quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

27/02/2014
                                            


O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.

Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.


Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.


Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.


Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.


Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.


SALMOS 23:1-6

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

26/02/2014

                                                  


              A Ciência não é só compatível com a espiritualidade; é uma profunda fonte de espiritualidade. Quando reconhecemos nosso lugar na imensidão de anos-luz e no transcorrer das eras, quando compreendemos a complexidade, a beleza e a sutileza da vida, então o sentimento sublime, misto de júbilo e humildade, é certamente espiritual. Como também são espirituais as nossas emoções diante da grande arte, música ou literatura, ou de atos de coragem altruísta exemplar como os de Mahatma Gandhi ou Martin Luther King.
 
 

CARL SAGAN : Estados Unidos da América do Norte  (1934-1996). Grande divulgador da Ciência. Cientista, Astrobiólogo, Astrônomo, Astrofísico, Cosmólogo, Escritor (de livros científicos, romances e de ficção científica). Cientista brilhante, dedicou-se  à integração da sociedade aos avanços da Ciência, através de várias atividades. Possuía extraordinária capacidade de transmitir suas ideias para pessoas de todos os níveis intelectuais. Mestrado em Física e Doutorado em  Astronomia e Astrofísica.

Atividades mais conhecidas : Busca  de inteligência extraterrestre, através do SETI, um dos cientistas que afirmam a veracidade da Equação de Drake (*); Mensagens nas Sondas Espaciais; "Cosmos : uma viagem pessoal", uma série televisiva, premiada em 1980.
 
Alguns dos seus livros de ciência, ciência ficção e romances : "Contato", que foi filmado...
(Ver também os Pensamentos  dos  Dias  07/11/2013, 11/11/2013  e 12/09/2013)

 
 

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

25/02/2014
 
                                                 

 O oposto de uma afirmação correta é uma afirmação falsa. Mas o oposto de uma verdade profunda pode ser outra verdade profunda.

 
NIELS BOHR : Dinamarca (1885-1962). Niels Henrick David Bohr. Físico. De origem judaica, por parte de mãe, era descendente de uma família notável por seus componentes dedicados aos estudos da Ciência e da Teologia.  Um dos maiores físicos  do mundo, e um dos "Pais Fundadores do  CERN - Conselho Europeu para Pesquisa Nuclear", atualmente  "Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear". Nobel de Física em 1922. Desde  muito cedo  iniciou uma notável carreira científica, tendo, ainda como estudante, recebido o prêmio máximo da Academia de Ciência de Copenhague  por  seu trabalho "investigação teórica e experimental sobre a tensão da superfície causada pela oscilação de jatos fluidos", realizada no laboratório de seu pai e que foi publicada em 1908 na "Transactions of the Royal Society". Devido à invasão da Dinamarca pelos nazistas, refugiou-se  na Inglaterra e depois  nos Estados Unidos, onde chefiou pesquisas no Laboratório de Los Álamos, tendo voltado para a Dinamarca após a guerra, onde veio a falecer.
 
Pacifista:  Já nos Estados Unidos da América, tendo observado que alguns cientistas pretendiam fabricar a bomba atômica, envidou todos os esforços e argumentos para demover Churchill e Roosevelt da sua construção, chamando-os à responsabilidade como Chefes de Estado, pois entendeu toda a grande periculosidade da mesma para a Humanidade - em vão.  Em 1945 , voltando à Dinamarca, foi eleito Presidente da Academia de Ciências. Em 1950 escreveu a "Carta Aberta às Nações Unidas" , em que defendia a preservação da paz como condição indispensável para a liberdade do pensamento e da pesquisa.
 
Livro mais importante : "Atomic  Theory and the Description of Nature", em 1934, onde faz  uma grande apresentação  e explicação da Mecânica Quântica ( ou Física Quântica).
 
Trabalhos mais conhecidos : Grandes contribuições para o entendimento  da Teoria Atômica e da Física Quântica,   Interpretação da Copenhaga (como denominado o Efeito Bohr, em sua homenagem), Princípio da Complementaridade, Modelo Atômico de Bohr, Antiga Teoria Atômica, Aprofundamento da Teoria da Fissão Atômica -  com o  Urânio 234 como fundamental e  prevendo a existência de outra substância, descoberta logo depois, o Plutônio.
 
Principais prêmios e homenagens recebidos em vida : "Medalha Hughes"(1921); "Guthrie  Lecture" (1922);"Nobel de Física" (1922); "Medalha Matteucci"(1923);"Medalha Franklin" (1926); "Medalha Max Planck" (1938); "Prêmio Átomos para a Paz" ( 1957).
 
 

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

24/02/2014



Não é amigo quem sempre busca a utilidade, nem quem jamais a relaciona com a amizade, porque um trafica para conseguir a recompensa pelo benefício e o outro destrói a confiada esperança para o futuro.

EPICURO : Atenas, Grécia Antiga ( 341 a.C. - 271 ou 270 d. C.). Epicuro de Samos. Grande filósofo grego do período helenístico. Na infância estudou com o  plantonista Pânfilo , mas depois fundou sua própria escola em Atenas,  denominada "O Jardim", onde morava com  vários outros  filósofos, tendo ali lecionado até falecer.

Principais pontos de sua filosofia :  a finalidade do ser humano é atingir a felicidade e, para tanto,  deveria buscar a apônia ou ausência de dor (física) e a ataraxia ou imperturbalidade da alma.  Procurou seus fundamentos  observando a Natureza. A morte física  seria o fim do corpo, que se constituía do somatório de carne e alma, havendo a destruição do indivíduo, o que fazia liberar todos os seus átomos, os quais ficariam, então,  livres na Natureza, formando entre si outros indivíduos. Os átomos ficariam, assim,  sempre  se movimentando  em liberdade, eternamente,  até que colidissem entre si, formando-se a matéria a partir do choque dessa colisão (ou entrelaçamento, como explicava). A formação da matéria seria o efeito natural cíclico.

Dante Alighieri,  em razão da ideia de destruição de carne e alma o considerou herege e o colocou, em seu livro "A Divina Comédia", no Inferno, no local destinado aos hereges.

Epicuro estava muito à frente de seu tempo, tendo estabelecido uma 'Teoria Atômica", assim como  Demócrito. Ambos entendiam  que a matéria se formava do choque entre átomos. A diferença entre as duas teorias é no sentido de que Demócrito entendia  o encontro dos átomos para formar a matéria acontecimento fortuito, em razão de uma leve inclinação em sua trajetória, enquanto Demócrito entendia que esse choque era necessário (para ele o átomo se desviaria do seu curso por vontade, desejo ou afinidade com outro átomo).

Uma das principais obras de Epicuro traduzida para o português : "Carta sobre a felicidade (a Meneceu)".  Principais filósofos influenciados por ele : Adriano,  Hermano, Lucrécio, Metródoro de Lâmpsaco (o jovem), Filodemo, Amáfini, Cátio, Thomas Hobbes, Jeremy Bentham, John Stuart Mill, Thomas Jefferson, Friedrich Nietzsche, Karl Marx, Michel Onfray.
  

domingo, 23 de fevereiro de 2014

23/02/2014

                                       

       O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.


FERNANDO PESSOA:  Portugal ( 1888-1935). Poeta, Filósofo e  Escritor português. Seu nome completo :  Fernando Antonio Nogueira Pessoa. Embora nascido em Lisboa, foi educado na África do Sul e teve a língua inglesa com mais familiaridade do que a portuguesa, sendo que seus primeiros... ( Ver também os pensamentos do dia  de 12 e 24/8/2013 e 02/10/2013) 



sábado, 22 de fevereiro de 2014

22/02/2014





Ainda que eu falasse as línguas dos homens e  dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine.

PAULO DE TARSO : Epístola aos Coríntios, 13.1.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

21/02/2014

                                                             



Mantenha-se forte diante do fracasso e livre diante do sucesso.

JEAN COCTEAU: França (1889-1963). Nome completo : Jean Maurice Eugène Clément CocteauPoeta, Romancistas, Cineasta, Designer, Dramaturgo, Ator , Pintor, Escultor e Encenador de teatro. Foi um dos mais prolíferos  e versáteis intelectuais do mundo moderno, com reconhecimento internacional. Criou uma "avant-garde" clássica (*), que imprimiu a todas as suas obras. Teve influência na formação da "nouvelle vague" no cinema francês.
 
Na Primeira Guerra Mundial prestou serviço  voluntário na Cruz Vermelha, conduzindo...

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

20/02/2014

                                              Por quem os sinos dobram?
                                                 Hoje eles dobram por Kiev e por todos nós.
  
                                                    

  
     Nenhum homem é uma ilha, completo em si próprio; cada ser humano é uma parte de um  continente, uma parte de um todo. A morte de cada homem diminui-me, porque eu faço parte da Humanidade. Portanto, nunca indagues  por quem os sinos dobram, eles dobram por ti. 

 JOHN DONNE : Inglaterra (1572-1631). Poeta, Pregador, Advogado.
 
" ...foi um poeta jacobino inglês, pregador e o maior representante dos poetas metafísicos da época. Sua obra é notável por seu estilo sensual e realista, incluindo-se sonetos, poesia amorosa, poemas religiosos, traduções do latim, epigramas, elegias, canções, sátiras e sermões. Sua poesia é célebre por sua linguagem vibrante e metáfora engenhosa, especialmente quando comparada à poesia de seus contemporâneos.
 
Apesar de sua boa educação e seu talento para a poesia, viveu na pobreza por muitos anos, contando demasiadamente com amigos mais ricos. Em 1615, tornou-se um pastor anglicano e, em 1621, foi nomeado decano da St. Paul Cathedral, em Londres. Alguns estudiosos acreditam que as obras literárias de Donne refletem as seguintes tendências: poesia amorosa e sátiras quando era mais jovem e sermões religiosos em sua velhice. Outros estudiosos, tais como Helen Gardner, questiona a validade desta periodização, pois muitos de seus poemas foram publicados postumamente (1633). Exceção feita a Anniversaries, que foi publicado em 1612 e Devotions upon Emergent Occasions, publicado em 1623. Seus sermãos também são datados, algumas vezes de forma específica, informando dia, mês e ano."  (In http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Donne)
 
Retrato de Donne em sua juventude, por artista desconhecido, localizado na National Gallery, em Londres 
 

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014


19/02/2014




O amor é uma luz que não deixa escurecer a vida.

CAMILO CASTELO BRANCO : Portugal (1825-1890). Seu nome completo : Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco. Escritor, Romancista, Cronista, Crítico, Dramaturgo, Historiador, Poeta e Tradutor. Foi um dos mais prolíficos escritores de todos os tempos, tendo escrito duzentos e sessenta obras entre 1851 e 1890, data de sua morte, o que equivale a uma média superior a seis por ano. Primeiro  da língua portuguesa a viver exclusivamente de suas obras literárias, apesar de ser obrigado, por esse motivo, a agradar às mudanças de gosto com as modas  volúveis do público em geral, conseguiu manter um estilo único e impor sua figura pela excelência  do vernáculo, pela qualidade de sua imaginação e  pela beleza idiomática que  emprestou à mesma. É considerado uma das maiores expressões e um  Mestre da Literatura Portuguesa, tendo   abrangido tanto o romantismo quanto o realismo  não se prendendo, contudo, aos rigores de nenhuma escola literária,  preferindo a liberdade de escrever sem rótulos de tendências.
 
Os principais temas abordados por Castelo Branco foram :  sentido metafísico da fé cristã, relações familiares, os direitos do coração em superposição a convenções sociais,  os problemas da orfandade e da bastardia.
 
Pseudônimos : utilizava  alguns  de natureza cômica em várias de suas críticas à sociedade da época, dentre os quais Manoel Coco, Saragonaço, A.E.I.O.U.Y., Árqui-Zero, Anastácio das Lombrigas.
 
Algumas das principais obras : "Voltareis, Ó Cristo?"; "Mistérios de Lisboa"; "Amor de Perdição"; "Amor de Salvação"; "A Enjeitada"; "O Judeu"; "Os Brilhantes do Brasileiro"; "O Bem e o Mal"; "Eusébio Macário"; "Lágrimas Abençoadas", dentre muitos outros.
 

 
18/02/2014
                                                           


O óbvio é aquilo que nunca é visto até que alguém o manifesta com simplicidade.

KHALIL GIBRAN : Líbano (1883-1931). Ensaísta, Filósofo , Prosador e Poeta. Seu nome completo, que assinava em idioma  oriental era   Gibran Kahlil Gibran, como também assinava   em  árabe (ܓ̰ܒܪܢ ܚܠܝܠ ܓ̰ܒܪܢ ) , que abreviou e ligeiramente modificou para Khalil Gibran ,quando transferiu suas atividades para o Ocidente, onde sua produção intelectual foi intensa, mas pode-se grafar com o "h" antes ou depois do "a" . Um dos maiores poetas  e prosadores dos tempos modernos, admirado em todo o mundo, ocidental e oriental. Com influência mística tipicamente orientalista, também bebeu das fontes filosóficas da Bíblia, de Nietzsche e Wiliam  Blake, surgindo, dessa  observação mista  de  orientações, além do seu próprio pensamento,  a sua originalidade de estilo e de filosofia. Escreveu  sobre o amor, a amizade,  a natureza, e todos os sentimentos e  esperanças humanos  em uma linguagem em forma de parábolas, como é do gosto dos povos orientais. Conseguiu  transmitir, com o seu modo peculiar de se expressar, misturando poesia à prosa,  aos leitores orientais e ocidentais,  o aprofundamento ... (Ver também o Pensamento do Dia 20/12/2013)

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

17/02/2014
                                                             


Nunca me preocupo  com o futuro; muito em  breve ele virá.


ALBERT EINSTEIN - Alemanha (1879-1955)  Grande gênio da Humanidade, que modificou para sempre a nossa forma de ver o Universo, através da Teoria da Relatividade  Geral que  apresentou. Físico Teórico , foi laureado com o  prêmio Nobel de Física em  1921, não por essa extraordinária proposição, mas  "por seus serviços à física teórica e, especialmente, por sua descoberta da lei do efeito fotoelétrico", que foi fundamental para o estabelecimento da teoria quântica. Era um cientista com grande dose de intuição e possuidor de uma religiosidade cósmica, em que sua ideia de Deus transcendia a figura personificada e atingia um todo  de cosmo-plenitude , o Uno da causa dos efeitos no Universo.
 
Nota da autora : Einstein foi tido como ateu,  à sua época, porque, então, a visão  não personificada de Deus ainda era alguma coisa incompreensível para as religiões dominantes. Mas, pela leitura de seus textos, nota-se que era um homem imensamente espiritualizado. Segundo eu mesma entendo,...
 
(Ver também os Pensamentos do Dia de  30/8/2013, 21/10/2013 e 01/12/2013)

domingo, 16 de fevereiro de 2014

16/02/2014





Não percas o tempo em chorar o passado ou em chorar o futuro. Vive  as tuas horas, vive os teus minutos. Os júbilos são flores que a chuva mancha  ou que o vento  dispersa.

RÉMY DE GOURMONT : França (1858-1915). Poeta Simbolista, Dramaturgo, Novelista,  Crítico Literário e Ensaísta de grande importância.  Dedicou-se também e  escreveu sobre literatura antiga, notadamente Literatura Latina. Eliot   o considera a "consciência crítica de sua geração".
 
Filho dos  Condes Auguste-Marie e Mathilde de Gourmont, colou grau de Bacharel em Direito, mas não exerceu essa profissão. Logo  passou a trabalhar na Biblioteca Nacional da França e a escrever para periódicos de grande circulação, como o "Le Monde" e o "Le Contemporain". Com a publicação , em 1891, de "Le joujou patriotisme" ("O Patriotismo de brinquedo"), uma severa crítica à política cultural do governo francês, que incomodou muito aos políticos da época, foi dispensado da Biblioteca.  Foi um dos fundadores do "Mercure de France", que logo se tornou o ponto principal de reunião do movimento Simbolista.
 
Algumas de suas principais obras :  Poesias -"Litanies de la Rose" (1892);  "Les Saintes du Paradis" ( 1898); "Divertissements" (1912); Antologia - "Hieroglyphes" , que contém seus estudos e experimentos sobre  som e ritmo; Crítica Literária : "Le Probleme du Style".
 

sábado, 15 de fevereiro de 2014

15/02/2014
                                    

A  primeira sensação que experimento ao encontrar-me na presença de uma criatura humana, por humilde que seja a sua condição, é da igualdade originária da espécie. Uma vez dominado por esta ideia, preocupa-me muito mais do que ser-lhe útil ou agradável, o não ofender nem ao de leve a sua dignidade.


CHARLES DE TOCQUEVILLE : França ( 1805-1859). Historiador, Homem de Letras, Sociólogo da Democracia Moderna, Historiador do "Antigo Regime", Defensor da Democracia e da Liberdade. Seu nome : Alexis-Charles-Henri Clérel, Visconde de Tocqueville. Pertencia a uma tradicional família de nobres normandos, que participaram ativamente da organização do Estado Francês a partir do século XI, onde seus ancestrais lutaram e se destacaram na célebre  na batalha de Hastings, que colocou fim à dinastia anglo-saxônica na Inglaterra. Seus pais, os Condes de Tocqueville, foram presos durante a Revolução Francesa e escaparam  da guilhotina por causa da morte de  Robespierre, após a qual foram soltos e se refugiaram na Inglaterra, tendo retornado à França no Primeiro Império (entre 1804-1815) onde o pai se tornou "Pair de France", sob o regime da "Restauração", tendo nascido Charles nesse período (1805).
 
Em 1831 fez uma viagem aos Estados Unidos da América para fazer um estudo sobre o sistema prisional daquele país e ali ficou por nove  meses , viajando por todo o seu território, estudando e fazendo notas sobre o seu sistema econômico e político, que, à época, era único no Mundo. Ao retornar, fez um relatório ao governo francês  em 1835, e publicou seu famoso livro "Da Democracia da América", que se tornou um clássico da Sociologia.
 
Como político, Tocqueville foi várias vezes membro eleito da Câmara dos Deputados e participou do governo de Luís Bonaparte na Segunda República, na qualidade de Ministro dos Negócios Exteriores.  Foi ainda participante  de uma profunda revisão na Constituição Francesa e, a partir de 1850, retirou-se para suas propriedades, onde se dedicou inteiramente aos seus estudos. Foi acometido de uma tuberculose, sem cura à época, moléstia da qual veio a falecer em 1859.
 
Algumas de suas principais obras, ainda estudadas atualmente, além "Da Democracia da América", traduzida para o português:  "Du Système Pénitentiaire aux États-Unis et de Son Application en France": "De la Démocratie"; "L'Ancien Régime et la Révolution"
 






sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

14/02/2014

 HOMENAGEM AO DIA DE SÃO VALENTIM    

A ausência diminui as paixões medíocres e aumenta as grandes, assim como o vento apaga as velas, mas atiça as fogueiras.


AUTOR ANÔNIMO

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014


13/02/2014 
                                          

O fato de milhões de criaturas compartilharem os mesmos vícios não os transforma em virtudes; o fato delas praticarem os mesmos erros não os transforma em verdades; e o fato de milhões de criaturas compartilharem a mesma forma de patologia mental (moral, social e comportamental) não torna essas criaturas  mentalmente sadias.
 
 ERICH FROMM :  Alemanha (1900-1980). Psicanalista, Filósofo e Sociólogo. Grande pensador dos tempos modernos. Sobre a situação do homem frente à sociedade cita-se o seguinte trecho :

"A situação humana

                  Os animais vivem em harmonia total com a natureza. Eles vivem em condições que aceitam como dadas e com as quais eles podem lidar. Em contraposição com os animais, desenvolveu-se no homem a capacidade de transcender seu ambiente, através da razão que lhe foi dada e com isso extrapolar a realidade que o cerca. Ele se elevou sobre a natureza e pode em certa medida recriá-la e dominá-la. Este seu dom dos mais elevados é ao mesmo tempo sua danação. Em palavras bem claras, ele deixa-se descrever como anomalia da natureza, pois no ser humano “a vida (...) tomou consciência de si”. Ele passa não somente a saber da aleatoriedade de sua existência, mas também da limitação de sua vida. Apesar de ainda ser parte da natureza, ele é igualmente saído dela e a harmonia entre ambos está para sempre perdida. Através desta consciência surge no ser humano um enorme sentimento de desamparo e fraqueza. Tem que viver e tomar decisões e todo passo em outra direção causa-lhe assombro, pois deixam-se estados já conhecidos e consequentemente mais seguros. O maior problema do ser é a sua pura existência (veja-se, relativamente a este ponto, igualmente o ser em si de Jean Paul Sartre). A vida humana é dominada por uma polaridade ...

 
(Ver também o Pensamento do Dia 08/11/2013)

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

12/02/2014
                                                        
 

Chegará um dia no qual os homens conhecerão o íntimo dos animais; e, nesse dia, um crime contra um animal será considerado crime contra a humanidade.


LEONARDO DA VINCI: Itália(1452-1519).  Gênio Polímata. Seu nome completo era "Leonardo di Ser Piero da Vinci" - seu pai, do qual era filho natural, foi o notário  Piero da Vinci, região de nascimento também de Leonardo. Sua mãe, uma camponesa da região. Foi uma das figuras mais ilustres do Alto Renascimento - como todos os grandes vultos desse movimento , a sua sede de conhecimento se apresentava em todos os sentidos da vida e do conhecimento, caracterizando-se pelo humanismo característico dos gênios da época. As matérias em que mais se destacou foram Ciência, Matemática, Engenharia ,  Invenções, Anatomia, Pintura, Escultura, Arquitetura, Botânica, Cartografia, Poesia e Música. É precursor da Aviação (é notável o seu modelo de uma aeronave em parafuso, que se levantaria verticalmente, como os  atuais helicópteros) e da Balística (muitos foram os artefatos desenhados por ele, inclusive de um tanque de guerra). Realizou, ainda, ... (Ver também o Pensamento do Dia de 02/09/2013)

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

11/02/2014

                                     


Nenhuma sociedade pode prosperar e ser feliz se nela a maior parte dos membros (os trabalhadores) é pobre e infeliz.


ADAM SMITH-  Escócia ( 1723-1790) . Filósofo e Economista, pai da economia moderna, considerado o mais importante teórico do liberalismo econômico.
 
Livros mais conhecidos :   "A Teoria dos Sentimentos Morais " e "A Riqueza das Nações".
 
(Ver também  o Pensamento do Dia 1º/8/2013 e de 5/2/213)

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

10/02/2014
         
 

É utópico? Talvez. Mas sem utopia ninguém muda o mundo.


