terça-feira, 17 de setembro de 2013

 
16/09/2013
                                                
 
Os beijos são como pepitas de ouro e de prata encontradas na terra sem ter qualquer valor em si e que são preciosas por indicar que existe uma mina por perto.
 
Arthur Rimbaud : Francês (1854-1891). Poeta. Aos 20 anos foi descrito por Victor Hugo como o "Shakespeare Francês". Filho de família de classe média do interior francês, seu pai, um militar  condecorado com a "Legião de Honra" por sua luta na Argélia, cedo abandonou a família. E ele, tampouco, se sentia amado pela mãe, o que deve ter-lhe  valido uma angústia vivencial. Era muito belo fisicamente, com uma figura frágil. Estudante brilhante, inteligente,com forte  inclinação para a poesia desde muito novo, um prodígio de precocidade poética, tanto que, aos 15 anos, já havia recebido muitos prêmios , compondo versos originais e diálogos na língua latina e, entre os 15 e 18 anos já havia escrito inúmeras obras primas. Georges Izambard  tornou-se seu professor em 1870  e orientador literário, com o que Rimbaud passou a dominar a arte de  escrever poesias muito rapidamente e com notável  qualidade artística. Possuía temperamento inquieto e inquisidor - tanto assim que  fugia de casa, ainda adolescente e  se   aproximava de movimentos sociais da época e escrevia poemas relativos a essas experiências, como "L'Orgie Parisienne", e "Le Coeur Supplicié" relativos à Comuna Parisiense, que , segundo alguns, frequentou por um tempo. Tornou-se "Anarquista"  e escreveu, em cartas a seus mestres, que encontrava uma transcendência poética e  um poder visionário  através de um   “longo, imenso e sensato desregramento de todos os sentidos.” (Les lettres du Voyant [As Cartas do Vidente]). 
 
Sua poesia influenciou várias gerações de poetas, e é tida como precursora do modernismo : no aspecto em que a obra poética não pode se separar da pessoa do poeta.
 
Rimbaud teve uma vida tribulada e cheia de acontecimentos infelizes, mesmo em sua juventude , antes dos 20 anos, quando decidiu não fazer mais poesias - o que de fato ocorreu.  Aos 37 anos , depois de ter uma perna amputada em decorrência de um câncer no joelho,  e com muito sofrimento físico, veio a falecer no Hospital de Marselha. Teve sua vida retratada em filmes e um deles tinha o nome de "Una stagione all'inferno" (Uma Temporada no Inferno),  em que foi representado pelo ator Terence Stamp, em 1970. E, em 1995, interpretado por Leonardo di Caprio, o filme denominado "Eclipse Total de uma Paixão", em ambos sendo narrado seu relacionamento tempestuoso com outro poeta francês, Verlaine.
_____
 
"O norte-americano Henry Miller, um dos grandes admiradores da poesia simbolista de Rimbaud, diz, diante disso, que o tipo Rimbaud chegará a superar tipos clássicos de comportamento; como o introspectivo e inquieto jovem estampado pelo personagem Hamlet, de Shakespeare. "Acho que existem muitos Rimbauds neste mundo afora e que esse número aumentará com o passar dos anos. Também acho que o tipo Rimbaud vai eliminar, do mundo futuro, o tipo Hamlet e o tipo Fausto. Até que o velho mundo desapareça por completo, o indivíduo 'anormal' tende a ser cada vez mais a regra. O novo homem só se descobrirá quando terminar o conflito entre a coletividade e o indivíduo. Aí então veremos o tipo de homem em sua plenitude e esplendor" (MILLER, Henry. A Hora dos Assassinos - Um Estudo sobre Rimbaud. L&PM Pocket, 2003, pg. 15).   http://pt.wikipedia.org/wiki/Arthur_Rimbaud

Nenhum comentário:

Postar um comentário