quinta-feira, 12 de setembro de 2013

12/09/2013                                               
 

1. A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
 
2. A História está repleta de pessoas que, como resultado do medo, ou por ignorância, ou por cobiça de poder, destruíram conhecimentos de imensurável valor que em verdade pertenciam a todos nós. Nós não devemos deixar isso acontecer de novo.
 
3. Às vezes acredito que há vida em outros planetas às vezes eu acredito que não. Em qualquer dos casos, a conclusão é assombrosa.
 
Carl Sagan : Norte-Americano (1934-1996). Nome completo: Carl Edward Sagan.Um gênio polímata, incentivador da divulgação científica. Cientista, astrobiólogo, astrônomo, astrofísico, cosmólogo, escritor e divulgador científico. Foi o responsável pela divulgação da ciência por toda a população, e pela compreensão pública da Ciência - foi criada   uma medalha com esse título em seu nome para premiar pessoas que se destacam nesse particular, além de outras comendas. Fez inúmeras palestras, escreveu inúmeros artigos  científicos e foi um dos primeiros cientistas a se interessar pelo estudo científico do fenômeno OVNI, propondo ao Governo Norte-Americano  uma pesquisa oficial sobre o assunto. Participou de inúmeros programas de televisão,  chegando a levar a efeito uma premiada série, além de palestras públicas e em Universidades. Foi o grande motivador da juventude para o estudo da Física e da Astronomia, conseguindo formar, assim, uma geração  de pesquisadores  que puderam  levar avante muitas descobertas, a partir da segunda metade do século passado. Promoveu a  busca científica da inteligência extraterrestre, criando um instituto, o  SETI (  sigla em inglês para "Busca por Inteligência Extraterrestre" - Search for Extraterrestrial Intelligence), em atividade  até hoje, destinado a promover, através de meios científicos, contatos com inteligências não terrestres acaso existentes, além de instituir o envio de sondas  espaciais com mensagens destinadas a informar sobre a nossa humanidade a possíveis civilizações encontradas. Foi um dos primeiros cientistas a estudar o "efeito estufa" em escala planetária, a partir do estudo da atmosfera de Vênus, chegando a apontar algumas das substâncias nocivas na composição da atmosfera em nosso planeta, chegando a citar as  emissões de CO2 por animais , inclusive os humanos, o que , à época, não foi muito acreditado, mas, mais tarde, se comprovou, além de outras substâncias. Foi o pioneiro da Exobiologia (*) e criou também a "Sociedade Planetária", uma organização  não governamental. Faleceu prematuramente em virtude de  uma pneumonia, provocada por doença grave na medula óssea. 
 
Suas obras : é autor de mais de 600 publicações científicas e de mais de  20 livros de ficção científica. A Série Televisiva  de 1980, de sua coautoria  e narração, "Cosmos: Uma Viagem Pessoal", mereceu premiação. Foi completada com o livro "Cosmos", que  publicou logo após . O seu romance "Contato", que narra o contato de uma cientista com inteligências extraterrestres foi transformado em filme homônimo em 1977 , estrelado por Jodie Foster (ainda pode ser encontrado em DVD) - assisti a ele e o  recomendo pelo seu alto teor científico, pela excelência da narrativa, pelo suspense bem dosado,  pelas ótimas interpretações e pelas mensagens que apresenta. Outro grande livro dentre tantos foi "Os Dragões do Éden", de 1977 , que lhe deu o Prêmio Pulitzer em 1978, "de literatura geral e de não-ficção".
____________
(*) Exobiologia : "ou Astrobiologia (outros termos são exopaleontologia, bioastronomia e xenobiologia) é o estudo da origem, evolução, distribuição, e o futuro da vida no Universo. Ou seja, é o estudo das origens, evolução, distribuição e futuro da vida em um contexto cósmico. Ela trabalha com conceitos de vida e de meios habitáveis que serão úteis para o reconhecimento de biosferas que poderão ser diferentes da nossa."

Nenhum comentário:

Postar um comentário