FERNANDO HENRIQUE CARDOSO : Brasil (1931, contemporâneo). Sociólogo, Cientista Político, Filósofo, Professor Universitário, Escritor e Político. Presidente do Brasil , tendo sido o primeiro a ser eleito  para dois períodos consecutivos  ( 1995-1998 e 1999-2002). Imortal da Academia Brasileira de Letras, a partir de 2013.
 
Alguns de seus mais importantes livros : "Pensadores que Inventaram o Brasil"; "A Arte da Política - A História que Vivi", uma autobiografia; "O Presidente Segundo o Sociólogo"; "Dependência e Desenvolvimento  na América Latina".
 
Prêmios, condecorações e honrarias : "Prêmio Príncipe das Astúrias, de Cooperação Internacional" - 2000; "Prêmio Mahbub ul Haq das Nações Unidas para o Desenvolvimento", como Notável Contribuição ao Desenvolvimento Humano - 2002; "Prêmio J. William Fulbright para o Entendimento Internacional" - 2003; "Prêmio John W. Kluge" - 2012;  "Doutor Honoris Causa  pela Universidade de Montreal"; "Doutor Honoris Causa da Faculdade de Economia de Universidade de Coimbra"; "Doutor Honoris Causa da Faculdade de Economia da Universidade do Porto"; "Grã-Cruz da Ordem do Mérito de Portugal"; "Grande-Colar da Ordem da Liberdade de Portugal";  "Grande-Colar da Ordem militar de Sant'Iago da Espada de Portugal"; "Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique de Portugal"; "Grã-Cruz da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito de Portugal".
 
Sua grande obra durante o seu governo : colocou fim à  inflação no Brasil, criando o "Plano Real" e mudando a moeda para o "Real",  com significativa valorização no mercado internacional, vigente nos dias de hoje. 
 
Organismos de que participa ativamente : "Instituto Fernando Henrique Cardoso", fundação sem fins lucrativos, com a finalidade de reunir sua obra e realizar estudos e discussões sobre o Brasil e a América Latina; Co-Presidente do Inter-American Dialogue"; Membro dos Conselhos Consultivos do "Institute for Advanced Study", da Universidade de Princeton, e da "Fundação Rockefeller", em Nova Iorque; Presidente da  "OSESP - Orquestra Sinfônica de São Paulo"; Membro do Conselho Consultivo do "Clinton Global Initiative", do "Brown University" e da "United Nations Foundation"; ocupa a cadeira nº. 36, da "ABL - Academia Brasileira de Letras", com a morte do jornalista João de Scantimburgo.
 
 
 

domingo, 9 de fevereiro de 2014

09/02/2014
                                                



A esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem. A indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las.

 AGOSTINHO DE HIPONA : Argélia ( 354-430). Seu nome era Aurelius  Augustinus (Aurélio Agostinho), também conhecido como Santo Agostinho de Hipona. Padre, Bispo de Hipona, Escritor, Filósofo e Teólogo. Uma das mentes mais influentes da humanidade : apesar de ter vivido  há mais de  mil e seiscentos  anos, os seus ensinamentos exercem  grande fascínio até hoje, incluindo-se  grandes nomes da filosofia, como Lutero, Calvino, Descartes, Kant, Hegel, Camus, Hannah Arendt e Ratzinger.
 
Seus livros mais célebres dentre as 113 que nos chegaram  completas : "Confissões", uma autobiografia em que  apresenta grande parte de sua filosofia, sendo considerada a primeira autobiografia do mundo; "A Cidade de Deus"; "A Trindade".

sábado, 8 de fevereiro de 2014


08/02/2014 



Se a meta principal de um capitão fosse preservar seu barco, ele o conservaria no porto para sempre.
 
TOMÁS DE AQUINO- Itália (1225-1274). Padre dominicano, um dos maiores doutores da Igreja Católica (Doctor Angelicus) e foi  proclamado Santo pelo Papa João XXII. Teólogo e Filósofo. Foi ele quem fez  a "síntese do cristianismo", dando uma base sólida para a teologia cristã. Traduziu as obras de Aristóteles a partir do grego e se baseou nele para criar a sua filosofia , partindo desta para a teologia.  Das ideias de Aristóteles soube retirar o materialismo, introduzindo nelas  a base espiritual e transcendental  da fé cristã.  Na "Summae Theologiae" e na "Summae contra Gentiles" expôs todo o seu pensamento assim alcançado, sendo célebres as "Cinco Vias" com que demonstra filosófica e teologicamente a existência de Deus. A Teologia, fundada na revelação e, a Filosofia, baseada no exercício da razão humana . 1a. via : Primeiro Motor Imóvel (tudo que se move é movido por algo ou alguém, mas o primeiro, não, porque não há nada ou ninguém antes dele); 2a. via : Causa Primeira (todo efeito requer ...
 
(Veja também o Pensamento do Dia 28/09/2013)
07/02/2014





Algumas coisas levam tempo, sem importar o talento ou o esforço. Não é possível se obter um bebê em um mês se nove mulheres engravidam ao mesmo tempo.
 
WARREN BUFFETT : Estados Unidos da América do Norte (contemporâneo, nascido a  30 de agosto de 1930). Investidor e Filantropo. Célebre pelas frases diretas e inteligentes sobre o mercado de ações, do que é um dos maiores entendidos do mundo ocidental.Principal acionista, presidente do conselho e diretor executivo da Berkshire Hathaway, sendo considerado o mais bem sucedido investidor do século XX.  Apesar de ser  considerado um dos homens mais ricos do mundo,  é comentado que  tem uma vida simples, residindo na mesma casa que comprou em  1958, avaliada atualmente em US$700 mil e o seu salário é de US$100 mil anuais, menor do que o dos demais executivos  da Berkshire.
 
 
Filantropia :
 
"Em 2006, Buffett anunciou que 85% da Berkshire iria para cinco fundações diferentes, sendo que a maior contribuição (83%) vai para a Fundação Bill e Melinda Gates , ou seja, 10 milhões de ações (aproximadamente US$ 30.7 bilhões), fazendo dessa a maior doação da história, transformando Buffett em um dos maiores filantropos do capitalismo.
 
Outra parte de sua fortuna irá para sua própria fundação, a  Fundação Buffet. A herança de sua mulher, avaliada em US$2.6 bilhões, foi para a fundação quando ela morreu, em 2004.
 
Em 2002 ele doou US$50 milhões para a Iniciativa de Ameaça Nuclear de Washington, tornando-se um conselheiro". (In  http://pt.wikipedia.org/wiki/Warren_Buffett)

 

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

06/02/2014
                                                        


A oração é inteiramente espiritual, é um encontro direto entre Deus e a alma, afastado de todas as limitações materiais.


AVICENA :   Pérsia (980-1037). Nome completo: Abu Ali al Ḥusayn Ibu Sina.   Grande  Físico e Filósofo, unindo esses dois extraordinários conhecimentos tornou-se um dos maiores Metafísicos , criando uma interpretação  pessoal da filosofia islâmica, mesclada com  a filosofia grega, especialmente a  neo-platônica e a aristotélica, a cujas obras teve acesso  antes que chegassem ao Ocidente.  Gênio polímata  do antigo Oriente, considerado como  Pai da Medicina. Foi  Médico, Filósofo, Gramático, Poeta, Geômetra, Astrônomo, Anatomista, Fisiólogo, Cirurgião. É mais conhecido no Ocidente como Filósofo, tendo traduzido e interpretado  Aristóteles, na primeira versão que nos chegou, lida por Tomás de Aquino, que  concordou com várias de suas colocações. É de se notar que a medicina oriental continha elementos filosóficos e  religiosos no contexto de suas curas, a exemplo do que ocorre com a atual medicina  chinesa e japonesa.
 
Suas principais obras mais conhecidas : "Canon Medicinae" ("Al-Qanun"), o livro e enciclopédia de medicina mais famoso da História da Medicina, com cinco tomos, que compreendia : fisiologia, medicina e terapêutica, relatos dos níveis do espírito e do pensamento - forma  o principal tratado de medicina utilizado nas universidades europeias  bem além de 1650 - seus cânones são um sistema completo, em acordo com os cânones de Hipócrates e Galeno, tendo chegado a ser considerado mais importante do que estes; "Livro da Cura".
 
Em Filosofia, criou o "Avicenismo", em que se contêm de forma principal suas doutrinas sobre a "alma" e a distinção entre existência-essência, em que mesclava as filosofias de Platão e Aristóteles. Em Psicologia, apresentou uma teoria do conhecimento, que influenciou William de Auvergne e Alberto Magno e,  em Metafísica, Tomás de Aquino.(*)
 
(Veja mais no Pensamento do Dia 25/08/2013 e de 23/09/2013)
________
 
(*)Assim nos fala A. J. Arberry, in "Avicenna on Theology", 1995: "Avicena foi o maior de todos os pensadores persas; como  físico e  metafísico foi também muito  estudado  na Idade Média e o seu Cânone de Medicina é  considerado o livro que proporcionou o desenvolvimento da moderna medicina."

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

05/02/2014
 
 
Pouco  mais é necessário para erguer um Estado, da mais primitiva barbárie até o mais alto grau de opulência, além de paz, de baixos impostos e de boa administração da justiça; todo o resto corre por conta do curso natural das coisas.
 
ADAM SMITH-  Escócia ( 1723-1790) . Filósofo e Economista, pai da economia moderna, considerado o mais importante teórico do liberalismo econômico.
 
Livros mais conhecidos :   "A Teoria dos Sentimentos Morais " e "A Riqueza das Nações".
 
 (Ver também o Pensamento do dia 1º./08/2013)

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

04/02/2014
 
 
 
Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor.

JOHANN WOLFGANG VON GOËTHE- Alemanha (1749-1832). Escritor, Poeta, Filósofo e Cientista. Foi um dos maiores escritores alemães, cuja influência se exerceu na literatura de todo o mundo. Uma das figuras mais influentes da literatura alemã e do Romantismo europeu, sendo o líder do "Sturm und Drang" ( "Tempestade e Ímpeto",  "primado da expressão individual e subjetividade sobre a ordem natural do racionalismo", cujas obras se destinavam a impactar e encantar o público, com intenção de terminar a sua prisão ao classicismo que dominava a o Velho Continente no  final do século XVIII e início do XIX), juntamente com Friedrich Schiller, também alemão. Tem uma vasta e maravilhosa  produção em várias áreas do conhecimento humano (é um gênio  polímata) , destacando-se, dentre  essas obras, romances, peças de teatro, poemas, escritos autobiográficos, reflexões teóricas nas áreas da arte, da literatura e das ciências naturais. Sua correspondência epistolar com  pensadores e personalidades da época  é vasta, e nela  está contida grande parte do seu pensamento filosófico e existencial.  Foi o romance "Os Sofrimentos do Jovem Werther", de 1774, quando tinha 25 anos de idade, que ... (Veja mais no Pensamento do Dia 8/9/2013 e do dia 25/9/2013)

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

03/02/2014

                                                         


Eu dormi e sonhei que a vida era só alegria. Despertei e vi que a vida era só serviço. Servi e vi que o serviço é alegria.
 
RABINDRANAH TAGORE -  Bengalês (1861-1941). Gênio polímata (pessoa cujo conhecimento não está restrito a uma área ), foi poeta, romancista, músico e dramaturgo. Reformulou  a literatura e a música  bengali no final do século XIX. Primeiro não europeu a receber o Prêmio Nobel de Literatura, em 1913. Suas três principais obras : Gitânjali (Ofertas de Música) , Gora (Enfrentamento Justo) e Ghare-Baire (A Casa e o Mundo). Fundador da Universidade Visva-Bharati.
 
(Ver também  o Pensamento do Dia de 18.8.2013 e o de 23.10.2013)

domingo, 2 de fevereiro de 2014

02/02/2014



Qualquer país é pátria para os fortes, como o é o mar para os peixes.

OVÍDIO : Itália ( 43 a.C.-17 d.C.). Nome completo : Públio Ovídio Naso. Um dos três grandes poetas da Roma Antiga, colocado em igualdade com Horácio e Virgílio. Escreveu sobre amor, exílio, sedução e mitologia, nas formas de elegia, poesia épica  e drama. Exerceu grande influência em poetas da Idade Média europeia, como Dante , Shakespeare e Milton. Suas obras são  fonte  de pesquisa sobre a Mitologia Clássica.

Uma das grandes obras de Shakespeare guardam inspiração em Ovídio :... (Veja mais no Pensamento do Dia de 15/01/2014)


Hipómenes e Atalanta, tela de Guido Reni (1575-165442), inspirada na obra Metamorfoses, de Ovídio
 
 
 
 

sábado, 1 de fevereiro de 2014

1º/02/2014



Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, não há ninguém que explique e ninguém que não entenda.


CECÍLIA MEIRELES : Brasil (1901-1964). Poetisa, Pintora, Professora e Jornalista. Uma das mais brilhantes figuras da literatura brasileira, considerada atemporal porque, apesar de estar ligada ao Modernismo e ao Simbolismo, utilizou-se das técnicas  do classicismo , do gongorismo, do romantismo, do parnasianismo e do surrealismo. Seu primeiro livro de poemas em forma de sonetos simbolistas, publicado em 1919, sob o título "Espectros". Dedicou-se à educação , sendo ativista , escrevendo diversos trabalhos em prol da melhoria do ensino e destacou-se também na literatura infantil. Recebeu diversas   premiações e homenagens no Brasil e no exterior.
 
Algumas das principais obras :"Isto ou Aquilo"; "Romanceiro da Independência"; "Antologia Poética"; "Elegias". Literatura e poesia  infantil : "Leilão de Jardim"; "O Cavalinho Branco"; "Sonhos de Menina"; "O Menino Azul"- dentre muitos outros.