de Avon", ou simplesmente "o Bardo" (*). Dramaturgo e poeta, de grande genialidade, escreveu  em diversos gêneros de literatura :  Tragédia, Comédia, Drama, Poesia e Romance. É, sem dúvida, o maior dramaturgo de todos os tempos. Suas obras são lidas até hoje e os temas são sempre atuais, com uma prosa maravilhosa e rimas fabulosas, tanto em inglês quanto  nas muitas línguas em que foram traduzidas. Diz-se, nos meios literários, que uma bela poesia escrita em uma determinada língua fica igualmente bela ... (veja mais no Pensamento do Dia de 16/10 e 26/10  de 2013) 

03/01/2014
                          

Carregue dentro de si mesmo apenas o bem. O amor, a bondade e a paz são sempre boas companheiras.

AUTOR DESCONHECIDO

02/01/1914
                                 

Pessoas, muito mais que coisas, devem ser restauradas, revividas, resgatas e redimidas : jamais jogue alguém fora.

AUDREY HEPBURN : Bélgica (1929-1993). Nome de Nascimento: Audrey Kathleen Ruston; depois, o pai acrescentou Hepburn, ficando Audrey Kathleen Hepburn-Ruston. Atriz, Modelo e Humanista.  Foi uma das mais premiadas atrizes do mundo, tendo sido o 5o. artista e a 3a. mulher a receber  o EGOT , ou seja, as 4 maiores premiações do entretenimento norte-americano - trata-se do  acrônimo (*) de Emmy, Grammy, Oscar e Tony. Ganhou uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood em 08 de fevereiro de 1960.
Foi eleita a atriz mais bonita da história de Hollywood em 2009, e um ícone do estilo e a terceira maior lenda do cinema pelo American Film Institute.
 
Audrey Artista:
 
O OSCAR  foi recebido na qualidade de melhor atriz principal, pelo filme "A Princesa e o Plebeu", em 1954; o EMMY (póstumo) por "Gardens of the World", em 1993; o GRAMMY(póstumo), em 1993, pelo Melhor álbum de histórias para crianças,  por "Audrey Hepburn's Enchanted Tales" ; e o TONY, em 1954, como Melhor Atriz, pela peça que encenou na Broadway, "Ondine" e em 1968, Prêmio especial por sua carreira. Recebeu também o prêmio BAFTA, em 1965, de Melhor Atriz, por seu filme "Charada", em 1960, Melhor Atriz  (filme dramático) por "Uma Cruz à Beira do Abismo" e 1954 , Melhor Atriz, por "A Princesa e o Plebeu; GLOBO DE OURO, em 1954 - Melhor Atriz, por "A Princesa e o Plebeu", em 1955 - A Atriz Favorita do Mundo e  em 1990- Prêmio Cecil B.DeMille pelo conjunto de sua obra; SAG  em 1993 - Prêmio pelo conjunto de sua obra.
 
Audrey Humanista :
 
"Em 1987 deu início ao seu mais importante trabalho: o de Embaixatriz da UNICEF. Audrey, tendo sido vítima da guerra, sentiu-se em débito com a organização, pois foi o "United Nations Relief and Rehabitation Administration" (que deu origem à UNICEF) que chegou com comida e suprimentos após o término da Segunda Guerra Mundial, salvando sua vida. Ela passaria o ano de 1988 viajando, viagens estas que foram facilitadas por seu domínio de línguas (Audrey falava fluentemente francês, italiano, inglês, neerlandês e espanhol)." (Texto extraído da página da Internet http://pt.wikipedia.org/wiki/Audrey_Hepburn#Pr.C3.AAmios)
 
Alguns dos seus principais filmes mais conhecidos: "A Princesa e o Plebeu"; "Sabrina"; "Guerra e Paz"; "Cinderela em Paris"; "Bonequinha de Luxo"; "Amor na Tarde"; "A Flor que não Morreu"; "Uma Cruz à Beira do Abismo" ; "O Passado Não Perdoa"; "Charada", além de muitos outros.
 
                                  
                                                       Foto extraída do filme "Amor na Tarde", em que Audrey contracenou com Gary Cooper
 
____________________
 
(*)Acrónimo (português europeu) ou acrônimo (português brasileiro), ou sigla, é uma palavra formada pelas letras ou sílabas iniciais de palavras sucessivas de uma locução, ou pela maioria destas partes.
A palavra acrónimo deriva do grego: άκρος (ákros), "extremo" + ὀνομα (onoma), "nome". Os acrónimos são especialmente úteis nas telecomunicações, uma vez que permitem condensar várias palavras em poucas letras, poupando largura de banda e, em alguns casos, dinheiro.

1º/01/2014




Todas as flores do futuro  estão nas sementes de hoje.

PROVÉRBIO CHINÊS
31/12/2013




Não ande apenas pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até onde os outros já foram.

ALEXANDER GRAHAM BELL : Escócia  (1847-1922). Professor de Elocução (*) e Música, graduado pela Universidade de Edimburgo, na Escócia. Grande inventor.  A família, a partir de seu avô, que foi autodidata, dedicou-se à elocução. O seu pai estudou anatomia, especializando-se na  laringe , cordas vocais, boca e periféricos, para efeito de melhorar a fala humana, no que denominou de "fala visível", escrevendo o livro "Dicção ou Elocução Padrão", que o tornou célebre. Alexander, seu terceiro filho, seguiu a tradição familiar, tornando-se o mais famoso dos Bell,  não somente como professor e colaborador da medicina em pesquisas sobre o fenômeno da fala para efeito de auxiliar as pessoas surdas, mas também registrando  18 patentes registradas em seu nome  (a maioria em conjunto com seus colaboradores). 
 
A patente que lhe deu mais prestígio e fama, a do telefone, foi contestada por diversas vezes  até que finalmente o  foi  pelo seu verdadeiro inventor, o italiano  Antonio Meucci, que havia pedido sua patente em 1872, tendo exibido o seu protótipo na Exposição de Filadélfia em 1884, ainda não totalmente concluído. Ficou comprovado que ele vendera o protótipo a Graham Bell em 1870 e não pode  conclui-lo  totalmente por causa de uma doença que o acometeu. Mas, como  o Congresso dos Estados Unidos somente reconheceu o italiano como seu verdadeiro inventor em 11 de junho 2002, através da Resolução nº. 269, Bell usufruiu durante mais de um século dessa honraria, tendo passado à História como se fora o  seu inventor.
 
Apesar de não ser o real inventor do telefone, Graham Bell fez várias descobertas importantes  em matéria de comunicação, dentre as quais o photophone,  que transmitia o som por um feixe de luz (sistema precursor da fibra ótica), o telégrafo, o  fonógrafo, veículos aéreos, hidroaviões, pilhas de selênio. Foi também um dos fundadores da National Geographic Society, em 1888, tendo sido seu segundo presidente.
 
Graham Bell foi também um empresário vitorioso, tendo fundado em 1877 a Bell Telephone Company, que, em 1879, comprou da Western Union as patentes do  microfone de carbono (grafite ou antracita), de criação de Thomas Edison, que adicionou ao telefone, tornando-o mais eficiente, estabilizando e  aumentando a altura da transmissão das chamadas, pois, anteriormente, era necessário falar muito alto para que se escutasse a voz da outra pessoa, em chamadas a longa distância. A sua companhia  foi objeto de várias fusões, chegando à atualidade  como empresa componente a "Nova AT&T", a partir de 2005, com todos os seus ativos.
 
Honrarias e Premiações obtidas durante a vida : Légion d'Honneur (Governo da França), prêmio Volta (Académie Française), medalha Albert  (Sociedade Real de Londres - Inglaterra), Doutor Honoris Causa (Universidade de Würzburg, da Baviera). Medalhas : John Fritz (1907); Elliott Cresson (1912); Hughes (1913) e Edison IEEE (1914).  
 ________________
 
(*) Elocução significa exprimir o pensamento por meio de palavras. Corresponde também a toda a concretização de uma ideia em forma de enunciado.
 
Historicamente, na retórica greco-romana, a elocução (elocutio) é a terceira das cinco fases de um discurso, sendo considerada a fase de escolha do modo de expressão mais correto para a transmissão da mensagem, considerando o público alvo, o conhecimento da comunidade e a linguagem a ser utilizada.
Nesta mesma retórica um discurso se compõe por:
  • Invenção - inventio (fase de recolha de argumentos para a defesa de um causa)
  • Disposição - dispositio (organização dos argumentos).
  • Elocução - elocutio (correspondente grego da lexis)
  • Memória - memoria (escrita do discurso)
  • Ação - actio ou pronuntiatio (apresentação do discurso)
  • Prolepse - prolepsis (refutação prévia)
In  http://pt.wikipedia.org/wiki/Elocu%C3%A7%C3%A3o