quinta-feira, 23 de janeiro de 2014


23/01/2014  
                                  


 A crise consiste precisamente no fato de que o velho está morrendo e o novo ainda não pode nascer. Nesse interregno, uma grande variedade de sintomas mórbidos aparecem.

ANTONIO GRAMSCI: Itália (1891-1937). Filósofo, Político, Cientista Político, um dos maiores pensadores  marxistas do século XX, que esteve preso  vários anos por ordem de  Benito Mussolini, ocasião em que escreveu os seus célebres "Cadernos do Cárcere", reunidos  e publicados após sua morte, em vários volumes.
 
Algumas de suas obras : "Escritos Políticos"; "O Futurismo Italiano (Carta a Trotsky)";"Os Intelectuais e a Organização da cultura"; "Cadernos do Cárcere" (alguns de seus volumes : Hegemonia Cultural, A Ampliação da Concepção Marxista do Estado, A Distinção entre a sociedade Política e a Civil, A Crítica do Materialismo Filosófico).
 
Sobre ele foi realizado o filme italiano "Antonio Gramsci - Os dias de cárcere", uma cinebiografia, dirigido por Lino del Fra, tendo no papel principal o ator  Ricardo Cucciola, que protagonizou o filme "Sacco & Vanzetti). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário