sexta-feira, 6 de setembro de 2013

05/09/2013                                                
                                                              

 1. Saber exatamente qual a parte do futuro que pode ser introduzida no presente é o segredo de um bom governo.
2. Nada é tão poderoso no mundo como uma ideia cuja oportunidade chegou.

Victor Hugo : Francês ( 1802-1886). Foi um novelista, poeta, dramaturgo, ensaísta, estadista e ativista pelos direitos humanos, tendo tido grande atuação política em seu país, onde sua opinião era muito respeitada.  Os seus livros mais conhecidos são  "Les Misérables" ("Os Miseráveis"), em cinco volumes, que conta a história , até a sua morte, de  Jean Valjean, um condenado posto em liberdade e "Notre-Dame de Paris" , onde narra a história do pobre e deformado  Quasímodo, tocador dos sinos da  célebre catedral, que tem um amor altruísta pela bailarina  cigana Esmeralda. São obras admiradas desde sua primeira publicação, feita simultaneamente em vários países e línguas, encantando várias gerações até os nossos dias.  Já foram realizadas  várias reedições de seus livros até hoje, tendo sido, ambos, objeto de reproduções cinematográficas, o primeiro até  foi transformado em uma ópera moderna, com enorme sucesso  ano passado, sempre  com os maiores atores de todas as épocas .

O  prefácio escrito por ele, em seu livro "Cromwell", é um  verdadeiro manifesto em favor de uma libertação do antigo classicismo que ainda imperava , uma exaltação ao romantismo, pois  expõe a necessidade do rompimento das amarras às regras impostas pela forma de  escrever então imperante, muito restritas e impeditivas de liberdade de expressão emocional,  para que , na literatura, se  pudesse colocar em realce  a "plena extensão da natureza humana". E , ainda, que o modernismo exigia que se colocasse em uma mesma obra a comparação entre o grotesco e o sublime. Esse prefácio é considerado o manifesto  do movimento romântico da França. Assim, aos 26 anos, Victor Hugo passou a ter um enorme prestígio intelectual em seu país, com sucesso após sucesso, alcançando também  situação material confortável.
 
Outra obra muito importante foi a sua primeira peça teatral, "Hernani", que conta a história de um herói romântico que luta contra a sociedade, a qual encantou os jovens franceses mas causou grandes discussões entre os mais velhos, que ora a apoiavam , ora a condenavam - foi um estrondoso sucesso de público  que consagrou  Victor Hugo, definitivamente, como o líder romântico da França. Sua casa era o centro de reunião dos maiores românticos de então, tais como : Alfred de Vigny,  Charles Augustin Sainte-Beuve , Honoré de Balzac, Alfred de Musset, Alexandre Dumas e o compositor Franz Lizt. Sua peça Lucrécia Bórgia, um drama, é considerada a vitória decisiva do romantismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário