terça-feira, 7 de janeiro de 2014

31/12/2013




Não ande apenas pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até onde os outros já foram.

ALEXANDER GRAHAM BELL : Escócia  (1847-1922). Professor de Elocução (*) e Música, graduado pela Universidade de Edimburgo, na Escócia. Grande inventor.  A família, a partir de seu avô, que foi autodidata, dedicou-se à elocução. O seu pai estudou anatomia, especializando-se na  laringe , cordas vocais, boca e periféricos, para efeito de melhorar a fala humana, no que denominou de "fala visível", escrevendo o livro "Dicção ou Elocução Padrão", que o tornou célebre. Alexander, seu terceiro filho, seguiu a tradição familiar, tornando-se o mais famoso dos Bell,  não somente como professor e colaborador da medicina em pesquisas sobre o fenômeno da fala para efeito de auxiliar as pessoas surdas, mas também registrando  18 patentes registradas em seu nome  (a maioria em conjunto com seus colaboradores). 
 
A patente que lhe deu mais prestígio e fama, a do telefone, foi contestada por diversas vezes  até que finalmente o  foi  pelo seu verdadeiro inventor, o italiano  Antonio Meucci, que havia pedido sua patente em 1872, tendo exibido o seu protótipo na Exposição de Filadélfia em 1884, ainda não totalmente concluído. Ficou comprovado que ele vendera o protótipo a Graham Bell em 1870 e não pode  conclui-lo  totalmente por causa de uma doença que o acometeu. Mas, como  o Congresso dos Estados Unidos somente reconheceu o italiano como seu verdadeiro inventor em 11 de junho 2002, através da Resolução nº. 269, Bell usufruiu durante mais de um século dessa honraria, tendo passado à História como se fora o  seu inventor.
 
Apesar de não ser o real inventor do telefone, Graham Bell fez várias descobertas importantes  em matéria de comunicação, dentre as quais o photophone,  que transmitia o som por um feixe de luz (sistema precursor da fibra ótica), o telégrafo, o  fonógrafo, veículos aéreos, hidroaviões, pilhas de selênio. Foi também um dos fundadores da National Geographic Society, em 1888, tendo sido seu segundo presidente.
 
Graham Bell foi também um empresário vitorioso, tendo fundado em 1877 a Bell Telephone Company, que, em 1879, comprou da Western Union as patentes do  microfone de carbono (grafite ou antracita), de criação de Thomas Edison, que adicionou ao telefone, tornando-o mais eficiente, estabilizando e  aumentando a altura da transmissão das chamadas, pois, anteriormente, era necessário falar muito alto para que se escutasse a voz da outra pessoa, em chamadas a longa distância. A sua companhia  foi objeto de várias fusões, chegando à atualidade  como empresa componente a "Nova AT&T", a partir de 2005, com todos os seus ativos.
 
Honrarias e Premiações obtidas durante a vida : Légion d'Honneur (Governo da França), prêmio Volta (Académie Française), medalha Albert  (Sociedade Real de Londres - Inglaterra), Doutor Honoris Causa (Universidade de Würzburg, da Baviera). Medalhas : John Fritz (1907); Elliott Cresson (1912); Hughes (1913) e Edison IEEE (1914).  
 ________________
 
(*) Elocução significa exprimir o pensamento por meio de palavras. Corresponde também a toda a concretização de uma ideia em forma de enunciado.
 
Historicamente, na retórica greco-romana, a elocução (elocutio) é a terceira das cinco fases de um discurso, sendo considerada a fase de escolha do modo de expressão mais correto para a transmissão da mensagem, considerando o público alvo, o conhecimento da comunidade e a linguagem a ser utilizada.
Nesta mesma retórica um discurso se compõe por:
  • Invenção - inventio (fase de recolha de argumentos para a defesa de um causa)
  • Disposição - dispositio (organização dos argumentos).
  • Elocução - elocutio (correspondente grego da lexis)
  • Memória - memoria (escrita do discurso)
  • Ação - actio ou pronuntiatio (apresentação do discurso)
  • Prolepse - prolepsis (refutação prévia)
In  http://pt.wikipedia.org/wiki/Elocu%C3%A7%C3%A3o

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário