Nunca o homem inventará nada mais simples nem mais belo do que uma manifestação da natureza. Dada a causa, a natureza produz o efeito no modo mais breve em que pode ser produzido.
Leonardo da Vinci : Gênio Polímata Italiano (1452-1519). Seu nome completo era "Leonardo di Ser Piero da Vinci" - seu pai, do qual era filho natural, foi o notário Piero da Vinci, região de nascimento também de Leonardo. Sua mãe, uma camponesa da região. Foi uma das figuras mais ilustres do Alto Renascimento - como todos os grandes vultos desse movimento , a sua sede de conhecimento se apresentava em todos os sentidos da vida e do conhecimento, caracterizando-se pelo humanismo característico dos gênios da época. As matérias em que mais se destacou foram Ciência, Matemática, Engenharia , Invenções, Anatomia, Pintura, Escultura, Arquitetura, Botânica, Cartografia, Poesia e Música. É precursor da Aviação (é notável o seu modelo de uma aeronave em parafuso, que se levantaria verticalmente, como os atuais helicópteros) e da Balística (muitos foram os artefatos desenhados por ele, inclusive de um tanque de guerra). Realizou, ainda, desenhos e projetos em Perspectiva, Ótica , Mecânica, Fortificações, Hidráulica e Astronomia, chegando a apresentar uma teoria sobre as "placas tectônicas" (ainda que rudimentar, teve a primazia da ideia). Também apresentou a hipótese, pela primeira vez, de que a Terra girava em torno de seu eixo de rotação.
Quem não conhece, ao menos por ouvir dizer, o quadro da "Mona Lisa" e "A Última Ceia", as obras de arte de pintura mais reproduzidas e copiadas do mundo? E o desenho do "Homem de Vitrúvio", assim denominado em homenagem ao grande arquiteto e matemático " Marcus Vitruvius Pollio" do século I da nossa era, que apresenta o Ser Humano como o mais perfeito por possuir, dentre os outros conhecidos à época, a maior quantidade de "Razões Áureas" (número considerado divino) nas proporções comparadas de seus membros e que foi o símbolo mais influente na implantação do antropocentrismo?
Sobre Leonardo, diz historiadora de arte Helen Gardner : "a profundidade e o alcance de seus interesses não tiveram precedentes e sua mente e personalidade parecem sobre-humanos para nós , e o homem, em si, misterioso e distante".
Muito mais se poderia dizer sobre Leonardo Da Vinci, que também foi vegetariano e defensor dos animais, mas o espaço é curto e o tempo de um dia não é suficiente para tão longa exposição.

Nenhum comentário:
Postar um comentário