segunda-feira, 2 de setembro de 2013


1º./09/2013                                           
 
 
Quem me rouba a honra priva-me daquilo que não o enriquece e faz-me verdadeiramente pobre.
 
William Shakespeare -  Inglês (1564-1615).Grande dramaturgo e poeta inglês, considerado o maior  escritor da língua inglesa e o dramaturgo mais influente do mundo.  Era conhecido também pelo codinome "Bardo*  de Avon", numa referência à sua cidade de origem. De sua obra restaram apenas 38 peças, 154 sonetos 2 grandes   "Poemas Narrativos" e muitos outros poemas. Suas obras estão plenas de profunda filosofia, demonstrando grande conhecimento da natureza humana. Até os dias de hoje é admirado em todos os países, e suas obras são sempre republicadas, nas mais diversas línguas, com apresentações em grandes teatros , desde as grandes Metrópoles até dos  Ginásios e Universidades, tendo várias  delas sido levadas ao cinema e se transformaram em óperas espetaculares, com músicas especialmente de Verdi, encenadas pelos maiores tenores e sopranos de todos os tempos. Escreveu maravilhosamente sobre todos os gêneros - tragédia, drama, comédia, poesia e  romance.
 
Seus principais e mais conhecidos trabalhos : "Romeu e Julieta", "Rei Lear", "Macbeth", "O Mercador de Veneza", "Medida por Medida", "Sonho de Uma Noite de Verão", "A Megera Domada", "Otelo, o Mouro de Veneza", dentre muitos outros.
 
 
* Um "bardo" , na História Antiga da Europa, era uma pessoa encarregada de transmitir as histórias,  lendas e poemas de forma oral. Essa palavra tem origem Tibetana - no budismo tibetano, é assim designado alguém que  vive entre dois estados de existência na sua vida terrestre.  Tal  era a exuberância e a intensidade realística  das histórias contidas nas suas obras, que Shakespeare parecia tê-las realmente vivido - por isso a homenagem com essa palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário