quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

15/01/2014





A sorte é imprevisível. Que o teu anzol esteja, pois, sempre atirado às águas. Num açude onde menos o esperas, aparecerá um peixe.

OVÍDIO : Itália ( 43 a.C.-17 d.C.). Nome completo : Públio Ovídio Naso. Um dos três grandes poetas da Roma Antiga, colocado em igualdade com Horácio e Virgílio. Escreveu sobre amor, exílio, sedução e mitologia, nas formas de elegia, poesia épica  e drama. Exerceu grande influência em poetas da Idade Média europeia, como Dante , Shakespeare e Milton. Suas obras são  fonte  de pesquisa sobre a Mitologia Clássica.

Uma das grandes obras de Shakespeare guardam inspiração em Ovídio :


"Romeu e Julieta pertence a uma tradição de romances trágicos que remontam a antiguidade. Um desses romances é o da história de Píramo e Tisbe, da Metamorfoses de Ovídio, cujo enredo contém paralelos com a história de Shakespeare: os pais dos dois amantes detestam-se mutuamente, e Píramo acaba acreditando que Tisbe está morta.Tradutores contemporâneos deste poema narrativo muitas vezes referem-se ao enredo de Píramo e Tisbe como 'o Romeu e Julieta da antiguidade'.Os Contos Efésios de Xenofonte de Efésios, escrito em meados do século III, também possui muitos elementos semelhantes ao da peça, incluindo a separação drástica dos protagonistas, e o frasco cuja bebida induz a um estado de morte aparente."
Extraído de :
http://www.territorioscuola.com/wikipedia/pt.wikipedia.php?title=Romeu_e_Julieta
 Ao lado: Publicação da tradução de William Caxton, em 1480, do canto Píramo e Tisbe, de Ovídio.

 Nascido em família aristocrática romana,  em  Sulmona, foi educado em Roma, com grandes professores, na arte da Retórica -  destinava-se   a atuar na área jurídica, mas a sua tendência o levou às artes da inspiração poética. Iniciou seus poemas baseado no erotismo, logo passando aos outros gêneros, mas sempre com um estilo  ora irônico, ora  de crítica jocosa, o que provocou alguns ressentimentos. Levava uma vida boêmia, mas era muito  querido e admirado  nos meios romanos pela beleza de seus versos. Foi banido de Roma pelo Imperador  Augusto - embora não seja muito claro o motivo, deduz-se que foi por causa de um escândalo com a neta daquele, Júlia, e a sua vida desregrada  e versos eróticos e críticos.
 
Tendo vivido e falecido na Romênia, é considerado, naquele país, como o primeiro poeta romeno.
 
Algumas de suas principais obras : "Heroides", "Ars Amatoria", "Amores" ( poemas eróticos); "Fastos" (calendário romano) ;"Epistolae ex Ponto", "Tristia" (coletâneas e versos no exílio, no Mar Negro); "Metamorphoseon" ("Metamorfoses", onde se encontra o drama de Píramo e Tisbe), poema mitológico. Escreveu também uma tragédia intitulada "Medeia", da qual somente restam fragmentos - não confundir com a homônima de Eurípides.

Nenhum comentário:

Postar um comentário