segunda-feira, 23 de setembro de 2013

20/09/2013
                                             

1. A imaginação cria a realidade.

2. Se experiências em animais fossem abandonadas, a humanidade teria tido um avanço fundamental.
 
3. Se tivéssemos uma verdadeira vida não teríamos necessidade de arte. A arte começa precisamente onde cessa a vida real, onde não há mais nada à nossa frente. Será que a arte não é mais do que uma confissão da nossa impotência?
 
Richard Wagner : Alemão (1813-1883). Seu nome completo : Wilhelm Richard Wagner. Foi um gênio da música,  conhecido como iniciador da  música moderna.  Além de serem obras notáveis, as suas óperas têm texturas complexas, harmonias ricas  e orquestração completa, sendo de se  salientar que ele mesmo escrevia os libretos  para todos os seus trabalhos : os libretos são as letras  das óperas, geralmente feitas antes ou depois da música ser escrita por pessoa diversa da  do autor. E  ele, analisando as obras de seus colegas , observou (como também nós podemos fazê-lo atualmente, comparando letra e música) que nem sempre elas correspondem à grandeza do músico e, sendo também notável poeta, escreveu os seus próprios libretos, simultaneamente com as músicas, à medida que as ia realizando. Os  cenários e  os "layouts" das ambientações de suas obras também foram idealizados por ele.  Introduziu em música o "Leitmotiv" (*) (palavra alemã que, em português, significa "motivo condutor") e o fez, pela primeira vez,  na ópera "O Holandês Voador" ("Der fliegende Holländer"). 

Sua vida foi conturbada, envolvendo-se em  movimentos e revoluções sociais, pois  sonhava com a criação de uma nova sociedade alemã , na qual o "povo" ( ou Volk em alemão) seria a expressão em uma nova cultura alemã, livre do absolutismo dos reis. Assim movido, "entrou para o Vaterlandsverein, um partido político fundado em março de 1848 para lutar pelo estabelecimento da democracia. Lá, Wagner, Bakunin e outros revolucionários discutiam revolução, republicanismo, socialismo, comunismo e anarquismo" . http://pt.wikipedia.org/wiki/Richard_Wagner  . Apesar de não ter sido preso, Wagner teve de se auto exilar em várias partes do mundo, por 11 anos (até ter sido perdoado pelo jovem rei da Baviera Luís II, grande admirador de sua obra), sendo, durante essa época, perseguido pelas monarquias absolutistas dos países por onde passava, pois , com as suas ideias democráticas, passou a ser inimigo de todas.   

Richard Wagner foi também o precursor dos grandes espetáculos teatrais e de  estádios que vemos hoje em dia - aliás, suas óperas  sempre foram espetáculos grandiosos, para as quais foi construído um especial  anfiteatro : o Teatro de Ópera de Bayreuth, na Alemanha,  construído por Wagner  com a ajuda de seus  amigos e do Rei Luís II da Baviera. O primeiro espetáculo encenado ali, em 13 de agosto de 1876, foi  o ciclo completo de "O Anel do Nibelungo"  ("Der Ring des Nibelungen") , que  é a mais longa ópera de Wagner e lhe consumiu 26 anos de vida para realizá-la - é uma tetralogia, ou seja, uma obra constituída de quatro partes completas e independentes entre si mas que, reunidas, contam uma só história - e se compõe de  4 óperas :
"O Ouro do Reno" ( "Das Rheingold"),
"A Valquíria"("Die Walküre"),
"Sigfried"("Siegfried")
 e "O Crepúsculo dos Deuses" ("Götterdämmerung").  

 Para cantar as óperas de Wagner é necessária uma extrema qualidade vocal, tanto no sentido da  técnica refinada quanto da potência do som , pois exigem rápida mudança dos centros tonais e têm um cromatismo extremo. Essas duas qualidades significaram  um  avanço na linguagem musical , tendo influenciado, a partir daí ,  a música erudita europeia. São todas cantadas em alemão,  assim como as de Mozart, uma língua que, inicialmente, os músicos entendiam que não ficaria bem nessa técnica -  mas enganaram-se todos, pois o seu  conjunto de música e poemas cantados tem uma beleza ímpar, em ambos os compositores. Quem já não ouviu falar  na extrema beleza poética  e rara sensibilidade da ópera "Tristão e Isolda" (notadamente o seu Prelúdio) e quantas não foram as noivas que adentraram e as que ainda adentrarão as naves das Igrejas para o seu casamento ao som do Coro Nupcial da ópera "Lohengrin" , o mesmo que encantou o casamento do  cavaleiro herói da Távola Redonda  com a princesa  Elsa de Brabante :  apesar de referir-se a uma cerimônia pagã,  foi aceita, acima de qualquer  preconceito, pelas autoridades religiosas para iluminar essas ocasiões? Os gênios e suas composições estão sempre acima de convenções, pois a beleza  se impõe independentemente de qualquer outra razão - tanto a beleza  da ciência quanto a das artes.

Suas obras principais : a influência de Wagner , até os nossos dias, vai muito além da música, atingindo a Filosofia, a Literatura, as Artes Visuais e o Teatro, áreas em que muito se destacou e inovou. Além das obras já citadas, destacamos aqui, ainda , as óperas "Parsifal", "Os Mestres Cantores de Nuremberg"    "Tannhäuser" , dentre inúmeras outras obras primas compostas por ele. 

Filmes e outras obras audiovisuais de impacto usam trechos de suas músicas para acrescentar-lhes a teatralidade e emoções necessárias . Como exemplo, temos, no Cinema, o uso do  início do III Ato de "A Valquíria", conhecido popularmente como "A Cavalgada das Valquírias"(**) 
___________
(*) Leitmotiv - em música, é uma técnica de composição introduzida por Richard Wagner em suas óperas, que consiste no uso de um ou mais temas que se repetem sempre que se encena uma passagem da ópera relacionada a uma personagem ou a um assunto. Wagner usou o leitmotiv pela primeira vez na ópera O Holandês Voador, Der fliegende Holländer, sendo que todas as suas óperas seguintes também o utilizaram. Esta técnica foi utilizada também por outros compositores do período romântico como Giuseppe Verdi, em suas óperas Nabucco e La Traviata, e Georges Bizet, na ópera Carmen. http://pt.wikipedia.org/wiki/Leitmotiv_(m%C3%BAsica)

(**) No cinema, versões adaptadas da Cavalgada das Valquírias foram usadas nos filmes Apocalypse Now, de Francis Ford Coppola, e Il mio nome è Nessuno, de Ennio Morricone. Esse trecho de Die Walküre é frequentemente usado como estereótipo da Grand Ópera. Foi lançado em 1983 um filme sobre a vida do compositor, Wagner. Já no tempo de Wagner a Cavalgada das Valquírias aparece como música circense. Seu uso como tema musical em produções cinematográficas e televisivas é muito frequente, datando de 1915 com O Nascimento de uma Nação de D. W. Griffith. Durante a Segunda Guerra Mundial foi utilizada em dois noticiários semanais alemães (Die Deutsche Wochenschau) tematizando a Batalha de Creta  e o bombardeamento da linha ferroviária Moscou-São Petersburgo 2. Ela é provavelmente mais conhecida por seu uso no filme Apocalypse Now (1979), referenciando o primeiro noticiário citado, na cena em que um esquadrão de helicópteros atacam uma vila vietnamita. Desde então, tem sido usada em diversos filmes, jogos eletrônicos e comerciais. Em um dos comerciais, o mais famoso foi o novo comercial dos Poneis Malditos (2012). Exemplos de uso incluem Valkyrie (2009), Lord of War (2005), Casper (1995), (1963). http://pt.wikipedia.org/wiki/Cavalgada_das_Valqu%C3%ADrias

Nenhum comentário:

Postar um comentário