segunda-feira, 30 de setembro de 2013


30/09/2013
                                                                             
      
Como podemos nos entender (...), se nas palavras que digo coloco o sentido e o valor das coisas como se encontram dentro de mim; enquanto quem as escuta inevitavelmente as assume com o sentido e o valor que tem para si, do mundo que tem dentro de si?
 
LUIGI PIRANDELLO: Siciliano (1867-1936). Poeta, dramaturgo e romancista. Ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de  1934. Grande renovador do teatro, possuidor de  humor sofisticado mesclado com análises filosóficas, com muita originalidade.
 
"Coloca-se que o cômico nasce de uma percepção do contrário (no livro Do teatro ao teatro, e tem um capítulo que se chama "O Humorismo"). Mas essa percepção pode se transformar- num sentimento do contrário: é quando aquele que ri procura entender as razões da piada. Portanto não existe mais o distanciamento.1 Pirandello separa o cômico do humorístico, para passar da atitude cômica para a atitude humorística, é preciso renunciar ao distanciamento e à superioridade." http://pt.wikipedia.org/wiki/Luigi_Pirandello
 
Sobre sua obra : são inúmeras, todas de muito sucesso. Dentre elas , destacamos aqui as mais conhecidas no Brasil : dentre as peças teatrais,  "Seis Personagens à Procura de um Autor", "Assim é se lhe Parece "e "Cada Um a seu Modo";  dentre seus romances, "O Falecido Matias Pascal" ( que, no cinema, representado por Marcelo Mastroiani,  teve uma versão denominada "As duas vidas de Matias Pascal"), "Um , Nenhum e Cem  Mil", "Esta Noite Improvisa-se" , "Vestir os Nus" ; novelas :"O marido de minha mulher", "O Velho Deus", "O Velório" ,  "Uma Jornada".
 
 Sobre a obra de Pirandello, siga o  DVD postado no Youtube, no link abaixo (em italiano):
                             http://www.youtube.com/watch?v=gsKLZcnser4
 
Dois resumos de duas de suas obras primas:
 
"Assim é se lhe parece" , em italiano "Cose è (se vi pare)" - trata-se de uma  peça teatral  clássica da literatura mundial :  Um grupo de vizinhos especula sobre o que ocorre com o casal Ponza, cuja mulher nunca aparece . Então surgem várias versões para o comportamento  extravagante da dupla, apresentando-se várias histórias sobre um mesmo fato - o caminho utilizado pelo autor é a mistura de verdade e ilusão, em que cada história parece verossímil, sob o ponto de vista de quem  faz a análise do que ocorre . É usado por ele  seu célebre humor filosófico e narrativa sofisticada. Foi adaptado para peça teatral. Ela  foi montada pelo menos duas vezes no Brasil : a primeira, de excelente qualidade em todos os sentidos, encenada pelo TBC (Teatro Brasileiro de Comédia), foi dirigida por  Adolfo Celi  e teve  a atuação de Paulo Autran. À  outra, em 1985, com direção de Paulo Betti e atuação de José Wilker, eu tive oportunidade de assistir e foi  de muito boa adaptação e atuação do ator principal.
 
"O Falecido Matias Pascal",  em italiano "Il fu Mattia Pascal"  -  é a história de Matias Pascal (Marcelo Mastroiani o representou  no filme produzido pela RAI  em 3 episódios) -  o protagonista, homem rico de vida fácil, após relacionamentos amorosos conturbados, depois de um tempo é dado, misteriosamente, como morto e, por um acaso, chega a assistir ao seu funeral. É então que tem a ideia, a partir dessa situação surreal, de se aproveitar do fato para reconstituir sua vida, adquirindo uma nova identidade. Mas o destino lhe reserva, então, uma realidade amarga  sob um novo redimensionamento existencial.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário