terça-feira, 26 de novembro de 2013

26/11/2013
                   


Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais seguro para o sucesso é sempre tentar pelo menos uma vez mais.


THOMAS ALVA EDISON : Estados Unidos da América do Norte (1847-1931). Inventor, Cientista e Empresário.  Era conhecido como "O Mago do Menlo Park" ("The Wizard of Menlo Park"), uma referência ao seu centro de pesquisas que  fundou naquela localidade, em Nova Jersey, para onde se mudou quando iniciou o seu sucesso, tendo sido financiado, desde o início, por um grande empresário estadunidense. É um dos precursores da revolução tecnológica do século XX, e teve papel proeminente na indústria cinematográfica, tendo produzido vários filmes mudos e alguns sonoros, através da sua empresa , a Edison Electric Light Company, que em  1979 já era de grande porte. Foi a primeira pessoa que aliou  a invenção à produção em massa  dos objetos inventados, construindo, assim, uma  grande fortuna. E tal aconteceu com a invenção da sua "corrente contínua de transmissão elétrica", que iluminou cidades, gerada a partir de geradores de propriedade de sua empresa, que recebia os pagamentos,  aliada  a sua lâmpada incandescente, vendida por ela  a pessoas, a empresas e ao Estado, que livrou as ruas e as casas da incômoda iluminação a querosene, já no final do século XIX-início do XX. 
 
Foi talvez o inventor  com mais patentes registradas  de sua época, tendo registrado 2.332 patentes. É verdade que nem todas eram de sua lavra : várias foram compradas de terceiros  e outras tantas  eram da lavra de seus funcionários, cujo contrato os obrigava a repassar suas invenções para a  Empresa, fazendo o registro da patente no nome de Edison. Mas, certamente, foram de sua própria lavra as seguintes invenções,  algumas já  não mais usadas e  que mudaram  os rumos da nossa história, proporcionando um grande desenvolvimento : a corrente contínua de eletricidade, não mais utilizada porque  não consegue  alcance de distribuição razoável, causando muitas quedas, mas que foi uma grande novidade à época, a lâmpada elétrica incandescente, o gramofone, o cinescópio (ou cinetoscópio), o diafone e o microfone de grânulos de carvão para o telefone.
 
Há um episódio negro em sua carreira : Nikola Tesla (*), um gênio da matemática e da física foi seu funcionário, que ficou conhecido como "O Mago do Oeste", em referência à sua nacionalidade (ele nasceu na Croácia). E, como tinha por obrigação contratual entregar seus inventos a Edison, mostrou a ele a sua  "corrente alternada de transmissão de eletricidade".(**) Edison  a menosprezou e tratou com desconsideração o genial inventor, que, aborrecido, largou o emprego e, financiado por um grande empresário que acreditou na invenção,  teve muito sucesso e chegou a montar uma empresa própria . Venceu  o concurso  para iluminação das Cataratas do Niágara, ao qual concorria também Edison. Em 1903, descontente com a derrota, Edison , para tentar desmerecer a descoberta do cientista, passou a eletrocutar animais em público, usando a corrente alternada. Fez isso também,  desumana e friamente, em público, com a elefanta  Topsy, aplicando nela altas doses de corrente alternada. Isso causou antipatia pública a Edison, a partir de então. Tesla, a seguir, demonstrou que a exibição de  Edison tinha utilizado uma fórmula  errada de corrente alternada, que, na verdade ele não entendia, por necessitar , para tanto, de muitos conhecimentos de física e matemática , que o mesmo  não possuía.  A corrente contínua foi abandonada, por vários problemas e pouco alcance, pela corrente alternada, utilizada até hoje.
 
Alguns filmes produzidos por Edison : mudos : "A Execução de Mary Stuart"; "Frankenstein or the Modern Prometheus"; "Parsifal"; "Butterfly Dance"; sonoros: "The Patchwork Girl of Oz"; "A Ministrel Show" ; "Julius Caesar".
______________
 (*) Nikola Tesla : Veja a biografia em http://pt.wikipedia.org/wiki/Nikola_Tesla
 
(**)  A corrente alternada surgiu quando Nikola Tesla foi contratado por J. Westinghouse para construir uma linha de transmissão entre Niágara e Buffalo, em NY. Thomas Edison fez o possível para desacreditar Tesla, mas o sistema polifásico de Tesla foi adotado. A Corrente Alternada é a forma mais eficaz de se transmitir uma corrente elétrica por longas distâncias. Nela os elétrons invertem o seu sentido várias vezes por segundo.
 
Na primeira metade do século XX havia sistemas de Corrente Alternada de 25 Hz no Canadá (Ontário) e no norte dos Estados Unidos. Em alguns casos alguns destes sistemas (por exemplo, nas Cataratas do Niágara) perduram até hoje por conveniência das fabricas industriais que não tinham interesse em trocar o equipamento para que operasse a 60 Hz. As baixas frequências facilitam construção de motores de baixa rotação, já que esta é diretamente proporcional à frequência.
 
Há também sistemas de 16,67 Hz em ferrovias da Europa (Suíça e Suécia).
 
Sistemas AC de 400 Hz são usados na indústria têxtil, aviões, navios, espaçonaves e em grandes computadores.
 
Na maioria dos países da América, inclusive Brasil e EUA, a frequência da rede elétrica é de 60 Hz. Na Europa, inclusive em Portugal, é usada a frequência de 50 Hz. A frequência de 50 Hz também é usada em alguns países da América do Sul, como por exemplo a Argentina, a Bolívia, o Chile e o Paraguai.
 
A Corrente Alternada foi adotada para transmissão de energia elétrica a longas distâncias devido à facilidade relativa que esta apresenta para ter o valor de sua tensão alterada por intermédio de transformadores. Além disso as perdas em CA são bem menores que em CC. No entanto as primeiras experiências e transmissões foram feitas com Corrente contínua (CC).

 
Veja mais em : 
 
 
 

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

25/11/2013




Um homem que quer reger a orquestra precisa dar as costas à plateia.

JAMES COOK : Inglaterra (1728-1779). Capitão da Marinha  Britânica (Capitão FRS RN) , Explorador, Cartógrafo, Matemático e  grande Navegador. Foi agraciado com a Medalha Copley em 1776. Com uma infância muito pobre, teve de trabalhar, ainda criança, como "servo", para ajudar os pais.  Foi alfabetizado pela sua patroa, que lhe ensinou as letras e matemática  nos intervalos dos seus serviços. Nada parecia indicar que seria um dia  um grande homem do mar,  visto que nasceu em um local muito distante dali, no meio rural inglês e somente aos 16 anos é que o conheceu, quando foi trabalhar na  pequena vila de Staithes. E então começou sua atração e obsessão pelo mar e, ainda adolescente,  colocou-se em serviço em navios  mercantes e acabou indo para o Canadá - a partir daí aprendeu muito sobre a arte de navegar. Sua incrível força de vontade e habilidade o tornaram, aos 26 anos, Capitão da Marinha Mercante.
 
Aos 47 anos já era Capitão da Real  Marinha Britânica e  tornou-se "Colega da Real Sociedade Científica", ganhou o título de "Primeiro Navegador da Europa" na Casa dos Lordes  e teve seu retrato pintado para  a galeria de  Heróis da Inglaterra.  Muitas de suas descobertas ajudaram a formar o Segundo Império Britânico. De personalidade íntegra, era um ótimo comandante, cuidando para  a saúde e o bem estar de seus subordinados e nunca permitindo que os mesmos  fizessem qualquer ato de violência ou humilhação aos nativos encontrados. É certo que, em seus navios, nunca ninguém morreu de escorbuto, doença mortal  comum ao navegantes da época, dados problemas com alimentação, da qual ele, pessoalmente, cuidava.
 
Foi o primeiro a mapear a Terra Nova. Fez 3 viagens ao Pacífico, tendo sido assassinado  na terceira, pelos nativos da baía de Kealakekua,  no Havaí.  Em 1772 cruzou o Círculo Polar Antártico, quando descobriu as Ilhas Cook.Estabeleceu o primeiro contato europeu com a costa leste da Austrália e Arquipélago do Havaí.  Fez a primeira circunavegação registrada da Nova Zelândia. Sobre si mesmo dizia :
 
                                     "A ambição me leva a ir não só mais longe do que qualquer outro homem antes de mim já foi, mas até tão longe quanto creio ser possível a um homem ir." (In : Diário de James Cook).
 
 
Fez três viagens ao Pacífico. Na  terceira viagem, seu destino foi o Havaí, para mapear  a ilha principal. Foi recebido e ficou ali  um mês, recebido  com glória pelos nativos,  que o adoraram, pois acreditavam ser ele a reencarnação do seu deus  Lono, da prosperidade e da paz, que festejavam naquela época. Ao partir, o mastro do seu navio quebrou e ele retornou para a ilha, para reparos. Por causa de um furto de um bote pelos nativos  houve uma escaramuça entre eles e alguns marinheiros. Cook não se envolveu na confusão, mas demonstrou grande irritação quanto ao furto  - quando foi ajudar a colocar um bote no mar, ele recebeu um forte  golpe na cabeça, dado pelos nativos, e  caiu morto ao mar. O  seu corpo jamais foi encontrado. Trata-se de um fim trágico e misterioso, que até hoje não foi desvendado - pensa-se que talvez a sua morte, como reencarnação do deus, fizesse parte de alguma cerimônia nativa, já que  o festival  em sua homenagem estava em plena realização naqueles dias , ou, então,  quando o viram zangado com eles,  perceberam o seu engano e pensaram que tivessem sido iludidos  por ele propositalmente, fazendo-se passar pelo seu deus.

domingo, 24 de novembro de 2013


24/11/2013 



Seja amigo ou inimigo, não fale sobre as vidas dos outros homens.

                                                     
                                                            ANÔNIMO

23/11/2013



O que importa na vida não é  tanto o triunfo, mas o combate; o essencial não é ter vencido, mas ter lutado bem.

PIERRE DE COUBERTIN : França (1863-1937). Pedagogo e Historiador . Seu nome era Pierre de Frédy, sendo Coubertin seu título  nobiliárquico (Barão de Coubertin), descendente de Fernando II de Castela. Ficou famoso para a História como fundador dos Jogos Olímpicos da era moderna .
 
Reformador por natureza, achou a educação em França um tanto fraca e, inspirado pelas escolas e universidades nos Estados Unidos e na Inglaterra, as quais visitara, resolveu propor ao governo francês  uma reestruturação  do sistema educacional, onde fosse dada ênfase a esportes, de acordo com a máxima grega "mens sana in corpore sano". Para apresentar seus planos a respeito organizou um congresso internacional (23/6/1894), na Sorbonne, em Paris, propondo a reinstituição de um evento internacional desportivo, como se fazia na Antiga Grécia, na Cidade de Olímpia. Seus planos foram aceitos, tendo havido a primeira Olimpíada em Atenas, na Grécia , em homenagem aos jogos que a inspiraram.  Em 1896 foram realizados naquela cidade os  "Jogos Olímpicos de Verão" que foi um estrondoso sucesso, ficando estabelecida a sua repetição de 4 e 4 anos, como é até hoje.
22/11/2013



Os homens alcançam sucesso quando eles percebem que seus  fracassos são uma preparação para suas vitórias.

RALPH WALDO EMERSON : Estados Unidos da América do Norte (1803-1882). Famoso Escritor, Conferencista, Ensaísta, Filósofo e Poeta, Professor e Pastor na  Segunda Igreja de Boston . Desenvolveu a "filosofia transcendentalista" (*), que explica nas suas obras  "Nature" ("Natureza"),  "Essays : First Series" ("Ensaios : Primeiras Séries"), de  1841, que inclui "Compensation " e  "Self-Reliance". Era conhecido por ter uma mente clara e aberta, sendo, também, abolicionista.  Foi  um forte crítico da sociedade industrializada e massificada pouco respeitadora da cultura e da individualidade.
 
Casado em  1829 com a jovem Ellen Tucker, esta, com graves problemas de saúde, veio a falecer um ano e meio depois do casamento, o que abalou muito Emerson, que teve uma crise existencial e renunciou ao cargo de  Pastor, por não mais acreditar em algumas teses religiosas, após esse imenso abalo emocional, tornando-se livre para adotar suas próprias ideias filosóficas. Viajou logo depois para a Inglaterra, onde conheceu vários intelectuais, tendo-se tornado amigo íntimo de Carlyle. De volta aos Estados Unidos, estava revigorado emocional e intelectualmente, tornando-se um renomado conferencista, tanto nos Estados Unidos quanto na Europa, com o intuito de  divulgar esse novo pensamento. Após um discurso na "Harvard Divinity School", no qual criticou o cristianismo por transformar Jesus em um "semideus", foi acusado de ser ateu e de corromper a juventude com suas ideias. Contudo isso não abalou o seu elevado conceito frente à sociedade de Boston.  Casou-se pela segunda vez e continuou suas atividades , inclusive de conferencista, até a data de sua morte, tendo feito inúmeras viagens , já na velhice, à Europa e ao Egito.
 
Algumas de suas obras : "Nature"; "The American Scholar"; "The Transcendentalist"; "The Conduct of Life"; poemas : "Poems"; "Selected Poems"; "Uriel".
______________________

(*)  Transcendentalismo é o nome do grupo de novas ideias na literatura, religião, cultura e filosofia que prega a existência de um estado espiritual ideal que "transcende" do físico e o empírico somente perceptivo por meio de uma sábia consciência intuitiva. O conceito surgiu na Nova Inglaterra, na metade do século XIX. Às vezes é chamado de "Transcendentalismo Estadunidense" para distingui-lo dos outros usos da palavra transcendental. Começou como um protesto contra o estado em que a cultura e a sociedade se encontravam na época, e, em particular, ao estado do intelectualismo de Harvard e a doutrina da Igreja Unitária ensinada na Harvard Divinity School.
 
 
A publicação do artigo Nature, de Ralph Emerson torna-se o divisor de águas do momento em que o Transcendentalismo se torna um grande movimento cultural. Emerson escreveu: "Nós andaremos com nossas próprias pernas; trabalharemos com nossas próprias mãos; falaremos com nossas próprias mentes... Uma nação de homens finalmente existirá, porque cada um de nós inspira a Alma Divina." Emerson terminou o artigo chamando a todos para uma revolução do pensamento humano a surgir de uma nova filosofia idealista:
Então, vamos todos olhar para o mundo com nossos próprios olhos. Será a resposta para a infinita pergunta de nosso intelecto — O que é a verdade? O que é bom? —. Construí vosso próprio mundo. Vossa mente adotará enormes proporções quando se desabrochar. Uma revolução nas coisas irá determinar o fluxo dos espíritos.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013


21/11/2013
                                                          
 
A mais bela teoria só tem valor através das obras que realiza.


ROMAIN-ROLLAND: França (1866-1944).  Brilhante  Romancista, Novelista,  Ensaísta, Humanista, Pacifista Militante, Biógrafo e Músico. Ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1915. Doutor em Artes, foi  também professor  de História das Artes na École Normale de Paris   e de História da Música na Sorbonne. Era de personalidade tímida e introspectiva, refugiando-se em uma vida solitária para a criação de suas obras literárias. Mas participava apaixonadamente de todos os acontecimentos de sua época. Profundo conhecedor da cultura europeia.  Movido por uma imperiosa necessidade de justiça , aliada ao seu grande humanismo e à influência de grandes mestres da filosofia oriental da não violência, o seu pacifismo aflorou, notadamente após a 1a. Guerra Mundial.
 
Ele aprendeu a amar a música alemã através de sua amizade com uma grande intelectual alemã que conhecera e com a qual travara amizade,  a já idosa  Malvida von Meysenbug , quando de sua estada na Itália. Ela se refugiara em Roma após a revolução de 1848 e em seus salões , que ele frequentou, inteirou-se de toda a cultura alemã e europeia - ela  recebia a nata da intelectualidade e da musicalidade europeias, incluindo Wagner, Lizt ,  Friedrich Nietzsche e Lou Andreas-Salomé. Voltando depois a Paris, escreveu a biografia de Beethoven, cuja música estudou a fundo, que deve tê-lo inspirado a escrever a sua obra-prima, a saga de um gênio musical alemão. Estudou e admirou os intelectuais russos, conhecendo e trocando correspondência com Léon Tolstoi.
 
 Sobre sua obra-prima : criou um personagem seu alter-ego,  de nome Jean- Christophe Krafft,  cuja biografia imaginária, do nascimento à morte, descreve através de  cinco volumes (inicialmente 10), cada um com aproximadamente  400 páginas, com uma rica e interessante literatura que prende o leitor, até  mesmo em nossos dias, quando pouco tempo se tem para dedicar a livros constantes de tantos textos escritos. Mas é uma obra extraordinária, em que o personagem título é um genial músico alemão. Através de suas aventuras e desventuras apresenta a realidade  da França no final do século XIX, com uma sociedade em decadência . Ali, Rolland traça uma crítica social, demonstrando, ao mesmo tempo, intenso conhecimento da alma humana, e acrescenta  às suas páginas  muitas belas passagens filosóficas e de  idealismo patriótico  aliado a um humanismo internacionalista, com um intenso sentimento de justiça. 
 
Inicialmente, Rolland apoiou a revolução bolchevique, mas, depois de observar os seus rumos,  passou a ser o seu mais ferrenho opositor, assim como também do fascismo e do nazismo. Durante a ocupação  da França pelos nazistas, muito embora  não tenha sido molestado ou perseguido por esses regimes, isolou-se completamente  e, recluso, escreveu algumas de suas obras. Como militante pacifista, inspirou-se, também, na  vida de Gandhi, de quem foi biógrafo . Sua extrema capacidade era admirada por   Sigmund Freud, seu amigo, a tal ponto  que, a propósito de um comentário  que ele lhe fizera   ao seu livro "O Futuro de Uma Ilusão", lamentando a  não abordagem do tema da  origem o sentimento religioso,   ao escrever a continuidade dele, "O mal-estar da Cultura", insere nele  essa colocação do seu amigo e tece, no seu contexto, uma tese sobre o assunto.
 
 Stefan Zweig, seu contemporâneo, diz-nos sobre Rolland :
 
                       "Tocava piano admiravelmente, com uma suavidade que, para mim, é inesquecível, acariciando o teclado como se  quisesse tirar dele os sons não pela força, mas apenas pela sedução. Nenhum virtuose - e ouvi nos círculos mais fechados Max Reger, Busoni, Bruno Walter -  me proporcionou, a esse respeito, o sentimento de uma comunhão imediata com os mestres amados. Seu saber nos humilhava por sua extensão e diversidade; de certa forma, como vivia  através de seus olhos de leitor, detinha a literatura, a filosofia, a história, os problemas de todos os países e de todos os tempos. Conhecia cada  compasso da música; as obras mais esquecidas de Galuppi, Telemann; e até compositores de sexta ou sétima ordem lhe eram familiares. Ao lado disso, participava apaixonadamente de todos os acontecimentos presentes."  (In: Dicionário de Psicanálise, de Elizabeth Roudinesco e Michel Pilon, verbete da página 666)  -  ver mais no site :

  Alguns dos seus livros : novelas -  sua obra prima, a saga de "Jean-Christophe";  "A Alma Encantada", uma série de novelas políticas;  dramas históricos e filosóficos -"O Triunfo da Razão"; "Danton"; "Os Lobos" (baseado no Caso Dreyfus); biografias : "Beethoven"; "Haendel"; "Miguel Angel"; "Vida de Ramakrishna"; "Vida de Vevekananda"; ensaios pacifistas:  "Acima do Conflito"; "Aos povos assassinados";"Os Precursores". E sua autobiografia, intitulada "A Viagem Interior", publicada em 1956.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013


20/11/2013
                                        


O fracasso é um evento, não uma pessoa. Ontem terminou na noite passada.

 
ZIG ZIGLAR : Estados Unidos da América do Norte (1925-2012). Escritor, Vendedor e  "Motivational Speaker" (Orador Motivacional) (*). Seu nome completo : Hilary Hinton "Zig" Ziglar .
 
Sobre essa atividade de Orador Motivacional é de dizer-se não se tratar de uma técnica nova, já que Cícero , em seu livro "De Oratore", expõe sobre  "a retórica da motivação". E os modernos  oradores  muitas vezes ainda se socorrem desses ensinamentos.
 
Ziglar é  considerado uma das maiores  autoridades mundiais em "motivação". Seu curso  "I CAN" é utilizado como  obra didática em mais de 3.000 escolas e  centenas de empresas  utilizam ainda os seus CDs, livros e vídeos  de programas de treinamento para  motivar e treinar seus  funcionários  com eficiência. O seu programa de treinamento em áudio, denominado "Secrets of Closing the Sale" ("Segredos para concretizar uma venda")   é o livro essencial para qualquer pessoa que deseje ter sucesso  no mundo das vendas. Não somente  fazia suas palestras , seminários e  "talks" em empresas  comerciais, grandes e pequenas, mas também em igrejas , escolas , prisões e organizações não governamentais. Seus aparecimentos na televisão  e no rádio eram grandes sucessos e um programa seu  em uma Igreja era transmitido mundialmente via satélite, com grande audiência.  Foi um grande treinador de pessoas de vendas.
 
Ziglar tinha a rara habilidade de fazer suas audiências ficarem confortáveis e relaxadas, mas, ao mesmo tempo, completa e inteiramente atentas a todas as suas palavras. Qualquer um que  assistisse a um pequeno pedaço de suas falas que fosse, ficava logo seu grande fã. Suas ideias e suas falas cativavam todas as  audiências, transcendendo as barreiras de idade, cultura ou ocupação. Ajudou muitas pessoas a melhorarem a sua vida  e a empresas e países a melhorarem  a situação de seus empregados e cidadãos. Seu principal princípio,  em resumo, era :
 
                " Você pode  obter tudo na vida onde quer que você esteja se você apenas ajudar as outras pessoas a começarem  a lutar  pelo que querem."
 
Escreveu 24  livros nos quais  fala sobre crescimento pessoal, liderança, vendas, fé, família e sucesso. Nove  deles foram "best-sellers" por muitos anos e seus livros e fitas traduzidos em 32 línguas e dialetos. Alguns deles :"Veja-se no Topo"; "Formando Crianças Positivas em um Mundo Negativo"; "Desempenho Superior"; "Segredos de fechar a venda"; "Nascido para vencer : encontre o seu código de sucesso"; "A melhor performance : Como Desenvolver Excelência em você e nos outros".
 
Além do seu talento no trabalho, Ziglar era uma pessoa muito admirada pela sua correção  e por possuir  "os antigos princípios Americanos de honestidade, integridade, confiabilidade, e supremo esforço  para ensinar  elites profissionais".(Robert Schuller, Pastor, Garden Grove, CA).

                                                        


__________________
(*)" Orador motivacional ou  Orador  Inspirador é um orador que faz  discursos públicos com a intenção de motivar ou inspirar uma audiência.  As  entidades empresariais costumam  contratar  oradores motivacionais , por exemplo, para comunicar  uma estratégia  da companhia com claridade , para  ajudar os  seus contratados  a ver  o futuro com uma  luz positiva e a inspirar seus trabalhadores  a se dedicarem ao máximo com a empresa . A conversa  que se trava entre eles é normalmente conhecida como uma "pep talk". (Uma tradução  aproximada  seria "uma conversa onde se colocar  um pouco de pimenta", dado que algo temperado com pimenta adquire um sabor mais forte).  - tradução nossa 
 
"A motivational speaker or inspirational speaker is a speaker who makes speeches intended to motivate or inspire an audience. Business entities may employ motivational speakers (for example) to communicate company strategy with clarity, to help employees to see the future in a positive light, and to inspire workers to pull together. The talk itself is often known as a pep talk."
19/11/2013

                                               


A maneira de desenvolver autoconfiança é fazer o que você teme, e obter um registro de experiências que foram bem-sucedidas.

LOWELL  THOMAS  : Estados Unidos da América do Norte (1892-1981). Nome completo : Lowell Jackson Thomas.  Foi  empresário,escritor, jornalista, orador e viajante através do mundo, para fazer reportagens e estudos sob encomenda de empresas ou  por si próprio. Homem da mídia, foi empresário de sucesso de "Broadcasting". Como jornalista e locutor de rádios, foi o representante dessa profissão que mais influenciou  para a entrada dos Estados Unidos  na 1a. Guerra Mundial. É, nos tempos modernos, um dos homens mais bem-sucedidos do mundo em áreas  diversas de atividades. O pensamento acima provém, pois, de alguém altamente autoconfiante,  que conseguiu  sucesso graças à  autoconfiança que demonstrou em todos os seus empreendimentos, ou em nível pessoal ou  trazendo sucesso às pessoas e atividades  que apresentava e  às quais  imprimia o seu próprio prestígio.
 
É mais conhecido como o homem que tornou "Lawrence da Arábia" famoso, pois quando o encontrou, em sua luta no Oriente, nem ele nem sua luta  tinham qualquer repercussão e, graças a sua habilidade de fazer aparecerem de forma  extraordinária  aquilo e aqueles que o impressionavam, e  com autorização do próprio Lawrence, fez um trabalho de relações públicas enorme sobre ele - então, este obteve a fama e a legenda que possui até os dias de hoje . Tudo começou assim, com Lawrence : foi autorizado pelo  British Foreign Office,  como correspondente de guerra acreditado , a cobrir  as guerras  ocorrentes no Front Oriental.  Nessa ocasião conheceu T.T. Lawrence, um capitão do Exército Britânico em Jerusalém, cuja figura carismática,  que se vestia em trajes orientais e ensinava os beduínos a lutar contra seus opressores, incendiou seu coração e cérebro - sobre ele fez palestras, divulgou seu trabalho no Oriente, sempre enaltecendo sua figura e sua  proeminência junto aos líderes orientais, que o adoravam. E, assim, tornou-o conhecido no mundo, iniciando a transformá-lo na legendária figura que foi retratada em livros que ele próprio e outros escreveram, e sobre quem foi realizado um belíssimo filme de grande  repercussão, baseado nos livros e ensaios de  Thomas, estrelado por  Peter O'Toole que representou o personagem-título :"Lawrence da Arábia".
 
            Sobre a experiência de Thomas na Arábia, diz-nos Rex Hall:
 
             "[Lowell Thomas] foi para Jerusalém, onde ele conheceu Lawrence, cuja enigmática figura  vestida de uniforme Árabe  incendiou sua imaginação.  Com a permissão de Allenby,(*) ele se associou  a Lawrence e o acompanhou em suas  andanças,  por um breve par de semanas ... Retornando para a América, Thomas, no início de 1919,  começou suas  palestras , acompanhadas de  desenhos animados, sobre mulheres veladas, Árabes em seus pitorescos robes, camelos e  os movimentos das cavalarias beduínas, o que encantou  a nação  como uma tempestade,  indo depois para os Madison Square Gardens em Nova York. Tendo sido chamado para voltar à Inglaterra, ele impôs a condição  de ser recebido pelo Rei e  permissão para  se apresentar  em Drury Lane ou Covent Garden... Ele estreou em Covent Garden em 14 de Agosto de 1919 ... E então se seguiram séries de algumas  centenas de  palestras-filmes shows, que foram conhecidas como  as melhores naquele local ..." (*)(**) (tradução nossa)
 
                   Lowell Thomas exerceu inúmeras atividades e, conta-se,  que, ao ser incluído o seu nome no Catálogo da Biblioteca do Congresso Norte-Americano, não havia uma atividade única para incluí-lo, tendo sido catalogado como "CT" (Biografias  de personalidades  que não têm uma categoria única  definida para classificação").  Escreveu inúmeros livros, alguns pequenos, outros bastante volumosos e consistentes.
 
                   Como bem sucedido empresário, começou em 1954, como sócio de Frank Smith, comprando a pequena Albany New York, "broadcasting" companhia, que transformou na grandiosa  Capital Cities Communications, que, em 1986, depois de sua morte,  transformou-se  na poderosa American Broadcasting Company.  Desenvolveu uma comunidade, Quaker Hill, em Nova York, perto de Pawling, onde  residia quando não estava viajando. Possuía poderosos amigos, como o Dalai Lama e o Presidente Roosevelt. Recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade, pelo Presidente Gerald Ford. Possui duas estrelas  na "Calçada da Fama de Hollywood" e, em 1989, foi incluído no "National Radio Hall of Fame". Várias outras atividades em sua vida ainda são narradas em sua biografia. 
______________
 
(*) Marechal de Campo Edmund Henry Hynman Allenby, 1º. Visconde de Allenby , inglês,  que fez a campanha das Batalhas de Sinai e Palestina  entre 1917 e 1918.
 
(**)  Trecho de  Hall, Rex (1975) The Desert Hath Pearls, (Melbourne: Hawthorn Press) pp. 120–1., citado em http://en.wikipedia.org/wiki/Lowell_Thomas
    "[Lowel Thomas] went to Jerusalem where he met Lawrence, whose enigmatic figure in Arab uniform fired his imagination. With Allenby's permission he linked up with Lawrence for a brief couple of weeks ... Returning to America, Thomas, early in 1919, started his lectures, supported by moving pictures of veiled women, Arabs in their picturesque robes, camels and dashing Bedouin cavalry, which took the nation by storm, after running at Madison Square Gardens in New York. On being asked to come to England, he made the condition he would do so if asked by the King and given Drury Lane or Covent Garden ... He opened at Covent Garden on 14 August 1919 ... And so followed a series of some hundreds of lecture–film shows, attended by the highest in the land ...". 

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

18/11/2013




A coragem vem de se querer fazer. A segurança vem de saber que se pode fazer. A confiança vem de ser feito.

                                                    ANÔNIMO

domingo, 17 de novembro de 2013

17/11/2013



Nunca deixe sua cabeça baixar. Nunca desista e sente e lamente. Encontre outro caminho. E não reze quando chove se você não reza quando o sol brilha.
 
 
LEROY  ROBERT "SATCHEL" PAIGE : Estados Unidos da América do Norte (1906-1982). Foi um dos maiores jogadores de  Baseball do mundo, sendo o primeiro "Lançador" afro-americano a constar do " Baseball Hall of Fame"(1971) . Jogou como adversário de  grandes nomes, como Joe DiMaggio. Foi o novato mais velho que entrou para as Ligas Maiores do Baseball, debutando ali no seu 42º. aniversário.
 
Nascido em uma família muito humilde, em Mobile, Alabama (seu pai era jardineiro e sua mãe faxineira), era o 7º. dos 12 filhos. Muito cedo necessitou trabalhar para contribuir com despesas da família, no ofício de carregador de maletas de executivos na estação de trem. Segundo ele mesmo contava, como a gorjeta por serviço era muito pequena, resolveu então carregar várias valises de uma só vez. Os outros garotos, seus colegas de trabalho, diziam : "You look like a walking satchel tree" ("Você parece uma árvore ambulante  de valises") . Daí veio o seu apelido de "Satchel", que significa maleta, valise.

Ainda adolescente teve problemas com a Justiça e ficou  custodiado em um reformatório , o  Industrial School for Negro Children in Mount  Meigs, no Alabama. Ali obteve sua instrução convencional  , tendo sido, também, como que uma bênção para sua vida, pois foi lá  que desenvolveu seu extraordinário talento para o Baseball.

Sobre sua longevidade :

                   " Paige raramente   expunha como conseguia chegar tão bem à    sua idade, apesar de sua incrível longevidade, geralmente  citando Mark Twain para explica-la : 'Idade é uma questão  da mente, sobretudo. Se você não imagina, não existe'.
                      O legendário Lançador morreu de um ataque cardíaco em Kansas City, Missouri, em 8 de Junho de 1982, menos de um mês antes do seu 75º. aniversário." (tradução nossa)

   In : http://www.biography.com/people/satchel-paige-9431917?page=2
 

sábado, 16 de novembro de 2013


16/11/2013
                                              



Troque o "não"  pelo  "por que não?".

VICTOR MIRSHAWKA  JR : Brasil (contemporâneo).Engenheiro  eletrônico , mestre em Tecnologia Educacional pela Universidade de Syracuse, em New York - Estados Unidos da América do Norte. Professor, Consultor, Palestrante e autor de livros sobre Incentivo Pessoal, Administração, Marketing. Ocupa atualmente o cargo de  Diretor de Pós-Graduação da Fundação Armando Alvares Penteado. 


Seus livros mais conhecidos : "Pequeno Livro da Alegria"; "Qualidade da Criatividade - vol.1 e vol.2".
15/11/2013

                                           


Faça ou não faça. A tentativa não existe.


MESTRE YODA : Personagem fictício de filmes cinematográficos.

"Biografia:

              Medindo meros 75 centímetros de altura, Yoda é um membro masculino de uma raça misteriosa. Ele foi o Grande Mestre da Ordem Jedi, um dos membros mais importantes do Alto Conselho Jedi nos últimos dias da República Galáctica, e o mais sábio, velho, e poderoso Mestre Jedi de todos os tempos. Ele tinha excepcionais habilidades no combate de sabre de luz, onde usava as técnicas acrobáticas da Forma IV. De 300 ABY até 19 ABY ele treinou quase todos os Jedi da Galáxia—como Grande Mestre, ele instruía todos os Younglings do Templo Jedi antes de eles serem adotados por um mestre. Entretanto, o único Jedi da República que não foi treinado por Yoda foi Anakin Skywalker.
 
           O estudante mais importante de Yoda foi Luke Skywalker, o qual Yoda treinou para ser o futuro dos Jedi. Tendo treinado o primeiro membro da Nova Ordem Jedi, Yoda serviu como canal entre as duas ordens, preservando a chama Jedi para uma próxima geração.
 
Personalidade e características pessoais:

 

       A habilidade de aparecer como um espírito após se tornar um com a Força foi aprendida com Qui-Gon Jinn. Para seus estudantes, aparentava ser tanto como muito estrito ou como uma figura carinhosa, testando-os à extremos mentais e físicos em um momento e mostrando afeto no outro. Os estudantes também não gostavam dele no início, mas vinham a entender suas atitudes mais tarde. Yoda era muito habilidoso com o sabre de luz. Entre seus colegas do Conselho Jedi, ele era conhecido por fazer algumas travessuras e piadas. Para todos eles, ele era o humilde Yoda, que oferecia liderança instruída e sintetizava os ideais da Ordem Jedi; um mestre majestoso, ele era um sábio instrutor.  
 
       Yoda falava uma versão incomum do Básico. Ele usualmente colocava os verbos (principalmente verbos auxiliares) após o objeto e do sujeito (um formato objeto-sujeito-verbo). Um exemplo de fala de Yoda: "Quando novecentos anos você tem, ter aparência boa difícil é". Esse modo de falar também era mostrado por outros membros de sua espécie (ex: Yaddle), mas nem todos falavam dessa maneira (ex: Vandar Torake).
 
        Quando velho, Yoda andava com a ajuda de uma bengala, embora ele fosse capaz de deixá-la de lado para se mover usando a Força. Uma de suas bengalas era presente dos Wookiees. Sua rara bengala gimer continha nutrientes que podiam sustentá-lo quando ele a mastigava. Ele também usava uma cadeira flutuante para se mover mais rapidamente pelo Templo Jedi.
Outro item único para Mestre Yoda foi um blissl, um instrumento similar a uma flauta de pan, que ele deixava em volta de seu pescoço enquanto estava em Dagobah. Durante as Guerras Clônicas, ele também fez uso de um Kybuck dado a ele de presente por uma princesa de Woolwarrica em Kashyyyk."
 
Texto extraído de :

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

14/11/2013
                             


Cada sonho que você deixa para trás é um pedaço do seu futuro que deixa de existir.

STEVE JOBS : Estados Unidos da América do Norte (1955-2011). Inventor, empresário, magnata  no setor da Informática, área  tecnológica em que é considerado um dos maiores gênios. Era também um hábil apresentador de ideias em plateias, sendo considerada  a de lançamento do Macintosh  "uma das apresentações mais impressionantes da história do corporativismo nos Estados Unidos".
 
É mais conhecido por ter sido o co-fundador , presidente e diretor executivo da empresa Apple Inc. Revolucionou 6 indústrias : a de computadores pessoais; a de  filmes de animação, tendo realizado vários em 3 D; a de música; a de telefones; a de tablets e a de publicação digital.  Foi também diretor executivo da empresa de animação gráfica Pixar e acionista individual máximo de "The Walt Disney Company" , onde realizou os grandes sucessos "Toy Story", "Procurando Nemo", "Ratatouille", "Up, Altas Aventuras" ;  e "Aviões". 

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

13/11/2013
                                            
Jacques Vallée apresentando  seus pensamentos e suas pesquisas com  OVNIs no
5º. Fórum Global Anual de Competitividade em Riad, na Arábia Saudita, em 2011(Global Competitiviness Fórum) 

        Eu nunca fico confortável com uma arbitrária separação do mundo entre universo físico (que é presumivelmente aquele que a ciência estuda) e o psicológico, social e psíquico lado da vida. Para mim esta separação arbitrária é a maior fraqueza do nosso sistema intelectual.
 
       A maior parte dos cientistas estudam astronomia desde uma idade prematura, como eu fiz, provavelmente motivados por algo semelhante ao desejo místico de entender o céu noturno e abraçar o seu maior significado. Conforme  o tempo passa, é claro, este desejo se corrompe e se torna trivial. No meu caso eu o manejei de forma a manter esta curiosidade sempre nova, sobretudo porque eu não tive uma “experiência mística” no sentido religioso.
 
     Eu sempre suspeitei que deve haver um outro nível de consciência e que isto sempre foi acessível para a mente humana.     Eu tenho encontrado sentimentos similares entre muitos programadores da Net, que foram projetados ao trabalho de rede pela impressão de operarem, apesar dos normais limites de tempo e espaço, algo próximo àquilo que os místicos descrevem, se bem que de um modo muito mais mundano.
 
JACQUES VALLÉE : França (contemporâneo, vivo e em atividade). Nascido a 24 de setembro de 1939 , em Pontoise, França, é Cientista da Computação, Investidor, Consultor de Empresas,  Escritor, Palestrante e  Ufólogo e  ex-Astrônomo.  Começou sua vida profissional como  Astrônomo no Observatório de Paris, em 1961.  É  Mestre em Astrofísica e Ph.D. em Ciência da Computação. É escritor de vários livros sobre Tecnologia Superior e sobre Fenômenos  não Identificados. Cientista brilhante e conceituado. Foi o principal  cientista investigador da Arpanet, o protótipo da Internet,  no Stanford Research Institute (SRI International) e no Institute for the Future, até que se tornou investidor em uma empresa de consultoria, na qualidade de  co-fundador, no Vale do Silício, que mantém até hoje - mudou-se então, definitivamente, da França para  San Francisco, na Califórnia, nos Estados Unidos  da América, onde reside.
 
Além do seu trabalho na Arpanet,  destacou-se no desenvolvimento do primeiro mapeamento computadorizado  do planeta MARTE para a NASA. É uma personalidade proeminente na  pesquisa e no estudo dos objetos voadores não-identificados (OVNIs) , tendo defendido, inicialmente, a hipótese extraterrestre e , mais recentemente, a hipótese interdimensional.
 
Foi no Observatório de Paris que observou objetos que não eram  satélites artificiais fazendo órbitas e contra-órbitas (órbitas retrógradas) em volta da Terra, que não eram artefatos levados a efeito pela ciência conhecida do ser humano, pois, à época (anos 1960), ainda não havia conhecimento para ser feito um objeto com a tecnologia de órbita retrógrada, que é muito complexa e somente nos tempos atuais  nossos cientistas estão sendo capazes de executá-la. Também seus colegas astrônomos, da França e dos Estados Unidos, observavam esses objetos,  e não tinham explicações científicas para eles. Dessa forma, não os relatavam, ficando ocultos esses dados aos meios científicos que se baseavam nesses relatórios. Em determinado momento de sua carreira científica, após o seu PHD em Ciências da Computação e pela verificação de existência de outras realidades que podem ser manejadas em ambiente digital, voltou a interessar-se por esses objetos desconhecidos e cercados de mistério, fazendo um paralelo entre essas  ocorrências  de manipulação através de troca de dados no ambiente digital  e  as do  nosso, real, que também pode ter ambientes não conhecidos por nós  e que, mediante  interposição de dados em nossa realidade, podem manipulá-la , aventando a hipótese de  existência de mentes superiores que  conseguimos acessar mas não conseguimos entender ou explicar, mas que existem  e podem estar relacionadas aos  fenômenos OVNIs - é sobre isso o seu  pensamento acima descrito, que informa também o âmbito de sua atual forma de pesquisa (interdimensional).
 
Seus livros principais sobre a  sua pesquisa  científica OVNI, não traduzidos, dentre outros, formam a trilogia : "Dimensions : A Casebook of Alien Contact";  "Revelations: Alien Contacts and Human Deception"; "Confrontation : A Scientist's Search for Alien Contact".
 
Jacques Vallée foi a inspiração de Spielberg  para a criação do cientista representado por  François  Truffaut no filme "Contatos Imediatos do Terceiro Grau".

terça-feira, 12 de novembro de 2013


12/11/2013
           



A mente que se abre a uma nova ideia  jamais voltará ao seu tamanho original.

ALBERT  EINSTEIN :  Alemanha (1879-1955). Um dos maiores cientistas da humanidade.
Trabalhos mais conhecidos : Relatividade Geral, Relatividade Restrita, Movimento Browniano, Efeito Fotoelétrico, E= mc², Equações de campo de Einstein , Estatística de Bose-Einstein, Paradoxo EPR.
11/11/2013

 
O que é mais assustador?
A idéia de extraterrestres em mundos estranhos,
ou a idéia de que, em todo este imenso universo,
nós estamos sozinhos?


CARL SAGAN : Estados Unidos da América do Norte  (1934-1996). Grande divulgador da Ciência. Cientista, Astrobiólogo, Astrônomo, Astrofísico, Cosmólogo, Escritor (de livros científicos, romances e de ficção científica). Cientista brilhante, dedicou-se  à integração da sociedade aos avanços da Ciência, através de várias atividades. Possuía extraordinária capacidade de transmitir suas ideias para pessoas de todos os níveis intelectuais. Mestrado em Física e Doutorado em  Astronomia e Astrofísica.

Atividades mais conhecidas : Busca  de inteligência extraterrestre, através do SETI, um dos cientistas que afirmam a veracidade da Equação de Drake (*); Mensagens nas Sondas Espaciais; "Cosmos : uma viagem pessoal", uma série televisiva, premiada em 1980.
 
Alguns dos seus livros de ciência, ciência ficção e romances : "Contato", que foi filmado em 1997, com o mesmo nome, tendo como  protagonista a artista Jodie Foster; "Os dragões do Éden", que mereceu o prêmio Pulitzer; "Pálido Ponto Azul"; "Sombras dos Antepassados Esquecidos"; "O Mundo Assombrado pelos Demônios".
 _______________

(* ) A Equação de Drake, proposta por Frank Drake em 1961, foi formulada com o propósito de fornecer uma estimativa do número de civilizações em nossa galáxia (Via Láctea) com as quais poderíamos ter chances de estabelecer comunicação.

A Equação de Drake é formulada como segue:
N = R^{*} ~ \times ~ f_{p} ~ \times ~ n_{e} ~ \times ~ f_{l} ~ \times ~ f_{i} ~ \times ~ f_{c} ~ \times ~ L
Onde:
N é o número de civilizações extraterrestres em nossa galáxia com as quais poderíamos ter chances de estabelecer comunicação.
e
R* é a taxa de formação de estrelas em nossa galáxia
fp é a fração de tais estrelas que possuem planetas em órbita
ne é o número médio de planetas que potencialmente permitem o desenvolvimento de vida por estrela que tem planetas
fl é a fração dos planetas com potencial para vida que realmente desenvolvem vida
fi é a fração dos planetas que desenvolvem vida inteligente
fc é a fração dos planetas que desenvolvem vida inteligente e que têm o desejo e os meios necessários para estabelecer comunicação
L é o tempo esperado de vida de tal civilização
Drake forneceu valores baseados nas suas pesquisas:
R* - estimado em 7/ano
fp – estimado em 0,5
ne – estimado em 2
fl – estimado em 0,33
fi – estimado em 0,01
fc – estimado em 0,01
L – estimado como sendo 10 000 anos
Segundo os dados de Drake, temos uma estimativa que resulta:
N = 7 × 0,5 × 2 × 0.33 × 0,01 × 0,01 × 10 000 = 2,31