sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

28/12/2013


 
Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento.
 
CLARICE LISPECTOR :  Ucrânia - naturalizada brasileira (1920-1977). Nome completo : Chaya (que seu pai mudou para Clarice quando se mudaram para o Brasil) Pinkhasovna Lispector. Romancista, Escritora, Contista, Colunista, Cronista e Jornalista, formada em Direito pela Universidade do Brasil.  Casada com um diplomata brasileiro, teve moradia em vários países estrangeiros, dentre os quais a Itália, a Suíça, a Inglaterra e os Estados Unidos da América, tendo regressado ao Brasil após o término do seu casamento. Falava vários idiomas, dentre os quais o francês , o inglês e o iídiche, este último aprendido  em família, que era de origem judaica.
 
Magnum opus - suas obras mais importantes foram "Laços de Família"," A Hora da Estrela" e "A Paixão segundo G.H.".
 
Algumas outras obras de Clarice Lispector : "Perto do Coração Selvagem" , seu primeiro romance, escrito em 1943, ganhador do prêmio de melhor romance de estreia da Fundação Graça Aranha; "Água Viva"; "Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres"; "A Mação no Escuro"; "A Legião Estrangeira",  dentre outros.
 
Comentários sobre sua obra:
 
"A obra de Clarice ultrapassa qualquer tentativa de classificação. A escritora e filósofa francesa Hélène Cixous vai ao ponto de dizer que há uma literatura brasileira A.C. (Antes da Clarice) e D.C. (Depois da Clarice). Para a pesquisadora Susana de Sá Klôh, a obra de Clarice é repleta de sugestões e a valorização do mundo interior dos personagens leva o leitor a uma empatia que pode alcançar o patamar da revelação. "É comum encontramos, quando se fala em Clarice Lispector, o termo epifania: seus textos frequentemente levam a uma revelação, a uma descoberta que só é feita através de uma entrega aos sentidos, nunca pela racionalização". (In http://pt.wikipedia.org/wiki/Clarice_Lispector )

Nenhum comentário:

Postar um comentário