Sobre o desenvolvimento do Brasil (Natal de 1917):
O problema, de fato, abrange dois aspectos : instrução popular que, reduzindo ao mínimo, quando não anulando por completo, a fabulosa e entristecedora percentagem de analfabetos que as estatísticas registram, descerre para todos os filhos desta pátria conhecimento de sua história e a antevisão de seus magníficos destinos, integrando-os efetiva e conscientemente na comunhão nacional; educação moral e religiosa que, começando no lar, onde se forjam as primeiras interiores armaduras do caráter, e prosseguida metodicamente em todas as idades como um adestramento indispensável do espírito, venha a refletir na vida pública de todos os cidadãos, dos mais elevados aos mais humildes e obscuros, os seus insubstituíveis benefícios.
Leopoldo Cirne - Brasileiro (1870-1941). Jornalista , escritor e tradutor. Um dos maiores vultos da doutrina e do pensamento espírita do Brasil. Autodidata em Filosofia e Filosofia Espírita. De acordo com seus biógrafos, possuía o "dom da palavra fácil, correntia, eloquente por vezes e sempre clara e tocante - estilo correto e apurada lógica de argumentação". Traduziu para o português duas obras de Léon Denis : "No Invisível" e "Cristianismo e Espiritismo".
Suas principais obras : "Memórias Históricas do Espiritismo", "Doutrina e Prática do Espiritismo", "A Personalidade de Jesus", "Anticristo, Senhor dos Mundos" e a obra de publicação póstuma "O Homem, colaborador de Deus" ( faleceu quando faltava apenas um capítulo para se completar).

Nenhum comentário:
Postar um comentário