quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

27/12/2013

                                


O homem não teria alcançado o possível se, repetidas vezes, não tivesse tentado o impossível.

MAX WEBER : Alemanha (1864-1920). Nome completo : Maximillian Karl Emil Weber. Jurista, Economista, Político, considerado um dos fundadores da Sociologia. Seu pensamento e seu ativismo intelectual tiveram grande influência em diversas áreas do conhecimento e da experiência  humana, tais como  a Economia, a Filosofia, o Direito, a Ciência Política e a Administração. Exímio jurista e conhecedor de leis, foi Consultor das negociações alemãs  no Tratado de Versalhes (em 1919, que colocou fim à 1a. Guerra Mundial) e da Comissão  encarregada de  redigir a Constituição de Weimar (*), da Alemanha, que vigorou logo após aquele conflito e que durou até  1933 ( em alemão, Weimarer Verfassung), que transformou o Império  Alemão em uma República Democrática Parlamentar . Durante sua vida, até sua morte, foi Professor de Economia, nas Universidades de Viena e depois em  Munique ,  atuando também como Diretor dos Hospitais  Militares de Heidelberg, durante a Primeira Guerra Mundial, período em que interrompeu suas atividades  no magistério superior.
 
Foi um dos grandes pensadores dos séculos XIX e XX, e, como tal, dedicou grande parte do seu trabalho ao "processo de racionalização e desencantamento" decorrente da nossa moderna sociedade  capitalista. Seu irmão, Alfred Weimar, mais novo do que ele 4 anos , foi um grande  Economista e também influenciou na sistematização da Ciência da Sociologia, desenvolvendo uma "sociologia da cultura",  exercendo um papel de relevância até os dias de hoje, como Max Weber.
 
Em sua obra mais famosa, "A Ética  Protestante e o Espírito do Capitalismo", inicia seus estudos sobre a "sociologia da religião". Sobre ela  pode-se dizer : "Weber argumentou que a religião era uma das razões não-exclusivas do porque as culturas do Ocidente e do Oriente se desenvolveram de formas diversas, e salientou a importância de algumas características específicas do protestantismo ascético, que levou ao nascimento do capitalismo, da burocracia e do estado racional e legal nos países ocidentais". (In http://pt.wikipedia.org/wiki/Max_Weber ). 
 
Em outra de suas famosas obras, "A Política como Vocação",  Max Weber "definiu o Estado como "uma entidade que reivindica o monopólio do uso legítimo da força física", uma definição que se tornou central no estudo da moderna ciência política no Ocidente. Em suas contribuições mais conhecidas são muitas vezes referidas como a “Tese de Weber". (Idem)
 
Algumas  de suas  magníficas obras, além das duas anteriores: "Economia e Sociedade"; "As Seitas Protestantes e o Espírito do Capitalismo"; "Sobre Algumas Categorias da Sociologia Compreensiva"; "Ensaios Reunidos de Sociologia da Religião"; "Parlamento e Governo na Alemanha Reordenada"; "A Ciência como Vocação"; "O Direito Agrário Romano e sua Significação para o Direito Público e Privado"; "O Estado Nacional e a Política Econômica". 
___________
 

(*) Ela tecnicamente permaneceu em vigor durante toda a existência do Terceiro Reich de 1933-1945.

 
O título da Constituição era o mesmo da constituição imperial que a precedeu. A palavra alemã Reich é traduzida geralmente como “império”; entretanto, uma tradução mais exata seria “reino” ou “comunidade”. O termo persistiu mesmo após o fim da monarquia em 1918. O nome do oficial de estado alemão era Deutsches Reich até a derrota da Alemanha Nazista no final da Segunda Guerra Mundial.
 
A Constituição de Weimar representa o auge da crise do Estado Liberal do século XVIII e a ascensão do Estado Social do século XX. Foi o marco do movimento constitucionalista que consagrou direitos sociais, de segunda geração/dimensão (relativos às relações de produção e de trabalho, à educação, à cultura, à previdência) e reorganizou o Estado em função da Sociedade e não mais do indivíduo.
 
A Constituição de Weimar de 1919, não abolia formalmente o Império Alemão, mas lhe dava uma nova fisionomia, democrática e liberal. A nova constituição substituiu a personalidade do Imperador ou Kaiser pela do Presidente Imperial ou Presidente do Império, que era eleito democraticamente pelo povo, que por sua vez, nomeava o Chanceler do Império, que não mais respondia ao Imperador (neste caso, ao Presidente) e sim ao Parlamento (alemão: Reichstag).

In http://pt.wikipedia.org/wiki/Constitui%C3%A7%C3%A3o_de_Weimar

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário