Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais seguro para o sucesso é sempre tentar pelo menos uma vez mais.
THOMAS ALVA EDISON : Estados Unidos da América do Norte (1847-1931). Inventor, Cientista e Empresário. Era conhecido como "O Mago do Menlo Park" ("The Wizard of Menlo Park"), uma referência ao seu centro de pesquisas que fundou naquela localidade, em Nova Jersey, para onde se mudou quando iniciou o seu sucesso, tendo sido financiado, desde o início, por um grande empresário estadunidense. É um dos precursores da revolução tecnológica do século XX, e teve papel proeminente na indústria cinematográfica, tendo produzido vários filmes mudos e alguns sonoros, através da sua empresa , a Edison Electric Light Company, que em 1979 já era de grande porte. Foi a primeira pessoa que aliou a invenção à produção em massa dos objetos inventados, construindo, assim, uma grande fortuna. E tal aconteceu com a invenção da sua "corrente contínua de transmissão elétrica", que iluminou cidades, gerada a partir de geradores de propriedade de sua empresa, que recebia os pagamentos, aliada a sua lâmpada incandescente, vendida por ela a pessoas, a empresas e ao Estado, que livrou as ruas e as casas da incômoda iluminação a querosene, já no final do século XIX-início do XX.
Foi talvez o inventor com mais patentes registradas de sua época, tendo registrado 2.332 patentes. É verdade que nem todas eram de sua lavra : várias foram compradas de terceiros e outras tantas eram da lavra de seus funcionários, cujo contrato os obrigava a repassar suas invenções para a Empresa, fazendo o registro da patente no nome de Edison. Mas, certamente, foram de sua própria lavra as seguintes invenções, algumas já não mais usadas e que mudaram os rumos da nossa história, proporcionando um grande desenvolvimento : a corrente contínua de eletricidade, não mais utilizada porque não consegue alcance de distribuição razoável, causando muitas quedas, mas que foi uma grande novidade à época, a lâmpada elétrica incandescente, o gramofone, o cinescópio (ou cinetoscópio), o diafone e o microfone de grânulos de carvão para o telefone.
Há um episódio negro em sua carreira : Nikola Tesla (*), um gênio da matemática e da física foi seu funcionário, que ficou conhecido como "O Mago do Oeste", em referência à sua nacionalidade (ele nasceu na Croácia). E, como tinha por obrigação contratual entregar seus inventos a Edison, mostrou a ele a sua "corrente alternada de transmissão de eletricidade".(**) Edison a menosprezou e tratou com desconsideração o genial inventor, que, aborrecido, largou o emprego e, financiado por um grande empresário que acreditou na invenção, teve muito sucesso e chegou a montar uma empresa própria . Venceu o concurso para iluminação das Cataratas do Niágara, ao qual concorria também Edison. Em 1903, descontente com a derrota, Edison , para tentar desmerecer a descoberta do cientista, passou a eletrocutar animais em público, usando a corrente alternada. Fez isso também, desumana e friamente, em público, com a elefanta Topsy, aplicando nela altas doses de corrente alternada. Isso causou antipatia pública a Edison, a partir de então. Tesla, a seguir, demonstrou que a exibição de Edison tinha utilizado uma fórmula errada de corrente alternada, que, na verdade ele não entendia, por necessitar , para tanto, de muitos conhecimentos de física e matemática , que o mesmo não possuía. A corrente contínua foi abandonada, por vários problemas e pouco alcance, pela corrente alternada, utilizada até hoje.
Alguns filmes produzidos por Edison : mudos : "A Execução de Mary Stuart"; "Frankenstein or the Modern Prometheus"; "Parsifal"; "Butterfly Dance"; sonoros: "The Patchwork Girl of Oz"; "A Ministrel Show" ; "Julius Caesar".
______________
(**) A corrente alternada surgiu quando Nikola Tesla foi contratado por J. Westinghouse para construir uma linha de transmissão entre Niágara e Buffalo, em NY. Thomas Edison fez o possível para desacreditar Tesla, mas o sistema polifásico de Tesla foi adotado. A Corrente Alternada é a forma mais eficaz de se transmitir uma corrente elétrica por longas distâncias. Nela os elétrons invertem o seu sentido várias vezes por segundo.
Na primeira metade do século XX havia sistemas de Corrente Alternada de 25 Hz no Canadá (Ontário) e no norte dos Estados Unidos. Em alguns casos alguns destes sistemas (por exemplo, nas Cataratas do Niágara) perduram até hoje por conveniência das fabricas industriais que não tinham interesse em trocar o equipamento para que operasse a 60 Hz. As baixas frequências facilitam construção de motores de baixa rotação, já que esta é diretamente proporcional à frequência.
Sistemas AC de 400 Hz são usados na indústria têxtil, aviões, navios, espaçonaves e em grandes computadores.
Na maioria dos países da América, inclusive Brasil e EUA, a frequência da rede elétrica é de 60 Hz. Na Europa, inclusive em Portugal, é usada a frequência de 50 Hz. A frequência de 50 Hz também é usada em alguns países da América do Sul, como por exemplo a Argentina, a Bolívia, o Chile e o Paraguai.
A Corrente Alternada foi adotada para transmissão de energia elétrica a longas distâncias devido à facilidade relativa que esta apresenta para ter o valor de sua tensão alterada por intermédio de transformadores. Além disso as perdas em CA são bem menores que em CC. No entanto as primeiras experiências e transmissões foram feitas com Corrente contínua (CC).
Veja mais em :
















