segunda-feira, 30 de setembro de 2013


30/09/2013
                                                                             
      
Como podemos nos entender (...), se nas palavras que digo coloco o sentido e o valor das coisas como se encontram dentro de mim; enquanto quem as escuta inevitavelmente as assume com o sentido e o valor que tem para si, do mundo que tem dentro de si?
 
LUIGI PIRANDELLO: Siciliano (1867-1936). Poeta, dramaturgo e romancista. Ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de  1934. Grande renovador do teatro, possuidor de  humor sofisticado mesclado com análises filosóficas, com muita originalidade.
 
"Coloca-se que o cômico nasce de uma percepção do contrário (no livro Do teatro ao teatro, e tem um capítulo que se chama "O Humorismo"). Mas essa percepção pode se transformar- num sentimento do contrário: é quando aquele que ri procura entender as razões da piada. Portanto não existe mais o distanciamento.1 Pirandello separa o cômico do humorístico, para passar da atitude cômica para a atitude humorística, é preciso renunciar ao distanciamento e à superioridade." http://pt.wikipedia.org/wiki/Luigi_Pirandello
 
Sobre sua obra : são inúmeras, todas de muito sucesso. Dentre elas , destacamos aqui as mais conhecidas no Brasil : dentre as peças teatrais,  "Seis Personagens à Procura de um Autor", "Assim é se lhe Parece "e "Cada Um a seu Modo";  dentre seus romances, "O Falecido Matias Pascal" ( que, no cinema, representado por Marcelo Mastroiani,  teve uma versão denominada "As duas vidas de Matias Pascal"), "Um , Nenhum e Cem  Mil", "Esta Noite Improvisa-se" , "Vestir os Nus" ; novelas :"O marido de minha mulher", "O Velho Deus", "O Velório" ,  "Uma Jornada".
 
 Sobre a obra de Pirandello, siga o  DVD postado no Youtube, no link abaixo (em italiano):
                             http://www.youtube.com/watch?v=gsKLZcnser4
 
Dois resumos de duas de suas obras primas:
 
"Assim é se lhe parece" , em italiano "Cose è (se vi pare)" - trata-se de uma  peça teatral  clássica da literatura mundial :  Um grupo de vizinhos especula sobre o que ocorre com o casal Ponza, cuja mulher nunca aparece . Então surgem várias versões para o comportamento  extravagante da dupla, apresentando-se várias histórias sobre um mesmo fato - o caminho utilizado pelo autor é a mistura de verdade e ilusão, em que cada história parece verossímil, sob o ponto de vista de quem  faz a análise do que ocorre . É usado por ele  seu célebre humor filosófico e narrativa sofisticada. Foi adaptado para peça teatral. Ela  foi montada pelo menos duas vezes no Brasil : a primeira, de excelente qualidade em todos os sentidos, encenada pelo TBC (Teatro Brasileiro de Comédia), foi dirigida por  Adolfo Celi  e teve  a atuação de Paulo Autran. À  outra, em 1985, com direção de Paulo Betti e atuação de José Wilker, eu tive oportunidade de assistir e foi  de muito boa adaptação e atuação do ator principal.
 
"O Falecido Matias Pascal",  em italiano "Il fu Mattia Pascal"  -  é a história de Matias Pascal (Marcelo Mastroiani o representou  no filme produzido pela RAI  em 3 episódios) -  o protagonista, homem rico de vida fácil, após relacionamentos amorosos conturbados, depois de um tempo é dado, misteriosamente, como morto e, por um acaso, chega a assistir ao seu funeral. É então que tem a ideia, a partir dessa situação surreal, de se aproveitar do fato para reconstituir sua vida, adquirindo uma nova identidade. Mas o destino lhe reserva, então, uma realidade amarga  sob um novo redimensionamento existencial.  

domingo, 29 de setembro de 2013


29/09/2013     

 
Não tenhas pressa de fazer novos amigos, nem de abandonar aqueles que tens.
 
Sólon: Grécia Antiga, 638 a.C. - 558 a.C.
 
Mais detalhes sobre Sólon na postagem do dia 21/07/2013.
                     
28/09/213

 
Todos os vícios, quando estão na moda, passam por virtudes.
 
Molière: Francês , 1622-1673.
 
Para mais informações, veja a postagem de 24/09/2013.

27/09/2013             

                                          "Lady with the Ermine", de Leonardo Da Vinci

 Pouco conhecimento faz com que as pessoas se sintam orgulhosas. Muito conhecimento, que se sintam humildes. É assim que as espigas sem grãos erguem desdenhosamente a cabeça para o Céu, enquanto que as cheias as baixam para a terra sua mãe.
 
Leonardo  Da Vinci :  Italiano , 1452-1037.
 
Para saber mais sobre Da Vinci, veja a postagem de  02/09/2013.
26/09/2013    
                                  
     
Os homens distinguem-se entre  si também neste caso : alguns primeiro pensam, depois falam e, em seguida, agem; outros, ao contrário, primeiro falam, depois agem e, por fim, pensam.

Léon Tolstoi : Russo,  1828-1910.

Veja mais sobre Léon Tolstoi na postagem do dia 22/08/2012.

25/09/2013   

 
O que passou, passou, mas o que passou reluzindo, resplandecerá para sempre.
 
Goëthe : Alemão, 1749-1832.
 
Veja mais sobre Goëthe na postagem de  08/09/2013.
24/09/2013 
                                                  
 


A todos é concedido ver, mas a poucos é dado perceber. Todos veem o que tu aparentas ser, poucos percebem aquilo que tu és.
 
Maquiavel :  Italiano (1469-1527)
 
Saiba mais sobre Maquiavel na postagem de  13/09/2013.

 


23/09/2013  

 
 
Qualquer um que negue a lei com fundamento  na não contradição deve ser surrado e queimado até que admita  que ser surrado não é o mesmo que não ser surrado e ser queimado não é o mesmo que não ser queimado.
 
Avicena em  comentário à "Metafísica" de Aristóteles : Gênio polímata persa (980-1037)
 
Sobre Avicena, leia mais na postagem do dia 22/08/2013.


quarta-feira, 25 de setembro de 2013


22/09/2013
                                                    


1. O mundo pode ser um palco, mas o elenco é um horror.

2. A ideia que não é perigosa, não merece ser chamada de ideia.

3. O mal de se fazer sugestões inteligentes é que se corre o risco de ter de leva-las a cabo.

4. Existe apenas uma coisa no mundo pior do que falar de uma pessoa: é não falar dessa pessoa.

Oscar Wilde : Irlandês (1854-1900). Seu nome completo era Oscar Fingal O'Flahertie Wills Wilde. Grande escritor e dramaturgo irlandês, contista (também de livros infantis), novelista, muito popular em Londres em toda a década de 1880. É famoso por seus epigramas (*) ,  poemas, peças teatrais . Homem de extraordinária beleza  física, sedução e inteligência, que prezava a sua forma física  e juventude, tendo criado   uma  filosofia  de vida de elogio à beleza masculina, que foi denominada de "Dandismo", que incluía  cuidados esmerados com o corpo, roupas  e atitudes requintadas e figurinos especialmente desenhados para realçar a jovialidade e um modo de vida  muito sofisticado, que se propagou entre jovens da  alta sociedade, conhecidos como "dândis". Tinha hábitos excêntricos.  Chegou a ser acusado de corromper jovens  rapazes e, em 1895, após vários julgamentos em um processo  aberto pelo Marquês de Queensberry, pai do jovem Lord  Alfred Douglas , de quem era suspeito de ser amante, foi finalmente condenado a dois  anos de trabalhos forçados, sob a condenação de "cometer atos imorais com diversos rapazes". Com essa prisão ficou moral e financeiramente arruinado, com a saúde seriamente abalada e grande decadência física e depressão moral, do que, depois de  ser libertado, ao cumprir totalmente a pena, em 1897, nunca mais se recuperou, vindo a falecer  em 1900, de meningite. O único romance que escreveu, "O Retrato de Dorian Gray" é uma obra prima e patrimônio da literatura mundial.
 
Casado, tinha dois filhos aos quais dedicou dois livros de contos infantis, muito  populares :  "O Príncipe Feliz e Outras Histórias" (contos de fadas)  e " O Rouxinol e a Rosa". 
 
Sobre "The Picture of Dorian Gray" (em português "O Retrato de Dorian Gray"), seu único romance :
# 1.   É considerado uma obra prima da humanidade e a maior obra prima da literatura  inglesa, publicado em  1891, que mereceu críticas à época por conteúdo homoerótico, condenado pela sociedade vitoriana. Admirado até hoje, é uma joia literária, que mereceu pelo menos 23 versões cinematográficas conhecidas : a primeira, 45 anos após a morte de Oscar Wilde,  realizada pela Metro Goldwyn Mayer, com muita fidelidade ao livro, com requinte artístico,  sendo o que, dentre todas as outras versões, apresenta melhor o estudo da  personalidade do herói  da trama, o jovem Dorian Gray, conforme feito por Wilde. Ver comentários e  fotos desse filme, acessando o link :
 # 2. A mais nova versão é de 2009, para a televisão inglesa. Há uma ótima cópia dela  em DVD, completa e dublada,  em português, embora o contexto da adaptação  não guarde tanta fidelidade ao livro, que pode ser encontrada em : http://www.youtube.com/watch?v=XYOVLk6TP6U .
# 3.  Trata-se da história do jovem e belo Dorian Gray, "Adônis que se diria feito de marfim e pétalas de rosas", como o próprio Wilde o descreve no livro : o culto por sua própria   beleza e juventude, é exacerbado ao nível máximo imaginável  por Dorian após ver o seu retrato pintado  no quadro que o artista  Basil Hallward fez dele. Apaixona-se  perdidamente por si mesmo  e vende sua alma  para que todos os efeitos da velhice e da decadência moral se realizassem no quadro assim pintado, enquanto ele permanecesse sempre  com a sua aparência  bela e jovial, o que se realiza. É uma trama extraordinária, que envolve várias narrativas sobre outros personagens em torno desse contexto principal, com uma profunda análise psicológica do protagonista e de  sua transformação moral.    
 
Outras obras teatrais  famosas : "Salomé", que foi  produzida e exibida em primeiro lugar em Paris e Berlim, com extraordinário sucesso,  "Uma Mulher sem importância", "Um Marido Ideal", "A Importância de Ser Prudente", "O Leque de Lady Windermere". Outros gêneros também famosos, que escreveu em sua prisão: "De Profundis", "A Alma do Homem sob o Socialismo"  e a sua célebre "Balada do Cárcere de Reading".
_________
 
(*) Epigrama (Grego: ἐπί-γραφὼ, literalmente, "sobrescrever"), é uma composição poética breve que expressa um único pensamento principal, festivo ou satírico, de forma engenhosa.
O Epigrama foi criado na Grécia Clássica e, como o significado do termo indica, era uma inscrição que se punha sobre um objeto - uma estátua ou uma tumba, por exemplo.
Os epigramas sobre as tumbas formaram uma classe à parte e se denominaram Epitáfios ou Epicédios, designando um poema engenhoso que tinha a característica de ser breve, para poder passar por rótulo ou inscrição.
A maioria dos epigramas gregos pode ser encontrada na Antologia Palatina. Além dos gregos, destacaram-se na composição de epigramas os romanos Catulo e Marco Valerio Marcial.
Cquote1.svgOdi et amo. Quare id faciam fortasse requiris. Nescio, sed fieri sentio, et excrucior.
(Eu a odeio e a amo, não me perguntem porque.
É a maneira que sinto. Isto é tudo e lastimo).
Cquote2.svg
Catulo

terça-feira, 24 de setembro de 2013


21/09/2013
                                                       
 
Nunca discutas com pessoas burras, elas vão te arrastar ao nível delas e ganhar de ti  por terem mais experiência em ser ignorante.

Mark Twain : Estadunidense (1835-1910). Seu nome era Samuel Langhorne Clemens, sendo Mark Twain seu pseudônimo.  Escritor, palestrante e humorista. Sua carreira literária começou quando era repórter e colunista de um jornal administrado por seu irmão. Ali escreveu o conto  humorístico "The Celebrated Jumping Frog of Calaveras County" ( em português "A Célebre rã saltadora do Condado de Calaveras"), que foi muito apreciado e lhe proporcionou muita popularidade em todo o seu país, os Estados Unidos. É também o título do seu primeiro livro, uma coletânea de 27  histórias e contos publicados em revistas e jornais,  em 1867. Muito inteligente, era também possuidor de um raciocínio rápido e  perspicaz que lhe permitia produzir sátiras  quase instantâneas e incisivas, sendo admirado por isso por seus colegas literatos, com enaltecimento dos críticos. Manteve boas relações com  presidentes, artistas, industriais e com a realeza europeia. Foi considerado o "maior humorista americano de sua época" e definido por  William Faulkner como "Pai da Literatura Americana". Foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa em Literatura pela Universidade de Oxford.
 
Suas obras mais célebres são três : o romance "The Adventures of Tom Sawyer" ( em português "As Aventuras de Tom Sawyer"), lançado em 1876 ,"The Adventures of Huckleberry  Finn" (em português "As Aventuras de Huckleberry Finn"), sequência da anterior, publicada em 1885 e considerado "O Maior Romance Americano" e "The Prince and the Pauper" (em português "O Príncipe e o Mendigo"), de 1881. Outra obra sua, também muito apreciada, é  de ficção científica,  "A Connecticut Yankee in King Arthur's Court" (em português " Um Yankee de Connecticut na Corte do Rei Artur"), de 1889 - um viajante do tempo  da América contemporânea a ele  consegue viajar até a época do Rei Artur e introduzir em sua Corte a tecnologia moderna na Inglaterra - com esse livro iniciou o subgênero de literatura de ficção científica  que se chama atualmente de  história alternativa .
 
 Mark Twain era fascinado pela ciência, pela tecnologia e por pesquisas científicas.  Era muito amigo do célebre cientista e inventor, o gênio Nikola Tesla  e, de tempos em tempos, reunia-se com  ele em seu laboratório. Mark Twain patenteou três invenções : um aperfeiçoamento em tiras ajustáveis e descartáveis para vestimentas (para substituir o suspensório), um jogo  de curiosidades históricas .  E aquele que obteve maior sucesso e cuja ideia  foi aproveitada, em nossos dias, com o nome de "Note Fix" e "Post -it", tão conhecidas e utilizadas por todos nós que trabalhamos em escritórios e até mesmo para deixar recados nas geladeiras de nossas casas : bloco de recados autocolantes, um adesivo seco era colocado nas páginas e precisava apenas ser umedecido antes do uso. Essa sua  vertente científica ele colocou também em literatura, no acima citado romance de ficção "A Connecticut...".Recebeu também reverências de  Thomas Edison.
 
Um fato interessante em sua vida é que nasceu e morreu  por ocasião da passagem do Cometa Halley  próximo de nosso Planeta. Ele sempre dizia que seria sua "maior decepção  se não fosse embora com o Cometa". E isso de fato ocorreu, porque esse corpo celeste passa por aqui em sua órbita,  de 74 em 74 anos. E, tendo passado em  1835, data do nascimento de Twain, voltou uma outra vez em  1910, quando ele faleceu de ataque cardíaco um dia depois da maior aproximação daquele à Terra.  

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

20/09/2013
                                             

1. A imaginação cria a realidade.

2. Se experiências em animais fossem abandonadas, a humanidade teria tido um avanço fundamental.
 
3. Se tivéssemos uma verdadeira vida não teríamos necessidade de arte. A arte começa precisamente onde cessa a vida real, onde não há mais nada à nossa frente. Será que a arte não é mais do que uma confissão da nossa impotência?
 
Richard Wagner : Alemão (1813-1883). Seu nome completo : Wilhelm Richard Wagner. Foi um gênio da música,  conhecido como iniciador da  música moderna.  Além de serem obras notáveis, as suas óperas têm texturas complexas, harmonias ricas  e orquestração completa, sendo de se  salientar que ele mesmo escrevia os libretos  para todos os seus trabalhos : os libretos são as letras  das óperas, geralmente feitas antes ou depois da música ser escrita por pessoa diversa da  do autor. E  ele, analisando as obras de seus colegas , observou (como também nós podemos fazê-lo atualmente, comparando letra e música) que nem sempre elas correspondem à grandeza do músico e, sendo também notável poeta, escreveu os seus próprios libretos, simultaneamente com as músicas, à medida que as ia realizando. Os  cenários e  os "layouts" das ambientações de suas obras também foram idealizados por ele.  Introduziu em música o "Leitmotiv" (*) (palavra alemã que, em português, significa "motivo condutor") e o fez, pela primeira vez,  na ópera "O Holandês Voador" ("Der fliegende Holländer"). 

Sua vida foi conturbada, envolvendo-se em  movimentos e revoluções sociais, pois  sonhava com a criação de uma nova sociedade alemã , na qual o "povo" ( ou Volk em alemão) seria a expressão em uma nova cultura alemã, livre do absolutismo dos reis. Assim movido, "entrou para o Vaterlandsverein, um partido político fundado em março de 1848 para lutar pelo estabelecimento da democracia. Lá, Wagner, Bakunin e outros revolucionários discutiam revolução, republicanismo, socialismo, comunismo e anarquismo" . http://pt.wikipedia.org/wiki/Richard_Wagner  . Apesar de não ter sido preso, Wagner teve de se auto exilar em várias partes do mundo, por 11 anos (até ter sido perdoado pelo jovem rei da Baviera Luís II, grande admirador de sua obra), sendo, durante essa época, perseguido pelas monarquias absolutistas dos países por onde passava, pois , com as suas ideias democráticas, passou a ser inimigo de todas.   

Richard Wagner foi também o precursor dos grandes espetáculos teatrais e de  estádios que vemos hoje em dia - aliás, suas óperas  sempre foram espetáculos grandiosos, para as quais foi construído um especial  anfiteatro : o Teatro de Ópera de Bayreuth, na Alemanha,  construído por Wagner  com a ajuda de seus  amigos e do Rei Luís II da Baviera. O primeiro espetáculo encenado ali, em 13 de agosto de 1876, foi  o ciclo completo de "O Anel do Nibelungo"  ("Der Ring des Nibelungen") , que  é a mais longa ópera de Wagner e lhe consumiu 26 anos de vida para realizá-la - é uma tetralogia, ou seja, uma obra constituída de quatro partes completas e independentes entre si mas que, reunidas, contam uma só história - e se compõe de  4 óperas :
"O Ouro do Reno" ( "Das Rheingold"),
"A Valquíria"("Die Walküre"),
"Sigfried"("Siegfried")
 e "O Crepúsculo dos Deuses" ("Götterdämmerung").  

 Para cantar as óperas de Wagner é necessária uma extrema qualidade vocal, tanto no sentido da  técnica refinada quanto da potência do som , pois exigem rápida mudança dos centros tonais e têm um cromatismo extremo. Essas duas qualidades significaram  um  avanço na linguagem musical , tendo influenciado, a partir daí ,  a música erudita europeia. São todas cantadas em alemão,  assim como as de Mozart, uma língua que, inicialmente, os músicos entendiam que não ficaria bem nessa técnica -  mas enganaram-se todos, pois o seu  conjunto de música e poemas cantados tem uma beleza ímpar, em ambos os compositores. Quem já não ouviu falar  na extrema beleza poética  e rara sensibilidade da ópera "Tristão e Isolda" (notadamente o seu Prelúdio) e quantas não foram as noivas que adentraram e as que ainda adentrarão as naves das Igrejas para o seu casamento ao som do Coro Nupcial da ópera "Lohengrin" , o mesmo que encantou o casamento do  cavaleiro herói da Távola Redonda  com a princesa  Elsa de Brabante :  apesar de referir-se a uma cerimônia pagã,  foi aceita, acima de qualquer  preconceito, pelas autoridades religiosas para iluminar essas ocasiões? Os gênios e suas composições estão sempre acima de convenções, pois a beleza  se impõe independentemente de qualquer outra razão - tanto a beleza  da ciência quanto a das artes.

Suas obras principais : a influência de Wagner , até os nossos dias, vai muito além da música, atingindo a Filosofia, a Literatura, as Artes Visuais e o Teatro, áreas em que muito se destacou e inovou. Além das obras já citadas, destacamos aqui, ainda , as óperas "Parsifal", "Os Mestres Cantores de Nuremberg"    "Tannhäuser" , dentre inúmeras outras obras primas compostas por ele. 

Filmes e outras obras audiovisuais de impacto usam trechos de suas músicas para acrescentar-lhes a teatralidade e emoções necessárias . Como exemplo, temos, no Cinema, o uso do  início do III Ato de "A Valquíria", conhecido popularmente como "A Cavalgada das Valquírias"(**) 
___________
(*) Leitmotiv - em música, é uma técnica de composição introduzida por Richard Wagner em suas óperas, que consiste no uso de um ou mais temas que se repetem sempre que se encena uma passagem da ópera relacionada a uma personagem ou a um assunto. Wagner usou o leitmotiv pela primeira vez na ópera O Holandês Voador, Der fliegende Holländer, sendo que todas as suas óperas seguintes também o utilizaram. Esta técnica foi utilizada também por outros compositores do período romântico como Giuseppe Verdi, em suas óperas Nabucco e La Traviata, e Georges Bizet, na ópera Carmen. http://pt.wikipedia.org/wiki/Leitmotiv_(m%C3%BAsica)

(**) No cinema, versões adaptadas da Cavalgada das Valquírias foram usadas nos filmes Apocalypse Now, de Francis Ford Coppola, e Il mio nome è Nessuno, de Ennio Morricone. Esse trecho de Die Walküre é frequentemente usado como estereótipo da Grand Ópera. Foi lançado em 1983 um filme sobre a vida do compositor, Wagner. Já no tempo de Wagner a Cavalgada das Valquírias aparece como música circense. Seu uso como tema musical em produções cinematográficas e televisivas é muito frequente, datando de 1915 com O Nascimento de uma Nação de D. W. Griffith. Durante a Segunda Guerra Mundial foi utilizada em dois noticiários semanais alemães (Die Deutsche Wochenschau) tematizando a Batalha de Creta  e o bombardeamento da linha ferroviária Moscou-São Petersburgo 2. Ela é provavelmente mais conhecida por seu uso no filme Apocalypse Now (1979), referenciando o primeiro noticiário citado, na cena em que um esquadrão de helicópteros atacam uma vila vietnamita. Desde então, tem sido usada em diversos filmes, jogos eletrônicos e comerciais. Em um dos comerciais, o mais famoso foi o novo comercial dos Poneis Malditos (2012). Exemplos de uso incluem Valkyrie (2009), Lord of War (2005), Casper (1995), (1963). http://pt.wikipedia.org/wiki/Cavalgada_das_Valqu%C3%ADrias

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

19/09/2013
                                               

 1. Ninguém pode escolher os próprios pais ou a pátria, mas cada um pode moldar sua personalidade pela educação.

2. Toda educação saudável é uma educação sem controle religioso.

Erasmo de Roterdã : Neerlandês - Países Baixos, atual território da Holanda(1466-1536). Seu nome de nascimento  era Gerrit Gerritszoon ou Herasmus Gerritszoon (em latim Desiderius Erasmus Roterodamus). Mais tarde passou a adotar o nome literário  de Erasmo, um santo que viveu antes dele,  seguido de sua cidade natal, Roterdã. Filósofo, Teólogo , Humanista e Escritor. Filho ilegítimo de um padre, sabe-se que os pais  o cuidaram com muito carinho, até virem a morrer vítimas da "peste negra" em 1483. Foi educado com os monges agostinianos e ali fez os votos monásticos, aos 25 anos de idade. Aos 26 foi para Paris, onde ficou hospedado no Collège Montaigu, enquanto cursava a Universidade de Paris, local de concentração da  nata dos intelectuais da época que vieram a construir uma nova filosofia de vida no Ocidente,  o "Humanismo" , tendo se aliado a eles, tornando-se um dos seus maiores expoentes. Não suportando o regime de austeridade dos frades do Collège, foi viver sozinho, sobrevivendo com as aulas que ministrava e  elaboração de compêndios de latim que escrevia.  Conheceu toda a Europa, inclusive Portugal, mas os principais centros de suas atividades foram Paris, Lovaina, Roterdã e Basileia. Em 1499 foi para a Inglaterra , tendo ficado hospedado na residência de Thomas More, onde escreveu sua obra-prima, o livro "Elogio da Loucura". 
 
Personalidade independente e inovadora, apesar de ser extremamente católico, teve ousadia suficiente para  rebelar-se  contra o domínio da Igreja  em relação à educação, à cultura e à ciência, o que era muito perigoso à época e poucas personalidades  chegaram a fazê-lo. Levava a efeito  palestras  públicas sobre esse tema e escrevia e editava obras sobre o mesmo, apresentando as suas inovadoras ideias, da separação da educação da religiosidade. Influenciou muito o pensamento europeu da época e contribuiu para a  separação entre a  Teologia e a  Ciência, que se operou  formalmente  entre o final da Idade Média e o início da Moderna. E foi então acusado de ter influenciado Martinho Lutero a separar-se da Igreja, tendo sido obrigado, dada a sua  fidelidade à sua religião,  e para demonstrá-la de público, a manter debates  com ele, durante toda a sua vida, estando, assim, comprovada a sua distância em relação ao  fundador do Luteranismo. Na Inglaterra foi professor da Universidade  de Cambridge, onde ministrava Filosofia, inclusive para nobres da Corte. Naquele país fez grandes amizades para a vida toda, como   John Colet, Thomas More, John Fisher, Thomas Linacre e Willian Grocyn ; na Itália, quando residiu em Veneza, além de associar-se com o filósofo natural  Giulio Camillo, passou parte do seu tempo na casa editorial de Aldus Manatius, um dos mais influentes editores europeus. Dada sua independência intelectual (chegou a recusar várias honrarias e comendas para conservá-la), foi muito perseguido  por aqueles que não concordavam com suas ideias, colocadas nas suas obras literárias e, afinal,  foi para a Suíça, passando  o restante dos seus dias em Basileia, onde ficou completamente livre e protegido de seus  perseguidores, podendo com tranquilidade exercer suas  atividades.
 
Erasmo foi o mais influente não italiano  da corrente de pensamento denominada Humanismo, que se desenvolveu  a partir do  norte da Itália, a partir do "antropocentrismo",  no qual se destacou  a influência Leonardo da Vinci, com a apresentação do seu célebre "Homem de Vitrúvio".
 
"Ele era o intelectual mais respeitado e prestigiado de seu tempo e sempre esteve ligado aos círculos de poder europeus”, diz Cézar de Alencar Arnaut de Toledo, professor da Universidade Estadual de Maringá. 
 
 Obras literárias mais conhecidas : há várias obras-primas, mas a principal foi "Laus Stultitiae" ("Elogio da Loucura", em português), escrita em 1509 e que ele dedicou ao seu grande amigo, Sir  Thomas More. Dez colunas do catálogo da "British Library" estão ocupados com a mera enumeração de suas obras e subsequentes reedições. Dentre elas destacam-se ainda   a tradução, a edição e comentários das obras dos grandes mestres da teologia cristã e da filosofia clássica, como   Santo Ambrósio de Milão, Aristóteles, Santo Agostinho, São Basílio de Cesareia, São João Crisóstomo, Cícero, e Jerônimo de Estridão.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

18/09/2013
                                                    

Meditações
 Livro II
14. Mesmo que vivesses três mil anos, ou até trinta mil, lembra-te que a única vida que  um homem pode perder é aquela que está a viver no momento; e mais, que ele não pode ter qualquer outra vida a não ser aquela que ele perde. Isto significa que uma vida mais longa ou mais curta vão dar ao mesmo. Porque o minuto que passa é o bem igual de todos os homens, mas o que já passou  não é nosso. A nossa perda, portanto, limita-se àquele  momento fugaz, uma vez que ninguém pode perder o que já passou, nem o que está ainda para vir - porque como é que ele pode ser despojado daquilo que não tem? Assim, duas coisas temos de ter em atenção. Primeiro, que todos os ciclos da criação, desde o princípio do tempo, têm o mesmo padrão recorrente, de modo que não importa que o mesmo espetáculo se observe durante cem anos ou durante duzentos ou para sempre. Segundo, que quando aqueles de nós que vivem mais, e os  que vivem menos, morrem, as suas perdas são perfeitamente iguais. Porque a única coisa de que o homem pode ser despojado é o presente, uma vez que isso é tudo o que ele possui, e ninguém pode perder o que não é seu.
 
 Livro XII
 5. Se a luz da candeia alumia e conserva o brilho até que a apaguem, hão de apagar-se antes da hora a verdade, a justiça e a temperança em ti?
 
17. Se não convém, não faças; se não é verdade, não digas. Que a iniciativa seja tua.

 Marco Aurélio : Italiano (121 d.C. - 180 d. C.) Nascido  Marcus Annius Catilius Severus, pelo casamento adquiriu o nome Marcus Annius Verus e, quando se tornou Imperador de Roma, passou a chamar-se Caesar Marcus Aurelius Antoninus Augustus  (em português Cesar Marco Aurélio Antonino Augusto) e é  conhecido apenas como Marco Aurélio. Imperador romano a partir de 161 até sua morte, Filósofo, Guerreiro .  É considerado um dos cinco melhores imperadores da Antiga Roma, tendo enfrentado a invasão dos Pardos e dos Germanos. Como Filósofo, filiou-se ao Estoicismo (*).
 
Sua grande obra escrita foram as "Meditações", até hoje muito lida. Dela tiramos  3 parágrafos de trechos diversos, e a apresentamos acima  para  destacar  a variedade de seus pensamentos. Recomendo sua leitura, por muito bem escrita com pensamentos profundos e de muita atualidade.
______________
(*) Estoicismo - O estoicismo (do grego Στωικισμός) é uma escola de filosofia helenística fundada em Atenas por Zenão de Cítio no início do século III a.C. Os estoicos ensinavam que as emoções destrutivas resultam de erros de julgamento, e que um sábio, ou pessoa com "perfeição moral e intelectual", não sofreria dessas emoções.1 O estoicismo afirma que todo o universo é corpóreo e governado por um Logos divino (noção que os estoicos tomam de Heráclito    e desenvolvem). A alma está identificada com este princípio divino como parte de um todo ao qual pertence. Este logos (ou razão universal) ordena todas as coisas: tudo surge a partir dele e de acordo com ele, graças a ele o mundo é um kosmos (termo grego que significa "harmonia").  http://pt.wikipedia.org/wiki/Estoicismo

terça-feira, 17 de setembro de 2013


17/09/2013

 
                                          Homenagem ao nascimento de   Léon Foucault

 "O experimento de Foucault consiste em uma das maneiras mais simples e elegantes de se provar a rotação da Terra, que até hoje é admirada por sua simplicidade na forma de integração entre o ser humano e a natureza, sendo considerada por muitos físicos como um dos dez mais belos experimentos científicos."

Jean Bernard Léon Foucault : Francês (1819-1868). Grande físico. Sua invenção mais conhecida é o  "Pêndulo de Foucault". 
 
"É mais conhecido pela invenção do pêndulo de Foucault, um dispositivo que demonstra o efeito da rotação da Terra. Ele também fez uma medição inicial da velocidade da luz, descobriu as correntes de Foucault e, embora não o tenha inventado, é creditado por nomear o giroscópio. A cratera Foucault sobre a Lua e o asteroide 5668 Foucault são assim chamados em sua homenagem.
.................Em 1865, apareceram artigos propondo uma modificação no governador centrífugo de Watt, que tinha sido estudado há algum tempo com o objetivo de tornar seu período de revolução constante, além de um novo aparelho para regular a luz elétrica. Nesse ano (Comptes Rendus LXIII), ele mostrou que, através da precipitação de um filme de prata fino e transparente sobre o lado externo da objetiva de vidro de um telescópio, o Sol pode ser observado sem causar danos aos olhos. Seus trabalhos científicos podem ser encontrados no Comptes Rendus, 1847-1869.

                                                                  
    

"O pêndulo de Foucault consiste em um dispositivo composto por uma massa m suspensa por um fio l, onde seu ponto de apoio é livre para girar.
A princípio, a expectativa era que o pêndulo oscilasse em um movimento retilíneo em um único plano vertical. No entanto, o que foi observado é que a oscilação do pêndulo parecia girar com o tempo, mudando sua direção em relação a esse plano considerado.
Quando o pêndulo é colocado em movimento, pelas Leis de Newton, sua oscilação depende somente da força gravitacional, da tração do fio e da resistência do ar, que faz diminuir a amplitude das oscilações com o passar do tempo. Nenhuma outra força age para explicar a mudança de direção da oscilação do pêndulo. Em Paris, a rotação é medida em cerca de 10° por hora, no sentido horário."
 
16/09/2013
                                                
 
Os beijos são como pepitas de ouro e de prata encontradas na terra sem ter qualquer valor em si e que são preciosas por indicar que existe uma mina por perto.
 
Arthur Rimbaud : Francês (1854-1891). Poeta. Aos 20 anos foi descrito por Victor Hugo como o "Shakespeare Francês". Filho de família de classe média do interior francês, seu pai, um militar  condecorado com a "Legião de Honra" por sua luta na Argélia, cedo abandonou a família. E ele, tampouco, se sentia amado pela mãe, o que deve ter-lhe  valido uma angústia vivencial. Era muito belo fisicamente, com uma figura frágil. Estudante brilhante, inteligente,com forte  inclinação para a poesia desde muito novo, um prodígio de precocidade poética, tanto que, aos 15 anos, já havia recebido muitos prêmios , compondo versos originais e diálogos na língua latina e, entre os 15 e 18 anos já havia escrito inúmeras obras primas. Georges Izambard  tornou-se seu professor em 1870  e orientador literário, com o que Rimbaud passou a dominar a arte de  escrever poesias muito rapidamente e com notável  qualidade artística. Possuía temperamento inquieto e inquisidor - tanto assim que  fugia de casa, ainda adolescente e  se   aproximava de movimentos sociais da época e escrevia poemas relativos a essas experiências, como "L'Orgie Parisienne", e "Le Coeur Supplicié" relativos à Comuna Parisiense, que , segundo alguns, frequentou por um tempo. Tornou-se "Anarquista"  e escreveu, em cartas a seus mestres, que encontrava uma transcendência poética e  um poder visionário  através de um   “longo, imenso e sensato desregramento de todos os sentidos.” (Les lettres du Voyant [As Cartas do Vidente]). 
 
Sua poesia influenciou várias gerações de poetas, e é tida como precursora do modernismo : no aspecto em que a obra poética não pode se separar da pessoa do poeta.
 
Rimbaud teve uma vida tribulada e cheia de acontecimentos infelizes, mesmo em sua juventude , antes dos 20 anos, quando decidiu não fazer mais poesias - o que de fato ocorreu.  Aos 37 anos , depois de ter uma perna amputada em decorrência de um câncer no joelho,  e com muito sofrimento físico, veio a falecer no Hospital de Marselha. Teve sua vida retratada em filmes e um deles tinha o nome de "Una stagione all'inferno" (Uma Temporada no Inferno),  em que foi representado pelo ator Terence Stamp, em 1970. E, em 1995, interpretado por Leonardo di Caprio, o filme denominado "Eclipse Total de uma Paixão", em ambos sendo narrado seu relacionamento tempestuoso com outro poeta francês, Verlaine.
_____
 
"O norte-americano Henry Miller, um dos grandes admiradores da poesia simbolista de Rimbaud, diz, diante disso, que o tipo Rimbaud chegará a superar tipos clássicos de comportamento; como o introspectivo e inquieto jovem estampado pelo personagem Hamlet, de Shakespeare. "Acho que existem muitos Rimbauds neste mundo afora e que esse número aumentará com o passar dos anos. Também acho que o tipo Rimbaud vai eliminar, do mundo futuro, o tipo Hamlet e o tipo Fausto. Até que o velho mundo desapareça por completo, o indivíduo 'anormal' tende a ser cada vez mais a regra. O novo homem só se descobrirá quando terminar o conflito entre a coletividade e o indivíduo. Aí então veremos o tipo de homem em sua plenitude e esplendor" (MILLER, Henry. A Hora dos Assassinos - Um Estudo sobre Rimbaud. L&PM Pocket, 2003, pg. 15).   http://pt.wikipedia.org/wiki/Arthur_Rimbaud
15/09/2013



Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.

Platão :  Grego (427 a.C. - 347 a.C.) . Acredita-se que seu verdadeiro nome era  "Arístocles", e que Platão foi-lhe dado em razão da grandeza de sua inteligência e saber, eis que "Pláton",  em grego antigo, significa "Amplo" (Pláton). Grande Filósofo e Matemático  do período clássico  da Antiga Grécia, discípulo de Sócrates, ficou muito abalado com sua  morte, em 399 a.C., por  envenenamento  por "cicuta", sentenciado pelos juízes de Atenas, sob a acusação de corromper a juventude ateniense com suas ideias, principalmente de que, para se acreditar em algo, é necessário verificar sua veracidade.
 
Escreveu várias obras em forma de "Diálogos", em que apresentava  pensamentos filosóficos através de perguntas e respostas dos participantes desses diálogos, logrando, assim, esclarecer todas as dúvidas sobre  os assuntos discutidos, até que se esgotassem todos os raciocínios possíveis. Cada participante apresentava sempre um ângulo sob o qual observava cada assunto envolvido.
 
Sua obra filosófica  é extensa. Foi fundador da  célebre Academia, em Atenas, considerada a primeira instituição de educação superior do Mundo Ocidental. Juntamente com o seu mestre, Sócrates , e seu discípulo , Aristóteles, construiu os alicerces da  "Filosofia Natural", da "Ciência" e da "Filosofia Ocidental". "Apologia" e "Epístolas" foram escritas em forma  de poemas didáticos (a 1a.) e tratado (a 2a.) . Entre nós, os seus livros  mais conhecidos são "A República" e "As Leis" e "Fédon", um diálogo  sobre a alma e a morte de Sócrates. 

A Teoria do Conhecimento de Platão incluía o "Mundo das Ideias"  ou "Mundo das Formas", abstratas e imateriais, que entendia ser  o mundo real, imperecível,  e que o nosso seria  "Mundo dos Sentidos", um reflexo daquele, em que tudo é perecível.

Platão usava muitas alegorias (com genialidade ímpar)  para explicar princípios filosóficos. As duas mais famosas são a da "Parelha Alada" , no seu livro "Fédon", onde narra um mito contado por Sócrates, para  explicar o conceito do "ser" como uma carroça puxada por dois cavalos alados (um bom e outro  com defeitos), conduzida por um cocheiro ,  explicando, através de uma longa demonstração, a partir dessa ideia, o conceito do corpo e da alma; e o "Episódio da Caverna", que se costuma relacionar à causa da morte de Sócrates, segundo a visão de Platão, que procurou trazer a luz às pessoas, mas estas não a quiseram aceitar e o condenaram - está no livro V do seu "A República".
                                                     
http://www.iejusa.com.br/cienciashumanas/plataoepisodiodacaverna.php

 

sábado, 14 de setembro de 2013


14/09/2013
                                 

1. Reserve o seu direito a pensar, mesmo pensar errado é melhor do que não pensar.     
      
2. Governar acorrentando a mente através do medo de punição em outro mundo é tão baixo quanto usar a força.

 Hypátia de AlexandriaEgípcia de origem grega (350-415).  Filósofa, Astrônoma, Matemática, Literata   e Cientista (Física)Foi a primeira mulher de que se tem notícia documentada  a destacar-se na Matemática. Nascida em Alexandria, filha do grande filósofo Theon  de Alexandria, foi educada inicialmente por ele, depois foi para a Academia de Alexandria  e  completou seus estudos em Atenas, onde  se destacou na filosofia neoplatonista. Dominava ainda outras matérias como Poesia, Artes, Direito, Oratória e Lógica.  Retornando de Atenas foi contratada pela  Academia de Alexandria como professora, na cadeira que fora do sábio Plotino. Chegou a ser Diretora da Academia. Era uma pessoa muito virtuosa  e com  muita influência nos meios políticos e entre os homens de saber da época, como o cristão Orestes, Prefeito da cidade. Sua cultura e genialidade  despertaram muitos ciúmes e invejas por parte de pessoas  poderosas  suas contemporâneas, que não conseguiam o mesmo prestígio. Crônicas da época destacam que não havia preconceito contra o sexo feminino, pois havia muitas mulheres de prestígio  na Academia de Alexandria e na Academia Pitagórica, pelo menos dezessete, destacando-se  nesta   última  Theano e Jâmblico.
 
Na época em que viveu Hypátia, a  cidade de Alexandria era muito violenta,  muito conturbada por lutas religiosas, entre cristãos e pagãos e entre as diversas seitas cristãs que  pretendiam impor-se umas às outras. Algumas, mais violentas, assassinavam  membros destacados da sociedade, das outras  vertentes cristãs, para servirem de exemplos ou como  vingança por eventuais fatos anteriores, e até lançando calúnias contra suas vítimas. Esse foi o caso de Hypátia: cristãos  fundamentalistas a acusaram de ter um "charme diabólico" e por isso era tão  culta e inteligente e  seduzia as pessoas com seus ensinamentos. Sequestraram-na   quando andava na rua , arrastaram-na pelas ruas da cidade e finalmente a  levaram  para uma Igreja, onde a desnudaram, torturaram e mataram, cortando o seu corpo em pedacinhos que depois atiraram em uma fogueira. Isso trouxe opróbio para a Igreja de Alexandria, conforme os historiadores Sócrates Escolástico e Edward Gibbon,  apesar de não haver prova do envolvimento de Cirilo, então bispo  da Cidade, embora seja suspeito de ser o mandante.  O assassinato dela foi seguido por outros de pessoas cultas, havendo uma perseguição aos grandes  filósofos e cientistas  de Alexandria, que não professassem a fé das diversas seitas cristãs, e, afinal, ocorreu  a destruição da Biblioteca e da própria Academia. Segundo os historiadores, o homicídio de Hypátia foi o marco do final da Antiguidade Clássica.
 
Suas Obras : De acordo com relatos da época e de Socrates  Scholasticus,  elas foram inúmeras, mas não chegaram à nossa época. Também correspondências trocadas por ela com seus discípulos (sendo o principal   o notável  filósofo  e bispo Sinésio de Sirene) e colegas filósofos e cientistas, e comentários de sábios da época, Hypátia  era uma grande solucionadora de problemas, e todos os matemáticos de então, mesmo fora de Alexandria, quando possuíam alguma dificuldade em entender algum teorema ou definição, recorriam a ela, saindo completamente esclarecidos.
 
"Uma lista parcial das obras de Hypátia, como mencionado por outros autores antigos e medievais ou como postulado por autores modernos:
Suas contribuições para a ciência incluem o mapeamento dos corpos celestes e supostamente a invenção do hidrômetro, utilizado para determinar a densidade relativa (ou massa específica) de líquidos." http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip%C3%A1tia

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

13/09/2013
                                                          


Não se pode chamar de "valor" assassinar seus cidadãos, trair seus amigos, faltar à palavra dada, ser desapiedado, não ter religião. Essas atitudes podem levar à conquista de um império, mas não à glória.

Maquiavel : Italiano (1469-1527). Nome completo : Niccolò di Bernardo dei Machiavelli , ou, em português,  Nicolau filho de Bernardo Machiavel, ou, resumidamente, Nicolau Maquiavel. De família tradicional  e aristocrata da Toscana, mas empobrecida, estabeleceu-se em  Florença e ali viveu a maior parte de sua vida. Filósofo, político renascentista, historiador, pensador, poeta, diplomata,  músico e conhecedor profundo de gramática, retórica e latim. Nasceu e viveu em uma época conturbada, em que os Papas corruptos guerreavam contra as Cidades-Italianas governadas por príncipes na maior parte pouco éticos, que também guerreavam entre si (pois não se dera ainda a unificação da Itália). Foi contemporâneo e conheceu  Girolano Savanarola,  o exemplo da fé cristã Renascentista, o qual foi  executado por ordem dos Médici (Giuliano e Lourenço  de Médici), cuja filosofia de vida  exaltava  os valores do paganismo. Manteve conhecimento com o ambicioso e cruel  César Bórgia, filho do papa Alexandre VI, de má reputação, a quem foi mandado negociar em nome de Florença. Conheceu muitos dos príncipes e suas formas de procedimento, em um mundo deles, de guerras, traições e falta de humanidade. De tudo isso , como pensador e filósofo, retirou ensinamentos sobre o caráter do homem e seu desejo de poder e de tudo que eram capazes para obtê-lo e conservá-lo , escrevendo magníficas obras sobre o assunto, sem grande preciosismo histórico mas, sem dúvida,  com profunda análise  das atitudes do homem no governo e  frente aos governados. Os mesmos Médici que executaram Savanarola e  fizeram de  Maquiavel , aos  29 anos , seu Segundo Chanceler, Conselheiro do Povo,  em  1513 o acusaram de   conspiração, prendendo-o e torturando-o. Como nada foi  provado contra ele, foi libertado. Então, por livre vontade, retirou-se em autoexílio para sua  terra "Sant'Andrea di Percussina", onde escreveu suas maiores obras, decorrentes das profundas  análises de acontecimentos históricos e políticos desde a antiguidade, e  de suas vivências, além das informações de amigos políticos com quem continuou a se corresponder, sempre centrando sua  visão sobre a atitude humana nos acontecimentos  das épocas - filosoficamente, concluiu pela  imutabilidade da natureza humana,(*) escrevendo  em torno dessa perspectiva, colocando em realce  como o homem se comporta sem ética para obtenção de seus fins, ou seja, obtenção e conservação do poder mundano.
 
Principais obras e interpretações : "O Príncipe" (1513), "Discursos sobre a Primeira Década de Tito Lívio"(1513/21), "A Arte da Guerra" (1517/20) e a peça "A Mandrágora" (1518). Poucos autores fizeram uma obra de tão estrondosa  repercussão : em sua época todos se centraram apenas em "O Príncipe",  sem analisar o seu  contexto  em comparação com as demais, e entenderam que ali estava retratado não o caráter do ser humano analisado frente ao poder, mas, sim o caráter de Maquiavel. Mais tarde, com um maior conhecimento das outras obras, esse pensamento foi corrigido e entendida a genialidade do autor, ao colocar em príncipes e principados imaginários os valores destorcidos que presenciara em todos com quem convivera -  e que não foram poucos.
_____________
(*) "Para ele, a natureza humana seria essencialmente má e os seres humanos querem obter os máximos ganhos a partir do menor esforço, apenas fazendo o bem quando forçados a isso. A natureza humana também não se alteraria ao longo da história fazendo com que seus contemporâneos agissem da mesma maneira que os antigos romanos e que a história dessa e de outras civilizações servissem de exemplo. ... Como consequência acha inútil imaginar Estados utópicos, visto que nunca antes postos em prática e prefere pensar no real. Sem querer com isso dizer que os seres humanos ajam sempre de forma má, pois isso causaria o fim da sociedade, baseada em um acordo entre os cidadãos. Ele quer dizer que o governante não pode esperar o melhor dos homens ou que estes ajam segundo o que se espera deles.
 
No presente, as análises feitas procuram levar em conta principalmente os Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio e sua A Arte da Guerra, contextualizando seus escritos e declarando que Maquiavel não inventou uma teoria política, apenas descreveu as práticas que viu, refletindo sobre elas."  http://pt.wikipedia.org/wiki/Nicolau_Maquiavel

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

12/09/2013                                               
 

1. A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
 
2. A História está repleta de pessoas que, como resultado do medo, ou por ignorância, ou por cobiça de poder, destruíram conhecimentos de imensurável valor que em verdade pertenciam a todos nós. Nós não devemos deixar isso acontecer de novo.
 
3. Às vezes acredito que há vida em outros planetas às vezes eu acredito que não. Em qualquer dos casos, a conclusão é assombrosa.
 
Carl Sagan : Norte-Americano (1934-1996). Nome completo: Carl Edward Sagan.Um gênio polímata, incentivador da divulgação científica. Cientista, astrobiólogo, astrônomo, astrofísico, cosmólogo, escritor e divulgador científico. Foi o responsável pela divulgação da ciência por toda a população, e pela compreensão pública da Ciência - foi criada   uma medalha com esse título em seu nome para premiar pessoas que se destacam nesse particular, além de outras comendas. Fez inúmeras palestras, escreveu inúmeros artigos  científicos e foi um dos primeiros cientistas a se interessar pelo estudo científico do fenômeno OVNI, propondo ao Governo Norte-Americano  uma pesquisa oficial sobre o assunto. Participou de inúmeros programas de televisão,  chegando a levar a efeito uma premiada série, além de palestras públicas e em Universidades. Foi o grande motivador da juventude para o estudo da Física e da Astronomia, conseguindo formar, assim, uma geração  de pesquisadores  que puderam  levar avante muitas descobertas, a partir da segunda metade do século passado. Promoveu a  busca científica da inteligência extraterrestre, criando um instituto, o  SETI (  sigla em inglês para "Busca por Inteligência Extraterrestre" - Search for Extraterrestrial Intelligence), em atividade  até hoje, destinado a promover, através de meios científicos, contatos com inteligências não terrestres acaso existentes, além de instituir o envio de sondas  espaciais com mensagens destinadas a informar sobre a nossa humanidade a possíveis civilizações encontradas. Foi um dos primeiros cientistas a estudar o "efeito estufa" em escala planetária, a partir do estudo da atmosfera de Vênus, chegando a apontar algumas das substâncias nocivas na composição da atmosfera em nosso planeta, chegando a citar as  emissões de CO2 por animais , inclusive os humanos, o que , à época, não foi muito acreditado, mas, mais tarde, se comprovou, além de outras substâncias. Foi o pioneiro da Exobiologia (*) e criou também a "Sociedade Planetária", uma organização  não governamental. Faleceu prematuramente em virtude de  uma pneumonia, provocada por doença grave na medula óssea. 
 
Suas obras : é autor de mais de 600 publicações científicas e de mais de  20 livros de ficção científica. A Série Televisiva  de 1980, de sua coautoria  e narração, "Cosmos: Uma Viagem Pessoal", mereceu premiação. Foi completada com o livro "Cosmos", que  publicou logo após . O seu romance "Contato", que narra o contato de uma cientista com inteligências extraterrestres foi transformado em filme homônimo em 1977 , estrelado por Jodie Foster (ainda pode ser encontrado em DVD) - assisti a ele e o  recomendo pelo seu alto teor científico, pela excelência da narrativa, pelo suspense bem dosado,  pelas ótimas interpretações e pelas mensagens que apresenta. Outro grande livro dentre tantos foi "Os Dragões do Éden", de 1977 , que lhe deu o Prêmio Pulitzer em 1978, "de literatura geral e de não-ficção".
____________
(*) Exobiologia : "ou Astrobiologia (outros termos são exopaleontologia, bioastronomia e xenobiologia) é o estudo da origem, evolução, distribuição, e o futuro da vida no Universo. Ou seja, é o estudo das origens, evolução, distribuição e futuro da vida em um contexto cósmico. Ela trabalha com conceitos de vida e de meios habitáveis que serão úteis para o reconhecimento de biosferas que poderão ser diferentes da nossa."