Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for. O êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga, mas onde estará o palácio se não o fizerem ali?
FERNANDO PESSOA: Português ( 1888-1935). Poeta, Filósofo e Escritor português. Seu nome completo : Fernando Antonio Nogueira Pessoa. Embora nascido em Lisboa, foi educado na África do Sul e teve a língua inglesa com mais familiaridade do que a portuguesa, sendo que seus primeiros poemas foram escritos em inglês. Dado esse fato, além de ser considerado um dos maiores poetas portugueses, também tem sido considerado um dos maiores poetas ingleses.(*)
Uma de suas mais célebres frases está nesta sua poesia :
Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, Ó Mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.
Fernando Pessoa
Veja mais nas postagens de 12 e 24/08/2013
_____
(*) "...é o poeta português mais universal e foi incluído por Harold Bloom em seu cânone entre os 26 melhores escritores da civilização ocidental, não apenas da literatura portuguesa mas também da inglesa; por ter sido educado na África do Sul em uma escola católica irlandesa, Pessoa chegou a ter mais familiaridade com o idioma inglês do que com o português ao escrever seus primeiros poemas nesse idioma." http://pt.wikipedia.org/wiki/Fernando_Pessoa
Harold Bloom é um professor e crítico literário estadunidense. O professor ficou conhecido como um humanista porque sempre defendeu os poetas românticos do século XIX, mesmo num tempo em que suas reputações eram muito baixas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário