quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

28/1/2014
                                                   

 


Faz-se ciência com os fatos, como se faz uma casa com pedras; mas uma acumulação de fatos não é ciência, assim como um monte de pedras não é uma casa.

JULES HENRI DE POINCARÉ : França (1854-1912) . Matemático, Físico e Filósofo da Ciência. Um dos grandes gênios do século XX, considerado o último grande matemático universalista, isto é, que aliou a matemática a outras ciências, nas quais também  possuía grandioso conhecimento.
 
É célebre também  por dois fatos  únicos no mundo da Ciência :
 
1º) Conjectura de Poincaré : é  o problema que ofereceu aos matemáticos do mundo inteiro, desafiando-os a uma solução, relativo à Topologia Algébrica. Durante muitos anos quase todos os grandes matemáticos do mundo se propuseram a solucioná-lo, em vão. Apenas em 2003  foi resolvido pelo matemático russo Grigory Perelman e esse feito foi tão notável que toda a mídia internacional o anunciou. 
 
 
 

2º)  Problema dos Três Corpos(*) : em  1867 o Rei da  Suécia  patrocinou uma competição entre os matemáticos do mundo inteiro, com um prêmio em  dinheiro, para  provar  o quanto o sistema solar é estável , uma variação do problema dos três corpos . Poincaré demonstrou que o problema não estava bem  estabelecido e provou que a sua solução é impossível. Foi um trabalho tão extraordinário que o júri estabeleceu um prêmio especial para tanto (**).

 São notáveis suas contribuições nos seguintes ramos da Ciência Moderna : Mecânica Celestial, Mecânica dos Fluidos, Ótica, Eletricidade, Telégrafo, Capilaridade, Elasticidade, Termodinâmica, Teoria do Potencial, Mecânica Quântica, Teoria da Relatividade e Cosmologia. Também trabalhou para a popularização  da Matemática e da Física, tendo escrito vários trabalhos para o público leigo.
 
Alguns de seus livros mais conhecidos : "Os Novos Métodos da Mecânica Celeste" ("Les Méthodes Nouvelles de la Mécanique Céleste"), três volumes,  publicados entre 1892 e 1899; "Lições de Mecânica Celeste" ("Léçons de Mécanique Céleste"), de 1905.
Livros traduzidos para o português : "A Ciência e a Hipótese", tradutora Maria Auxiliadora Kneipp (Un. Brasília); "Ensaios Fundamentais", tradutora Vera Ribeiro, Editoras Contraponto e PUC-Rio) e "O Valor da Ciência", tradutora  Maria Helena Franco Martins, Editora Contraponto.
 
Recebeu vários prêmios e medalhas internacionais por seu trabalho em prol da Ciência.
 
(Ver também o Pensamento do dia de  03/08/2013)
___________
 
(*) "originado no estudo da mecânica celeste, tem por objetivo estudar as órbitas de três corpos, sujeitos apenas às atrações gravitacionais entre eles" que vem sendo estudado desde 1747, segundo d'Alembert (In  http://pt.wikipedia.org/wiki/Problema_dos_tr%C3%AAs_corpos.)
 
(**) Ele mostrou que a evolução de tal sistema é frequentemente caótica no sentido que pequenas perturbações em seu estado inicial, tais como um ligeira mudança na posição inicial do corpo, irão levar a uma mudança radical em seu estado final. Se esta sutil mudança não é percebida pelos nossos instrumentos de medição, então não seremos capazes de predizer o estado final a ser obtido. Um dos juízes, o distinto Karl Weierstrass, disse, Este trabalho não pode ser considerado realmente como fornecedor da solução completa para a questão proposta, mas aquilo que de mais importante tem esta publicação é que ela inaugura uma nova era na história da mecânica celestial.

Weierstrass não sabia o quão acurado ele foi. No trabalho de Poincaré, ele descreveu novas ideias matemáticas tais como pontos homoclínicos. Este texto bibliográfico foi publicado na Acta Mathematica quando o erro foi encontrado pelo autor. Este erro de fato levou Poincaré a futuras descobertas, as quais agora são consideradas o início da teoria do caos. A bibliografia foi publicada no final de 1980. Suas pesquisas a respeito dos Pontos de Lagrange e pontos de transferência de baixa energia não foram utilizados por mais de um século. Veja rede de transporte interplanetária. (In http://pt.wikipedia.org/wiki/Henri_Poincar%C3%A9 )    

Nenhum comentário:

Postar um comentário